O universo em um clique

11 fatos que você não sabia sobre sexo

Por em 6.02.2012 as 18:00

Os anos passam, e as pesquisas relacionadas ao sexo em seres humanos continuam sendo temas relevantes.

Você talvez já tenha lido muito do que já foi escrito sobre o assunto, mas é provável que não conheça estas onze verdades a respeito da relação entre as pessoas e o ato sexual.

11 – Genética influencia a idade da primeira vez das meninas

Um estudo da Universidade do Estado da Califórnia, em Fullerton (EUA), fez uma análise conjunta da vida sexual de irmãs gêmeas univitelinas, de várias idades. E descobriram que uma irmã tende a perder a virgindade mais ou menos na mesma época que a outra. É claro que fatores pessoais, sociais e culturais também influenciam nesse quesito, mas os pesquisadores afirmas que os genes não podem ser deixados de lado.

10 – O clitóris é mais interno do que externo

Nas aulas de biologia, o clitóris fica famoso por ser aquele pequeno apêndice arredondado logo acima da entrada da vagina, como um órgão externo e visível. Este órgão, na realidade, é composto de mais de 8.000 fibras nervosas, e se enrola ao redor da vagina. Quando a mulher fica excitada, ele tende a ficar ereto e o prazer sexual da mulher aumenta automaticamente. Embora o homem não possa ver nada disso, conforme explicam os pesquisadores, é possível sentir.

9 – O esperma é nutritivo

Durante uma ejaculação, a quantidade média de esperma liberado pelo homem tem aproximadamente a mesma quantidade de proteínas que um ovo grande, além de vitamina C, vitamina B12, cálcio, potássio, magnésio e zinco.

8 – Sexo ajuda a manter a saúde

Cientistas afirmam que existem benefícios reais à saúde relacionados ao sexo. A atividade sexual aumenta os níveis de imunoglobulina A, um poderoso anticorpo que previne gripes e resfriados antes de começarem, além de combater alguns vírus na entrada da boca e do nariz, impedindo que entrem no corpo. O sexo, enfim, é um ótimo auxiliar do sistema imunológico.

7 – O simples ato sexual torna as mulheres mais atrativas

A atividade sexual feminina dobra os níveis de estrogênio pelo corpo, o que torna o cabelo mais brilhante e a pele mais macia. Pesquisadores defendem que este hormônio pode ser tratado como a “fonte da juventude” das mulheres. Além disso, o orgasmo feminino envolve uma reação em que as bochechas ficam mais rosadas e os lábios mais vermelhos, especialmente em temperaturas altas. É quase como um tratamento de beleza completo sem sair do colchão.

6 – Se você é sexualmente ativo, provavelmente vai contrair DST

O número pode assustar: 80% dos adultos sexualmente ativos contraem alguma doença sexualmente transmissível em algum ponto da vida. Boa parte deste contingente, no entanto, pega uma das 25 variedades de doenças que não deixam sintomas visíveis, ou seja, a pessoa geralmente nem fica sabendo que contraiu nada. Estes índices, no entanto, tendem a baixar com o advento de novas vacinas, como a que combate o perigoso vírus HPV.

5 – Métodos anticoncepcionais pioram a libido

Trata-se de um complicado caso psicológico. Mulheres que tomam pílula anticoncepcional, por exemplo, tendem a achar seus parceiros menos atraentes e menos satisfatórios na cama justamente porque identificam neles um homem que deseja um relacionamento duradouro, e não apenas um momento de luxúria carnal. Tais mulheres, por outro lado, tendem a apreciar mais seus companheiros justamente pelos aspectos não sexuais da relação. Os números parecem comprovar essa tese: um estudo recente mostra que os relacionamentos das mulheres em uso de pílula duram cerca de dois anos a mais do que as que não usam.

4 – Dieta influencia o sabor do sêmen

Os adeptos de sexo oral podem se interessar por essa dica: o sabor do esperma é condicionado de acordo com o que o homem costuma comer. Frutas doces como abacaxi, kiwi e melancia, por exemplo, tendem a deixar o sêmen com um sabor mais leve, enquanto cerveja e café fazem o contrário. Além do sabor, pode haver mudanças na textura: carnes em geral podem tornar a ejaculação mais “amanteigada”. Já as frutas cítricas e ácidas tornam o esperma um pouco mais doce.

3 – Não há consenso sobre orgasmo feminino

Já perdemos a conta de quantos experimentos, teses e postulações tentaram definir se existe ou não a ejaculação feminina, e como ela acontece de fato. Alguns cientistas argumentam que a parede vaginal, analisada cuidadosamente, mostra que não existe nenhuma zona mais sensível ao toque ou especialmente cheia de nervos direcionados a proporcionar o orgasmo. O líquido que as mulheres supostamente “ejaculam” nos momentos de prazer também é tratado de forma diferente em cada pesquisa: alguns chegam a considerar que tal substância não passa de urina.

2 – Apenas recentemente o orgasmo feminino é investigado

A ciência de um passado não muito distante deixou de lado, em geral, os estudos sobre ejaculação e orgasmo nas mulheres, além da busca pelo chamado ponto G. Isso aconteceu, conforme explicam os pesquisadores, porque estas coisas nada têm a ver com reprodução, estão relacionadas estritamente ao prazer. E nem sempre o ato sexual foi visto sob essa perspectiva. Isso sem falar na mãozinha que a tecnologia tem dado, com novas formas de investigar o corpo da mulher.

