Estudantes sentem o cheiro do medo nas provas

Por , em 9.07.2009

Se você é estudante e está em semana de provas, fique esperto: seus colegas podem sentir o cheiro do medo, e ainda, simpatizarem contigo.

Isso serviu de estudo para Bettina Pause e seus colaboradores, da Universidade de Dusseldorf, na Alemanha. Eles colocaram adesivos absorventes na axila de 49 estudantes universitários uma hora antes de um teste oral final, e depois nos mesmos estudantes fazendo exercícios. Para outro grupo de estudantes, foi dada função de que eles cheirassem as amostras da transpiração enquanto teriam o cérebro escaneado.

Nenhum grupo percebeu a diferença entre os dois tipos do suor, mas no pré-exame houve diferença nos resultados da atividade cerebral. Na área do desenvolvimento social, os sinais da emoção foram destacados assim como nas diversas áreas do raciocínio que envolvem a empatia.

Os pesquisadores concluíram que ansiedade induz a liberação de um componente químico que ignora a experiência consciente, e automaticamente lança sentimentos similares em alguém que o respira. Isso ajuda na habilidade de fugir do medo. Um experimento anterior constatou que o suor de pára-quedistas ativou circuitos de ansiedade nos cérebros de quem o cheirou. [New Scientist]

Deixe seu comentário!