É possível transformar gays em heterossexuais?

Publicado em 11.08.2009

homens gays

A Associação Americana de Psicologia (APA), concluiu que há pouca evidência de que tentar fazer com que pessoas mudem sua opção sexual de gays para heterossexuais funcione.

Inclusive, foi demonstrado no estudo que estes esforços podem causar mal. De acordo com Judith M. Glassgold, que coordenou o encontro anual feito em Toronto, Canadá, acredita que ao contrário das reivindicações para mudança de orientação sexual sejam defendidas e praticadas, há uma evidência insuficiente para apoiar o uso de intervenções psicológicas na mudança de orientação sexual.

“No máximo, certos estudos sugerem que alguns indivíduos aprendam como ignorar ou não reagir em suas atrações homossexuais. Ainda, esses estudos não indicam para quem isso foi possível, e se os efeitos mentais duraram quanto tempo ou se foi em longo prazo. Também, esse resultado foi muito improvável para pessoas que apenas começaram a sentir-se atraídas por outras pessoas do mesmo sexo”, explica.

Em resposta, o grupo Council of Representatives aprovou uma resolução solicitando aos profissionais de saúde mental a não recomendarem aos clientes que façam mudança de orientação sexual com terapia ou qualquer outro método.

O grupo Task Force on Appropriate Therapeutic Responses to Sexual Orientation estendeu a conclusão depois de revisar os 87 estudos feitos entre 1960 e 2007 e encontrou “problemas metodológicos sérios” na grande maioria. Esses poucos estudos feitos em evidência de “alta qualidade” mostraram que uma mudança duradoura da orientação sexual em um indivíduo é incomum.

Também foi citado que forçar a mudança com tratamento pode causar danos, incluindo perda da vontade sexual, suicídio, depressão e ansiedade. Muitos que tentaram a mudança e falharam descreveram suas experiências como uma causa emocional e espiritual de agonia e uma auto imagem negativa.

A força-tarefa notou que algumas pessoas tentaram mudar suas orientações sexuais por causa de conflitos com suas religiões, credos, e recomendados pelos profissionais da saúde mental que os ajudavam a “explorar outra conduta possível de vida que reduziria o estigma associado com a homossexualidade, respeitando os religiosos, e considerando a possibilidade de uma vida significativa, recompesadora, religiosa e espiritual”. A Associação Americana de Psicologia deixou de considerar a homossexualidade uma doença em 1975.

Para Judith, é recomendável que os psicólogos sejam completamente honestos sobre a probabilidade da mudança da orientação sexual, e ajudem seus pacientes a explorar suas pretensões e objetivos a respeito da religião e sexualidade.

Alan Chambers, o presidente da Exodus International, uma rede de mais de 250 clérigos, discorda. E ele mesmo se ofereceu como prova que a tentativa pode funcionar. “O fato é que tem dezenas de homens e mulheres como eu que já foram identificados como gay. Para mim e para essas pessoas, a verdade é que a mudança é possível”, explica

A história de Chambers começou há 18 anos e foi quando ele frequentava um grupo de apoio da organização que agora coordena. Ele conta que está casado com uma mulher a aproximadamente 12 anos, e escreveu um livro chamado “Leaving Homosexuality” (Deixando a Homossexualidade, em tradução livre), que será publicado no próximo mês. “Você não pode refutar sua história pessoal. Não estamos falando de uma interruptor de luz que você liga e desliga, estamos falando de problemas complexos e profundos, que levam anos para resolver”, esclarece.

Apesar de toda essa tendência de organizações de saúde mental, foi concluído anos atrás que a homossexualidade não é uma desordem mental. A Associação Americana de Psicologia formou uma força-tarefa para criar o relatório dois anos atrás, depois de observar um ressurgimento de grupos que identificam a homossexualidade como uma deficiência espiritual ou moral. [CNN]

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

71 Comentários

  1. Coisa rídicula é homem com outro homem em uma cama meu DEUS imagina só que tesão tem um homem quando chupa o pau de outro homem isso é doentio e ainda mais usar seu orgão escretor como ferramenta sexual agora me respondam isso é natural? me respondam por favor….

