10 histórias bizarras de transplantes de órgãos

Publicado em 4.03.2012

Quando um paciente precisa receber um órgão de outra pessoa para salvar a própria vida, nem sempre pode se dar ao luxo de escolher todas as condições da operação. Ao longo da história, foram registrados alguns casos onde um transplante acabou sendo de uma maneira um pouco diferente do que os pacientes haviam imaginado. Confira uma lista com dez destas inusitadas situações:

10 – A mulher que recebeu um rim da amante do marido

Meliha Avici era uma mulher turca que estava casada por quatro anos. Um belo dia, um de seus rins parou de funcionar, iniciando um período de sofrimento que incluía diálises de quatro horas de duração, três vezes por semana. Durante esse período, o marido de Meliha, Mehmet, conheceu outra mulher. Ele manteve relações com a amante e a fez se mudar para a casa da mãe dele, disfarçada de babá do filho de Meliha.

Quando a esposa descobriu a traição, já estava conformada com o próprio estado de saúde, e autorizou que Mehmet se casasse novamente após a morte dela. Mas Meliha não morreu, justamente porque a amante, Imdat, doou a ela um de seus rins. “Nós dividimos um marido, agora dividimos também um rim”, declarou Imdat sobre o motivo da doação.

9 – A medula doada em troca da mudança do time do coração

O inglês Paul Warburton era, aos 59 anos, um fanático torcedor do Manchester City. Quando ele precisou de um transplante de medula óssea, seu irmão Martin se prontificou imediatamente a fazer a doação. Mas com uma condição: Paul deveria largar a paixão pelo Manchester City e passar a torcer pelo arqui-rival Manchester United, time de Martin. O transplante foi feito, Paul se salvou da leucemia, e os dois irmãos torcem agora pelo mesmo clube.

8 – A menina que teve a mão costurada à perna por três meses

A pequena chinesa Ming Li, de 9 anos, estava indo para a escola quando foi atropelada por um trator e perdeu a mão esquerda. Havia esperança de reimplantá-la, mas o braço estava muito ferido, era preciso esperar ele melhorar um pouco. Enquanto o braço se recuperava, a solução foi implantar a mão da garota em sua perna. Durante três meses, a menina teve uma mão saindo do próprio tornozelo.

A boa notícia é que a operação para reunificar a mão ao braço foi um absoluto sucesso. Ming Li já consegue mexer os pulsos novamente, e deve apenas fazer duas cirurgias para melhorar as funções motoras e remover cicatrizes.

7 – O homem que tirou fora seu pênis transplantado porque a mulher não aprovou

2006 foi um marco na cirurgia como o ano do primeiro transplante de pênis da história. O paciente, de 44 anos de idade, teve que se submeter à cirurgia porque um acidente o havia deixado com um pênis danificado de um centímetro de comprimento, o que o impedia até de urinar.

Na cirurgia, os doutores levaram 15 horas para implantar no paciente um pênis doado pelos pais de um rapaz de vinte, que havia falecido recentemente. Depois de dez dias, o fluxo de sangue pelo novo pênis estava normal e o homem podia urinar normalmente.

Entretanto, se o corpo do homem aceitou o novo membro, a esposa do paciente o rejeitou. Não mais do que duas semanas depois do transplante, eles removeram o pênis cirurgicamente devido a “severos problemas psicológicos” da mulher em relação à novidade.

6 – O homem que doou um rim à sua caixeira favorita

O americano Dan Coyne frequentava o mesmo supermercado há 18 anos, e sempre gostava de passar suas compras com uma caixeira específica, a funcionária Myra de La Vega. Um belo dia, conversando sobre saúde, ela lhe contou que estava fazendo diálise, e ele se prontificou imediatamente a doar um de seus rins! Como o rim da irmã de Myra não era compatível, não restou outra alternativa senão aceitar a oferta de Dan Coyne, que acabou salvando a vida da mulher que passara suas compras durante tanto tempo.

5 – A mulher salva por um transplante de fezes

O médico Alexander Khortus diagnosticou, em uma paciente, um complicado caso de infecção por Clostridium, uma nociva bactéria que ataca todo o sistema digestivo. Não havia chance de fazer um transplante de estômago ou intestino, mas Khortus encontrou uma solução criativa.

