A mais incrível foto já tirada agora em 3D [Video]

Publicado em 13.08.2009

Para você que não é fera no inglês seguem os detalhes mais importantes da narrativa acima para entender porque dizem que esta é a foto mais importante já tirada.

Em 1996 o Telescópio Espacial Hubble foi direcionado para um ponto no céu aparentemente vazio, do tamanho de um grão de areia se você segurasse um grão com o braço esticado em direção ao céu.

Incrivemente eles conseguiram detectar fótons, partículas de luz, que estavam viajando através do universo pelos últimos 13 bilhões de anos. Foram descobertas 3 mil galáxias no detector do Hubble, nesta simples foto. Esta foi a foto mais profunda de toda a humanidade. Cada um dos pontos na foto abaixo contem centenas de bilhões de estrelas, assim como a nossa Via Láctea.

Em 2004 os astrônomos fizeram isto novamente, apontando o telescópio para a constelação de Órion. Mais de 10 mil galáxias apareceram desta vez na foto que ficou conhecida como o “ultra deep field”, ou campo ultra-profundo, em tradução livre. Esta imagem representa o mais distante que já conseguimos enxergar no nosso universo.

Estes fótons foram emitidos no inicio do universo para encerrarem sua jornada no obturador da câmera do Hubble depois de 13 bilhões de anos. Mas estas galáxias estão se afastando de nós, em alguns casos mais rápido que a velocidade da luz. Quanto mais distante está uma galáxia mais a sua luz muda para o vermelho e mais rápido ela parece se mover. Esta é uma maneira de medir a velocidade e distância das demais galáxias com relação à nossa.

Usando as medidas das mudanças para o vermelho de todas as galáxias na imagem os cientistas criaram um modelo tridimendional do campo ultra-profundo do Hubble. E é assim que esta parte do universo se parece (aos 3 minutos do vídeo acima) quando são aplicadas as distâncias das galáxias na fotografia mais importante já feita.

Há mais de 100 bilhões de galáxias no universo. Simplesmente falar este número não significa muito para nós, pois dá nenhum contexto. Nossos cérebros não conseguem colocá-lo em uma perspectiva que tenha qualquer significado. Mas quando olhamos no vídeo acima e pensamos no contexto de como foi feita e realmente entendemos o que ela significa, nós instantâneamente entendemos esta perspectiva e somos modificados permanentemente por ela.

Apontamos o telescópio mais poderoso já construído para um minúsculo ponto vazio apenas por curiosidade e descobrimos que ocupamos um espaço minúsculo no espaço

hubble ultra deep field

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

15 Comentários

    • Isso mesmo! E por elas estarem se distanciando a uma velocidade mais rápido que a da luz nunca poderemos velas, pois sua imagem nunca chegará até nós.

      Thumb up 0
    • Galáxias mais rápido que a luz? Falha de tradução da matéria ou falta de conhecimento mesmo?

      Thumb up 0
  1. é lindo o espaço e as veses tenho uns sentidos de saudade
    quando vejo os astros o univerço é nessas horas que sempre
    afirmo DEUS existe.!!!!!!!!!

    Thumb up 7
    • Realmente o espaço é muito lindo.

      Devem existir milhoes de formas de vida e muitas mais inteligente que nós, o mais difícil é saber onde estão kk’

      E me recuso a acreditar que Deus realmente existe, a cada pesquisa cientifica que vejo eu acredito menos.

      Thumb up 16
    • Cara, como voc~e poder ser tão obtuso assim. Como vc acha que essa imensaidão de corpos celestes foi formada? Acha que o ser humando é alguma coisa? Não somos NADA diante do Universo. Abra sua mente, cético !

      Thumb up 1
  2. incrivel espetacular as vezes fico a noite olhando para o ceu e imaginando quanta coisa existe no universo deus deu ao homem sabedoria e tenho certeza que muito mais coisas vao ser descoberta

    Thumb up 3
  3. este comentário não é ofensivo,gostaria apenas que este documentário sôbre o universo fôsse visto por aqueles prepotentes que sempre dizem a seguinte frase: você sabe com quem está falando?

    Thumb up 3
  4. Com toda a certeza as imagens falam por si só.Que felicidade encontrar esse site e enriquecer mais de informação nosso conhecimento que, acho ainda como um grão de areia nesse universo todo. Estou lendo um livro: ANTES E DEPOIS DO BIG BANG, Jhon Gribbin, essa matéria tem tudo haver. Ótimo mesmo.

    Thumb up 4
  5. O primeiro vídeo é muito bom, esse ainda não conhecia e também adorei.

    Off topic: Você por acaso teria o primeiro vídeo em boa resolução?

    Thumb up 1
    • Gray, não tenho. Acho que é da época do VHS, deve ser difícil encontrar em boa resolução.

  6. Incrível! Dá até um frio na espinha. Assistam em fullscreen e HD.

    Dúvida: em algum lugar cita quantas vezes a velocidade da luz foi “multiplicada” na “viagem” do vídeo?

    Thumb up 0

Trackbacks/Pingbacks

  1. Uma coisa que tem 98% da massa da via Lactea | Gente Burra - [...] escroto: a nossa galáxia,a Via Láctea, tem mais de 100 bilhões de estrelas, o Sol é uma das menores …

Envie um comentário

Leia o post anterior:
drogas-0
As 10 mais famosas drogas recreacionais

Confira nesta lista ...

Fechar