    Thumb up 3
  2. Fernando Silva:
    Então vc está dizendo que a relação de amizade entre dois homens não pode existir amor é isso?! tenho uma amiga e a amo,é como uma irmã pra mim e nem por isso sou lésbica. “Acho que a sua Biblia de Jerusalém é que é enviesada para atender aos valores católicos conservadores. Pense nisso!!” Vc quis dizer o quê com isso que os valores católicos conservadores apoiam a homossexualidade?? A questão não é Biblia de Jerusálem, Versão atual etc. a questão é que para entendermos melhor o sentido de um texto biblico às vezes precisamos recorrer a outras versões para não tirarmos conclusões equivocadas. Pense nisso! ;)

    Thumb up 2
    • Jéssica Ferraz:

      “E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma.” (1 Samuel 18:1)

      “E falou Saul a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos, para que matassem a Davi. Porém Jônatas, filho de Saul, estava mui afeiçoado a Davi.”
      (1 Samuel 19:1)

      E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.
      (1 Samuel 18:3)

      Se essas passagens te deixam dúvidas sobre a relação homoafetiva de David e Jônatas, o que fariam deles bissexuais, pois ambos tinham mulheres e filhos, esta última, na minha opinião, não deixa dúvida nenhuma:

      Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres.
      (2 Samuel 1:26)

      Thumb up 5
  3. Sou do tempo antigo e, logicamente, sinto uma certa repulsa pelo fato de existirem gays. Mas estudos feitos na Itália e nos Estados Unidos estão demonstrando que a inclinação para pessoa do mesmo sexo quase sempre é genética, herdada de um gene materno. Se isto ficar devidamente comprovado, como nos desculparemos diante do Criador? A natureza deve saber quando é hora de deter um pouco a explosão populacional.

    Thumb up 9
  4. a questao nao e o pecado em si, se nao os religiosos estariam pregando esse mesmo discurso pra prostitutas, drogados e outras gamas de pecadores. A questao e que o fato de nascer gay desmonta a tese biblica de condenacao. Eu sou gay e evangelico e posso afirmar se nasce gay. Fui criado longe de gays, no meio de familia e amigos heteros e pai machista e mesmo assim, nasci gay. A biblia nao cita os dinossauros e nem a evolucao do homem de macaco para o que e hoje. Ambos sem argumento pois a ciencia comprova. Mas isso nao abala a minha fe na teoria da criacao. O que falta nessas pessoas e fe deus nao deixa de ser deus, pq pessoas nascem gay. Ele e todo poderoso, ele me conhece antes de nascer e sabe que nasci assim. Sera que ele condenou o homossexualismo, ou condenou heterossexuais, que mesmo sentindo atracao pelo sexo oposto , se deitam com pessoas do mesmo sexo? Achop melhor deixar que deus julgue cada um, pq vc pode estar pecando. Esta escrito. No novo testamento. NAO JULGUE PARA NAO SEREIS JULGADO, DA MESMA FORMA QUE JULGA SEU IRMAO SEREIS JULGADO! E quanto ao primeiro comentario, se converte antes de falar, esta escrito. SERDES IMITADORES DE CRISTO. Ele falaria dessa forma? Ta preocupado com a salvacao dos outros e se esquecendo da sua!

    Thumb up 20
  5. meua caros existem gays e bixonas os gays nascem assim os bixonas que são a maioria e semvergonhismo puro, sou evangelico praticante [crente] e vos digo tem cura sim para os gays eu tenho um amigo que era gay e tinha vontade de ser pai sabem o q ele fes tomou hormonios masculinos ate perder esta abominação e hoje ele é pai de duas meninas e um menino q por sinal e bem maxxxo, quanto aos bixonas uma boa sova resolve o problema,uma coisa c eu fosce governanbte eu faria proibiria os bixconas de c apresentarem em publico, com certeza diminuiria consideravelmente estes anti sociais e senvergonhas da nossa sociedade.

    Thumb up 13
    • Com certeza as suas palavras “salvaram” e “consolaram” muitos homossexuais. Além de estar de acordo com a realidade absoluta.

