As melhores fotos de Natureza da National Geographic

Publicado em 19.01.2012

Confira as melhores fotografias tiradas no ano de 2011, publicadas pela National Geographic:

Melhor foto geral e de natureza

Fotografia: Shikhei Goh

Setas de chuva parecem atacar uma libélula, na foto vencedora “Splashing”, de Shikhei Goh. A tempestade repentina deixou Goh com uma indecisão: molhar a câmera, ou tirar vantagem da iluminação fantástica.

Como podemos ver, ele resolveu ficar na chuva, o que resultou em “uma macro fotografia de muito impacto, que subiu no topo da categoria natureza devido à originalidade, linda iluminação, rara ação e uma imagem próxima a perfeição técnica”, afirmou Tim Laman, um dos três fotógrafos que foram juízes no concurso da revista National Geographic.

“Você quase consegue sentir a experiência da libélula enfrentando o tempo”, comenta o juiz Amy Toensing. A luta do inseto também convenceu o juiz Peter Essick. Para ele, a fotografia dá à libélula “uma caracterização que nós, humanos, conseguímos nos relacionar. É realmente raro ver uma fotografia que consegue causar na pessoa uma sensação de estar ligado ao mundo animal”, afirma Essick.

Localização da fotografia: Batam, ilhas Riau, Indonésia

Menção honrosa

Fotografia: Kent Shiraishi

“A lagoa azul”. Esse é um local onde muitos turistas se aglomeram na primavera, verão e outono. Entretanto, durante o inverno, com o lago congelado, praticamente ninguém fica por ali. A foto captura o começo da neve no local, quando o lago ainda está azul. Esse azul místico e a neve branca são maravilhosos.

Localização da fotografia: Biei, Hokkaido, Japão

Menção honrosa 2

Fotografia: Angel Fitor

Linda foto de uma água-viva Cotylorhiza tuberculata logo abaixo da superfície, esperando os primeiros raios de luz para ativar sua produção de energia.

Localização da fotografia: Mar Menor, Múrcia, Espanha

Menção honrosa 3

Fotografia: Marius Coetzee

Nas palavras do fotógrafo: “Eu estava liderando um safári fotográfico no Parque Nacional Serengeti, na Tanzânia. Era meio dia e nós passamos por um grupo de zebras que se aproximava de uma poça d’água, para aliviar a sede. De tempos em tempos as zebras entravam na água, espalhando-a para todos os lados”.

Localização da fotografia: Parque Nacional Serengeti, Tanzânia

Menção honrosa 4

Fotografia: Stefano Pesarelli

O fotógrafo afirma que, além da representação formal da realidade, mediada pelos instrumentos técnicos necessários para capturar uma imagem, a fotografia é feita percepções. Apertar o botão é o último ato e, de certo modo, a parte mais fácil do processo. Mesmo na sua imperfeição, a foto traz uma harmonia cromática no fundo, as informações desnecessárias são eliminadas e ainda temos a sorte de ter o rabo do animal levantado, em simetria com os chifres do outro.

Localização da fotografia: Reserva Nacional Masai Mara, Quênia

Melhor foto de natureza escolhida pelos leitores

Fotografia: Dafna Ben Nun

A foto é de belugas (baleias-brancas) se divertindo no Ártico. Realmente encantadora.

Localização da fotografia: Norte da Rússia [NationalGeographic]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

57 Comentários

  1. Aí. Como o Verde se Reflete em nósso Olhos, Os Animais selvagem de todas as Espécie, deixam nós Emocianadamente com seus Ecantos isso vale apena lembrar que tem um Mistério de todo o Poderoso que nos Criou e que nos fortalece em todos os momentos muito obrigado por expor essas Fotos este Video, é deslumbrante demais,Aí. Eu só tenho que agradecer por essa maravilhas que ainda existe neste Mundo que tudo é Perfeito. obrigado até mais.

    Thumb up 0
  2. Lindas imagens! Realmente a natureza é um espetáculo e nos proporciona pérolas para os nossos olhos. Que inspiração!

    Thumb up 9
  3. Oi pessoal tenho 11 anos vou completar 12 em abril nossa esse site eh d+ muito bom essas imagens nem se fala tbm adoro astronomia e esse site tem de tudo

    Thumb up 20
    • Não se empolgue no espaço de comentários. As matérias postadas são excelentes e só nos engrandece, porém, os comentários por aquí postados farão o contra-peso. Na mesma proporção que tem muitos inteligentes, tem também outros tais quais eu (meio gonorante)

      Thumb up 2
    • Ezio vc não é ignorante vc é um dos que mais tem respostas sábias aqui

      Thumb up 2
    • concordo, tenho 14 anos e também adoro astronomia, esse site é realmente muito bom

