10 narizes poderosos

Publicado em 8.05.2011
Diversas características corporais de nós, seres humanos, chamam a atenção. Há canções que ressaltam a beleza dos olhos, lábios, bundas, pernas, seios, cabelos… mas nunca um nariz. Está na hora de alguém dar aos narizes seus devidos créditos, você não acha? Confira a seguir a lista de 10 narizes poderosos: de estrelas do cinema a animais exóticos, da literatura à vida real.

10 – Tubarão-duende

Se você nunca tinha ouvido falar dessa espécie de tubarão, seu nome – assim como sua foto acima – já dá uma palhinha. É incrível como esses peixes consegue comer com aquela tromba enorme saindo de seu rosto.

Não se sabe nem mesmo para que serve o apêndice extraordinariamente desenvolvido – trata-se, provavelmente, do resultado da evolução por partes das fêmear na hora da seleção sexual. Tudo bem que dizem que as mulheres não ligam muito para homens com nariz grande… Porém, há limites. Em todo caso, o nariz do tubarão-duende ultrapassa o tamanho relativo de qualquer outro tubarão. E de ser humano também.

9 – Jianjun Fei

Conheça Jianjun Fei. Um dia, ele descobriu uma protuberância desagradável e vermelha na ponta do nariz, mas não procurou assistência médica porque não tinha recursos financeiros para tanto. Durante o ano seguinte, o que parecia ser uma inofensiva espinha tomou proporções gigantescas, como se pode ver na foto acima. Seu nariz se tornou tão grande que seus olhos foram empurrados para os lados de seu rosto, o que lhe conferiu status de “aberração de circo” em sua aldeia natal. Por isso, Fei raramente saía de sua casa, já que se pensava que a doença era contagiosa. Além de todo o constrangimento social, o nariz do tamanho de uma maçã ainda lhe causava muita dor.

Após muito sofrimento físico e psicológico, um hospital local lhe ofereceu uma cirurgia gratuita. A tomografia computadorizada antes da operação revelou que a causa de seus problemas era uma rhino carcinoma, que foi reduzida pelos médicos por radiação.

8 – Monoclonius

Sim, o rinoceronte tem um nariz bastante desenvolvido – afinal, seu nome significa “chifre no nariz”. Mas por que incluir um simples e ordinário rinoceronte nessa lista quando podemos citar uma versão muito maior, com um nariz muito mais desenvolvido, que uma vez já cheirou a terra?

De todos os ceratopsidae (família de dinossauros ceraptosianos) de um só chifre, o Monoclonius tem, de longe, o maior chifre no nariz. Medindo 2,70m de altura, este monstro musculoso poderia prender um rinoceronte branco em seu chifre e lançá-lo como um brinquedo de pelúcia.

Você também poderia enfeitar o grande chifre com luzes festivas e fingir que era uma pequena árvore de Natal. No entanto, como hoje em dia é mais fácil encontrar pinheiros do que chifres de Monoclius, talvez seja melhor continuar seguindo a tradição natalina com árvores – que não podem te machucar com uma chifrada.

7 – Adrien Brody

O nariz de Adrien Brody é o Monte Everest das napas de Hollywood. Nem tente achar outra celebridade com um nariz que faça frente ao do ator nova-iorquino. Não existe.

Porém, foi graças ao seu órgão sensorial particular que Adrien Brody chegou ao ponto alto de sua carreira: a conquista do Oscar de Melhor Ator em 2003. Adrien interpretou o pianista judeu-polonês Wladyslaw Szpilman, no filme O Pianista, muito provavelmente sendo escolhido para o papel por conta de seu nariz. Na cerimônia, ele recebeu a estatueta dourada – e ainda roubou um beijo – de Halle Berry.

Um Oscar e alguns segundos no paraíso com Halle Berry? Esse sim é um nariz poderoso.

6 – Morcego cabeça-de-martelo

Morcegos têm uma aparência bastante engraçada. A maioria possui orelhas enormes – enquanto alguns têm narizes enormes! Nesse quesito, o morcego cabeça-de-martelo (e seu apropriado nome) se sobressai: ele possui um nariz duas vezes maior que seu cérebro. A característica também contribui fortemente para o dimorfismo sexual da espécie, já que apenas os machos possuem as napas abundantes.

Os narizes, além de alongar a cavidade bucal e a laringe, permitem que os morcegos emitam um som alto, parecido com o de uma buzina. E, obviamente, a potência dessas buzinadas desempenha um papel fundamental na escolha dos parceiros sexuais das morceguinhas.

Este fenômeno pode ser melhor visto quando os machos se reúnem, geralmente em torno das margens dos rios, para competir por suas companheiras. Imagine um bando de machos sentados tentando buzinar melhor que os outros enquanto as fêmeas voam ao redor a fim de escolher a melhor buzina. Qualquer semelhança com homens e automóveis é mera coincidência.

Como o tamanho do nariz contribui para a qualidade da buzina, as fêmeas selecionam o melhor e, provavelmente, também o maior deles. Aos morcegos cabeça-de-martelo com narizes melhores, resta praticar mais suas buzinadas. Ou, quem sabe, usar a cabeça contra os outros machos. Afinal, perceba o nome deles. Martelos são úteis.

5 – Cyrano de Bergerac

Como muitos grandes homens, o fictício Cyrano de Bergerac se apaixona por sua prima Roxane. E, também como muitos grandes homens, Cyrano é incrivelmente feio – em grande parte devido ao seu grande nariz, que lhe causa grande angústia. As pessoas dizem que seu nariz é grande o suficiente para ser usado como um guarda-chuva.