1 – O Ponto G não existe

Ao longo da história, muito se falou sobre a busca de uma suposta zona erógena que deixa as mulheres automaticamente em estado de excitação: seria o chamado ponto G. Estudos recentes, no entanto, garantem ter vasculhado todas as regiões da vagina e não encontrado nenhuma área em particular com essa função. Existem, no entanto, várias partes em que a estimulação sexual causa efeitos observáveis, embora o homem não precise procurar incessantemente por elas. [Oddee]

Stephanie D’Ornelas é estudante de jornalismo, tem 20 anos e adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Site

191 comentários

  1. Tem mais coisa que muitos não sabem sobre sexo:

    Sexo sem amor além de não dar prazer, faz mal à saúde.
    O ato sexual tem 4 fases: 1) excitação. 2) o ato sexual propriamente dito. 3) orgasmo. 4) prazer.
    Portanto ‘orgasmo’ e ‘prazer’ são coisas diferentes. Orgasmo é uma resposta reflexa muscular a determinados estímulos fisiológicos, enquanto que o prazer acontece no cérebro.
    O prazer sexual exige 100% de estimulação.
    O simples ato físico corresponde a 50% da estimulação e proporciona apenas o sexo parcial, ou seja, só com orgasmo mas sem prazer. Só o ato físico acompanhado do amor (emoção, sentimento), ou seja, 100% da estimulação, é que vai proporcionar o orgasmo seguido de prazer. Quando o prazer acontece, entra em reflexo refratário e passa a enviar diversos estímulos ao cérebro como, estímulos visuais (o mundo fica mais colorido e brilhante), estímulos auditivos (ouve-se música e ruídos da natureza como o canto de pássaros), além de estímulos que aumentam o coeficiente intelectual.
    Acontece que o ato sexual provoca um estresse biológico com uma série de modificações estruturais como a aceleração dos batimentos cardíacos e o aumento da pressão arterial. Sem a ocorrência do ‘prazer’ esse estresse não retorna aos níveis normais em tempo hábil para evitar lesões graves.
    Quem se inicia no sexo parcial aos 15 anos (masturbação), terá aos 40 anos, 30% a mais de chance de ter um enfarto do miocárdio, 33% a mais de ter acidentes vasculares cerebrais, 12 a 30% de sofrer de falência múltipla do órgãos, etc.. e ainda chance de aumentar em 72% a produção de radicais livres.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 13
  2. Daniela Oliveira /

    Homem nunca vai saber o que a mulher sente

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 15
  3. Jota /

    Esse Lance da Dieta interferir no Esperma é um Caso a se Pensar eu Nunca Imaginaria isso !!!

    Cool

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5
  4. Ahmed Liem'aad /

    Para quem ainda não reparou, quase todos os comentários dessa matéria foram feitos por homens. Até parece que todos sabem muito sobre as sensações femininas, mesmo não sendo eles mulheres. Ja ví um texto escrito por um homem que falava sobre o que é “ser mulher”. Acho mais adequado que as proprias mulheres falem sobre seus desejos, suas atrações e seus pontos erógenos a até mesmo sobre as suas espectativas na relação (sexua ) Isso acabaria com as especulações sobre esse tema.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 42
    • Manuela /

      Olá, eu até concordo com o que disse mas em parte, por ex, o cavalheiro que fala sobre os desejos da mulher, possivelmente estará a referir-se á sua companheira.
      Agora é impossivel falar dos desejos das mulheres da boca de apenas uma mulher.
      Na minha opinião, embora a parte fisica tenha impacto na primeira impressão, a seguir vem o que eu considero o melhor, que é mesmo o interior…
      Para mim homem sexy é: evoluído, verdadeiro, sem perconceitos, companheiro, conversador,que goste de ler e se for um bom pai é ouro sobre azul.
      A parte fisica do desejo…digamos que é um pouco confrangedor expô-la aqui… mas beijos no pescoço….bem é delicioso…mas lá está depende de cada mulher e do gosto pessoal.
      Abraço

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 23
    • Maruf /

      Gostaria de conhecer mulheres que pensam como vc, porque no mundo de hj predominam as “cachorras, cadelas e congêneres”. Por isto eu decidi esperar por uma mulher especial. Mesmo que seja para a outra encarnação. Cansei de ouvir que homem tem que ter “pegada” e nunca ouvi nenhuma dizer que homem tem que ter cérebro.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 18
    • Maruf, existem muitas! Também prefiro mil vezes um homem com quem eu possa conversar direito, aquele papo cabeça, e também um papo ameno. Um homem companheiro e presente. Um cara, pode ser um Deus grego na minha frente, lindo, charmoso, mas se abrir a boca e só falar abobrinha ou só ficar falando do próprio umbigo, minha vontade cai para abaixo de zero! Mil vezes um barrigudinho e careca inteligente e presente do que um malhado de academia vazio e prepotente!

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 17
    • Concordo com você, cada um é cada um, esse negócio de ficar especulando cientificamente áreas que são mais prazerosas acaba com a magia do ato, vamos deixar nosso lado humano dominar, que com certeza faremos a coisa certa.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
    • Concordo

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Reponder

Leia o post anterior:
mona-lisa-copy
Descoberta nova Mona Lisa que foi pintada ao mesmo tempo que a original

Uma cópia da Mona Lisa de Leonardo da Vinci foi pintada por um pupilo ou seguidor do artista ao mesmo tempo em que a pintura original foi criada, e agora está sendo considerada a cópia mais antiga da enigmática obra

Fechar