10 Espetaculares fenômenos naturais

Publicado em 10.02.2012

Às vezes, o mundo moderno pode dar uma sensação de conexão com o mundo natural. Como remédio ao estresse do novo milênio, aqui vão dez dos mais espetaculares fenômenos naturais que a Terra pode oferecer. Sugira outros fenômenos naturais para comentarmos em uma matéria futura do Hype!

10 – Migração das borboletetas-monarca

A borboleta-monarca (Danaus plexippus) oferece um dos visuais mais incríveis do reino animal. Individualmente, elas são de cor laranja e preta, mas quando se unem para migrar, elas preenchem o ar com cor. Seu caminho, nessas migrações, cobre uma grande parte da América no Norte.

Elas migram devido à sua fragilidade ao frio, então, conforme o inverno se aproxima, elas vão para o sul. Nessas regiões, elas podem viver em grandes grupos que colorem as árvores.

9 – Gêiser

O gêiser é uma demonstração espetacular do poder da Terra no subsolo. Gêiseres são nascentes de rios que, quando a pressão sobre muito, entram em erupção periodicamente e jogam água para os ares. O fenômeno ocorre no mundo inteiro, mas cerca de metade do número total de gêiseres estão no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. Lá está o maior gêiser do mundo, o Steamboat, que joga seu jato até 90 metros de altura.

Os gêiseres podem, como a maioria dos fenômenos naturais, serem um pouco imprevisíveis, o que pode ser perigoso e já levou a morte algumas pessoas que quiseram chegar perto demais.

8 - Noctiluca Scintillans

Florescimento de algas não soa muito espetacular. Mas no caso da Noctiluca scintillans, o evento é uma das paisagens mais incríveis do mar. Quando ocorre uma explosão na população dessas dinoflageladas, o mar parece estar em chamas azuis. Quando incomodadas, elas liberam um raio de luz azul. Isso pode levar nadadores noturnos a experiências assustadoras. Elas estão pelo mundo inteiro.

7 – Rodopios de fogo

Tornados são eventos assustadores, mas adicione fogo a eles e você vai ficar com mais medo ainda. Os tornados de fogo acontecem quando o calor do fogo move o ar de tal maneira que forma um vórtex. Com isso, um “raio” de fogo giratório sai das flamas.

Esse evento pode se incrivelmente perigoso. Quando Tóquio sofreu o terremoto de 1923, um tornado de fogo enorme foi criado pelo número muito grande de prédios em chamas. Esse evento foi responsável pela morte de 38 mil pessoas.

6 – Pilares de luz

Em climas muito frios, quando cristais de gelo ficam suspensos na atmosfera, pilares de luz podem se formar no céu. Eles podem ser criados por fontes naturais de luz, como o sol, mas também acontecem pelo efeito do homem. Os cristais de gelo refletem a luz para nós e, como não podemos ver os cristais, pensamos que é um pilar de luz. Quando mais altos estiverem os cristais, mais alto será o pilar.

5 – Nuvens lenticulares

As nuvens, que parecem formações de OVNIs, são fenômenos raros e rendem fotos incríveis. Normalmente o ar se move muito mais na horizontal do que na vertical. Mas em alguns casos, como naqueles em que o vento provém de uma montanha ou colina, oscilações verticais relativamente fortes surgem quando o ar se estabiliza. O resultado pode ser uma nuvem lenticular com uma forte aparência de camadas.

4 – Lagos de lava

Lava – rocha derretida – geralmente só fica visível em erupções vulcânicas violentas. Entretanto, existem cinco pontos na Terra onda a lava está na superfície em piscinas relativamente pacíficas. Esses pontos são de grande valor científico, pois oferecem a chance de coletar amostras que não foram contaminadas pela violência das erupções. Eles são um acesso direto ao núcleo derretido da Terra. A noite, os lagos brilham com o calor que radiam.

3 – Tempestades de areia

As tempestades de areia são espetaculares de serem vistas, mas muito devastadoras se você está dentro. Elas fazem os viajantes dos desertos se perderem ou até mesmo serem soterrados pela areia.

As tempestades ocorrem quando um vento muito forte levanta as partículas de areia e as leva embora. A cada ano, quarenta milhões de toneladas de pó são carregados do Saara até a bacia Amazônica. A retirada do solo superior pode destruir a agricultura ou depositar minerais necessários. Mas as tempestades de areia são com certeza uma das imagens mais incríveis do poder da natureza.

2 – Eclipses solares

A Terra é agraciada por ter uma lua que, em momentos de eclipse, cobre perfeitamente o disco solar. Isso acontece porque o diâmetro do sol é aproximadamente 400 vezes maior do que o da lua, mas também está 400 vezes mais longe dela. Durante um eclipse solar total, a corona, uma camada de plasma ao redor do sol, fica visível. Os eclipses têm fascinado a humanidade há muito tempo, e já são previstos e compreendidos há milênios.

1 – Aurora

Há espetáculo natural mais incrível do que a aurora? Uma parede verde – ou de outras cores – subindo silenciosamente no céu, recheada de linhas coloridas… O fenômeno acontece quando partículas ejetadas pelos ventos solares são canalizadas pelo campo eletromagnético para dentro da atmosfera. Conforme elas entram na atmosfera, ionizam átomos que liberam luz. Algumas pessoas afirmam ouvir um barulho de algo quebrando quando a aurora é muito intensa, mas isso nunca foi confirmado. [ListVerse]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

31 Comentários

  1. Gostei de tudo o q vi, muito lindo, ás vezes, assustador, vou indicar o site a amigos q pensam ocmo eu.

    Thumb up 3
  2. Já foi provado que o universo não tem logica,ou seja,e imcompreensivo!!!