      Thumb up 15
  6. voces que falam que “nao nasce gay, escolhe ser assim” com certeza nunca conversou com um gay(conversar =/= só falar, criticar, julgar e não querer saber mais sobre o que é ser gay). Nascemos assim sim, desde quando me entendo por gente, sem ainda nem ter ouvido falar em gays eu já olhava pros meninos mais velhos, pros caras bonitos.. e ser gay não tem nada a ver com o cigarro ou qualquer outra droga, ninguém nos apresenta a homossexualidade, assim como ninguem lhes ensinou a ser hétero. Ainda sou novo pra assumir, e sei que, por mais que digam que nao, a vida de um gay assumido é um inferno nessa nossa sociedade. Nao digo nunca porque é uma palavra forte, mas nao pretendo me assumir tão cedo, com isso virão muitos problemas e ainda nao estou disposto a encarar todos eles, admiro quem consegue levar a vida de assumido numa boa, me sinto meio covarde por nao me assumir mas nao quero pôr em risco tudo que tenho(amigos/familia/etc..) por admitir que sou gay. “ah, mas se eles nao te aceitarem como tu é, então não te merecem” mas gosto deles e nao quero perder, mais cedo ou mais tarde vou dar alguma pinta, alguma “brechinha”, mas vou tentar levar até onde der. Enfim, minha vida nao tem nada a ver com o post ;D voltando ao assunto: como ví em um dos comments, SE O “CERTO” FOSSE SER GAY, VOCE, DE UMA HORA PRA OUTRA IA MUDAR DE “ESCOLHA”(isso é um erro grave de voces, pois isso nao é uma escolha. Afinal:quando vc escolheu ser hetéro?)?

    Thumb up 41
    • oi eu penso iqual a você e ser gay não é uma opção,eu tambem vivo uma vida de mentiras sabe ,até namoro uma garota,mais as vezes acho que estamos perdendo tempo sabe,estamos bem novo eu mesmo tenho 17 anos ainda ,e tenho medo de eu deixar de ser feliz vivendo essa vida hetero falcificada ,quando nos estivermos velhos nos vamos arrepender por que ai não vamos consequir arrumar um cara legal,até quando vamos ficar sem alquem do nosso lado que amamos verdadeiramente? até quando teremos nossos pais e mães ao nosso lado?sabe qual será o nosso futoro?Nos vamos acabar ficando sozinhos ,pois os nossos amigos e irmãos estam casando ,nossos pais um dia vão morrer. e dai?o que será de nois?pois já estaremos velhos e não vamos consequir arrumar ninhem para passar os ultimos anos de nossas vidas ,esse tem sido um dos meus grandes pesadelos ,mais assumir tambem é um inferno.

      Thumb up 13
    • meu caro amigo una t a cristo, e veras q tudo c resolve, c tiveres q ficar virgem pois q seja teras a gloria de estar com cristo antes d mim, abraço e a paz esteja contigo.

      Thumb up 3
    • Querido, ouça bem minhas palavras. Deus está pouco se importando com um pênis ou uma vagina. Ele é muito maior que isso.
      Estude, faça sua faculdade, pós, mestrado, doutorado… O que for. Aproveite todas as oportunidades de crescimento profissional, saia da sua cidade, vá viver. Na nossa idade queremos viver o hoje. Trinta é a idade do sucesso, seja esperto. De bee pobre o mundo está cheio. Imagine com 30 em seu apt, ganhando um salário bom, com um kra que vc goste muito, pensando em até ter filhos… Seus pais nunca precisarão saber, de você, eles saberão no intimo mas será suficiente para manter o respeito. Seja feliz, Deus quer gente feliz, de bem com a vida. Não gente chata e cacura. Bju bju

      Thumb up 17
    • PERFEITO! Palavras extremamente informativas, conscientes, realistas e fielmente libertadoras.

      PARABÉNS pelo TEXTO!

      Thumb up 6
    • Eu entendo absolutamente tudo que vcs falam, mas eu fico pensando que se vcs tivessem nascido há 100 anos atrás, se vcs estariam parando pra pensar se é gay ou não. E não seriam todos felizes. Não questiono religião, mas uma coisa me faz pensar. Será que um homem não pode achar outro bonito? isso já é ser gay? Toda mulher quando olha uma menina com um corpo bonito olha, mas é admirando a beleza dela, nada a ver com ser gay ou não. Ao que me parece muitos meninos acham que por admirar outro menino (e isso n]ao pode) já é gay, isso atormenta a cabeça dele e faz com que ele se ache gay mas não queira ser assim e essa coisa cresce e vai tomando conta do menino. Isso não teria acontecido há cem anos porque naquele tempo não se valorizava tanto a beleza como se valoriza hoje. Eu só queria entender, peço desculpas a vc.