Ele coletou fezes do marido da paciente, preparou uma solução salina em que as bactérias intestinais estivessem presentes, e “transplantou” as fezes no cólon da mulher. Em pouco tempo, a biologia fez seu serviço, a diarréia limpou os órgãos e a infecção sumiu.

4 – A mulher que deu à luz com o útero doado pela mãe

Eva Ottoson era uma mulher saudável, com um útero normal, e teve uma filha, Sarah. A menina Sarah, no entanto, não teve a mesma sorte: uma rara anomalia genética fez com que ela nascesse sem útero! Agora, já adulta, ela terá que receber um de transplante, pois decidiu engravidar. E o útero que será implantado em Sarah é exatamente o mesmo do qual ela nasceu: é o útero de Eva.

Haverá duas cirurgias, ambas programadas ainda para 2012. A primeira é uma histerectomia, destinada a retirar o útero de Eva. A segunda, mais complicada e arriscada, é a implantação do útero em Sarah. Os médicos alertam para os perigos deste procedimento inédito.

3 – O homem que pediu o rim de volta à esposa que o traiu

O casal Richard e Dawnell Batista vivia feliz até que o dia em que a mulher precisou de um transplante de rim. Richar doou contente e Dawnell sobreviveu, mas o casamento duraria apenas mais quatro anos até eles se divorciarem porque Dawnell estava traindo seu marido com outro homem.

De coração partido e com um rim a menos, Richard exigiu de Dawnell que ela devolvesse o órgão doado. Como isso pareceria ridículo, ele concordou em pedir uma indenização de 1,5 milhões de dólares pela perda que sofreu. O caso segue na justiça.

2 – A menina cujo tipo sanguíneo mudou depois de um transplante

A australiana Demi Lee Brennan, de 15 anos, teve seu fígado destruído por um vírus. Ela teria apenas 48 horas de vida se não recebesse um transplante imediatamente, mas o único doador disponível tinha um tipo sanguíneo (O+) diferente do dela (O-), o que significava que Demi teria que tomar remédios antirrejeição do órgão pelo resto da vida.

Incrivelmente, depois de nove meses nesta nova realidade, aconteceu um milagre. Os médicos descobriram que o sangue de Demi é que se adaptou ao novo fígado! Ela deixou de ser O negativo e passou a ser O positivo, o que a livrou da preocupação eterna do corpo rejeitar o novo fígado.

1 – A menina que já teve três corações

Dezesseis anos de idade, terceiro coração desde o nascimento. Estes são os dados da britânica Debbie Ward. Com apenas quinze meses de idade, ela teve de ser submetida ao primeiro transplante porque seu coração original não possuía a Valva Tricúspide, que é responsável por conduzir o sangue para o lado direito.

Debbie viveu bem com o novo coração por mais de dez anos. Certo dia, no ônibus da escola, ela começou a se contorcer em dores no peito: as artérias do novo coração da garota estavam entupindo sem razão aparente. Pela terceira vez, Debbie foi forçada a trocar de coração aos 15 anos de idade. Mais uma vez ela sobreviveu, e já declarou que quer ser uma enfermeira pediátrica quando crescer. [Oddee]

Autor: Dalane Santos

Dalane Santos tem 21 anos, é recém-formada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escreve para o Hypescience desde fevereiro de 2012.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

63 Comentários

  1. O nº7 foi ridículo, se eu fosse o médico dessa mala eu arrancaria na base da força, sem anestesia, e enfiaria o pênis na boca da mulher.
    15 horas de operação, tecido aceitando o implante e a pessoa resolve querer desfazer pq a outra teve “severos problemas psicológicos”. Às vezes as pessoas inventam mimimi p/ tudo só p/ complicar.

