10 alimentos para a sua saúde mental

Por , em 10.09.2010

Todo tipo de alimento já foi associado a algum benefício. Há várias dietas para prevenir milhares de condições – ou então para melhorar algum atributo – por exemplo, há quem coma peixe para ficar mais inteligente, por causa do ômega-3.

Embora não exista tratamento atual que comprovadamente cure a doença de Alzheimer ou a demência, estudos dizem que existem alimentos que desempenham um papel positivo na saúde mental em geral. Quer experimentar uma dieta para um cérebro saudável? Confira a lista abaixo.

1) Amoras

Todo mundo sabe que quanto mais velho ficamos, mais difícil fica aprendermos coisas novas. E por quê? Para processar novas informações, as células do nosso cérebro precisam “conversar” umas com as outras. Quanto mais velhas elas ficam, mais inflamam e mais difícil fica para elas se comunicarem. A solução? As maravilhosas amoras possuem potentes antioxidantes conhecidos como polifenóis que diminuem essa inflamação e incentivam a comunicação entre os neurônios, melhorando a nossa capacidade de absorver novas informações.

2) Café

Alguns pesquisadores acreditam que a cafeína e os antioxidantes do café são protetores. Um estudo finlandês com mais de 1.400 consumidores de café revelou que as pessoas que bebiam entre três e cinco xícaras de café por dia (com idade entre 40 e 50 anos) tinham 65% menos chance de desenvolver mal de Alzheimer em comparação com os que tomam menos de duas xícaras por dia. Vamos fazer um cafezinho?

3) Maçãs
maca

As maçãs são a fonte principal de quercetina, um químico de plantas antioxidantes que mantém os fluidos mentais protegendo as células do cérebro. A quercetina também defende as células do cérebro de atentados de radicais livres que podem danificar o revestimento exterior dos neurônios e, eventualmente, levar ao declínio cognitivo. Se quiser aproveitar bem, coma as maçãs com casca, local onde se encontra a maioria da quercetina.

4) Chocolate

Em 2009, um estudo descobriu que comer pouco menos de 10 gramas de chocolate por dia ajuda a proteger contra perda de memória relacionada à idade. O crédito vai para os polifenóis do cacau, que aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro.

5) Canela

Um dos sintomas do mal de Alzheimer são as placas beta-amilóides, bem como o “emaranhado” no cérebro causado por proteínas que podem matar células do cérebro. Agora, pesquisas recentes da Universidade da Califórnia revelam que dois compostos da canela – proantocianidinas e cinamaldeído – podem inativar estas proteínas. A pesquisa ainda está no começo, mas se não ajudar, uma pitada de canela também não vai fazer mal nenhum a ninguém.

6) Espinafre

As folhas verdes do espinafre possuem nutrientes como folato, vitamina E e vitamina K, que impedem a demência. Um estudo de 2006 revelou que comer três porções de folhas verdes, vegetais amarelos e/ou crucíferos por dia pode atrasar o declínio cognitivo em 40%. Desses três itens, as folhas verdes são as que mais protegem. Tente regar seu espinafre com um pouco de azeite. Sua gorduras saudáveis aumentam a absorção das vitaminas lipossolúveis E e K.

7) Azeite extra virgem

Já ouviu falar em ADDLs? Elas são proteínas induzidas pela doença de Alzheimer que são tóxicas para o cérebro. Nos estágios iniciais da doença, elas “grudam” nas células do cérebro, tornando-as incapazes de se comunicarem umas com as outras e, eventualmente, levando à perda de memória. O azeite extra virgem pode ser um inimigo potente contra ADDLs, pois é rico em oleocanthal, um composto que desativa as perigosas proteínas.

8 ) Salmão

O salmão é uma grande fonte de DHA, uma gordura ômega-3 predominante no cérebro, que os pesquisadores acreditam que protege contra a doença de Alzheimer. É também a fonte número um na natureza para obter vitamina D, um nutriente que protege contra o declínio cognitivo. Um estudo de 2010 revelou que os idosos que têm deficiência de vitamina D são 40% mais propensos a sofrer de perda de memória relacionada à idade. Melhor comer um salmão, não?

9) Caril ou Curry

A cúrcuma, uma prima do gengibre, é uma das principais especiarias do caril (ou curry). A cúrcuma é especialmente rica em curcumina, um composto que inibe a doença de Alzheimer. Ele não só bloqueia a formação de placas de amilóide beta, como também impede a inflamação dos neurônios e reduz o colesterol que entope as artérias (o que poderia reduzir o fluxo sanguíneo para o cérebro).

10) Suco de uva concórdia

Os mesmos polifenóis saudáveis para o coração no vinho tinto e no suco de uva, especialmente na variedade feita a partir de uvas vermelhas e roxas do tipo concórdia, podem também proteger seu cérebro. Pesquisadores descobriram que idosos com declínio de memória que beberam suco de uva diariamente melhoraram significativamente sua memória espacial e sua habilidade de aprendizagem verbal. Os pesquisadores acreditam que, como as amoras, os polifenóis do suco de uva melhoram a comunicação entre as células cerebrais. [CNN]

• Sidney de Souza:

Nada melhor do que uma picanha para melhorar a saude mental do sujeito.

