14 fotos que mostram que o mundo está muito lotado

Publicado em 15.08.2013

A superpopulação é um problema? Confira as fotos e veja por você mesmo. Em 2100, a população mundial deve chegar a 11 bilhões de pessoas. Hoje, de acordo com o Relógio Mundial do Censo dos Estados Unidos, já somos 7,09 bilhões – e contando.

Se você concorda ou discorda que o mundo tem gente demais, o fato é que a superpopulação se tornou um grande desafio e uma preocupação para os países ao redor do mundo. Esta coleção de imagens da Reuters mostra quão superpovoadas certas partes do mundo estão atualmente.

De praias aos vagões de metrô, corpos suados e espremidos são apenas uma parte da vida.

14. China

14
Uma praia no leste da província de Shandong, na China, em um típico sábado de verão. Muito relaxante.

13. Indonésia

13
Passageiros indonésios se penduram nos vagões de um trem na província de Java Ocidental. Apenas 300 carros por dia precisam atender 500 mil passageiros.

12. Filipinas

12
Esta é a fila para entrar em uma estação de trem nas Filipinas. Por causa do aumento dos custos de combustível, os filipinos estão cada vez mais optando pelo transporte público.

11. China

11
Boias, brinquedos e corpos lotam uma piscina pública na província de Sichuan, na China. As temperaturas chegaram aos 35°C lá neste verão.

10. Reino Unido

10
Os londrinos se reúnem no prédio da Lloyds of London (o mercado de seguros do Reino Unido) durante o anual “Remembrance Day”, que homenageia todos os militares do reino britânico. Até os elevadores estão lotados de gente olhando para baixo.

9. Indonésia

9
Este homem escapa de um enorme engarrafamento ao pedalar na sua bicicleta na canaleta de ônibus na capital da Indonésia, Jacarta.

8. Índia

8
A imagem captura um momento em uma estação de trem em que os passageiros fazem baldeações durante a hora do rush da manhã em Mumbai, Índia. A cidade possui uma população de mais de 12 milhões de pessoas.

7. China

7
Candidatos formam fila para fazer o exame de admissão para estudos de pós-graduação na província de Hubei, na China. Mais de 12,5 milhões de candidatos chineses fazem a prova anualmente.

6. China

6
Esta é uma república de estudantes de uma universidade na província de Hubei, na China. É uma opção de alojamento de baixo orçamento para os estudantes que lutam para pagar habitação, encontrar um emprego e ainda estudar.

5. Brasil

5
Mais de um milhão de católicos vêm ao Brasil para a celebração do dia Nossa Senhora de Nazaré da Basílica, na cidade de Belém, Pará, para acompanhar a imagem da santa. A romaria se torna uma grande fila muito desconfortável.

4. Filipinas

4
Fãs filipinos assistem a dois pugilistas batalhar pelo título de boxe na categoria meio-médio em ginásio municipal local.

3. China

3
Candidatos a emprego procuram vagas na feira de empregos na cidade chinesa de Chongqing. O desemprego é um grande problema nas cidades superpovoadas.

2. Coreia do Sul

2
Fãs sul-coreanos de futebol assistem a uma transmissão de TV ao vivo da Copa do Mundo de 2010 no prédio da Prefeitura de Seul.

1. Taiwan

1
Motociclistas de Taipei entopem as ruas de motos na hora do rush. Existem mais de 8,8 milhões de motocicletas e 4,8 milhões de carros lotando as ruas de Taiwan todos os dias (o que também pode causar grandes problemas de poluição). [Business Insider]

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

41 Comentários

  1. Mudem um pouco o texto sobre o círio de nazaré, além disso, tem imagens que dão maior dimensão sobre a romaria e bem mais bonitas. meu estado é pouco explorado pela mídia, e quando o colocam, tendem a não apresentar o melhor lado, ao contrário do rio, ou sampa. a romaria não é desconfortável, o que é é a corda, tanto que percebes que o fotógrafo parece livre e distante do aperto. as pessoas vão voluntariamente segurar uma corda, simboliza a união do nosso povo. então, mudem um pouco o texto, por favor. obrigada

    Thumb up 1
  2. O mundo comporta com tranquilidade 3 vezes a população atual de 7 bilhões de habitantes. – não creio que chegaremos a 15 bilhões, pois em todas as nações desenvolvidas a tendencia é a população estabilizar ou diminuir.

