“Bloqueador de amargura” pode deixar alimentos mais gostosos

Por , em 11.05.2011

Cientistas descobriram um novo composto que pode ser adicionado a alimentos e bebidas para torná-los mais agradáveis ao paladar.

O gosto de remédios e bebidas diet são alguns dos que podem se beneficiar da nova descoberta: o composto bloqueia a capacidade do paladar de detectar sabores amargos.

O “bloqueador de amargura”, conhecido como GIV3616, não é o primeiro composto capaz de mascarar o gosto amargo na língua. Essa honra pertence ao composto GIV3727, que melhora o sabor de adoçantes artificiais, como sacarina e sucralose. Entretanto, o GIV3616 é mais potente que seu antecessor, e se dissolve mais rapidamente em alimentos e bebidas.

Segundo os pesquisadores, muitas pessoas são sensíveis ao sabor amargo de medicamentos, adoçantes sem calorias e alimentos. Tornar esses produtos mais agradáveis, mascarando seus sabores, pode ajudar os consumidores a terem dietas mais saudáveis e mais variadas. Por exemplo, pode encorajar as pessoas a passar a tomar refrigerantes não-calóricos, e ajudar crianças e idosos a engolir medicamentos de sabor amargo.

Como as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a quantidade de gordura, sal e açúcar em alimentos industrializados, o interesse em bloqueadores de sabor aumentou significativamente nos últimos tempos.

Em vez de mascarar sabores ruins ou amargos com ingredientes salgados e gordurosos, os fabricantes de alimentos estão interessados em usar produtos químicos que interferem com os receptores gustativos da língua, deixando-os temporariamente incapazes de detectar sabores desagradáveis. Um ponto para o estilo de vida saudável.

[MSN]

3 comentários

  • NiNjA:

    O Júlio disse tudo ‘-‘ e só pra constar, as vezes parece que os jornalistas do hypescience escrevem os artigos bebados xD, ou é coisa da lua e periodo fertil, e tendencia sexual.. OAHEOHAEoa eh vdd… é tezao reprimido isso ae.. q mané estilo de vida saudável ??? tão com a febre do rato é ? ‘-‘

  • Cibernática:

    há pessoas que não precisam disso por terem genes que as fazem não percepcionar esses sabores amargos… eu sou uma delas

  • Julio Barone Neto:

    Cuidado…cuidado… cuidado. O interesse é muito maior dos fabricantes, para ganharem muito dinheiro às custas da nossa saúde. “Um ponto para o estilo de vida saudável.”: Isso, aí, nesse caso, é falso.

Deixe seu comentário!