• Fofyh Yggdrasil:

quando parei de tomar café eu comecei a esquecer de palavras mais facilmente.

• Flávio Henrique Gomes da Silva:

Começei a comer cúrcumina e azeite de oliva e é realmente benéfico para melhorar a memória e a cognição,aprovo este estudo…

• Ana Ligia:

eu e minha amigas estamos fazendo um trabalho de portugues sobre a camapanha da fraternidade e a professora passou o tema alimentos que fazem bem ao coraçãoo u.ú

• Marcia:

Amei o artigo, saber que curcuma em bom para a mente foi maravilhoso, pois tenho um roça deles em casa, e já tinha lido e ouvido falar de muitos beneficios dele, mas desse bem para a mente é novidade para mim.
    Vou entrar nele de cabeça pois ando com a memória muito esquecida.
    Obrigada, pelas outras dicas.

• Lenice:

Adorei o artigo. Faço uso de todos os alimentos e gostei de saber que o café é bom. Adoro café.

• Alax douglas:

o chocolate e o melhor ne gente

quem não acha

thauuu beijosssss

• JOAO CARLOS:

Parábens pela reportagens, muito interessante !

• sidney:

Desses itens ai postos,o que eu mais consumo é o café más foi bom saber desses outros,vou passar a comer mais verduras e frutas são os melhores alimentos saudaveis e benéficos ao corpo humano e tb evita várias doênças perigosas.

• Antonio Tacito de Souza e Silva:

É tudo muito bom, mas o ser humano em geral, tem maus hábitos
    alimentares, até em função da falta de tempo, e de desconhecimento de alguns alimentos naturais que se encontram
    à nossa disposição na natureza.

• VICENTE:

CAFÉ TAMBÉM É BOM PARA QUEM TEM DIABETES TIPO 2
    QUEM TEM ARRITMIA CARDIACA DEVE EVITAR TOMAR MUITO CAFÉ
    MULHER BRANCA, BAIXA E MAGRA PODE TER POSSIBILIDADE MAIOR PARA OSTEOPOROSE, TOMANDO MUITO CAFÉ
    O CAFÉ EM ALGUNS CASOS PODE CAUSAR INSONIA, QUANDO TOMADO Á NOITE

• Wagner Ferreira:

Resposta para Mercedes:
    Primeiro eu gostaria de dizer que com respeito a sua resposta em relação ao chá, eu disse “chá verde” que contem “0” conteúdo de cafeína, e segundo, se você comparar com 100g. de chocolate em pó ao leite, você estaria consumindo em torno de 25 miligramas de cafeína, enquanto um cafezinho expresso, tera’ o seu conteúdo “8” vezes maior, ou seja, 200 miligramas.
    Por favor, da próxima vez, discutamos “fatos” e não opiniões.

• Rafael Schmidt:

Porém, Chás verdes, branco e vermelhos contém flavonoides, que ajudam a memória também, mas cafeína acho mesmo que nem tem

• Mercedes:

Wagner Ferreira: o chá bem como o chocolate – ambos são excitantes do sistema nervoso. Especialmente chás, que têm tanta cafeína [senão mais] que o próprio café.

• edilson:

O problema jais foi do café, mas sim do acçucar inserido junto a ele! pesquisem mais e, reflitemos!

• Wagner Ferreira:

Concordo com a maioria dos alimentos mencionados, porém, café não. Apesar do ótimo sabor atribuído ao café, a cafeína pode ser extremamente perigosa dependendo do estilo de vida que a pessoa tenha. Ela pode não só causar problemas no sistema nervoso, como também criar dependência. Ate’ a osteoporose já vem sido vinculada com o excessivo uso do café, assim como milhares de casos de insônia. Prefiro tomar chá verde ou chocolate quente ao invés de café.

O café é uma ótima fonte de anti-oxidantes. Mas deve evitá-lo quem tem problema de gastrite.

• MUL – Celebridades:

muito bom o post, meus parabéns.

• biel:

gostei muito de todas, principalmente do chocolate, agora ja sei por que eu num sou piradão ou burro. Voupassar a comer mais as outras coisas da lista

gosto de todas elas, exceto o espinafre, não que eu não coma, mas não é uma coisa que eu comeria todos os dias, ao contrario da amora, suco de uva, chocolate e café
    =]

• Antonio Tacito de Souza e Silva:

É sempre bom saber dessas novidades, até porque elas podem
    não serem tão boas assim, mas também, mal não fazem, pois
    todas citadas nessa matéria já são bem conhecidas nossas.
    Muito bom…

• Neves Mabote:

Altamente, a cevada tambem faz bem a saude.
    Cientistas dizem que um copo de cerveja por dia e muito bom, e eu concordo…

• MARCOS:

Gostei mas eu acrecentava no meio desses alimentos uma cervejinha também..

