Como salvar seu celular molhado?

Por , em 9.08.2009

Tomo mundo já derrubou um gadget algum dia, mas quando a queda desafortunada ocorre dentro da água os danos costumam ser bem maiores. Mas há esperança, para tentar recuperar seu celular encharcado você pode cobrí-lo com arroz.

Pois é, para secar o celular molhado você deve colocá-lo no interior de um recipiente cheio de arroz e deixá-lo lá por alguns dias.

Todos que esqueceram o celular, câmera ou MP3 no bolso da bermuda e foram nadar sabem que é uma experiência angustiante. Muitos costumam ressuscitar depois de alguns dias secando, mas muitos permanecem com algumas avarias, funcionando mal.

O arroz é um bom método de secagem, contanto que esteja em ambiente seco, é claro. Ele pode absorver o excesso de unidade e reduzir as possibilidades de danos. Para um efeito maior talvez seja bom você guardar todos aqueles saquinhos de silica que acompanham sapatos, bolsas e roupas.

Este conhecimento poderá ser útil durante o próximo verão ou na sua próxima visita ao banheiro. Ao menos já funcionou para um escritor do Washington Post que tinham molhado o Blackberry e conseguiu recuperar o telefone de uma moça com a qual tinha saído. [Lifehacker, ZDNet]

39 comentários

  • Izael Carvalho:

    meu celular caiu em um rescipiente de agua , fikei um tempo sem meche nele ,depois de ums dias eu liguei ele e pegou maisliga e desliga sozinho ,como eu resolvo esse problema?

  • Isabelle Gonçalves:

    Socorro! o meu celular um Galaxy Y, ele caiu num vaso sanitario ontem de noite , eu desesperada tirei a bateria o chip a capa o cartão de memoria , e ele todo molhado deixei ele dormi assim todo molhado com o visor molhado quando acordei por volta de umas 9:00 ele tava +ou- molhado ai depois de um tempo eu botei ele no sol, e ate agr ta no sol !! sera q ele tem jeito ?

    • Lua Oliveira:

      Oi isabelle o meu galaxy y ja caiu no vaso sanitário, eu tirei a bateria, ship e a capa.
      Eu sequei com o secador mais n adiantou, eu deixei por uns 3 dias secando na janela quando eu o montei ele ligou normalmente mas o gravador de voz e as músicas demoraram um tempo para funcionar!

  • Julia Alves da Silva:

    Hoje derrubei meu galaxy y em um lago…Demorou uma meia hora e pegamos ele…Quando ele caiu,ele estava ligado e na hora que tirei ele estava com a tela ligada só que tudo branco…Por favor!Será que consigo recuperá-lo???

    • Thalia Trindade:

      aconteceu a mesma coisa comigo ‘-‘ só que eu coloquei a minha bateria e tentei ligar depois de ter secado ele no secador, ele não ligou ‘-‘

  • Lou Lcjbes:

    Uma sobrinha, abriu a minha capa LifeProof dentro da piscina, o meu iphone5 entrou água por todos os lados que possam imaginar, me desesperei mas ao saber disto depois de quase 20 minutos, (quase matei-a) corri, retirei o chip, sequei e, com um aspirador potente mas com um lenço na boca do aspirador para não danificar mais ainda,fui aspirando todos os orifícios.
    Após, mergulhei no arroz por 24 horas e depois deixei-o mais 48 horas no anti- mofo (aquele do pinguim que compramos em supermercados) É excelente para este tipo de tragédia kk mas deu super certo!
    Isto já tem 03 meses e o celular está P E R F E I T O!!

  • Carlos Roberto:

    No meu caso o meu celular caiu numa poça d’água após um dia chuvoso. Na mesma hora tirei a bateria, e quando cheguei em casa fiz como o Eduardo LF mencionou sobre a retirada do chip e do cartão sequei o q pude com um pano, tanto o aparelho e os cartões. Mas ao invés de coloca-lo em um pote com arroz e esperar vários dias pra religa-loe saber se ainda tinha vida envolvi o celular em um lenço, só o aparelho, sem os cartões e a bateria. E coloquei atrás do motor da geladeira que esquenta em uma temperatura segura, “pois já tinha feito isso com relógios”. No dia seguinte liguei e funcionou perfeitamente até hoje.

  • HalfaCell:

    Gostaria de ser informado sobre quais as propriedades naturais que o ARROZ tem sobre a oxidação das peças do celular tipo, componentes em setores blindados e outros onde a solda é feita na parte inferior da peça, em posição onde não se vê a olho nu nem microscópio… Existe ainda uma diferença entre umidade e oxidação, não existe?… porque essa matéria pra mim é um mito, que só faz com que o tempo hábil de recuperação de um aparelho que molhou, diminua ainda mais.

