Como saber se você tem Alzheimer

Por , em 13.08.2009

Quando a pessoa começa a envelhecer, é comum esquecer alguns detalhes, nomes de pessoas e outras coisas. Se você começa a se questionar se pode ter a doença de Alzheimer até quando esquece onde deixou as chaves de casa, confira quando é preciso procurar o seu médico.

É fato que a doença começa com a dificuldade de lembrar de coisas familiares: pessoas, coisas, eventos conhecidos, ou até com dificuldade para fazer contas simples de cabeça. Como esses são sinais comuns do envelhecimento mesmo em pessoas saudáveis, é comum não se importar com esses sinais.

Conheça o Projeto Alzheimer, da HBO

Com a progressão da doença, as pessoas esquecem as coisas mais simples, até como escovar os dentes, e podem chegar a um nível em que é necessário cuidados em tempo integral.

Entretanto, o momento de perguntar para seu médico sobre os seus lapsos de memória é uma coisa pessoal. Se você acha preocupante que não lembra certas coisas com o detalhamento que lembrava, faça testes para ver o que acontece: isso pode ser causado por vários motivos que não são neurológicos.

Os testes para Alzheimer incluem uma avaliação física, neurológica e psiquiátrica e um histórico médico sobre o uso de medicamentos, dieta e condições médicas do paciente. Também são realizados testes de memória, resolução de problemas lógicos e de linguagem (testes cognitivos).

O diagnóstico da doença em seus estágios iniciais tem benefícios: saber da condição com antecedência pode ajudar o paciente e sua família a planejar o futuro, enquanto a pessoa ainda pode participar nas decisões. Atualmente, pessoas nos estágios iniciais da doença podem receber medicamentos para impedir o rápido progresso da condição e dos sintomas da doença.

Exercícios para o cérebro podem retardar a demência

Até hoje não se sabe o que causa a doença de Alzheimer e não há tratamento definitivo, por isso, é importante se cuidar e realizar testes ao primeiro sinal de que há algo de errado. [Live Science]

23 comentários

  • Cleyton Santanna:

    Tenho 17 anos, um pouco novo demais. Mas de uns 3 meses pra cá venho esquecendo de muitas coisas. O pior me ocorreu hoje, estava em um loja efetuando um compra quando do nada eu esqueci a senha do cartão de crédito. Não conseguia lembrar nem o primeiro dígito, lembrei só pela quando eu já estava no carro. Conversando com alguém esqueço as palavras, o nome de alguém ou algo que aconteceu na semana passada. Bem, preciso de resposta. E qual médico pode ajudar meu problema ?

  • Andriel Ferreira:

    Sofro com esquecimentos repentinos, tipo, estou imaginando algo e de repente esqueço tudo, nem chego a lembrar do que estava pensando às vezes, tenho dificuldade para falar, encontrar as palavras certas e ser claro, fazer certas atividades do cotidiano para mim é muito complicado, às vezes as pessoas questionam meu humor também, estava lendo uma matéria recente sobre isso e me assustei com a quantidade de sintomas que eu poderia estar sentindo, será que tenho que ver isso? 17

  • Fabricio Martins:

    Olá, tenho 20 anos e também sofro com os esquecimentos e isso esta me prejudicando na minha profissão e no meu relacionamento. O que posso faze?

    • jade:

      Eu preciso de mais informação p/ te ajudar. Você também esquece das coisas que te interessam? Acredito que vc. não deveria se preocupar tanto pois sua idade é natural ter a cabeça cheia de ideais e c/ isto vc. se desliga, isto é, esquece.

  • Kelly:

    Olá,
    Tenho 32 anos e sofro muito com os meus esquecimentos, agora estou me preocupando mais com isso e preciso urgente procurar um especialista.

    • Felicidade SãoPaulo:

      Kelly nosso corpo é uma máquina. Assim como um carro não anda sem gasolina, tem problemas quando está sem óleo ou com a bateria fraca, nosso corpo quando falta alguma coisa, começa a ter problemas.
      Peça ao seu médico exames de sangue para ver como estão suas vitaminas e seus sais minerais. A vitamina B6 é uma das responsáveis pela memória.Então se vc estiver com falta da vitamina B6 ou com ela baixa, pode ser isso a causa da sua falta de memória.
      Também o bromato (é colocado nos pães para faze-los crescer)pode dar confusão mental.

