Estas coisas 12 nojentas vivem praticamente (ou exatamente) na sua cara

Por , em 1.08.2013

Os seres humanos vivem suas vidas tranquilas, totalmente alienados do mundo microscópico que os rodeiam. E, como dizem, a ignorância é uma bênção, por que a maior parte do mundo microscópico é assustadora.

O travesseiro, a escova de dentes e tantos outros objetos que nos parecem seguros quando vistos ao microscópio revelam monstros horrendos, que convivem conosco todos os dias, mas que ignoramos completamente.

Veja aqui onze destes objetos que são inocentes para nossos olhos:

12. Seu travesseiro

11-
Você deve ter pelo menos um travesseiro na sua cama. Você descansa sua cabeça sobre ele praticamente todas as noites, um lugar calmo, morninho, confortável e seguro. Mas, visto de perto… Você não poderia estar mais errado. Veja como está o seu travesseiro neste exato momento:

São os ácaros da poeira, bichinhos comuns que estão agora aos zilhões dentro do teu travesseiro. Não encontramos nenhum artigo dizendo que eles se arrastam para o seu rosto e entram nas suas orelhas e nariz enquanto você dorme, mas também ninguém disse que eles não fazem isso. Dá para confiar em animais que ficam pastando no seu travesseiro como vacas alienígenas, se alimentando de células mortas da sua pele?

11. Vermes de chaminés hidrotermais

chamines hidrotermais

Os vermes de chaminés hidrotermais são tão pequenos que não dá para vê-los. Eles vivem nas chaminés de água quente e fumaça no fundo do oceano, o que também deve ser um motivo pelo qual você não os vê.

Mas bem de perto…

Examinados de perto, eles justificam a ideia que estas chaminés são do sistema de refrigeração do inferno. Felizmente, estes monstros horrorosos tem menos de um milímetro.

10. Sua língua

9-
Tão prosaica, todo mundo normalmente nasce com uma, e usa tanto para se alimentar, quanto para falar e beijar.

Não dá para evitar de tocar nela, e se você já deu um beijo francês, significa que você já esfregou uma língua em outra. Lembre disso. Por que agora você vai ver como é uma língua, vista de perto, bem de perto:
Human tongue surface, SEM

A língua humana é coberta de pequenos espinhos chamados papilas filiformes. Elas são bastante úteis para sentir pressão e ajudar a movimentar a comida na boca. E são também responsáveis pela sensação quando você beija de língua. Pode imaginar as papilas de uma língua se entrelaçando com as papilas de outra? Vamos ajudar a formar a imagem mental correta:

Human tongue surface, SEM

9. Sexo

Bom, não vamos mostrar aqui uma imagem de sexo como é visto normalmente – a internet tem todas as imagens que quiser. Mas vamos mostrar como o sexo se parece ao nível celular. Está preparado? Aí vai:

8-

ÓVULO HUMANO SOBRE A CABEÇA DE UM ALFINMETE
A massa de tentáculos azuis é o esperma, e a bola roxa é o óvulo. Sozinhos eles já parecem um tanto repugnantes, mas espere para ver o sexo de verdade:

8--

A mágica de fazer amor vista pelo microscópio tem muito pouco de romance. Tudo bem, esta é uma imagem de uma fertilização in vitro, mas pode ficar tranquilo, é assim mesmo que a concepção acontece dentro do corpo da mulher.

E ainda há a fecundação, que também não tem um dos melhores aspectos:

8---
E é isso mesmo – todo mundo começou assim, parecendo um pedaço de plástico cravado em um queijo velho.

8. Borboletas e mariposas

Com suas asas coloridas, parecendo vitrais, as borboletas parecem os insetos mais adoráveis do mundo. As mariposas não são assim tão bonitas em geral, mas algumas, como a mariposa luna, são belas.

Mas vistas de perto, tanto borboletas quanto mariposas parecem qualquer coisa, menos bonitas.

7-
Por que algo tão bonito tem uma face tão terrível? Com plumas e 5.000 olhos cobrindo a maior parte da cabeça, são simplesmente assustadoras.