  • GIU_GATINHA02:

    eu acho q so sonambula pq hoje de manha eu acordei e fui mexe no meu celular só q tava molhado ai eu fiquei disisperada quase tive um ataque cardiaco do corassao a tela tava com gotinhas de agua ai eu fui no banheiro e a pia tava acesa pingando gota de agua ai eu cherei meu celular e tava com cherinho do meu creme da viktoria sicreti ai eu acho q no meu sonho ele tava sujo ai eu fui da banho nele. GEnte swera q da serto esse negoceo do arrois meu breckberi é NOVINHO, obreagada amo vcs bjs me segue no tuito @estranged_girl

  • Milena:

    Meu celular caiu na Agua há um tempo e fiquei desesperada quando ele caiu eu tirei rapidamente e retirei todas as peças: bateria, cartão de memoria e chip
    sequi a agua mais superficial com um secador de cabelo e o levei ao tecnico ele consertou em uma semana e nao ficou tao caro saiu por 50 reais mas às vezes compensa mais comprar um novo mesmo… #ficadica

  • ana:

    um mes atras meu celular tinha caido na privada eu fiz essa tecnica e funcional eu tenho um nokia eu fiz td q o eduardo LF explicou pode tentar eu confirmoque funciona…

    =]

  • Alice:

    Meu celular caio no vaso sanitrio depois que eu tinha feito xixi será que tem sauvação ???
    eu o tirei imediatamente do vaso e lavei ele novamente na pia e retirei todas as peças que podia e o coloquei no sol tomare de de certo se não to fudida acabei de vende-lo pra outra pesso !!!!!

    • Rosane Fátima:

      o meu tbem caiu no vaso sanitario e eu na hr fiquei tão nervosa e tentei ligar ele fez um baruklho estranho eu desliguei e depois tentei ligar novamente e ele fez o msm barulho aí deixei passar 24 hrs e agora ele ñ liga mas e nem faz baruulho o que eun posso fazer para recuperar o meu blackbarry?

    • Carlos Roberto:

      É no seu caso não tem jeito, só mesmo uma assistência técnica que na maioria dos casos sai muito caro e um novo aparelho parece a opção mais sensata. Pois os circuitos do celular são muito sensíveis, e vc quando ficou ligando ele repetidas vezes acabou causando curto.

  • Vanessa:

    O meu celular caiu na água , eu peguei ele rapidamente e levei ate o quarto para secar ele não ligou então fui ate a casa da minha tia porque o celular dela é igual o meu peguei a bateria dela e coloquei no meu não ligou , depois peguei a minha bateria e coloquei no dela ai ligou então descobrir que o problema é o celular.
    O que eu faço ?

    • Leandra:

      Joga esse no lixo e compra outro ….
      sinceramente, onde ja se viu ir lavar o celular ?!
      aff

  • Sara:

    aneem ,meu celular caiu dentro do aquario dos meus peixes ! pra falar a verdade eu botei ele la pra ve se os peixes olhavam KKK , ta mais agora ele ta cheio de agua dentro ! Meu deus do ceu eu preciso de ajuda essa tecnica do arroz tenho certeza que não funciona eu botei no sol , espero que seque ‘

  • THIAGÃO:

    E meu celular caiu na privada a sorte é eu não ter cagado nele mas que me deu vontade de dar uma cagada e ter dado descarga mas corri peguei em questão de milesimo e rapidamente ficarei muito nervoso se não funcionar ……..

  • LAILA:

    PUTIS GRILO MEU CELULAR CAIU NA PRIVADA E EU DE BURRA FUI TENTA LIGAR E AGORA DIGO não me faça isso é um concelho!

  • Mariana:

    Bom pessoal, meu celular caiu dentro de um balde de água. Desliguei imediatamente e retirei a bateria e o chip e em seguida coloquei para secar ao sol. Infelizmente não esperei muito tempo e acabei ligando o celular perdendo todas as fotos do nascimento da minha filha. Estou arrasada. Alguém pode me ajudar pois agora meu celular não quer mais ligar,

  • Patrick…:

    Poxa..Se Eu Tivesse Visto Essa Matéria À Duas Semanas Atrás..Teria Salvado O Cel D Um Amigo Q O Irmãozim Jogou Na Água…Mas Agora Jah Tô Trankilo,Qnd Akontecer D Novo Jah Sei O Q Fazer…
    Parabéns Pela Matéria Kara…
    Mt Konstrutiva,Por Isso Q Viciei Nesse Site..\\,=,=,//

  • Myrella:

    hoje esqueci meu celular la fora.
    pufh chuveu.
    to tentando fazer isso mas até agora não fez efeito

  • joalisson freitas:

    meu celular é da motorola caiu na privada e nao ta ligado,eu queria saber se funciona mesmo essa técnica?espero respostas.

