12 animais estranhos de Madagascar

Publicado em 21.03.2012

Tem gente que acha que Madagascar é uma ilha solitária ao largo da costa leste da África, mas não poderia ser mais o contrário: ela está borbulhando em vida. De acordo com a Sociedade para Conservação da Vida Selvagem, Madagascar é o habitat de mais de 90 espécies de lêmures, 283 espécies de aves, 12.000 espécies de plantas vasculares, mais de 300 espécies de anfíbios, 346 espécies de répteis e 30 espécies de morcegos. Essa lista não faz jus ao seu enorme ambiente, mas vale a pena conhecer alguns poucos de seus personagens carismáticos. Confira:

1 – Fossa

A fossa parece um felino, mas esse mamífero carnívoro é na verdade parente dos mangustos, e é endêmico de Madagascar. A fossa é o maior carnívoro mamífero da ilha e tem sido comparado a um puma pequeno. Os adultos têm um comprimento de 70 a 80 centímetros e pesam entre 5,5 a 8,6 quilos.

2 – Lagartixa esquisita

O Uroplatus fimbriatus é endêmico das florestas tropicais de Madagascar, e pode atingir um comprimento de 30 centímetros. A lagartixa usa sua cauda plana para armazenar água, e como não tem pálpebras, a criatura confia em sua língua para remover poeira do olho.

3 – Lêmure dançante

O sifaca-de-Verreaux (Propithecus verreauxi), como esse dançando na Reserva Natural de Berenty, ao sul de Madagascar, tem coloração distinta, com pele branca e uma pitada de amarelo que contrastam com sua face preta sem pelo.

4 – Rato-lemuriano

O rato-lemuriano (Microcebus murinus), que é endêmico de Madagascar, fotografado acima no Parque Nacional Ranomafana, em Madagascar, é um dos menores primatas do mundo, com um comprimento de corpo de apenas 12 a 14 centímetros e um comprimento de cauda de 13 a 14,5 centímetros. Seus dentes longos e finos servem como um pente usado para fazer carinho.

5 – Lêmure vermelho

Este lêmure avermelhado é encontrado somente nas florestas de Masoala, no nordeste da ilha. É um dos maiores primatas de Madagascar, com um comprimento de corpo de 53 centímetros, um comprimento de cauda de 60 centímetros e um peso de até 4 quilos.

6 – Gorgulho girafa

O gorgulho girafa (Giraffa Trachelophorus) é um gorgulho endêmico de Madagascar. Seu nome deriva (obviamente) de seu pescoço estendido, muito parecido com o da girafa comum. O pescoço é uma adaptação que auxilia o inseto na construção de ninhos e em disputas.

7 – Novo lêmure

Os cientistas relataram em 2010 a descoberta desse lêmure do tamanho de um esquilo em Madagascar. A nova criatura não tem um nome de espécie ainda, mas é do gênero Phaner. Esses lêmures têm linhas pretas em forma de Y que começam acima de cada olho e juntam-se no topo da cabeça. A espécie de língua longa tem um movimento de cabeça único.

8 – Camaleão especial

Esta espécie de camaleão, Calumma tsaratananensis, vive apenas no cume do maciço de Tsaratanana, uma região montanhosa de Madagascar.

9 – Lagartixa satânica

O Uroplatus phantasticus é o menor dsas 12 espécies de lagartixas com cauda de aparência bizarra de folha. A criatura noturna tem camuflagem extremamente enigmática para que possa se esconder nas florestas. Este grupo de lagartixas só é encontrado em florestas primárias, não perturbadas, e suas populações são muito sensíveis à destruição do habitat. Espécies grandes de Uroplatus têm mais dentes do que quaisquer outras espécies de vertebrados terrestres vivos.

10 – Menor camaleão do mundo

O menor camaleão do mundo, Brookesia micra, foi descoberto em uma pequena ilha ao largo de Madagascar em fevereiro de 2012. Os machos adultos da espécie crescem apenas 16 milímetros, tornando-os um dos menores vertebrados já encontrados na Terra.

11 – Tartarugas ameaçadas

Apesar da proibição, as tartarugas de Madagascar ainda são capturadas, como essa tartaruga verde que vive em uma ilha ao largo de Madagascar.

12 – Lagartixa dentuça

Esse lagarto de cauda de folha lambe os beiços! Os nativos de Madagascar têm mais dentes do que qualquer outro vertebrado terrestre.[LiveScience]

1. o rei julian é um lemuri de cauda anelada
    eo lemuri dançante é um sifaka que por sinal é o mesmo do zoobumafoo

• Pensei a mesma coisa! Adoro aquele filme, principalmente, o primeiro!

2. Muito legal a reportagem. Assim como muitos, eu considero Madagascar o laboratório secreto da evolução. Penso que como Madagascar, há poucos lugares no mundo assim. E pensar que suas exuberantes florestas eram maiores. Fico pensando em um dia poder viajar para lá, a fim de pesquisar sobre os insetos ocorrentes de lá assim como aprender um pouco sobre a fauna. Até mesmo no registro fóssil, Madagascar impressiona.

Dica: Faltou o AI AI. Daubetonia madagascariensis.

Faltou um pouco de aves. Aconselho a colocar ao menos o Martin pescador Alcedo visintidioides, e outras aves local ocorre em Madagascar.

Em fim. Adoro ilhas!

3. AI meu Deus que gracinhasss!!!!! O menor camaleão do mundo é um dos animais mas emocionantes que já vi. que vontade de abraçar! auhahuuhauhh sério gente. Que coisinha linda!

NATUREZA, grande natureza, agradeço em nome dos que amam essa divindade.

• eu achei intereçante foi o rato-lemu ele parece o mork de madagaskar

4. fantastícas criaturas devemos cuidar do nosso planeta para conservar essas espécie de animais

5. Isso é incrivel! Quantos seres estão p serem descobertos antes de sua extinção… Há se nós fossemos mais espiritualizados… Seria td mais bem cuidado e respeitado por nós… Pois essas criaturas são seres em evolução! Obras do GD Arquito do multiverso em expanção.

• tudo parece um pokemom, meu deus pensem em outra coisa

6. Tenho uma dúvida:
    Porque tantas variadades de Lemures visto que coabitam o mesmo espaço e competem pelos mesmo recursos?

• Acho que sua pergunta é sua própria resposta. A concorrência gera as diferenças, são como tentativas genéticas de ser mais eficiente que as espécies adversárias, conquistando o espaço disputado.

• seria inútil eu tentar argumentar visto que meus conhecimentos evolucionistas são precarios. Mas mesmo assim é interessante, visto que em uma região digamos, restrita, pareceria mais lógico que uma variedade melhor adaptada, e esta competindo pelos mesmos recursos, acabaria levando outra a um processo de extinção…

• Sim, eu tbm estou em situação parecida. Eu falo baseado no que entendo e aprendi do evolucionismo, mas não domino o assunto.

• Varias especies podem sim partilhar do mesmo habitat pois seu alimento não é o mesmo