Ratos azuis voltam a se mover após injeção de corante alimentício

Por , em 27.07.2009

Quinze minutos após pesquisadores haverem paralisados ratos propositalmente eles injetaram os roedores com o corante alimentício “azul brilhante G”, um derivado do corante “azul número um”. O corante reduziu a inflamação na medula, o que permitiu que os ratos dessem passos desajeitados, mas não andarem, em algumas semanas.

Tanto em ratos quanto pessoas, a inflamação secundária que ocorre após trauma na medula causam mais danos duradouros do que o ferimento inicial: O inchaço leva a um pequeno “derrame”, que interrompe o fluxo sanguíneo e finalmente mata o tecido das redondezas.

Apesar da pele e dos olhos azuis “nós não pudemos encontrar nenhum efeito clínico no rato”, de acordo com Maiken Nedergaard, uma neurocientista da Universidade de Rochester, em Nova York.

rato azul

Esta falta de efeitos colaterais também pode ajudar o corante azul ajudar humanos com paralisia no futuro. “A beleza disso é que não causa danos em você”, disse Maiken, diferente de outros compostos usados para tratar ferimentos na medula, que possuem efeitos tóxicos.

O tratamento também melhorou o controle da bexiga do animal o que é “muito importante” para pessoas com ferimentos na medula. “Tudo o que você puder melhorar ajuda”, completou Maiken.

rato azul

Após a recuperação parcial do animal ele foi sacrificado e dissecado. Sua medula apresentou este aspecto, com coloração ainda azulada na área de cicatrização, apesar do animal ter perdido a cor da pele já após uma semana. [NatGeo]

10 comentários

  • Alice Garcez:

    Logica ridícula de alguns cientistas: Se o ser-humano precisar, ele tem direito de fazer outras especies sofrerem ao seu favor.

  • Dannyel:

    Bom, tudo oque acontece é e deveria acontecer pela nossa própia natureza, tudo está no seu devido lugar, acredite, sejam elas acontecimentos bons ou ruins, estamos em um mundo praticamente sem leis a não ser as naturais… somos todos aprendizes, não há oque fazer, não há um lider Deus Real presente nos orientando. Entaum com um certo bom e mal senso seguimos a maré.
    E a ciência é esta estrela brilhante tentando equilibrar a balança com acontecimentos ruins a alguns e bons a outros.

    Abraço a todos.
    T.’.F.’.A.’.

  • Ninja:

    O triste é que muitas experiências só servem para benefício pessoal de certos doutores (tipo, mata cem ratos para escrever um artigo científico e pronto), não contribuindo em nada para ajudar pessoas. Mas acho que este não é o caso da matéria acima.

  • Waldecir:

    Realmente é uma crueldade, mas é necessário para o avanço da ciência, apesar de eu ser a favor de sacrificar bandidos ao invés de ratos para dissecação.

  • Antonio Aurélio Crestani:

    Concordo. Os animais usados em experiências, mesmo sedados, inevitavelmente deverão sofrer em consequência dos experimentos.
    Forçoso questionar: teríamos outra maneira para incrementar pesquisas na área da saúde? Seria crueldade com os roedores quando, para ver-mo-nos livres de doenças que eles são capazes de nos transmitir, ou dos prejuízos quando da sua infestação, são eliminados com venenos todos os dias, aos milhares ou milhões?

  • J0T4®:

    Se não vermos os animais como heróis, vamos continuar sendo hipócritas comprando remédios para sanar nossas doenças que foram testados neles. Ou se realmente sentissemos estas coisas que falamos a torto-e-a-direito por aí, não tomariamos tais remédios, vivendo de mato. Eles morrem para nos salvar, mais heroico que isto não tem.

  • Valdikim Moura:

    Informação esclarecedora sobre ser uma neurocirurgiã, a pessoa de nome Maiken Nedergaard.

    Pesquisei o assunto para publicar no blog após ler no G1 que informou ser um homem neurocirurgião com esse nome.

    Como gosto de ilustrar com fotos, só encontrei uma mulher com esse nome e publiquei assim mesmo. Conferindo de novo, cheguei até aqui e vi que acertei.

    Em vários sites dizem ser um cientista do sexo maculino. Obrigado pelo esclarecimento. Matéria legal.

    Tomara que encontrem um tratamento eficaz para ser ministrado após as primeiras 24h também. Abraço.

  • Gustavo:

    Seria Engracado ver as pessoas passeando na causada tingidas de azul, melhor ainda se for de madrugada , vai ter varias pessoas relatando que viram um ET.

    Me Deixe Viuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • JUMENTO ASNO:

    A medicina e outros setores como farmaceuticos são o que são até hoje graças a testes feitos em animais antes de serem feitos em humanos. O que mais acontece são pessoas projetarem suas emoções e sofrimentos nos animais e daí vira essa nhaca. Ninguem reclama de comer um franguinho, um peixe, um bife acebolado, um ovo frito. Também não conheço nenhum ser humano que vai dar a cara pra bater e se oferecer para os primeiros testes com um medicamento ou uma pesquisa cientifica, medica ou outra qualquer. Na minha opinião, fazer barulho é facil, mas com tantos defensores de animais por aí, se metade deles trocassem de lugar com os animais que eles defendem, já salvaria bastante e eles não teriam de sair reclamando. Mas enquanto isso não acontece, alguem tem de fazer barulho… mas comprar os remedinhos na farmacia, prontinho e sabendo que vai curar, todos compram, inclusive os protetores dos animais.

  • Eduardo:

    Muito bom o site.

    @matéria

    Eu entendo que fazem estes testes para salvar vidas humanas, mas é uma enorme crueldade com os animais… Imagine-se sendo propositalmente levado à alguma deficiência e o sofrimento que isso deve causar.

Deixe seu comentário!