      Thumb up 1
  7. Os homossexuais estão pouco se lixando p/ o que os “heteros” atuam entre “quatro paredes”.
    Deixem os homossexuais em paz!
    Ser gay é fator social uma virgula! Já nasce assim!
    O que fazemos entre “quatro paredes” é nossa privacidade
    e a de vocês “heteros”, também é privacidade.
    O planeta Terra esta cheio de “dEUS/es” jugando a todo vapor. Deus esta vendo! Respeitem a diversidade marinha, vegetal e HUMANA!
    Odiar os homossexuais acontece, mas não queremos, que nos ame, mas que nos respeite.

    Thumb up 33
    • CONCORDO COM VC,ENTRE PAREDES SIM,MAS ESFREGAR NA CARA DA SOCIEDADE COMO NAS “PARADAS GAYS” PARA QUÊ,VC JÁ VIU ALGUM HÉTERO JUNTAR UM MONTE DE GENTE E IR PARA A RUA SÓ PARA GRITAR QUE É MACHO?

      Thumb up 5
    • Eu já vi um monte. Todo mundo quer dizer que é “machochô”

      Thumb up 17
    • Vladimir Nascimento você não sabe nado do que é ser homosexual,pois você nasceu hetero e não tem noção o quanto eu já tenho sofrido ,a opresão é muito grade,as pessoas costumam disser que não tem preconceito,mais nos sabemos que a maioria acha que é uma opção e pare de ficar pensando que ser gay é ser anormal,pois sou gay mais sou um cara como todo mundo e você não saberia se me vesse,então deixe de ser preconceituoso e aprende a respeitar e se um dia você vai aprender ,é a mesma coisa de culpar uma pessoa que nasce com diabete,como se elas fosem culpadas por isso.Assim somos nos gays,como vocêis podem continuar culpando nois?Confesso que existe gays que gostam de fazer bacharias e tudo mais,assim como existe heteros que não sai da zona ,assim como existe gays estudioso,existe heteros estudiosos,e eu estou aqui para acabar com o preconceito entrando na faculdade e evitando bacharias ,e acredito que existe muitos gays assim tambem que estão mostrando para a sociedade que a atração sexual não faiz da pessoa melhor e nem pior apenas são detelhes ,ser gay é ser homem como todo os outros ,apenas sentimos atração pelo mesmo sexo e isso não tem me tornado mulher e muito menos afeminado,sou quem sou ,lutando para ser feliz.E quanto parada gay você não precisa dizer nada afinal eu nunca fui,mais me orgulho das pessoas que estão lá,pois estão lutando a favor ne nois todos até mesmo de mim e de muitos de vocêis que são uns gays covarde que não tem corage de disser a sociedade os meus verdadeiros sentimentos,deixo essa mensage já que a mairia vão ler mais não vão compreender,para vocêis intenderem só se nascerem gay e quando tentar ser hetero e não consequir então perceberão que não é opção.

      Thumb up 13
    • Mas em SP não tem a parada do orgulho hétero? Sem contar que se tu falar para um comerciante da Paulista que vai acabar a parada gay, tu apanha de lampadada. A parada gay é o movimento que mais faz circular $$ em SP.

      Thumb up 2
  8. Pra mim tudo tem um motivo nessa vida, pense bem , a quantidade de Gays que existe no mundo, se isso fosse um simples acontecimento que pudesse ser revertido nao haveriam tantos , isso existe ate entre os animais esta claro que é algo
    natural e ate mesmo na antiguidade isso existia e nao era considerado pecado ou seja mostra que isso também acontece mesmo sem problemas psicológicos.. so uma opinião

    Thumb up 20
  9. Pessoal, alguém conhece aquele caso da psicóloga carioca que afirma ter orientado a desorientação de seus clientes homo? Seu CRP foi cassado, pois a mesma afirmava ter tratado de homossexuais infelizes (mais de uma centena, contou). Segundo ela, seus clientes a procuravam e insistiam em largar esta orientação. Suas reclamações eram diversas e iam, desde o óbvio conflito das cosmovisões pessoais e discriminações, até a não satisfação sexual/afetiva.

