Vibrações positivas geram energia

Por , em 19.08.2009

Um novo aparelho, criado pelo estudante de graduação Alper Erturk do Instituto Politécnico da Virginia, nos Estados Unidos, consegue colher energia de minúsculas vibrações criando uma maneira para carregar mais eficientemente baterias de gadgets ou até mesmo criar baterias auto-carregáveis. Além disso, a invenção pode capturar dez vezes mais energia que um aparelho convencional.

Os criadores do dispositivo usaram um processo conhecido como efeito piezoelétrico, fenômeno em que cristais ou outros materiais, quando movimentados ou pressionados, geram energia. A criação do estudante aumenta o feixe de freqüências em que a energia pode ser obtida. Geradores que utilizam o efeito piezoelétrico geralmente captam a energia apenas a algumas freqüências, limitando a quantidade de energia que capturam e geram.

Além deste novo produto, Erturk afirma estar trabalhando em mais dois projetos financiados pelo governo estadunidense: um deles é a criação de um aparelho ligado às asas de aviões para converter a vibração da asa em eletricidade, e o outro é um projeto para a construção de pontes que utilizem a energia do trânsito para carregar sensores que avisam quando há rachaduras na estrutura. [Live Science]

2 comentários

  • Rubem Dario:

    Maravilha de invenção,já vou aumentar a autonomia da bicicleta elétrica com o movimento das suspensões,além das frenagens é claro!

  • Mansuetto Salvadori:

    Leio tantas formas de gerar e converter energia que fico me perguntando: porque a porcaria do petróleo cresceu tanto?

Deixe seu comentário!