Nova minúscula bateria pode ser impressa

Por , em 2.07.2009

bateria imprimível

Uma nova bateria, pequena e leve, pode ser impressa em um processo similar ao utilizado de silk-screen, usado para estampar em camisetas. A bateria que pode ser impressa deve ser barateada e começar sua produção em massa para ser usada em recibos descartáveis ou cartões, de acordo com engenheiros alemães.

“Nosso objetivo é produzir em massa essas baterias com um preço de centavos para cada uma delas”, disse Andreas Willert, do Institudo de Pesquisa de Nano Sistemas de Fraunhofer, na Alemanha. A bateria pesa menos que um grama e tem menos que um milímetro de espessura. Ela tem uma tensão de 1,5 volts, e utilizando várias, é possível produzir até 6 volts. Uma pilha AAA comum pesa aproximadamente 11,5 gramas e também tem uma potência de 1,5 volts.

Já que nem tudo são boas notícias, a nova bateria tem uma vida útil da bateria mais curta que as tradicionais. A nova bateria não contém mercúrio, e por isso é mais ecológica que as atuais. Os engenheiros que participaram da produção da bateria afirmam que ela pode ficar pronta para uso comercial até o fim do ano. [Live Science]

5 comentários

  • Alexandre Mello:

    Esta reportagem tem um erro, volt não é potência, é diferença de potencial. Potência é medida em Watts.

    Vergonhoso um erro desses para um site que se diz científico.

  • Mestre das pilhas:

    Permita que eu faça uma correção: a pilha deve ter uma voltagem de 1,5 volts e não potência, pois a unidade de medida de potência é watts.

  • Fabrício:

    Essa pilha e a pilha palito (AAA) apresentam a mesma tensão de 1,5 V, entretando a potência, que é medida em Watts, difere, pois depende da capacidade de cada pilha em fornecer corrente.

  • Cesar:

    Um dos problemas das baterias é a energia que elas tem e por quanto tempo elas podem sustentar uma determinada corrente. Alguns dispositivos, como MP3, por exemplo, quando em uso demandam uma certa corrente durante um determinado tempo. Em outras palavras, a bateria tem que ter energia para fornecer uma determinada potência durante um tempo elevado.

    Um flash, por exemplo, tem uma demanda de potência tão alta, que ele tem que ser alimentado pela descarga de um capacitor, que é carregado por um circuito eletrônico. A pilha que alimenta a máquina fotográfica não é capaz de entregar a alta potência que o flash exige, pelo menos não diretamente.

  • Matrai:

    Desde quando “Volt” virou medida de potência? “Volt” mede tensão, potência é em “Watts”.

Deixe seu comentário!