    Thumb up 5
  3. Com as nossas lindas matas como a amazônia entre outras de dia + pilares de luz a noite e auroras: Me sinto em pandora e só falta eu me pintar de azul Lol.

    Thumb up 4
    • O filme Avatar mostra uma fauna e flora muito bioluminescente. Esse talvez tenha sido o mais positivo ponto do filme, por que o tal planeta Pandora, não é planeta, é lua. Se observar bem as cenas no céu aparece um grande planeta do tipo de Júpiter. No roteiro, Pandora gira ao redor desse planeta gigante, chamado Polifeno. Sendo uma lua dum planeta gigante, Pandora inevitavelmente passaria grandes tempos de intensa escuridão, obrigando seus habitantes a desenvolverem essas habilidades.

      Thumb up 9
  4. Perfeito… Como ainda existem pessoas que querem se matar?
    Como Paulo Coelho ressalta em O alquimista, as pessoas esquecem de observar as belezas do mundo e se tornam infelizes, monótonas! O ser humano consegue estragar tudo que toca.

    Thumb up 6
  5. O Arco Iris branco q faltou ai, eh uma das coisas mais lindas do mundo ^^
    Eu gosto é das tempestades eletricas

    Agora aqueles pilares de luz e as nuvens lenticulares,queria mto poder ver

    Thumb up 1
  6. A beleza é apenas uma interpretação humana, faz parte do mecanismo próprio de sobrevivência é natural, já mais sobrenatural. O homem faz parte da natureza, então suas ações são naturais. A ciência faz parte do homem, assim como a ciencia faz da natureza.

    Thumb up 1
  7. \nas \cataratas do Iguaçú existem enxames de borboletas que pousam tarnquilamente em pessoas, é muito lindo.

    Thumb up 1
    • Eu sou espetacular!

      Thumb up 2
  8. A natureza é mesmo espetacular; mesmo que os fenômenos causem um certo medo, acima de tudo nos deixam boquiabertos.

    Thumb up 10
  9. A natureza nos surpreende e o homem também,pois tudo de ruim que está acontecendo tem o dedo do ser humano mas a natureza em varias áreas se modifica e se regenera ,mas também traz algumas mudanças,penso eu que e com elas que a natureza se protege contra a ação do homem, essa é a lei aqui se faz a que se paga.

    Thumb up 2
  10. A vida tão agitada do mundo moderno nem sempre nos dá espaço para ver tanta maravilha deste mundo, e nós ainda perdemos tempo assistindo, jornal nos maravilhando em ver catástrofes, ou em assistir novelo, que não passa de mentiras, ao envés de pararmos e observarmos a beleza do mundo em que vivemos.

    Thumb up 8
  11. Sou apaixonado por ciências e natureza, e muito cético em relação a alguns fenomenos no qual a ciência ainda não consegue explicar. E com certeza uma vendo coisas tão lindas como nessa matéria eu afirmo, Deus existe, e a ciência não precisa me provar isso…

    Thumb up 12
    • Idem.

      Thumb up 4
  12. O planeta terra é recheado de belezas e fenomenos naturais incriveis,mas o universo em sí gera imagens ainda mais surpreendentes, como as que nos chegam através do telescópio ‘huble’.

    Thumb up 2
    • Meu amigo!
      Se nos encantamos com tão poucas coisas que nós mesmos podemos ver com os pés no chão, para que se preocupar em visões do universo, sera que são reais? ou plantão estas imagens para que as grandes potencias nos mostrem o seu poder de domínio com fotos de milhares de anos luz e fosseis de 500 milhões de anos, você pode contestar estes fatos?
      Não!

      Thumb up 2
    • Realmente. Mas não precisa muito do huble para ver belezas no céu! Já acampei em serras e fiquei de PLANTÃO durante a noite e ví muitos meteoritos e fenômenos acontecerem e realmente me senti um nada diante de tantas maraavilhas.

      Thumb up 2
  13. “A cada ano, quarenta milhões de toneladas de pó são carregados do Saara até a bacia Amazônica.”

    Essa me deixou espaventado!

    Thumb up 1
  14. “1- MIGRAÇÃO DAS BORBOLETETAS-MONARCA”

    São borboletas COM TETAS ???

    Thumb up 12
  15. Nas algas que brilham, experiencias assustadoras? Eu ficaria mais é maravilhado.

    Já ouviram falar das ondas de gravidade?

    Vejam o vídeo “Gravitation waves” é o fenômeno mais incrível na minha opinião.

    eu ja presenciei uma migração de borboletas, é maravilhoso, só que em bem menor escala que a das monarcas.

    adoraria ver qualquer um destes, menos a tempestade de areia…

    Thumb up 2
    • e por acaso, a criação do universo pode até não envolver planejamento, mas que tinham senso artístico, Ah isso tinha!

      Thumb up 11

Envie um comentário

Leia o post anterior:
1-
25 monstros pré-históricos incríveis

Muitos fósseis nos p...

Fechar