    Thumb up 7
  2. deve ser muito foda
    o médico faz a operação com todo cuidado e os ignorante falam que quem salvou foi deus

    mas se erra ja sabe de quem é a culpa…

    Thumb up 70
    • e o “milagre” que aconteceu com o sangue da moça?
      e ah, você deveria rever ..”e os ignorante falam”…
      e ter fé não tem nada de ignorante

      Thumb up 19
    • Ela não deixa de estar certa.
      Quanto às minhas crenças espirituais, elas remontam a um deus-serpente com cabeça humana do século II chamado Glycon, que foi revelada como sendo, na verdade, um boneco de ventríloquo, há quase dois mil anos. Encontrado em todo o Império Romano, Glycon foi a criação de um empresário conhecido como Alexander, o Falso Profeta, um nome terrível para se começar qualquer negócio. O boneco tinha corpo de jiboia de verdade, viva, e sua cabeça artificial tinha olhos grandes e um longo cabelo loiro. Glycon se parecia bastante, na verdade, com Paris Hilton, mas talvez mais adorável e com um corpo biologicamente mais verossímil. Visual à parte, meu interesse pelo deus-serpente é puramente simbólico. Na verdade, esse é um dos símbolos mais antigos da humanidade, que significa sabedoria, ou, de acordo com o etno-botânico Jeremy Narby, o próprio formato da espiral de DNA. Mas eu também estou interessado em ter um deus que é assumidamente um boneco de ventríloquo. Afinal de contas, não é assim que usamos a maioria das novas divindades? Podemos ler nossos livros sagrados e escolher uma passagem ambígua específica e uma interpretação em detrimento de outra e podemos fazer nossos deuses justificarem assim qualquer desejo imediato. Podemos fazê-los dizer o que quisermos. A maior vantagem de endeusar um boneco de meia de verdade e que, se as coisas começarem a fugir do controle, ou parecerem injustas, você pode jogá-lo na gaveta. E ele não tem opção a não ser ir para a gaveta.

      Thumb up 3
  3. Conheço um casal q a esposa viuva do doador ,morando em outra cidade, descobriu por acaso quem estava c\ o caração do marido dela, a princípio ela teve medo dele pois o marido era muito violento. Mas o receptor era rico e o oposto do falecido, teve pena da viuva maltrada e feia c\ 5 filhos p\ criar, propos casamento a ela, ele era solteiro, ela se casau c\ ele, se apaixonou , ele é meu primo fazendeiro ,hoje vivem felizes e ainda tiveram dois filhos desse casamento, ela tá bonita, bem cuidada e muito feliz, ela me disse q tem medo de ficar viuva de novo, e q muitas vezes ela vai no cemiterio acender velas p\ falecido em gratidão por ele ter morrido e deixado a meu primo o seu coração.

    Thumb up 12
    • Se o Paulo Coelho souber disso logo teremos mais um bom livro para ler.

      Thumb up 9
  4. Eu só tive um coração, mas acabei dando pra uma desgraçada que acabou com ele.

    Thumb up 53
  5. Muitas descobertas científicas não surgiram pela própria manipulação ou inteligência humana. Que o diga Berzelius que sonhou com uma cobra formando um hexágono, exatamente na época que tentava descobrir a fórmula ou disposição dos átomos do Benzeno. Inúmeros fatos como esse são relatados em “Tudo começou com um sonho”, de Deirdre Barret. A ciência hoje se mistura com a religião, apesar de muita gente discordar. Lamento os fundamentalismos, e recomendo que fujam das idéias pré-concebidas, ditadas. Deus para mim existe, sim, mas é minha fé que me fala, não a ciência. No entanto, os cientistas afirmam estar no caminho da prova da existência de Deus (a história da matéria escura). E aí??????????????? Tudo o que o artigo expõe tem um lado humano, é verdade, mas o que dizer da moça que mudou de tipo sanguíneo após transplante? E da perfeita compatibilidade das mulheres de “Seu Flor”, que certamente não têm parentesco? Com a palavra, a Ciência.

    Thumb up 7
    • Não, não amigo, ciência não se mistura com religião, se fosse assim a maioria dos cientistas não eram ateus e agnósticos

      A ciência não tenta provar a existência de um deus, até porque é desnecessário e o que isso tem haver com matéria escura?

      Thumb up 14
    • não se misturam batem de frente.

      Thumb up 1
  6. Da mesma forma que muitos aqui não gostam de ver religiosos apenas comentando sobre Deus, religiosos não gostam de ver ateus contestando o a existência do mesmo.
    Custa apenas comentar amigavelmente sobre a matéria?

    Thumb up 10
    • Acho um excelente acordo de cavalheiros: os crentes param de pregar e os ateus param de contestar publicamente – mas enquanto os crentes se derem ao direito de pregar, creio que os ateus tenham o direito de contestar, não?

