10 grandes histórias tecnológicas de 2011

Publicado em 16.01.2012

O ano passado deu muito o que discutir no campo da tecnologia. Pessoas influentes morreram, empresas gastaram bilhões em segurança virtual e modas eletrônicas criaram novas ferramentas e desafios. Aqui vão 10 dos eventos tecnológicos mais interessantes de 2011.

1 – Morte de Steve Jobs

Da classe média simples para uma das maiores companhias tecnológicas do mundo, Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, era poderoso e reverenciado. Sua morte, no dia 5 de outubro, após uma longa batalha contra o câncer, chocou o mundo.

Homenagens podiam ser vistas do lado de fora de muitas lojas, nas flores, velas e bilhetes que as pessoas deixavam. Sua biografia virou um best-seller instantâneo.

Jobs ajudou a criar a indústria dos computadores pessoais, e construiu uma equipe que criou ícones como iMac, iPod, iPhone e iPad. E ainda tinha tempo para a Pixar Animation Studios.

2 – Mídia social como ferramenta de protesto

As mídias sociais viraram tópico de discussão após a Primavera Árabe, a série de protestos que começou no fim de 2010, no Oriente Médio.

E o uso das redes sociais para espalhar pelo mundo as demonstrações e ideias continuou em 2011, especialmente no Egito. Em Londres, os participantes dos protestos usavam o BlackBerry. Comentários sobre a ocupação de Wall Street pipocavam no Twitter.

Talvez por isso, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou em uma conferência, em 2011, que “nós existimos na intersecção entre a tecnologia e os assuntos sociais”.

3 – Hackers

A máscara do filme “V de vingança” se tornou um símbolo político, vista principalmente na ocupação de Wall Street. Mas ela foi adotada antes, por um grupo online chamado Anonymous (Anônimos).

Os membros desse grupo surgiram para o mundo no ano passado, com uma série de ataques políticos através do computador, direcionados a igrejas, empresas e bancos.

Após a rede da Sony ser hackeada, especialistas descobriram um arquivo plantado em um dos servidores, contendo o hino dos Anonymous, “Nós somos uma legião”.

4 – O mercado dos tablets cresce

O mercado dos tablets cresceu em grandes proporções em 2011, impulsionado pelo grande sucesso do iPad. Os fabricantes de eletrônicos tentaram descobrir se os consumidores estavam procurando tablets ou iPads. A Google, com os tablets Android e a RIM com o BlackBerry PlayBook, não ficaram contentes com a resposta.

A Amazon talvez tenha quebrado a fórmula com o barato Kindle Fire. Ele já vendeu cerca de um milhão de unidades por semana, desde o lançamento, em novembro.

5 – Facebook e parceiros divulgando mais informações

Como você chama o fato quando alguém que te conhece descobre algo sem que você conte? O Facebook deu o nome de “desfricção”, e companhias com essa ideia, incluindo alguns serviços de música e novos locais de divulgação de textos e materiais, descobriram um grande veículo promocional.

Ainda assim, muitos se opõe a ter seus hábitos de leitura divulgados instantaneamente nas suas páginas da rede social. Zuckerberg está convencido de que as pessoas vão continuar publicando mais sobre si mesmo a cada ano – elas querendo ou não.

6 – Guerra das patentes

As maiores empresas de portáteis, incluindo a Apple, Google, HTC, Microsoft, RIM e Samsung, compraram uma grande briga por patentes.

Essas empresas entraram com processos (e contra processos) em países do mundo inteiro para conseguir acordos de licença ou para bloquear os produtos das rivais. A Google afirmou que a aquisição da Motorola Mobility, por quase 25 bilhões de reais, foi para ganhar as ações de patentes da fabricante de telefones.

7 – Google+

As pessoas estão passando mais tempo nas redes sociais do que pesquisando na internet. Em outras palavras, mais Facebook e menos Google. Então o segundo criou o seu próprio “Facebook”: o Google+.

Até que a empreitada teve um bom começo, mas o rival ainda está longe na liderança. A Google afirma que a rede social é a chave para o futuro da companhia. É uma grande aposta.

8 – Apple se torna a empresa de mais valor no mundo

Quando Jobs retornou a Apple, em 1997, ele afirmou que a empresa estava a apenas algumas semanas de falir. Durante a década seguinte, ele orquestrou uma virada de mestre que culminou com a empresa virando a de mais valor no mercado, por algum tempo.