  • Mirian S. Cardoso:

    Tenho minha avó com alzheimer e a filha dela, minha mãe, tbm está com suspeita. Somos 2 irmãos e eu de filha, qual a chance de termos essa doença? Ela é hereditária? Tem alguma diferença por ser masculino ou feminino ou todos podemos ter? att Mirian

  • MiriamSantiago:

    Estou sofrendo muito perdi minha mãe a 5 meses e agora estou com minha sogra com suspeita de alzeimer, é muito triste pensar q uma pessoa tão querida possa passar por uma doença tão cruel.Peço a Deus todos os dias para q se essa doença se confirmar Ele me dê sabedoria e paciencia para passar por essa prova sei que não é fácil a luta da família, pois os familiares são quem sofre mais.Que Deus me ajude nessa nova fase da minha vida,pois ela só pode conta comigo e com o filho.

  • gisa:

    tenho 23 anos tem alguma chance de ter essa doença

  • angela:

    Pois é gente, é difícil… 15 anos meu pai teve alzheimer, em 5 anos passou por todas as fases e faleceu com 72 anos, e agora, fazem 2 anos foi diagnosticado em minha mãe tbm,
    em tão pouco tempo, tomando remédios para retardar a doença
    ela já esta de cama se alimentando por sonda, não come, não fala… e a gente fica pensando: será que ela entende alguma coisa,. E aí vem o medo, pois tenho 50 anos, se é genético, como o médico já me disse, imaginem eu com pai e mãe com essa doença cruel… Só JESUS para nos amparar!!!

  • NEUSA:

    Meu pai está com 77 anos de idade, de uns tempos para cá está esquecendo com frequência muitas coisas, como onde deixou as chaves, se fechou ou não a porta, quando dinheiro tinha no bolso, repete inúmeras vezes as mesmas coisas. Interessante, porque fisicamente ele parece um menino de tão bom que está. Ele é sistemático e não deixa que outra pessoa administre sua vida, está ficando difícil porque os lapso de memória são grande, não quer ir ao médico e fica bravo se dissermos que se esquece das coisas. O que fazer, será que é Alzhaime?!

  • marlene:

    Fui criada longe do meu pai +/- 30 anos.tivemos um reencontro a +/- 3 anos foi muito lindo e a 1 anos descobrimos que meu pai foi afetado por esta doença e no dia dos pais descobrimos que ela tb é hereditária tenho 3 irmãos e eu tenho tido os sintomas desta doença to muito preocupada e começei a pesquisar sobre ela(alzheimer) quero saber td exames tratamento preventivo para me ajudar se necessario e ajudar meu pai mande para mim informações obrigada

  • gloria:

    Le,vc tem só 24 anos , procure um médico e faça exames

  • le:

    Deve ser horrível ter que conviver com essa doença e saber que irá depender dos outros . Tenho 24 anos sei que seria improvavél ter essa doença , mais de un anos para cá tenho tendo lapso de memórias coisa simples como escrever ou falar certas coisas ando tendo dificuldades as vezes não lembro como escreve meu nome o até mesmo falar as vezes ajo como criança quando está aprendendo a falar . A mais ou menos um mes não conseguia me lembrar do nome d aminha mãe . Estou preoucupada .

  • Tais:

    É muito difícil ver minha mãe aos 57 anos, se acabando na depressao e suspeita de mal de alzheimer. Tenho pesquisado e todos os sintomas indicam essa doença, o médico já pediu exames para confirmar. O mais díficil é se sentir de mãos atadas sem poder fazer nada para ajudá-la, e vendo aos poucos a doença se agravando. Peço a Deus muita força, paciencia e sabedoria para aprender conviver e saber lidar com a doença….

  • VIVIANE:

    SOFREMOS BASTANTE NO INICIO PORQUE MEU PAI ADQUIRIU A DOENCA COM 59 ANOS…E PRA AJUDAR ELE TEM UMA PERNA AMPUTADA..SOFREMOS BASTANTE NO INICIO..HOJE ELE TEM 72 ANOS …COLOCAMOS ELE EM UMA CLIQUICA..MINHA MAE ESTAVA SE ACABANDO.. É DIFICIL CUIDAR DELES NO INICIO..MEU PAI FICOU BASTANTE AGRESSIVO…HOJE NAO É MAIS..MAIS É TAO PERALTA QUE TEM QUE FICAR AMARRADO EM UMA CADEIRA DE RODA…SE NAO ELE SE MACHUCA..JA TRICOU A BACIA…CAIU BATEU A CABEÇA..ENFIM
    AMOR..AMOR…AMOR E MUITO AMOR É O QUE PODEMOS OFERECER PORQUE O SOFRIMENTO É MAIOR PARA OS FAMILIARES…..A PESSOA NAO SE LEMBRA DE NADA…..ESTE É UM CAMINHO QUE NÓS FILHOS E FAMILIARES TEMOS QUE ENCARAR..ESTE APRENDIZADO É PARA NÓS….