    Creio que haja muitos homossexuais assumidos/não assumidos que, de fato, compreendem que não o são.

    Thumb up 2
  10. O homossexualismo é como o proprio sexo. Você pode até tentar mudar, chegar próximo disso, mas nunca será. Está no sangue, no DNA. XX ou XY. Concordo com o cara que disse que “ex-gays” são pessoas na qual foram experiencias de lavagem cerebral, isso não existe, pensem se fosse o contrário. Se os heterossexuais fossem os discriminados e que os homossexuais fossem os “normais” (na visão da sociedade) e que os heteros tivessem que ser convertidos ao homossexualismo. Através disso tirarão suas próprias conclusões. Sou homossexual, já tentei me relacionar com mulheres e foi através disso que tive a certeza do que preciso. Sou a favor da religião em alguns aspectos, como o de ajudar as pessoas a encontrarem o caminho certo da vida, que é a honestidade e o caminho de Deus. Mas também sou contra pelo fato da discriminação, o que nos foi dito e claramente, foi “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS”, em minha opinião, Deus prefere nos ver felizes do que tristes tentando ser uma coisa que nunca seremos. Entre os dez mandamentos, não há nada relacionado a proibição da relação entre dois homens ou duas mulheres, entretanto, há a proibição da cobição do homem ou da mulher do proximo,e, ainda entretanto, a maioria o pratica.

    Thumb up 42
    • MAS TAMBÉM DIZ NA BÍBLIA QUE NÃO DEVEMOS NOS “DEITAR COM HOMENS” COMO SE FOSSEM MULHERES.ISSO FERE O 6 MANDAMENTO,VC PODE SER GAY,MAS A PRÁTICA DA HOMOSSEXUALIDADE QUE É PECADO,PODE SER DIFÍCIL,MAS PODE SER SUA CRUZ PARA A SALVAÇÃO MANTER A CASTIDADE E SER FIEL A JESUS!

      Thumb up 6
    • SENDO ASSIM,ELE MANDOU URIAS NA FRENTE DA BATALHA PARA QUE MORRESSE E ELE FICASSE COM SUA MULHER,SÃO PAULO ERA PERSEGUIDOR DOS CRISTÃOS,ETC,EU NUNCA DISSE QUE DAVI OU OUTRO NÃO FEZ ISSO,AINDA AFIRMO O QUE DISSE ACIMA,O QUE VC FALOU NÃO ME DIZ NADA!

      Thumb up 0
    • Quem estuda a Biblia sabe que jônatas fez isso por que a familia de Urias era rica e ele queria essa riqueza. Este sim Foi um pecado cometido por Jônatas e que fora duramente repreendido por Deus.
      eu não rejeito e Biblia. Apenas acho que é um livro que não deve ser interpretado literalmente e sim em seu contexto historico e cultural. Até mesmo por que, há muitas outras contradições como essa.

      Thumb up 4
    • Vladimir Nascimento eu sou evangelico e sei a biblica capa a capa e não consigo entender o porque eu tenho essa atração,e como pode existir uma cruz leve para uns e pesadas para outros?,tenho 17 anos e me sinto culpado por ser gay,mesmo eu nunca ter ficado com um homem ,mesmo eu nunca ter dito para ninquem sobre os meus desejos,e como eu posso ir para o inferno ?Eu falo de todo o meu coração o quanto eu queria sentir atração por mulheres,sabe tudo é mais facil,pois amigos os heteros tem bastanta saem,vão em bares cantam a garsonete ,sinceramente eu sinto a maior inveja principalmente dos filhos familia viagens em final ,escolar são os mais populares,namoram ficam,tem infancia adolecencia tudo perfeita,já eu não tive infancia ,pois quando eu era pequeno os outros meninos sei lá porque,não aceitavam eu na brincadeira,e agora na adolescencia eu ainda continuo sendo um desprezado ,não saio,pois a unica coisa que eu faço é ficar no meu computador lamentando por não ter nenhum amigo e ver pessoas como você achando que eu escolhi esta vida.