      Thumb up 33
    • Concordo plenamente.

      Thumb up 4
  7. Já li a respeito de transplantados que receberam orgãos ( principalmente coração )e acabaram incorporando hábitos da pessoa doadora sem que estas tivessem qualquer tipo de contato com familiares do doador. Existem casos extremos do receptor ter sonhos e visões da morte do doador que ajudaram a desvendar crimes. Alguém tem explicação razoável para este fenômeno?

    Thumb up 7
    • Tem muitos pesquisadores encima disso, por que é um assunto muito interessante e tem acontecido. Lembro dum executivo que recebeu um coração e desde então virou o aventureiro que nunca tinha sido e até paraquedista. O detalhe é que, por padrão e lei, a medicina não divulga ao doado a pessoa de quem veio o órgão. Mas nesse caso foram atrás e descobriram que o doador foi de fato um paraquedista que morreu em serviço.
      Acredito, eu pessoalmente, que memória e comportamento não são apenas condicionados a nosso cérebro, mas também aos nossos genes. Acho que memória genética está além de características físicas, e sim características vivenciais, isso explicaria de alguma forma também o chamado instinto, pelo qual os animais sabem exatamente o que fazer, o que procurar e o que evitar sem que nada os ensine. Quando recebe-se um transplante, recebe-se também uma carga genética de outra pessoa, ouso dizer que não só comportamentos vêm nessa carga, mas talvez até lembranças captadas por nossos sistema nervoso e passadas ao cérebro.

      Thumb up 17
    • Ué, rsrs o transplante foi de coração ou de cérebro???

      Thumb up 1
    • Pesquise os fatos citados, são histórias reais, e depois apresente seus argumentos. Só criticar sem apresentar algo não está com nada.

      Thumb up 16
    • Se eu disser que a Terra é plana, aí tudo bem, né?

      Thumb up 0
  8. Imagine Drauzio Varella (um excelente médico e ateu), chega um crente no consultório, depois de curar esse crente, o crente abre a boca e fala “Obrigado Deus”, é para ficar um tanto indignado não? esses crentes nunca fazem nada para sociedade, a não ser de praticar o preconceito

    Thumb up 27
    • Qual o preconceito?????????????
      O preconceito está na cabeça de algumas pessoas!!!!!!!!!!!!!
      Nem a ciência consegue provar a inexistência de Deus , que dirá pessoas ignorantes que não conseguem enxergar um palmo diante do nariz!!!!!!!!!!!!!
      A própria NASA NÃO CONSEGUE EXPLICAR O SANTO SUDÁRIO!!!!!! Que tal vc nos dar uma explicação????????????
      Quem não aprende pelo amor, aprende pela dor!!!!!!!!!!!!!!!!

      Thumb up 9
    • Faço algumas perguntas para você

      Provar inexistência de qual deus você está falando? Jeová, Alá, Zeus ou outros milhares de deuses inventados pela humanidade?
      Qualquer um de bom sendo e conhecimento científico, sabe que a bíblia é uma mentira, acho que foi o livro mais vendido e o menos lido pelo jeito

      Quem tem que provar são as religiões que inventou o deus ou a ciência? deus é sustentado simplesmente pela fé, nada mais

      Como você vai provar a inexistência de um ser sobrenatural (que contraria as leis da física) supostamente invisível?

      Como vai provar a inexistência de algo que não existe? como você vai provar a inexistência de Zeus? Papai Noel?

      A ciência não se preocupa com deuses, até porque isso é desnecessário, eles fazem os trabalho deles e como consequência disso, se tornam ateus

      Thumb up 15
    • Mas o que uma agência ESPACIAL tem a ver com um simbolismo religioso? Essa não fez o menor sentido.

      Thumb up 15
    • As pessoas sem fé tentam desmerecer as graças de Deus!!!
      Tem muito a ver comentar sobre a agencia espacial sim, pois o Santo Sudário foi para lá para o exames, queriam provar que era falso!!! Nem eles conseguiram provar nada!!!, só conseguiram aumentar mais a fé do povo!
      Os Mistérios de Deus são insondáveis, por isso se chama Mistérios!!!!!!!!!
      Mas pq a religiosidade incomoda tanto a certas pessoas?
      Felizes aqueles que creem sem ter visto!!!!!!!!!!!!!