  • cybergirl:

    Lila, não tente ligar o celular de forma alguma. Tire logo a bateria dele e o chip. desmonte e deixe secar ao vento (pode por um ventilador em cima para ajudar). Não coloque no sol, pois o calor pode derreter os circuitos. Depois disso, ponha enterrado no arroz, ou em sal grosso. Se por acaso tiver sílica-gel, é melhor ainda. Deixe assim, todos os componentes desmontados enterrados em um desses produtos durante uma semana antes de montar e testar.
    Boa sorte.

  • concebida:

    Valeu o comentário e as “dicas” do Engenheiro eletricista Eduardo L.F. Ventura. Você realmente “sabe o que fala!” Mesmo sendo antigo o artigo, vou postar o seu comentário em meu SITE. Abraços.

  • Lila:

    Meu aparelho acabou de cair dentro da privada…to desesperada… essa tecnica do arroz funciona msm…? eu não vivo sem meu aparelho 🙁 Quer e preciso de uma dica mas rapida…Obrigada espero anteciosamente , Obrigado!!!

  • guilherme:

    Se não pode nem por colher de metal no microondas, imagina um celular?

  • Lays:

    Bom dia Pessoal!
    Meu celular caiu na água também e queria realmente saber se esse negocio de colocar no microondas pode fazer mesmo?
    Se conseguiram salvar seus aparelhos?
    Obrigada!

    • Leandra:

      Ai meu Deus do céeeeeeeu, vou fazer de conta que não li esse comentário ….
      coloooca amiga, coloca por 30min. no microondas, resolve rapidiiiissimo vc não sabia ?!

  • kevin:

    caras!!
    TENHO UM MOTOROLA W7 E DEIXEI ELE CAIR HOJE NO CHÃO E ELE FOI ARRANHADO NA TAMPA DE TRAS E NA PONTA DIREITA DE BAIXO [PROXIMO Á PONTA] E EU QUERIA SABER OQUE POSSO FAZER PARA QUE DIMINUA OS ARRANHOES!!!

    POR FAVOR ME AJUDEMMM!!!

    QUALQUER COISA ADD EU: kevin_busta,[email protected]

    • Leandra:

      Nesse caso, só um celular novo … kkkkkkkkkkkkk

  • gez 4:

    meu celular foi molhado por uma mangueira
    sai correndo e sequei com secador agora ele está no pote de arroz
    espero que ninguem use esse arroz…
    agora vou esperar o resultado…

  • Daniel:

    Acho melhor colocar no microondas. 2 minutinhos e plin. mais rápido que um miojo.

  • LUIZ DESCHAMPS:

    AMIGOS!! ISTO ACABA DE ACONTECER COM O CELULAR QUE DEI A MINHA ESPÔSA(NOKIA N73), COMO NÃO TENHO NET EM CASA SÓ AGORA PUDE OBTER ESTAS DICAS. VALEU MESMO!! DEPOIS EU VOLTO E DIGO O RESULTADO!!!

  • Eduardo L F Ventura:

    Sou Engenheiro Eletricista e gostaria de acrescentar umas dicas a mais que são importantes: 1º quando acontecer o acidente de cair na água, o primeiro e rápido procedimento que deve ser feito é a retirada da bateria. Em seguida retire a memória (chip) e procure um compressr de ar para dar uma boa soprada no aparelho ( pode ser num posto de gasolina ou algum borracheiro ou mesmo em casa se tiver um compressor) 2º ao colocá-lo na vasilha de arroz, não o coloque diretamente exposto ao amido. Coloque-o em uma meia limpa ou um saquinho de TNT ou algo semelhante para evitar contaminação dos contatos elétricos pelo amido (provoca a formação de fungos no futuro e a oxidação) Deixe a vasilha de arroz ao sol por um dia e o aparelho lá dentro por uns 7 dias…
    Abraços,
    Eduardo

  • Jeferson Leão:

    Interessante, eu não sabia que deixar o celular dentro de um potinho de arroz possibilita a secagem do aparelho úmido!!!
    Uma vez eu derrubei o meu aparelho de celular em uma poça de água…rs… Sequei-o com secador de cabelo e funcionou bem!!!

    Abraços e excelente matéria!!!

  • Gray:

    Legal

    Mas vc esqueceu de dizer que o ideal é retirar a bateria, caso seja removível, o mais rápido possivel. E deixar sem bateria durante a secagem.

  • Miguel Tavares:

    O meu celular já caiu dentro de um copo de cerveja, e com umas duas horas depois ele voltou quase ileso, com apenas uma sequela, o botão de desligar não funciona mais, aí é só não deixar ele desligar, manter ele sempre carregado, melhor que um prejuízo total!

  • Ezio:

    De todos os azares, o pior é quando o celular cai no vaso sanitário antes de dar descarga e após uma defecada diarréica. Se colocá-lo no arroz para secar, o subconsciente sempre emitirá uma msn de asco durante as refeições e o estômago começa cobrar a conta atrasada. A silica ainda é o meio mais apropriado para isto.

Deixe seu comentário!