E isto que você está olhando para a forma adulta. Veja o “lindo bebezinho” que toda borboleta já foi:

Silkworm, SEM

7. Olho humano

Os olhos são a primeira coisa que você nota em alguém, e por uma boa razão: usamos os olhos para demonstrar emoções, indicar com quem estamos conversando, e para memorizar cada detalhe do que nos causa prazer. E os olhos podem ser muito belos. Mas quando vistos de perto…

6-
Esta é a fotografia real de um olho humano, visto pelo microscópio de varredura eletrônica. A parte azul é a pupila, e aquela massa laranja disforme é a íris.

6. Os cílios

Eles estão bem juntos do olho, e podem ser tão chamativos quanto ele.

Basicamente, são apenas pelos, certo? Nada para se assustar, certo? Mas, vistos de perto, eles revelam pequenas criaturas que vivem dentro deles:

5-
Estes pequenos vermes laranjas são chamados de Demodex – pequenos ácaros que vivem na raiz do cílio, alimentando-se de células mortas e sebo que se acumulam nos folículos. O que você vê ali é o traseiro deles. Aqui está uma foto de um destes bichos de corpo inteiro:

Eyelash mite, SEM
Se te consola, eles não defecam no seu rosto, já que eles não tem ânus. Eles apenas comem até explodir. E fazem sexo na sua cara, durante a noite, e depois colocam ovos (novamente, na sua cara).

5. Larva da abelha solitária

A abelha solitária é qualquer espécie de abelha em que todas as fêmeas são férteis, e existem várias abelhas que se enquadram nesta descrição, mas todas têm larvas semelhantes, que se parecem com vermezinhos rechonchudos:

4-
Mas quando você olha de perto este bichinho, ele vira um monstro:

4--
Com uma face que lembra a humana e pequenas mãos na boca, o verme parece o tipo de matéria prima do qual são feitos os pesadelos.

4. Placa dentária

A placa dentária é aquela “massinha” que se forma sobre os dentes quando você não os escova. E, para ser justo, ela já é bastante desagradável quando a vemos ao natural.

Mas quando vista de perto, as bactérias que formam a placa se tornam visíveis, bem como os “produtos” do seu metabolismo. Veja tudo aquilo que está se acumulando nos seus dentes agora porque você não gosta de escovar os dentes:

Dental plaque, SEM
Só para reforçar a mensagem, estamos vendo bactérias. E o que elas fazem nos seus dentes.

Dental plaque, SEM
Um filme de bactéria não demora muito tempo a se formar. De fato, este vídeo mostra que oito horas é tempo suficiente para as bactérias encherem seus dentes de dejetos bacterianos.

3. Afídeos

Afídeos são aqueles pequenos insetos verdes que as formigas criam para se alimentar de suas secreções. Olhando assim, não são mais assustadores que qualquer inseto. De fato, são menos assustadores que muitos insetos.

Mas quando o vemos ao microscópio, o pequeno inseto se parece mais com um monstro, do tipo que os fabricantes de vídeo-game costumam colocar dentro de catacumbas e masmorras:

2--
E, considerando a relação que os afídeos tem com as formigas, dá para imaginar quais catacumbas e masmorras estamos falando.

2. Ventosas de lulas

As lulas são as aves de rapina do oceano: tem bicos, são predadoras formidáveis, e existem espécies grandes o suficiente para comer qualquer coisa que apareça pela frente.

Como todo mundo sabe, os tentáculos são cobertos com ventosas, parecidas com as que usamos para prender brinquedos no para-brisas do carro. Mas as semelhanças acabam aqui. As ventosas, vistas ao microscópio, se parecem com…

1-
Esta nem mesmo parece uma foto, mas é, e ganhou o Desafio Internacional de Visualização de Ciência e Engenharia de 2008.

1. Escova de dentes

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Uma escova de dentes pouco usada pode parecer inocente e, em caso de emergência, você até pode cogitar usar a de alguém muito próximo.