A Exxon Mobil recuperou o posto, mas isso não tira os méritos da Apple. O iPad 2 e o iPhone 4S estão aí para provar isso.

9 – O computador da IBM que ganhou o programa ‘Jeopardy!’

Às vezes o computador Watson, construído pela IBM, falhava em entender algumas nuances da língua inglesa, promovendo algumas risadas.

Mas o mundo já tinha o exemplo com o Deep Blue, também da IBM, que derrotou o campeão de xadrez, Gary Kasparov. Watson provou que dois homens inteligentes, Ken Jennings e Brad Rutter, não eram suficientes para enfrentar um banco de servidores gerando inteligência artificial.

10 – Spotify e Facebook tentam a música digital

Com o iTunes e o iPod, a Apple tinha uma grande fórmula para dominar a indústria da música digital. A Amazon e o Google nem tentaram quebrar isso.

Mas a Spotify provou ser uma oponente de valor na Europa, e após anos de negociações com gravadoras, finalmente chegou aos Estados Unidos.

Facebook Music, uma página que mostra o que os amigos estão ouvindo, ajudou a introduzir audiências maiores aos serviços de compartilhamento como Spotify, MOG, Rdio e Rhapsody. [CNN]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. Os Anonymous fizeram coisas boas, como deletar páginas pornográficas e pedofolicas e revelar fraudes políticas e econômicas. Mas esses ataques, infelizmente, mostram que suas intenções não são lá muito positivas, mas sim imposição de ideologias de grupo social.

    Isso é um mal sinal e significa que cada vez mais se está caminhando para a polarização de grupos sociais, que acabarão dividindo o mundo entre teístas e ateístas, a medida em que este último ganha cresce e o religioso decresce.

    Os dois lados já coexistem muito dificilmente, tanto pelo lado conservador e de não aceitação da parte religiosa quanto pelo lado rebelde e exibicionista da parte ateísta, e de fato o futuro será marcado por confrontos ideológicos tendo como grande veículo a internet.

    Quando me refiro ao lado religioso, me refiro a todos os teístas, cristãos, judeus e mulçumanos.
    Bom, ainda não vi ninguém citando Anonymous como sendo Iluminatis, mas logo deve aparecer.

    Thumb up 9
    • Muito interessante e de valor imensurável a forma de pensar que deixou em seu post. Devemos atentar e despertar para isso mesmo!
      Agora, penso eu na minha ignorância sobre assuntos abrangentes, que poucas são as pessoas que sabem à respeito dos Illuminatis. Por essa Organização ser muito velada, criam-se mitos, estórias e todos tipos de preconceitos sobre ela. Lógico, existem muitas supostas organizaçlões que se auto-denominam Illuminatis, porém, só se auto-denominam. Quem é um illuminatus não declara, não comenta, não difunde suas idéias e tão pouco contesta quem solta seus verbos difamadores. Quanto mais isso acontece, melhor para eles. É como foi a Maçonaria em alguns tempos passado e hoje tão aberta que quaquer não pensa mais como pensava na obscuridade da ignorância.

      Thumb up 5
  2. A morte de Steve Jobs foi a grande perda, apesar de meio doidão, era um genio, sabia como ninguem o que o mundo tava precisando na area da tecnologia.

    Thumb up 1
    • Todo gênio usa 50% de sua sabedoria em forma de loucura, doidice e a outra parte para pô-la em prática. Acho que isto é meio bíblico (já que ainda não apareceu um 666 para comentar sobre seu partido religiosos).

      Thumb up 0
  3. Dennis Ritchie criou o sistema Unix e a linguagem C. Mas o pessoal só se lembra de um designer hipster ladrão de idéias ¬¬

    Thumb up 7
    • O sistema Unix foi criado em 2011?

      Thumb up 1
    • Não, mas ele morreu em 2011 também.

      Thumb up 3
    • e voce ainda falou bem.. designer e nada mais…

      falam de genio mas o cara TALVEZ só mandou fazer.. pode ser q em muitos casos nem isso

      genio foi a equipe q desenvolveu…

      Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
supersoldier-ants-edited
Cientistas fabricam formigas “super soldados”

Cientistas observara...

Fechar