  • Nilcéa:

    Meu Deus como está sendo triste olhar para minha mãe com 86 anos que até a pouco tempo atrás era a mulher poderosa da família, que ajudava a todos com palavras carinhosas e tirava todos de sufocos financeiros.Interessante que haviam comportamentos que nem notávamos que já poderia ser o processo de alzheimer e achávamos que era coisa da idade ( tipo pedir para contar o assunto de novo, repetir muitas vezes as mesmas coisas e alguns rompantes sem motivo.Agora tudo se complicou não quer comer, fica muito quieta ou mal humorada, não sabe se tomou banho, se comeu ou bebeu agua. Tem momentos que fica bem e a esperança de todos é imensa,mas no outro dia acorda que nem uma criança, faz pirraça ,chora, não quer receber visita e fica com um mal humor horrível. Essa semana os médicos vão fechar o diagnóstico de fato. Mas por tudo que tenho lido acho que ela está tendo muito comportamento característico de ALZHEIMER

  • sueli:

    Como é triste essa doença,minha mãe tem 67anos e omal de alzaheimer acabou com a alegria da familhia pois aminha mãe era tudo pra gente hoje ela nõa fala nem sorrir estamos sentido muita falta da nossa mãe de antes ,o pior é que sabemos que não tem cura essa doença e a cada dia que passa ela fica pior, sera nunca vao descobrir um remidio?

  • izaltina m. ferrari okasako:

    tudo bem ? estou com tontura ha mais de mes , ja fiz varios testes , aguardo umns exames pra saber se é ormonal , tereoide clicemia , hipergricemia , entre ouros , estou apavorada , rins , alergia , coluna , falta se sexo , porque sou viuva e n~, faço , entre outros , como figado etc, enclusive ´alhzaime

  • gloria:

    Minha sogra infelizmente sofre desse mal! O pior ñ é a doença mas sim ser pobre!A dificuldade em adiquirir o diagnóstico e os medicamentos pela saúde pública é um verdadeiro tormento,sofre o paciente e os familiares c/ a longa espera,temos pouca orientação em como lidar c/ o doente…Deveriam colocarem profissionais da saude nos centros médicos c/+ palestras para nus ensirar como conviver c/ nossos doentes.Aquí em SJCampos há um centro de ajuda aos idosos e seus familiares.Isso graças ao SEU AMARAL, q criou esse centro de convivencia dos idosos.Mas ainda falta muita coisa a ser feita no tocante a essa doença.Ela é muito rendosa aos medicos e similares,há uma verdadeira indústria para os q podem pagar o tratamento do mal de alzaimer.Parece até doença de rico…Mas arealidade é outra,o pobre tbm é alcançado por ela,e como sofre o infeliz e sua famílha….

  • Laura Botelho:

    Recebo sempre as atualizações desse Portal e hoje para minha surpresa encontrei um assunto que particularmente me atrai e entendo um pouquinho – Alzheimer.

    Hoje em dia a procura por informações é assustadora, ainda mais quando afeta um familiar ou amigo que não se encaixa na faixa etária de um “idoso” como a mídia sempre distingui.

    Gostaria de alertar para a mudança de comportamento. Não se apeguem a falta de memória propriamente dita, mas, e principalmente, a mudança sutil de comportamento.

    Exemplo: Todos os dias de manhã ele sai para comprar o jornal e o lê todo.
    Mudança: Não quer mais sair de casa e não se interessa por leitura de nada. Se é um ser social, começa a desenvolver repulsa por grupos ou pessoas. Discussão e atritos são muito e mais freqüentes com pessoas que estão muito próximas = esposas, maridos, filhos, empregados…

    Há uma desconfiança generalizada= todos estão “tentando” rouba-lo, passá-lo para trás.

    Preste atenção nas mundanças. Estas são apenas algumas poucas das enumeras demonstrações de mudanças, que só quem convive com o doente pode perceber essa sutil mudança…

    • Maria Eugenia:

      Olá…será que vc pode meu ajudar? Minha mãe tem esquecimentos frequentes, agressiva, nao quer ficar na casa dela, mas qdo esta na minha quer ir embora. Acha que esta ótima, mas na verdade esta dando preocupação aos filhos. Nao aceita ajuda e nao quer ninguem na casa dela. Falá muito em dinheiro. Seria alzheimer? Obrigada

  • rita salera:

    nossa pela primeira vez que acesso,,,o site e me deparo com um assunto tao oportuno,e esclarecedor,,,,,,obrigada bjos ´´[ alzheimer[

Deixe seu comentário!