Mas você lembra da imagem da placa bacteriana? Temos uma notícia ruim para você: as placas bacterianas também se acumulam nas cerdas das escovas de dentes. [Science Photo Library, Cracked]

M7820229-Used_toothbrush_bristles,_SEM-SPL Used toothbrush bristle, SEM

• Edivan Dos Santos:

AI QUE GASTURA, E MAIS GASTURA NDVMP

• Renan Eich:

Malditos Demodexes

• Fobias Fobos:

Espetacular. Mais uma prova de que não somos apenas um indivíduo.
    Nosso corpo é um ecossistema complexo com um cérebro central que controla a interação de trilhões de organismos vivos, e que, por sua vez, interage com o meio e com outros organismos semelhantes.
    Loucura?? Pode ser!! Na dúvida é melhor escovar os dentes. Mas como evitar os beijos??

• Jéssica Colaço Araujo:

Realmente tudo que vi eh bem interessante, mas ka pra nos eu nunca ouvi dizer q alguém morreu por causa dos ácaros que vivem nos cílios, ou que alguém vai deixar de beijar na boca e fazer sexo por que eh nojento!! Rsrs gentee a vida eh assim… Nem tudo eh feito pra ser bonito… Imagina como eram os dentes das pessoas antes de inventarem a escova de dente.. Nem precisava de microscópio pra enxergar a sujeira..

• Rodrigo TtConrado:

É incrível essa visão de um mundo que parece não existir. Então que a verdade seja dita não é preciso enxergar para acreditar no infinito de conhecimento que ainda estamos a ver.

• Jhoão Gabriel Arneiro:

Nossa… Tem umas coisas bem assustadoras… Só não concordei com o olho (os cilios sim) poxa, eu acho a iris de perto um negocio incrivel

Pessoal
    Coloca os artefatos de higiene bucal , em solução de hipoclorito e sódio, e bochechos com H2O2

• Fernando Cruz:

Eu juro, quando vi a placa bacteriana, fui escovar meus dentes.
    Em seguida, leio que a escova também é contaminada… rachei de rir da minha própria inocência!! 😀

• Marcio de Freitas:

Bah.. que coisa doida… aesxova de dentes é nojenta!

• pedro winchester:

Bem… o que os olhos não veem o coração não sente.
    Então, deixa quieto isso tudo que vi ‘-‘

• rogerio727:

Faltou o meu salário! É microscópico e assustador!

infelizmente temos que conviver com as bactérias ,mas muitas são benéficas para nós, nos protegendo de muitos tipos de bactérias nocivas e até produzindo certas vitaminas para o corpo….Se é ruim com as bactérias pior seria sem elas !!

• Vívian Madalena Rodrigues:

Putz, apesar de super interessante, é impossível viver tranquilo após a leitura dessa matéria!

• Mary Guertena:

hum, o autor do texto faz questao de tentar torturar o leitor, me faz um lembrar um outro artigo ” As 10 piores maneiras de morrer na natureza” se nao me engano.
    Mas eu achei muito fofinho o bebe borboleta 🙂

• Mary Guertena:

ta la no final to texto.

• Hawk:

A fonte está no fim do último parágrafo. Caso você ainda não a encontre, é esta: www[ponto]cracked[ponto]com[barra]article_19939_11-everyday-things-that-are-terrifying-under-microscope[ponto]html

• Bianca Dolasevic:

Engraçado ficarmos impressionados com imagens assim .. Pois,se fôssemos parar para pensar,também somos parasitas e seres horripilantes quando vistos de um ponto de referência como o Espaço..Parasitas que vivem e comem da Terra,assim como os vermes e as bactérias.

• Vívian Madalena Rodrigues:

Verdade Bianca! Muito interessante e realista sua colocação!

• Rola:

Desculpem a ignorância, mas para obter estas imagens é preciso de um microscópio hiper, super, ultra poderoso?

• Jonatas Almeida da Silva:

Minha irmã disse que a partir de hoje vai dormir em pé. 🙂
    É que só viu o primeiro da lista…

• Jonatas Almeida da Silva:

É ainda mais quando contei a ela que ácaros são parentes das aranhas… aí ferrou! 😀

Cara, rashei de rir! UASUHahsuhAHUSHUhashuHASUHa! 😀

• PhysicistJB:

Cacilda a pior que eu achei foi aquela da raiz dos cílios! Dá uma agonia miserável!

• Lorenna:

Estou querendo arrancar os meus HAHAHAHAHAHA

• Vívian Madalena Rodrigues:

Mêo, senti vontade de arrancar os olhos! >:o