Na peça de mesmo nome, Cyrano demonstra domínio em duelos, música, humor etc etc. Ele também escreve belos sonetos de amor, mas é tímido demais para a abordar sua prima rechonchuda com eles. Enquanto isso, ela se apaixona pelo belo, porém estúpido sujeito que não possui igual charme. O cara, chamado Adonis, então pede que Cyrano lhe ensine as palavras certas para cortejar Roxane. Cyrano concorda em fazê-lo.

Roxane acaba se apaixonando pelas doces palavras de Adonis. Quando ela finalmente descobre que na verdade Cyrano é a mente criativa, ela se apaixona por ele – com nariz e tudo. Claro que, para ser devidamente deprimente, ela só admite seu amor por Cyrano quando ele está morrendo.

Conquistar o amor de sua prima e ainda ser capaz de protegê-la da chuva se necessário. Outro nariz poderoso para nossa lista.

4 – Macaco-narigudo

Esse nariz é tão poderoso que até dá nome ao seu dono. Na verdade, não se trata de um macaco com um nariz, mas sim de um nariz com um macaco.

Tal como acontece com os morcegos cabeça-de-martelo, o tamanho do nariz nos macacos-narigudos ressalta o dimorfismo sexual na espécie. Enquanto as fêmeas até têm uma napa notável, os machos se superam no quesito. E, mais uma vez igual aos nossos amigos morcegos, podemos ter certeza de que, para as senhoras macacas-narigudas, tamanho é documento.

Seria justo dizer que os macacos-narigudos podem ereções pelo nariz. Como é ocaso da maioria dos animais cardiovasculares, esses macacos experienciam um aumento na frequência cardíaca quando estão excitados. À medida que a excitação aumenta, sobe também o nível de saturação do sangue no tecido nasal.

Com os narizes ainda maiores, uma câmara de ressonância é criada. Ela pode amplificar o som dos seus chamados, principalmente sinais de aviso. Isto é bastante útil quando um macaco-narigudo detecta perigo – ele fica com medo e, portanto, seus batimento cardíacos se aceleram e consequentemente melhor a comunicação de perigo para seus semelhantes.

3 – Pinóquio

Pinóquio dispensa apresentações. Quem não conhece o menino-boneco que não pode contar uma mentira, senão seu nariz pode crescer e superar a napa de qualquer outro integrante dessa lista? Pinóquio é eterno. Pena que, na sua obsessão por virar um menino de verdade, ele desistiu do seu nariz superpotente. Poderia abocanhar o primeiro lugar da lista fácil, fácil. Ou estou mentindo?

2 – Toupeira nariz-de-estrela

A maioria dos animais interpretam o ambiente a seu redor favorecendo um sentido em particular. Os seres humanos usam vista. Os golfinhos, o som. A topeira, o toque. E a toupeira nariz-de-estrela possui como órgão de toque mais desenvolvido, advinhem, o seu nariz.

À primeira vista, a imagem da topeira assusta. E continua assustando quanto mais você olha para ela. Parece bizarra demais para ser verdade. Mas não é. As… coisas que ela possui na face, que se parecem com mãos humanas, compõem seu poderoso e supersensível nariz.

Esta sensibilidade resulta de super-aglomerados de mecanorreceptores que se projetam através de colunas de células até a superfície da pele. Estas estruturas são feitas de elementos conhecidos – células da pele, terminações nervosas etc – mas seu arranjo é tão peculiar que lhe rendou o título de “órgão”. O nariz de uma toupeira tem cerca de 25 mil dessas estruturas, de apenas um centímetro de largura.

O nariz bizarro dessa espécie de toupeira melhora o sinal de transmissão dos órgãos dos sentidos até o seu cérebro da toupeira, onde a análise de um objeto dura apenas 120 milissegundos. Como se isso não bastasse, a toupeira nariz-de-estrela ainda pode sentir cheiros debaixo d’água. Poderoso.

1 – Elefantes

Não poderiam faltar os bons, velhos e extraordinários elefantes. Eles são os maiores animais terrestres atuais, eles choram por seus mortos e destroem civilizações quando estão sexualmente frustrados. Ah, e eles pintam também.

Eles também têm trombas, que são naturalmente narizes impressionantes – e poderosos.

As trombas dos elefantes são, em muitos aspectos, equivalentes às mãos humanas. Os elefantes as usam para se comprimentar, abraçar e brincar. Eles as utilizam para coletar comida e levá-la até a boca, assim como para captar água do rio e bebê-la. Eles podem se banhar sugando água para dentro do corpo por meio da tromba e, em seguida, pulverizar sobre si próprios. Eles podem fazer snorkel.

Eles podem pegar minúsculas sementes sem esmagá-las, plantá-las, esperar para que uma árvore cresça ali e depois arrancá-la. E, naturalmente, eles podem usar suas trombas procurar comida e depois escondê-la na bunda de outros elefantes (como se vê na foto). Tromba é um nariz que não conhece limites. [Listverse]

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

25 Comentários

  1. Interessante mesmo! Mas faltou o meu, não é que seja feio! Mas eu cheiro mais do que qualquer um!Acho que é um distúrbio do meu fígado! Sei lá! mas o meu faro é famoso! Parece de cachorro! Fala sério!

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
agua
Novo sistema pode “tirar” água de diesel

O combustível usado ...

Fechar