      Thumb up 2
    • A religiosidade nunca me incomodou, vim de família cristã que ainda o é, o que me incomoda são pessoas que tentam sobrepôr isso aos outros, fazendo pregações fora de hora e lugar, como em site de reportagens científicas. Um ou dois enaltecendo possíveis milagres não haveria problema, mas agora lotar o espaço disso é pura incoerência.

      Thumb up 13
    • O Sudário, a mortalha que envolveu Cristo depois de sua morte, provavelmente foi pintada por Da Vinci, pois na idade média era um negócio lucrativo falsificar relíquias sagradas. Mas não teria sido este o motivo que fez Leonardo pintar a mortalha e sim as imposições que a igreja católica impunha na época, como a não divulgação da ciência. Leonardo foi um gênio, que estudou anatomia, engelharia e muitos outros campos.

      Respondida a questão, favor voltemos ao assunto em pauta, as histórias de transplante.

      Thumb up 12
    • De qual deus você está falando, Jeová, Alá, Zeus ou outros milhares de deuses?
      Como vai provar a inexistência de algo que não existe?
      Quem tem que que provar que deuses existem são as religiões ou a ciência?
      Deuses são sustentados apenas pela fé, nada mais, então não misture com ciência

      Thumb up 10
    • Porque a NASA, precisaria explicar o Santo sudário?

      Thumb up 4
  9. Sobre os co.men.tá.rios Cren.tes, e que fique bem claro, espero:
    O que incomoda não é a atribuição a intervenção di.vi.na, isso vem de sua cren.ça, mas essa repetição quase eufórica disso.
    O site fica poluído de co.men.tá.rios teís.tas repetidos, porque nem variedade de argumento existe nisso, e os úteis com algum conteúdo válido que acrescente algo de conhecimento temos que rastrear pra achar.
    O comum da vida a todos os seres vivos é lutar pela sobrevivência a qualquer custo, mas a morte nunca é vencida, apenas adiada. Não sei se existe um estado de outra existência pós-morte, muitos acham que tem certeza, mas saber, ninguém sabe.

    Thumb up 17
    • Exatamente isto que me referi ai embaixo, pelas palavras.

      Thumb up 3
  10. eu faço parte deste milagre em que me condenaram a 2 meses de vida ou 8% de chance de sobreviver na mesa de cirurgia ,graças a DEUS ele guiou as mãos do médico e estou recuperado deste dificil procedimento ,agora 25 de março,completo 5 anos de vida .

    Thumb up 1
  11. Bastante significante, fazermos e usarmos as benéficias destas técnologias que deichão todos felizes o que a 5o anos atrás isto era uma aberração! ( como dsesenvolvemos?)ai poringuanto não fabricamos nem uma graminha muito menos orgaos como estes, ação estas revolucinária em tão pouco *Tempo, temos que viajar na velocidade da luz ou (Tentarmos) para um dia bem próximo, fabricar orgao~em laboratório.

    Thumb up 1
  12. Na verdade, “A menina que já teve três corações” “só” trocou duas vezes e não três como diz a tradução, ou seja, ela já está no terceiro coração, contando com o original, sendo o segundo transplantado.

    Thumb up 2
    • Só vc percebeu!

      Thumb up 1
  13. deus, deus, só deus nos comentários… não podemos dar os créditos somente aos médicos e ao nosso corpo, sem incluir seres imaginários em comentários de natureza criacionista?

    Thumb up 37
    • Faça isso você, então, se está tão incomodado…

      Thumb up 7
    • Olha só que interessante, entre as definições de comentário esta está entre elas, ” Ponderação, observação, análise, opinião expressa sobre um fato. Notas explicativas de quaisquer assunto”, ou seja, fala-se o que se quer a cerca de um tema abordado. Como réplica, acredito que independente do que se diz aqui, se envolve o assunto em questão apresentado pelo Hypescience, não há quem possa dizer que não é válido, nem muito menos questionar o ponto de vista do outro.

      Thumb up 3
    • Absolutamente certo, caro Fernando, devemos ter bom senso e respeitar a opinião das pessoas. Apesar de não haver provas ciêntíficas da existência de Deus, As pessoas acreditam Nele porque têm fé, isso nada mais é que a firme opinião do que é verdade sem qualquer prova pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.

