Má notícia para tomadores de café

Publicado em 17.08.2009

café

Beber café é bom ou ruim para a dor de cabeça? A resposta para a pergunta não é nada simples, mas uma pesquisa recente afirma que pessoas que consomem grandes quantidades de cafeína diariamente têm maiores chances de sofrer dores de cabeça ocasionais do que as que não consomem a substância.

Por outro lado, a pesquisa mostrou que um baixo consumo de cafeína pode ser ligado a uma maior probabilidade de dores de cabeça crônicas – definidas no estudo como aquelas que duram mais de 14 dias por mês. Além disso, a cafeína é um ingrediente comum em analgésicos para dor de cabeça.

» Café pode dar alucinações

Knut Hagen, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, realizou a pesquisa com 50.483 pessoas que responderam a um questionário entre 1995 a 1997. Apesar da abrangência da pesquisa, os estudiosos ainda não sabem exatamente o porquê da associação entre a cafeína e a prevenção ou a causa das dores em algumas pessoas.

Beber ou não beber?

As pesquisas que relacionam o consumo de cafeína a dores de cabeça, entretanto, não oferecem alívio àqueles que sofrem do problema. Afinal, é melhor continuar tomando o cafezinho ou não?

A verdade é que ninguém sabe. Alguns estudos mostram uma relação forte entre o consumo de cafeína e dores de cabeça crônicas e enxaquecas, enquanto outros não encontram tal relação. O estudo norueguês é importante pois foi feito em larga escala, com uma população variada – o problema é que a dor de cabeça não escolhe suas “vítimas” assim.

Por exemplo, a frequência da dor de cabeça comum foi 18% maior nas pessoas que consumiam mais de 500mg de cafeína por dia, quando comparadas com aquelas que consomem apenas 125mg. Porém, será que isso significa que a cafeína causa as dores de cabeça ou simplesmente que as pessoas que têm mais tendências para sofrer disso bebem cafeína para melhorar? Os próprios pesquisadores afirmam que não é possível descobrir isso.

» Tomar café leva a seios pequenos e menores

Mais difícil ainda, para eles, é explicar por que a dor de cabeça crônica é menos comum entre os indivíduos com consumo moderado ou alto. Uma possibilidade é que a substância ajude a tornar a dor crônica em uma dor menos frequente.

Embora ainda seja impossível determinar ao certo qual é o melhor caminho para aqueles que sofrem de dores de cabeça, Knut Hagen disse que as pessoas deveriam considerar a possibilidade de diminuir o consumo de café e outras bebidas cafeínadas se elas sofrem de dores de cabeça, pois isso pode ser parte da causa do problema. [Science Daily]

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

30 Comentários

  1. Trabalho com café e consumo café quase o dia todo, no minimo 5 xicaras por dia e nunca fiquei com dor de cabeça e nem viciado por causa da cafeina. Acho que tudo oque dizem sobre café varia de pessoa para pessoa.

    Thumb up 3
  2. Bom, tenho 19 anos, não tomo leite (na verdade, não gosto do sabor do leite) e por isso no café da manhã onde é comum as pessoas tomarem leite, eu tomo o café. Não lembro a última vez que tomei leite, parei de tomar desde pequena mesmo.
    A partir dos 14/13 anos, criei o hábito de tomar café todos os dias e há 3/2 anos estou sofrendo com dores de cabeça (que até se assemelham com enxaqueca). As pessoas dizem que é por conta do café, mas o que eu não entendo é: se eu não tomo café, a dor de cabeça vem com muita intensidade e nos dias que eu tomo café as vezes a dor de cabeça nem aparece ou aparece com dores fracas. Então não sei se o café, para mim, é algo negativo ou positivo. :/
    O melhor é procurar um neuro… (y)

    Thumb up 6
  3. Bom, tenho 19 anos, não tomo leite (na verdade, não gosto do sabor do leite) e por isso no café da manhã onde é comum as pessoas tomarem leite, eu tomo o café. Não lembro a última vez que tomei leite, parei de tomar desde pequena mesmo.
    A partir dos 14/13 anos, criei o hábito de tomar café todos os dias e há 3/2 anos estou sofrendo com dores de cabeça (que até se assemelham com enxaqueca). As pessoas dizem que é por conta do café, mas o q

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cha-preto-grande
Chá preto pode combater o diabetes

O chá preto já é con...

Fechar