• jeane lima:

Amei essa matéria, tenho 38 anos e já tenho deficiência NA MÉMORIA, agora vou aprender a me alimentar melho, confesso que não sou de comer verduars mais depois dessas dicas vou tentar comer mais verduras do que carnes vermelhas.

• Ana Suzuki:

Tomem cuidado. Tudo depende da hora e da quantidade. Tomo muito café, mas é café caipira, fraquinho e em goles pequenos. Chocolate? Como não sei me controlar, tomo um “porre” de vez em quando e depois paro por uns quinze dias no mínimo. Enfim, cada corpo é um corpo e cabe a cada um
      descobrir o que lhe faz bem ou faz mal. Uma inocente cervejinha pode ser
      um veneno para quem tiver intolerância ao glúten, por causa da cevada. Amora é difícil de encontrar. Canela? Experimente ferver com a água do
      café! Delícia das delícias!

Uma boa lista para nossa alimentação.

• gilmar:

amei esse artigo o mais foda pra encontrar é amora! mas alem disso todos sabemos que as plantas tem alto poder de cura!

• Mercedes:

Gostei muito do artigo! Faço uso constante da maior parte desses alimentos.
    O que faltaria, seria um nutricionista fazer a porcentagem diária ideal para cada um, acrescentando mais, claro, pois sei que há muito mais que isso.
    Aí sim, seria ótimo para sabermos qual está faltando incrementar no cardápio.
    Parabéns, artigos assim são ótimos! Fugimos dos famigerados remédios químicos que sempre têm efeitos colaterais indesejáveis.

• paulo roberto:

muito bom mesmo, este suco de uvas,ai que delicia gostei muito so de ve a materia obrigado.

• Nadja Di Paolo:

Me encantou esse artigo; comer é um prazer.
    Nosso Brasil é exportador de maioria dos alimentos citados, fiquei feliz; e com vontade de beber um bom suco de uva.
    Saúde com um bom café com canela.

Ótima matéria. Sempre é bom saber o que pode nos ajudar. Faltou dizer que o chocolate é o amargo e não o chocolate ao leite.

• florisa:

gente ,, q otimo juntou a cura com a vontadende comer ,, pois tudo isto não é nem um sacrificio pra ninguem ameiiiiiiii

• FRANK:

todos esses alimentos são primordiais na saúde do corpo, mas pouco efeito fazem se a mente é doentia.

• FRANK:

OS BONS ALIMENTOS SÃO PRIMORDIAIS NA SAÚDE DO CORPO, MAS NENHUM MAIS IMPORTANTE DO QUE UMA MENTE SADIA!

Que lista otima, listas assim merecem mais de 10 itens, adorei saber que suco de uva também e benefico para meu cerebro!!

• Mariana:

Que tri… além de conservar nossa saúde mental, a memória, prevenir doenças e outros benefícios mais, todos esses alimentos são muito gostosos. Não é nenhum sacrifício… basta disciplina e perseverança.

• bruna:

esqueceram de por a banana que é rica em potassio é umas das curas para o cerebro cansado.se mais!

• bruna:

essas coisas sao muito boas de mais eu gostei muito bom

• bianca:

eu como isso todo dia

• Sissa Schultz:

Adorei os conselhos, faço uso diário de pelo menos quatro destes ítens.Obrigada.

principalmente o chocolate é muito benefico para o cerébro

• Kaze_Senshi:

Hmmmm lista de alimentos bons para a saúde mental e gostosos. Estava cansado de alimentos só bons para saúde sem serem gostosos.

Destaque para as maçãs gigantes =)

• caio:

eu tomo um remédio que é extraido de uma planta que faz bem para a circulação cerebral e se chama “Ginko Biloba”
    essa planta é curiosa pois foi a primeira planta a nascer em hiroshima após a destruição m massa causada pelas ogivas nucleares em 1945.
    eu acho uma boa opção fazer uma outra lista ‘coisa que não será dificil, de extratos e chas de plantas usadas tanto para melhorar o desempenho cognitivo e também a saúde na integra.
    há muitas plantas por ai que são usadas para usos medicinais.

um abraço à redação

• SENAM:

Não é atoa que o médico do Imperador da China era seu cozinheiro pois é pela boca que começa nossa saúde.

• Liel Pires Ribeiro:

Agora eu sei porque tenho uma ótima saúde mental. 🙂
    Sempre como tudo isso…

• Alice:

adorei a lista e poderia ter mais !!!??

• Edinaldo Pereira Trindade:

Quando se trata da saúde eu fico muito empolgado pois o que nós temos mais de rico em nossa vida é a saúde, para ser rico não precisa ter dinheiro e sim saúde. Nós estando com saúde nós temos de tudo. Adimiro e gosto de vez em quando passar uns tempos sempre me alimentando de folhas, verduras, frutas etc. gostei desse artigo, e as dicas apresentadas,obrigado!

• adrielle:

gostei mais ainda com o chocolate e a amora mas goseti !