12% dos adolescentes tímidos podem ter na verdade fobia social

Por , em 20.10.2011

Fobia social, um medo persistente de situações que possam envolver exame e julgamento, é um diagnóstico um tanto quanto controverso em crianças e adolescentes. Alguns pesquisadores argumentam que esse diagnóstico transforma timidez normal em uma condição médica. Mas um novo estudo indica que uma pequena parcela de adolescentes tímidos podem realmente ter fobia social e que ela não é uma simples timidez.

Uma pesquisa recente indica que os adolescentes com fobia social também são mais propensos a desenvolverem depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos. Essa constatação sugere que a fobia social é uma condição séria.

Pesquisadores questionaram 10.123 mil adolescentes norte-americanos e 6.483 pais sobre níveis de ansiedade, timidez e uso de medicamentos prescritos. Também foi avaliado se os adolescentes apresentavam fobia social.

Os pais estavam mais propensos a julgar seus filhos como tímidos do que os próprios adolescentes: enquanto 62,4% deles afirmaram que seus filhos são tímidos, apenas 46,7% dos adolescentes descreveram a si mesmos dessa maneira. Dos estudantes que se achavam tímidos, 12,4% foram diagnosticados com fobia social. Entre os jovens descritos como tímidos pelos seus pais, 10,6% tinham a fobia. Já entre os adolescentes não identificados como tímidos, apenas 5% preencheram os critérios de fobia social.

Em contraste com a alta frequência de timidez observada entre os adolescentes dos EUA, a fobia social afeta uma minoria de jovens. Os adolescentes que se enquadram nessa condição relatam mais lutas sociais e mais distúrbios psicológicos do que os jovens que são simplesmente tímidos.

Isso mostra que a fobia social deve ser levada a sério. Embora muitos adolescentes percebam o problema e seus prejuízos, a maioria não procura ajuda profissional. A gravidade da doença mostra que a timidez, algumas vezes, deve deixar os pais e jovens em alerta. [LiveScience]

25 comentários

  • WTF! Dead Assemble:

    Eu tenho esse problema. Sempre acho que as pessoas estão me julgando, me observando. Quando saio de casa, ai é que a coisa fica pior.

  • Victória:

    Não sei se tenho fobia social,porem digo que hoje temos absoluta certeza que ter melhor amigo humano é impossível.Existem três tipos de amigos: Os que falam de você pelas costas,os que falam de você pela frente e taxa de 0,00001 de amigos verdadeiros de querem o seu bem.Confio totalmente de poucas pessoas porque 90% que eu confiava fofocava vivia dizendo meus erros pra esquecer os deles.
    Dica:confia apenas quando ver que aquela pessoa já provou que passaria por qualquer coisa com você.Sempre foi solitária mais sei como conhecer você num simples olhar.Sou feliz assim e sorrio!

  • Lui:

    Então, no Brasil a incidência de fóbicos sociais também é alta. Porém ninguém se dá conta disso. Eu sou, passo por dificuldades tremendas (repito, tremendas), que para qualquer um pode parecer simples, mas para nós não são nada simples.
    Peço um pouco mais de compreensão de vocês para com aquele cara/garota que fica no seu canto falando com poucas pessoas. Você não imagina a batalha mental que essa pessoa possa estar passando.
    Obrigado.

    • Stéphano:

      É verdade, eu já passei por isso quando troquei de colégio (por culpa do enorme bullying que eu sofria lá) e sei que não é nada fácil. Nos primeiros meses eu só me sentava nos cantos das salas de aula e na hora do recreio ficava completamente sozinho, parecia que em torno de cada grupinho conversando tinha uma muralha enorme que me impedia de falar com eles, tanto que eu tinha vergonha até de falar “oi” e “tchau” pros meus colegas :S

    • Woe:

      É uma coisa que estou tentando ”superar” pra mim uma simples apresentação de trabalho na sala de aula ja é uma coisa que me deixa extremamente nervoso mais do que o normal. Me sinto muito nervoso em ambientes em que não conheço ninguém, caso alguém comece conversar cmg e eu não esteja preparado para isso, começa me da uma crise não sei como me portar, como agir. Mas me sinto ”aliviado” quando estou em uma roda de amigos que eu conheço, sem conseguir me enturmar facilmente com…

  • A.:

    Eu sou sociofóbica, espero q mude com tratamento, não sei se é possível lidar com isso sem tratamento. Além, do psicológico ficar balado, a sensação de impotência e fraqueza, tem tb a parte orgânica… O corpo não disfarça… é um frio intenso, tremores nas mãos e nos pés, calafrios, às vezes tontura e dor de cabeça. Por mais q tente pensar q não devo me sentir assim… eu me sinto. Tenho uma dificuldade enorme em verbalizar o q eu sinto e o q penso.
    :/

  • Aloisi:

    O problema da sociedade são tantos que lista-los não seria legal. Porém os esteriótipos que criam pras pessoas tornam a sociedade insuportável. Ela te julga e te esteriotipa e você não tem como se defender, a não ser que você tente mudar seu modo de viver pra mudar o julgamento deles sobre você. Bom é isso, hoje em dia nóis não podemos mais ser nóis mesmos que se não tiver no padrão do “foda” você ta fud***.

  • Alex:

    Andre falou a verdade.

  • Matheus:

    André… Amigo… Acho que é melhor você ir se tratar. Se não tem fobia social, você é psicipoata !!

  • André:

    Odeio a sociedade em geral. Ninguém vale ***** nenhuma. Só servem para julgar os outros. Sei que esta história do mundo acabar em 2012 é tudo mentira. Mas eu adoraria se fosse verdade!

    • Ramon:

      Esse é o seu lado racional repudiando sua parte animal que você vai usar daqui a pouco.

    • Nik:

      O negócio é não esperar coisas muito boas ou muito ruins das pessoas, caso contrário você sempre vai se decepcionar… (seja depois ou antes)

      Pelo menos é o que eu tento pensar sendo “farinha do mesmo saco”. x.x’

    • Andy:

      Faça como eu e enxergue a humanidade como simples animais fruto da evolução, e como tal, egoístas por natureza, suscetíveis a todo tipo de preconceito e falsos julgamentos morais.

      Os leões são assassinos frios que matam os humanos caso tenham a chance, alguns leões como já relatados em documentários matam apenas por diversão ou esporte. Por acaso você os odeia? Tenho certeza que não pois você sabe que são apenas animais e é da natureza do animal ser o que ele é.

      Tudo que você precisa fazer é se livrar do preconceito da sociedade perfeita e aceitar a espécie humana como ela é, animais cheios de falhas eu concordo, mas ainda sim a mais bem sucedida, brilhante e inteligente espécie que já habitou esse planeta

      (aqueles que alegam o contrários são preconceituosos cegos e generalistas, na maioria das vezes adoradores de misticismo que imaginam que o mundo é perfeito e os humanos são os pecadores.

    • Nik:

      Não tem como comparar humanos com qualquer outra espécie de animal desse jeito aí que você falou.

      Existem pessoas que já vão a um lugar mal intencionadas, é muito mais fácil um infrator pensar em como vai ferrar alguém do que como vai se safar depois, já com um animal selvagem não é bem assim… x.x”’

    • Andy:

      Sim é verdade, mas se você pensar em termos de psicologia evolutiva, você verá que o ato do infrator pensar em como ferrar outra pessoa é um ato de defesa e sobrevivência. É natural supor que se eu tenho um inimigo eu devo elimina-lo – vulgo ferra-lo – para garantir minha segurança.

      Humanos são como qualquer espécie animal, tudo que fazemos tem um motivo, causa e efeito. Na maioria das vezes para garantir a sobrevivência, a perpetuação da espécie e a busca do prazer, mesmo que todas elas se manifestem de maneira inconsciente.