      Thumb up 15
  11. Pessoal a ordem Mammalia é constituida de bi e gays sem muitas excessões nos gêneros, muitos apresentam essa caractéristica e só você lerem pesquisas, observarem e já está se estendendo por outras ordens de animais.

    Thumb up 5
  12. Ninguém deu uma explicação convincente,repito a pergunta do Jorge de Melo;É possível transformar héteros em gays???E pergunto ao BossGrave;Senão virar homem,vai ou não vai pro inferno???vejo todos colocando a culpa em DEUS,pra vcs DEUS existe ou não existe,se descobrirem se existe ou não, com certeza descobrirão a resposta…

    Thumb up 5
    • Acho q p hetero que “vira” homo, na verdade, nunca foi hetero. O q ocorre é que ele apenas “sai do armário”.

      Thumb up 10
    • o que é da natureza da criação(hétero) não se transforma e o que não é da natureza da criação(homo) se recupera pro estado original.e se caso não consiga recuperar-se em vida isso sera recuperado depois da morte em lugar que não é céu ai só depois de recuperado ao seu estado original entrara no reino de DEUS AH MAS ISSO PODE LEVAR MUITO MAS MUITO TEMPO MESMO…ACHO QUE SUA PERGUNTA FOI RESPONDIDA CERTO….

      Thumb up 1
  13. É possível deixar a vida homossexual tal como é possível deixar de fumar, tal como é possível deixar de consumir drogas.

    Há vários grupos mundiais que possuem testemunhos de pessoas que tentaram e conseguiram.

    O facto de haver pessoas que tentam e não conseguem não invalida que seja possível deixar esse estilo de vida.

    Thumb up 17
    • “É possível deixar a vida homossexual tal como é possível deixar de fumar, tal como é possível deixar de consumir drogas.”
      É verdade, mas faça um ex-fumante dar um trago pra ver o que acontece, ele nunca deixou de gostar de fumar, apenas parou porque lhe disseram que aquilo faz mal….

      Thumb up 36
    • ótimo argumento

      Thumb up 5
    • Homossexual não é só aquele que tem relações
      sexual com outro do mesmo sexo, também aquele
      que sente atração por pessoais do mesmo
      sexo. então é impossivel mudar.

      Thumb up 10
    • Bom argumento para caracterizar um VÍCIO, seja químico ou psicológico, ou ambos, como é o caso do cigarro.

      Thumb up 0
    • É… Mas foi porque ele escolheu fumar. Agora ser homossexual é totalmente diferente, né? Péssimo esse exemplo do Mats.

      Assistam a este vídeo de Duas Pastoras Lésbicas falando um pouco sobre essa parada de libertação da homossexualidade.

      http://www.youtube.com/watch?v=17nD5kLLN1o

      Thumb up 0
    • Pode, muito bem ser possível. Mas eu tenho certeza de que não é possível PRA TODO MUNDO, por que até entre os gays existem diferenças (claro).

      Agora considerar isso “cura” é horrível. A mesma coisa que faz dos heteros, heteros é o que faz dos gay, gays.

      Thumb up 3
    • ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM COM BOM SENSO,VC SABE COMO EU SEI QUE POR AMOR A JESUS PODE-SE TUDO,BASTA AGARRAR A CRUZ E CAMINHAR

      Thumb up 3
    • Mats, drogas existem, fato. Porém, cabe ao ser humano já adolescente escolher usar drogas ou fumar. A droga está lá. Mas cabe ao ser humano ir até ela. E cabe muito mais ao ser humano ter um motivo para usar drogas. E um desses motivos é não saber lidar com situações difíceis durante a caminhada da vida e situações passadas.
      Agora, a homossexualidade é algo totalmente diferente. Que jovem vai escolher ser homossexual e depois se suicidar?
      Você pode ter sua fé… fé é acreditar… a fé é constituída por crenças, e nem todas as crenças causam bons resultados. Neste caso, a suas crenças tem fugido da realidade. Tudo é possível. Mas será que esta esperança de mudar algo tão profundo, tão expansivo existiria se a homossexualidade fosse vista com bons olhos? Acreditar cegamente nas palavras de um pedaço de papel e não ter consciência das consequências é algo muito grave.

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cilios
Realizado transplante de cílios

O procedimento envol...

Fechar