    Hj o planeta está produzindo mais do que o dobro de alimento para alimentar os 7 bilhões de hab. Sem aumentar a área de cultivo, pode facilmente produzir para alimentar mais de 20 bilhões de pessoas. Para comparativo, o Brasil sendo um campeão no agronegócio, produz somente 1/5 da produção dos EUA, e eles tendo área de plantio menor que o Brasil e tendo limitação de clima que permite somente uma safra anual.
    Obrigado Paulo W Satto

    Thumb up 1
    • De fato no Brasil há mais cabeça de gado do que gente o que dá um boi para cada brasileiro, mas acho que alguém comeu o meu.

      Thumb up 1
  3. Na verdade as taxas de natalidade e mortalidade no Brasil vêm diminuindo na última década. Alguns países estão preocupado por achar que breve terão muitos idosos e poucos jovens. Mas se querer tomar alguma medida mesmo para diminuir a população a mais eficaz é aumentando poder de compra e distribuição de renda. Nos países que estes índices são melhores as taxas de natalidade são bem menores e alguns estão negativos, sem leis nenhuma. Temos que diminuir a pobreza, mas não matando pobres antes de nascerem.

    Thumb up 1
  4. Já que estou chato e gostando. Se por todos como estão na foto 7 por metro quadrado ocuparia uma área mais ou menos igual a área da cidade de Araraquara ou São José dos Campos ou a cidade do Rio de Janeiro.

    Thumb up 0
  5. Já que muitos concordam numa coisa e aproveitando a deixa do Prof. Cesar Grossmann; só para ilustrar: Numa suposição, se todas as pessoas do mundo ficassem cada um em 1 metro quadrado caberiam todos em 7.000 Km², ou seja, numa área aproximadamente igual a de Porto Rico; um terço de Sergipe ou um quarto do Havaí. Considerando que desperdiçamos muito alimento que estragam ou sofre danos antes de chegar ao mercado, além de sobras das refeições e que morre mais gente por males da obesidade do que por fome, há outras má distribuições que precisamos considerar. Não que se meu filho aprender a colocar o suficiente para não sobrar, vai evitar a fome de alguém, mas nós aprendendo a comprar as quantidades certas e saudáveis, ajudaria a manter preços mais estáveis por mais tempo e permitir acesso que pode fazer alguma diferença para muitos.

    Thumb up 3
    • Mas até onde sei, nem todos os lugares do planeta são férteis ou permitem a produção de qualquer coisa e tem outra, a terra plantada pode ser utilizada X vezes antes de ficar infértil. Enfim, tem que se analisar todos os pontos. A produção de energia que acaba por degradando o meio ambiente, o descarte de material industrial, quanto maior a população maior será o lixo que ela produz e maior será a poluição jogada no meio ambiente. Tem que ser avaliada muitas variáveis.

      Thumb up 2
    • Sim!! Por isto que temos ensinar nossos filhos a não desperdiçar. Porém considerando que muito se perde entre a produção e a bancada de mercados, ou sobras de refeições, que morre mais gente por males da obesidade do que por fome, existem milhares de hectares improdutivos e só servindo a especulação; e que onde o povo tem poder de compra se chega alimentos de vários lugares do mundo; temos ao menos que considerar se a questão não é só financeira ou especulativa.

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
108
10 comportamentos surpreendentemente humanos em macacos

Enquanto nós ainda e...

Fechar