      Thumb up 5
    • Boas palavras, Renys.

      Thumb up 0
    • Na bíblia está escrito que se temos fé que a guardemos para nós. Isto significa é fé é uma coisa muito pessoal e de fórum íntimo.

      Thumb up 1
    • Não seria “forum íntimo”?

      Thumb up 0
    • Decretar qualquer alusão ao que foge do escopo da ciência como “imaginário” é ser tão crente quanto qualquer um, fazendo da Ciência mais uma religião ortodoxa cegamente seguida. Independente do que realmente existe ou não, é muito bom saber que ainda não somos donos dessa Verdade que tão avidamente buscamos e tão bruscamente e mimadamente refutamos quando a ideia que se apresenta não se pauta em nossos pobres parâmetros.

      Thumb up 5
    • O problema é esse, o re.li.gio.so não consegue entender a capacidade incrível do intelecto humano que desenvolveu a medicina nem a perfeição natural do sistema biológico de nosso corpo, e assim, como sempre, tudo que não entende ou considera inexplicável é coisa de D.e.u.s. Pergunto então, porque uns se salvam e outros não? porque interferir e “ressuscitar” pessoas se morrerão de qualquer jeito e a morte faz parte da vida?

      Thumb up 7
    • E… O que incomoda é que o site fica poluído de co.men.tá.rios teís.tas repetidos, porque nem variedade de argumento existe nisso, e os úteis com algum conteúdo válido que acrescente algo de conhecimento temos que rastrear pra achar.

      Thumb up 11
    • Jonatas, a princípio, qual é o problema deles pensarem assim?

      Thumb up 1
    • A tua pergunta já está respondida no meu comentário.

      Thumb up 5
    • Sou ateu, mas até respeito certas religiões.

      Fazer um ser imaginário qualquer um consegue, fazer outros acreditarem neste ser, e ainda por vários séculos… milênios!

      Tem que ser um cara muito fera pra fazer isso.

      Thumb up 2
    • Hehe.. Fiz um questionamento parecido em outro tópico e fui bombardeado por um ctrl+C, ctrl+V bí.bli.co apo.calí.pti.co sem fim.. Esse site hoje tá mais pra programa do ratinho, com manchetes elaboradas pelo Datena.. Quer falar de deus vai pra site que trata do assunto.. Ou criem o HypeCrente..

      Thumb up 9
    • Independente de você criar motivos ou razões, você adquiri virtudes atráves da sua vontade e do seu enpenho, você projeta em sí mesmo a natureza das suas ações e nada mais!! ” Você é aquilo que você pensa”.

      Thumb up 8
    • Parabéns aos profissionais que se enpenharam e que conseguiram fazer transplantes com sucesso!!

      Thumb up 10
  14. sangue o negativo que vira o positivo ninguem tem noção do quanto isso e um milagre ! so Deus mesmo pra explicar oque houve com aquela menina.

    Thumb up 11
    • Não, não é milagre. A menos que vc ache que a evolução humana é um milagre. a arte do homem se adaptar a qualquer situação e circunstancia não é milagre, é evolução.

      Thumb up 5
  15. A mãe doar o útero para a filhar pode ter um filho tambem não é bizarro, é divino, comovente e um ato completamente verdadeiro de amor!!

    Thumb up 18
    • Também achei interessante o fato da mãe ter dado a oportunidade de sua filha gerar o próprio filho e não ser uma “barriga de aluguel”.
      E então, tecnicamente o(a) filho(a) da Sarah vai ser irmão(ã) de útero da própria mãe (Sarah)!!!

      Thumb up 3
  16. A número 8 eu fiquei de cara! como é possível reimplantá-la um braço? se alguém puder me explicar, a ciência me fascina!

    Thumb up 11
    • Deus é lindo, deu sabedoria aos homens. Faz milagre. E ainda coloca nas mãos do homem o dom da cura.

      Thumb up 14
    • Então na próxima vez que ficar doente não vá ao hospital, não consulte médicos, nem tome remédios… apenas reze…

      Thumb up 8

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Megaupload founder Kim Dotcom
Kim Dotcom: “Não sou o rei da pirataria”

Kim Dotcom, dono do ...

Fechar