Estrela da “megaestrutura” volta a chamar a atenção

Por , em 26.05.2017

A estrela mais famosa e estranha da nossa galáxia está agindo de novo. Na sexta-feira, 19 de maio, a estrela de Tabby começou a escurecer, continuando sua história de misteriosas mudanças em seu brilho. Os astrônomos estão lutando para apontar tantos telescópios quanto for possível para lá, 1.300 anos-luz de distância, na constelação Cygnus, para decifrar seu estranho sinal.

A estrela mais misteriosa de nossa galáxia ficou ainda mais esquisita

Em 2015, uma equipe de astrônomos liderada por Yale Tabetha Boyajian viu a luz da estrela KIC 8462852 de repente e repetidamente diminuir seu brilho. O astro escureceu até 22% antes de voltar ao normal.

Então, em 2016, uma revisão de placas fotográficas velhas revelou que KIC 8462852 escureceu 14% entre 1890 e 1989. Chamada de estrela de Tabby em homenagem a Boyajian, o astro desvaneceu-se por outros 3% durante os quatro anos que foi observado pelo Observatório Espacial Kepler.

Megaestrutura alienígena ficou ainda mais misteriosa

Os astrônomos descobriram uma enorme variedade de diferentes explicações para o estranho comportamento dela. Alguns dizem que poderia ser por causa de sua dinâmica interior, outros que ela poderia estar cercada por um enxame de asteroides e detritos. Ou talvez esteja escurecendo porque devorou ​​um planeta em algum momento no passado. Alguns astrônomos chegaram até a dizer que o escurecimento poderia ser causado por uma megaestrutura alienígena em órbita.

A misteriosa megaestrutura alienígena rodeando uma estrela é solucionada de forma surpreendente