
Por outro lado, a pesquisa mostrou que um baixo consumo de cafeína pode ser ligado a uma maior probabilidade de dores de cabeça crônicas – definidas no estudo como aquelas que duram mais de 14 dias por mês. Além disso, a cafeína é um ingrediente comum em analgésicos para dor de cabeça.
Knut Hagen, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, realizou a pesquisa com 50.483 pessoas que responderam a um questionário entre 1995 a 1997. Apesar da abrangência da pesquisa, os estudiosos ainda não sabem exatamente o porquê da associação entre a cafeína e a prevenção ou a causa das dores em algumas pessoas.
Beber ou não beber?
As pesquisas que relacionam o consumo de cafeína a dores de cabeça, entretanto, não oferecem alívio àqueles que sofrem do problema. Afinal, é melhor continuar tomando o cafezinho ou não?
A verdade é que ninguém sabe. Alguns estudos mostram uma relação forte entre o consumo de cafeína e dores de cabeça crônicas e enxaquecas, enquanto outros não encontram tal relação. O estudo norueguês é importante pois foi feito em larga escala, com uma população variada – o problema é que a dor de cabeça não escolhe suas “vítimas” assim.
Por exemplo, a frequência da dor de cabeça comum foi 18% maior nas pessoas que consumiam mais de 500mg de cafeína por dia, quando comparadas com aquelas que consomem apenas 125mg. Porém, será que isso significa que a cafeína causa as dores de cabeça ou simplesmente que as pessoas que têm mais tendências para sofrer disso bebem cafeína para melhorar? Os próprios pesquisadores afirmam que não é possível descobrir isso.
» Tomar café leva a seios pequenos e menores
Mais difícil ainda, para eles, é explicar por que a dor de cabeça crônica é menos comum entre os indivíduos com consumo moderado ou alto. Uma possibilidade é que a substância ajude a tornar a dor crônica em uma dor menos frequente.
Embora ainda seja impossível determinar ao certo qual é o melhor caminho para aqueles que sofrem de dores de cabeça, Knut Hagen disse que as pessoas deveriam considerar a possibilidade de diminuir o consumo de café e outras bebidas cafeínadas se elas sofrem de dores de cabeça, pois isso pode ser parte da causa do problema. [Science Daily]
Mais artigos sobre: Café, Café faz bem, Café faz mal?, Dor de cabeça, Dores de cabeça, Enxaqueca, Tomar café
2 Comentários »
Deixe a sua opinião
Vai nos elogiar?
Então aproveite e assine agora nosso boletim diário?:
ATENÇÃO: NÃO COMENTE ANTES DE LER O ARTIGO ACIMA NA ÍNTEGRA. Procure que seu comentário seja colaborador. Comentários pouco educados, irrelevantes, com grafia muito pobre, ofensivos, injusta ou exageradamente críticos serão deletados antes mesmo de aparecerem aqui.

Compartilhe
Siga nosso Twitter

Não sei se isso tem algum explicação mas quando estou com dor de cabeça eu tomo café e passa e olha que eu nem gosto muito, tomo raramente somente mesmo para aliviar a dor de cabeça
Se eu estou com inicio de dor de cabeça e tomo café ela se torna mais forte. Juntamente a isso minha pressão cardíaca sobe, sendo que sofro de pressão baixa.