10 coisas que você não sabia sobre você

Publicado em 14.07.2010

O corpo humano é uma engenhoca complexa. É uma mistura de todos os tipos de líquidos e produtos, que realiza todos os tipos de atividades. Que tal explorar um pouco sobre a forma misteriosa que o seu corpo funciona?

1. Seu estômago secreta um ácido corrosivo

Suas células secretam ácido clorídrico no estômago, um composto corrosivo usado para tratar os metais no mundo industrial. Não se preocupe: o revestimento mucoso da parede do estômago mantém o líquido venenoso em segurança no sistema digestivo, “quebrando” o seu almoço.

2. A posição do seu corpo afeta sua memória

Não consegue se lembrar da data de seu casamento? Tente ficar sobre um joelho. Um novo estudo sugere que as pessoas lembram mais rápido e melhor de algum evento se o seu corpo estiver na mesma posição que estava quando o episódio aconteceu.

3. Ossos entram em colapso para equilibrar minerais

Além de apoiar os órgãos e músculos, os ossos ajudam a regular os níveis de cálcio. Eles contêm fósforo e cálcio, o último necessário nos músculos e nervos. Se o elemento está em falta, certos hormônios fazem com que os ossos “desmembrem-se” até a concentração adequada extracelular ser atingida.

4. Grande parte de uma refeição é alimento para o cérebro

Embora represente apenas 2% do nosso peso corporal total, o cérebro exige 20% de oxigênio do corpo e calorias. Três principais artérias cerebrais bombeiam constantemente oxigênio pro cérebro, mas a obstrução ou ruptura em uma delas faz com que as células cerebrais “morram de fome” sem a energia de que necessitam para funcionar, prejudicando as funções controladas por essa região. Essa é a causa de um AVC.

5. Milhares de óvulos produzidos pelo ovário não são utilizáveis

Uma adolescente tem em média 34.000 folículos de óvulos subdesenvolvidos, embora, durante toda a sua vida, somente 350 ou pouco mais amadureçam, à taxa de cerca de um por mês. Os óvulos não utilizados, em seguida, se deterioram.

6. Puberdade remodela estrutura do cérebro

Hormônios como a testosterona influenciam o desenvolvimento dos neurônios no cérebro, e as mudanças feitas em sua estrutura tem muitas conseqüências comportamentais, como constrangimento emocional, apatia e dificuldade na tomada de decisão enquanto regiões do cérebro como o córtex frontal amadurecem.

7. Células com cílios ajudam a por o muco pra fora

Células que tem cílios ajudam em uma variedade de funções, desde digestão à audição. No nariz, os cílios ajudam a drenar o muco da cavidade nasal até a garganta. O frio retarda esse processo de drenagem, e o muco que sobra seu corpo assopra pra fora. Membranas nasais inchadas ou condensação também podem causar uma “ranhada”.

8. Cérebros grandes causaram bocas mais limitadas

Você deve se perguntar qual a utilidade de ter um dente do siso a não ser para dar dinheiro aos dentistas que os removem. Porém, há muito tempo atrás, os dentes do siso tinham uma utilidade: serviam para triturar carne. Mas quando nosso cérebro cresceu, nossa estrutura maxilar se modificou, fazendo com que nossa boca ficasse “superlotada”.

9. Eu rio, você ri

Se alguém ao seu lado boceja, logo bate a vontade em você também. Com o riso acontece a mesma coisa: ouvi-lo estimula uma região do cérebro associada com movimentos faciais. O mimetismo tem um importante papel na interação social. Momentos como espirrar, rir, chorar e bocejar podem ser uma forma de criar fortes laços sociais dentro de um grupo.

10. Sua pele tem quatro cores

Toda pele, sem cor, parece branco cremoso. Os vasos sanguíneos perto da superfície da pele adicionam um toque de vermelho. Um pigmento amarelo também acrescenta tonalidade à pele. Finalmente a melanina, criada em resposta aos raios ultravioleta, aparecem em grandes quantidades nos negros. Estes quatro pigmentos misturados em diferentes proporções criam as cores de pele de todos os povos da Terra. [LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

37 Comentários

  1. “SEU ESTÔMAGO SECRETA UM ÁCIDO CORROSIVO”. Jura?!
    O que mais me impressionou neste artigo foi a autora achar que isto seria impressionante. Até quem nunca cursou o ensino fundamental sabe disto, basta ter tido uma azia.

    Thumb up 10
    • Que isso cara, para que tanta soberba, pelo menos alguém faz matéria interessante para os jovens preguiçoso que num gosta pegar um livro, pelo menos há adolescência vem e para para estudar no CPU. Faz comentário construtivo do que julgar as pessoas, Se é tão inteligente faz algo para acabar com a infração e fome no Brasil que você ganha o Premio Nobel.

      Thumb up 12
  2. O item 4, sobre o cérebro, só reafirma que vc é o que que vc come.
    Eu parei em grande parte de me alimentar de porcarias que a indústria alimentícia empuirra. Mas tenho que melhorar e muito nesse quesito. Parte de que melhorei foi graças a arte marcial!

    Thumb up 11
    • Pensei a mesma coisa.
      Sente mal, homem! ;_;

      Thumb up 4
  3. Concordo com o José Afonso! Achei que teria mais coisas.
    Essas já sabemos. No nosso organismo existem muitos mais mistérios que muita gente não sabe, como por exeplo: Nossa memória, até hje não se sabe o que seria a memória(neuronio,massa cerebral …).
    E GABRIEL homem pensa muito em sexo, pois fica sendo estimulado o tempo todo(é propaganda,revista,filme e etc) de mulheres. Daí quando vê uma já pensa em sexo.

    Thumb up 4
  4. Caro Oscar, se quer realmente alguma coisa para mudar a sua vida, então leia e viva profundamente o evangelho. Muita Paz.

    Thumb up 3
    • GEBEL! Porque vocês religiosos (quiçá fanáticos, só pode…) estão sempre metendo bedelho de vossas crendices no meio da ciência? Acho que cada coisa em seu lugar: Ciência uma área distinta, e religiosidade e crendices em outro lugar. Vocês funcionam como que uma máquina de marketing, se infiltram em tudo quanto podem para espalharem vossas convicções, desrespeitando até as áreas de quem em nada se identifica com vocês. São como que uma praga se espalhando por tudo quanto é sítio. Vivam lá felizes com vossas crendices, mas não se misturem com quem nada tem a ver com essas posturas….

      Thumb up 22
  5. Fabrício, eu sei que o artigo não está falando sobre mim… hehehe
    Foi uma brincadeira, uma forma de dizer que não são coisas tão desconhecidas e surpreendentes assim como o título do artigo sugere. Desculpe-me se pareci prepotente, arrogante ou o que quer que tenha parecido…
    O artigo ficou legal, apesar de ser um pouco superficial. Podia ter passado maiores detalhes…

    Sobre a nona, tenho uma hipótese de que com o assovio acontece a mesma coisa, já notou que quando alguém começa a assoviar logo “você” começa também? rs

    E o sorriso da menina, partindo dessa teoria, não quer dizer necessariamente que ela está interessada em você, mas apenas que ela está imitando, isso sim, o sorriso bobo com que você não para de olhar pra ela! hehe

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
satelite1
Satélite perdido no espaço “atrapalha o trabalho dos colegas”

O Galaxy 15 está cau...

Fechar