      Thumb up 2
    • Caro 3dx! Para você que gosta de astronomia e com a idade citada em seu post, vou me atrever em indicar-lhe um livro em dois volumes intitulado “Iniciação a Astronomia” de Euclides Bordigna. São dois volumes excelentes que tenho certeza que você usará até quando estiver cursando uma faculdade. Fácil compreensão, bem didático, com cálculos matemáticos, com figuras ilustrativas e etc. Você o encontrará no site da AMORC-GLP que indicarei o link abaixo e que você deverá fazer um cadastro simples para depois entrar na loja virtual. Esses dois livros custam um simbólico valor de R$40,00 e poderá ser adquirido neste site: http://www.ordemrosacruz.org.br/

      Thumb up 1
  4. Bom dia, amei todas as fotos, são simplesmente belissímas. Por favor, seria possível enviá-las para que eu possa estar mostrando aos meus netos que ainda não nasceram, mas precisam participar dessa beleza?

    Parabéns

    Abraços

    Thumb up 6
  5. Fotos muito maravilhosas que fomos contemplados por esses felizardos fotógrafos. Mais uma vez o HS nos alegra com matérias deste nível.
    Não tenho como classificar qual melhor entre estas artes. Todas estão perfeitamente excelentes.
    Estava em Portugal às margens do Atlântico nas proximidades da fóz do Tejo e registrei uma água-viva com muita perfeição. Haviam várias delas e entre muitos clicks, pelos menos umas três fotos ficaram excelentes também. Fiquei um pouco desapontado porque naquele dia eu não estava com a máquina reflex. Usei uma segunda que disponho, uma FujiFilm S1000fd que também é boa mais não tão assim quanto a outra.
    A fotografia é um meio perfeito de congelarmos um momento único para a posteridade; se tivermos o cuidado de guardá-la.

    Thumb up 5
  6. Estou tão maravilhada com as imagens que não sei e não consigo decidir qual a mais bela… Amo a fotografia e o fato de ela tornar algo eterno. Uma das belezas da vida é registrar com um olhar singelo e único o que nos foi dado de presente. Simplicidade e beleza: combinação genial.

    Thumb up 7
  7. Sou viciado nessas imagens. Todo dia verifico a “Photo of day” e as melhores eu salvo com facilidade com ajuda de uma extensão do Firefox. De vez em quando, vejo em belíssima apresentação de slides.

    Thumb up 2
    • Tb. acho muito legal. Se puder enviar apresentações de slides interessantes , agradeço. Obrigado

      Thumb up 0
    • Maurício, compartilharia com muito prazer, pois elas estão sincronizadas do PC com o Skydrive, mas para isso precisaria simplesmente de seu email Windows Live. Tenho uma pasta que, hoje, possui 601 imagens selecionadas, e a grande maioria são belíssimas imagens da National Geographic.

      Thumb up 2
  8. “Olhai os lírios do campo, não tecem nem fiam. Mas nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como eles”.

    Thumb up 5
    • Disse tudo, Lucimara.

      Thumb up 1
  9. Libélula na chuva. Lindíssima foto que mostra a natureza interagindo consigo mesma. Nota 10.

    Thumb up 1
  10. A foto da libélula é magnífica!!! De pleno acordo com os juízes do evento! OBS.: Não tiro o mérito das demais! =]

    Thumb up 1
  11. Fotografar é mais que profissão, é arte dentro de toda a plenitude da sensibilidade e da criatividade, e ciência em toda a plenitude da precisão, do oportunismo e da excelência. Meus parabéns a todos os fotógrafos profissionais e amadores, que têm o registro das imagens do mundo por vocação, e ao NatGeo, um dos meus meios de informação favoritos com certeza.
    A que mais gostei foi a da Água-Viva, mas isso é escolha minha por achar esse ser vivo muito interessante.

    Thumb up 8
  12. So achei a ultima dos golfinhos e a água-viva Cotylorhiza tuberculata logo abaixo da superfície interessantes, o resto são normais.

    Thumb up 0
  13. Todas maravilhosas. Matéria de quem entende do assunto. A baleia e o lago se destacam.
    Orlando

    Thumb up 1
  14. Amo a natureza, e tudo que voces fotógrafos geniais postaram aqui ,, amei……… e até o sentimentos que compartilharam conosco ao descrever o que acontecia a cada “modelo” animal, inseto.. enfim parabéns.. e obrigada por me dar este prazer de me deliciar vendo.. essas fotos.

    Thumb up 0
  15. Como a sencibilidade vai além da visão natural, todas as fotos são magníficas, parabéns!

    Thumb up 4
    • senSibilidade senSibilidade senSibilidade senSibilidade senSibilidade senSibilidade senSibilidade senSibilidade senSibilidade senSibilidade senSibilidade senSibilidade senSibilidade senSibilidade senSibilidade senSibilidade senSibilidade senSibilidade senSibilidade senSibilidade

      Thumb up 9
    • Legal!
      Lembrei-me do primário dos anos 67 quando usávamos a cartilha “Caminho Suave”. A professora carimbava um figura dessa cartilha no caderno e nós, alunos daquele tempo, enchia a folha da palavra correspondente à figura. Era a tarefa de casa e ai de quem não a apresentasse no outro dia; joelho no milho ou braço aberto com um objeto em cada mão durante a correção das tarefas eram castigos poucos.