    • Nik:

      Não, você não entendeu. Ferrar o próximo sem motivo algum, só por impulso e sem pensar nas consequências.

    • Anderea:

      concordo com vc plenamente en tudo que falou até agora parabens por retratar o que penso numca vi uma pessoa escrevendo algo que pensei genial!

    • Andy:

      Nik, se alguem ferra outro sem motivo aparente, isso não é a regra, é a exceção, causada provavelmente por deficiência mental – o que caracterizaria uma doença, ou um distúrbio psicológico devido a traumas anteriores (Ex: Pessoas que foram estrupadas na infância tem maior probabilidade se tornarem um estrupador quando adultos).

      Do jeito que você fala, parece que todos ferram os outros o tempo todo por nenhum motivo, o que não acontece na prática.

      Não é recomendável usar uma exceção para definir uma regra.

    • Andy:

      Anderea

      Parabens, isso mostra que você é uma pessoa sensata e racional que não se deixa enganar pela ilusão das emoções. O que o caracteriza como alguem inteligente e crítico.

      Continue assim, nunca perca o bom senso.

      -note que não poupei elogios, já que eles servem para mim também já que pensamos igual haiahihiahiaa

    • Nik:

      Novamente, não me entendeu. Mas tudo bem, vamos chamar isso de deficiência social que acontece com muito mais frequência do que você imagina… só por favor, não compare novamente um animal selvagem a um ser humano denovo, eles não mereçem mais essa… -.-

    • Andy:

      Desculpe por não ter entendido, me esforcei!

      Mas eu acho que ou você superestima os animais achando que eles também não tem seus momentos irracionais ou malignos, ou você os subestima achando que eles não possuem pensamento, planejamento ou emoções (bons e maus). O que está equivocado.

      Nós somos tanto animais como qualquer cachorro, apenas temos um cerebro maior o consequentemente maior complexidade, portanto acho válida uma comparação sim (na minha opinião)

      Abraços e mais uma vez desculpe não compreende-lo.

    • Nik:

      Ok… ACHE isso. (e eu lembro de quando você “zoou” aquela criança sem motivo algum, por impulso e sem pensar nas consequências)

      Caso encerrado.

    • Andy:

      “Ok… ACHE isso.”

      Hmm, o destaque grosso para o ‘ache’ me parece que você quer mostrar que não concorda, não quer mais discutir e eu que ache o que quiser. Neh?

      Em relação aquela criança, como eu tinha dito, foi uma pergunta sarcástica que eu fiz realmente por impulso, mas por um motivo nobre fora o da diversão ao trolar: Servir de lição para o garoto estudar se um dia quiser ser milionário e construir sua roupa de homem de ferro. Esse é o meu jeito de educar. Cruel… mas eficaz! rsrs

    • Nik:

      “Hmm, o destaque grosso para o ‘ache’ me parece que você quer mostrar que não concorda, não quer mais discutir e eu que ache o que quiser. Neh?”

      Eu sabia que isso você ia entender. 😛 (pois se trata de ironia)

      Mas, sério. Você diz muita coisa inteligente mas parece se perder algumas vezes nas próprias idéias, por isso acho que esse debate é inutil já que nenhum de nós 2 vai se render.

      E a propósito essa é a terceira matéria que você lê um comentário meu, não entende direito e rebate. xD

    • Cristiano:

      A verdade é que o ser humano é um ser que não deu certo. Evoluiu e adquiriu muita inteligência, mas não tem responsabilidade para usar esse poder. O ser humano é falso, traiçoeiro, e de mentalidade mesquinha. A culpa foi termos evoluído dos primatas. Há muitos estudos que mostram que até os chimpanzes enganam, fazem trapaças, e querem tirar proveito em tudo.
      Quem sabe, se tivéssemos evoluído do cachorro, por exemplo, teríamos maior senso de lealdade e honra…

Deixe seu comentário!