      Thumb up 3
    • Não sei seu nome, mas informo que pessoas inteligentes e equilibradas não repetem tanto sem serem indagadas, e as fotos, o que você percebeu?

      Thumb up 0
  16. Nossa, não me importa nada… a natureza pra mim ja me basta! Que incrível. Me toca! a libélula demonstrando resistência a uma chuva que nós nem ligamos… a lagoa, a caça, as baleias, a zebra, e a água-viva (nossa, incrível)… São fotos além do perceptível, você se encontra nelas. Na foto da água-viva esperando a luz, vi ali muitas pessoas que fazem o mesmo… Parabéns!!!! Viva a natureza. Por favor, faça mais artigos desse tipo.

    Thumb up 5
  17. Gosto muito das matérias da Hypescience, mas sinceramente…. já vi fotos muito melhores que estas.

    Thumb up 4
    • hahaha por favor! Sempre tem um espírito de porco pra por defeito em tudo mesmo! Mas, a vida é assim msm, por isso o mundo não melhora, graças a pessoas como vc!!!

      Thumb up 2
  18. Lindíssimas! A fotografia e a leitura sempre duas das grandes paixões da minha vida. Quando falo de fotografia não estou falando de meros “cliks” sociais. estou falando de fotografias que têm vida, falam e levam os que as vêem a reflexão.

    Thumb up 1
    • a natureza é mais do que perfeita…

      Thumb up 2
  19. Eu tirei a foto de Lagoa Azul” & Primeiro Neve.”
    Eu aprecio muito que a fotografia foi publicada aqui. Obrigado! De Biei, Hokkaido, Japão.

    Thumb up 13
    • Que fotografia maravilhosa! Você realmente é muito bom no que faz. Parabéns!

      Thumb up 0
    • E eu acredito que é vc, e que vc fala português!

      Thumb up 0
  20. Todas são muito bonitas, mas as que mais me chamaram atenção foram a lagoa azul e a zebra.

    Thumb up 2
    • Muitas pessoas precisam estar se convencendo a todo tempo do que acham que acreditam. Os cientistas não precisam disso. Não acham, tem certeza. Estão convictos pelas leis físicas e matemáticas. Nem precisam formar grupos para se convencerem mutuamente. Quando o fazem é para somar conhecimentos e descobrir algo novo e de alguma forma útil. E também não vivem dando indiretas para os que são religiosos. Não temos nada com isso. É um direito moral e legal de ser o que quiser e nós respeitamos isso.

      Thumb up 12
    • Já que você falou tanto de direito, quero lembrar-lhe de mais um: O direito de expressão. Qualquer pessoa tem o direito de se expressar da forma que quiser, desde que não fira as outras pessoas, e até onde pude perceber o comentário do Fernando não prejudicou ninguém. O fato é que sempre que alguem posta algum comentário com conotação religiosa é logo tido como fanático e duramente criticado. Hipócritas!

      Thumb up 5
    • quais cientistas que dizem que veio do nada? gostaria muito de saber.

      Thumb up 1
    • Pois é Fernando,seria o certo perguntar aos ditos cientistas de onde eles vieram.
      Talvez em um futuro quando os tais cientistas acadêmicos acharem as respostas para as perguntas cruciais de;
      DE ONDE VENHO,POR QUE ESTOU AQUÍ E PARA ONDE VOU ???
      Mas,cientista é uma coisa e CIENTISTA É OUTRA COISA.

      Thumb up 0
    • O nada não existe.

      Thumb up 4
    • Realmente…
      Deve ter vindo do que já existe ou, quem sabe, dessas fotografias (sic).

      Thumb up 0
  21. Aquela lagoa azul parece um sonho e a libélula é mesmo muito impactante!parabéns mesmo!

    Thumb up 4
    • Onde foi que você viu um Guinu nas fotos acima ???

      Se estiver se referindo à foto que captou o movimento do leopardo, saiba que ele está capturando um antílope.

      Thumb up 3
    • não é guinu é gnu!

      Thumb up 0
    • Fico imaginando como o fotógrafo conseguiu captar a água viva com tanta nitidez, se o sol ainda estava nascendo no horizonte. Um flash comum não conseguiria dar essas cores tão naturais…

      Thumb up 2
  22. Lindas as fotos! ra vcs verem, a natureza, não fez book, nao se maqueou nem nada, ela apenas é linda or natureza ^^

    Thumb up 16

Envie um comentário

Leia o post anterior:
_57920797_ratslice
Pesquisadores transformam ratos em ciborgues

Será que é possível ...

Fechar