Obesidade: pessoas obesas têm ‘graves degenerações cerebrais’

Por , em 26.08.2009
pessoas com obesidade têm atividade cerebral diferente

Um novo estudo constatou que pessoas obesas têm 8% a menos de tecido cerebral do que as pessoas com peso normal. Segundo os pesquisadores, o cérebro de pessoas obesas parece ser 16 anos mais velhos do que o cérebro de pessoas magras.

Como funciona o cérebro de pessoas com obesidade?

Aqueles apenas com sobrepeso têm 4 % a menos de tecido cerebral e seus cérebros aparentaram um envelhecimento precoce de cerca de 8 anos.

Os resultados, baseados em imagens do cérebro de 94 pessoas na faixa dos setenta anos, representam uma grave degeneração cerebral – diz Paul Thompson, autor chefe do estudo e professor de neurologia da UCLA.

“É uma grande perda de tecidos e exaure as reserves cognitivas, colocando-o muito perto do risco de desenvolver o mal de Alzheimer e outras doenças que atacam o cérebro, disse Thompson. “Mas você pode reduzir o risco de Alzheimer se você comer de forma saudável e manter seu peso sob controle”, completa.

As descobertas estão detalhadas na edição on-line da revista científica Human Brain Mapping.

O fardo da obesidade traz muitos efeitos negativos para a saúde, incluindo o crescente risco de doenças cardíacas, diabetes Tipo 2, hipertensão e alguns tipos de câncer. Também tem demonstrado que diminui a atividade sexual.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo são classificadas como obesas. Cerca de um bilhão estão com sobrepeso. A causa principal, segundo os especialistas, é a alimentação, incluindo o grande uso de comida industrializada.

As pessoas obesas perderam o tecido cerebral nas regiões dos lóbulos temporal e frontal, áreas críticas do cérebro para fazer planos e memorizar, e na faixa do cíngulo – onde se desenvolvem as funções da observação e execução, no hipocampo – memória de longo prazo – e o gânglio basal que responde pelo movimento, conforme explicaram os pesquisadores.

A obesidade é medida pelo índice da massa do corpo IMC (Índice de Massa Corpórea) -, fixada como o peso em quilos e dividida ao quadrado da altura da pessoa. Um IMC ao redor de 25 e considerada sobrepeso e uma IMC de cerca de 30 já e obesidade.

A pesquisa foi financiada pelo National Institute on Aging, National Institute of Biomedical Imaging and Bioengineering, National Center for Research Resources, e a American Heart Association. [Live Science]

10 comentários

  • lorrayne:

    as obessas assim como eu correm graves tipos de doenças I E MUITO CHATO NA ESCOLA QUANDO EU PASSO AS PESSOAS SEMPRE FALAM O A GORDONA AI O A OBESA VAMOS PEDIR ELA UM POUCO DE GORDURA….AI EU TENTO SAIR CORRENDO MAS NÃO CONSIGO E QUANDO CHEGO EM CASA ME TRANCO NO BANHEIRO E FICO CHORANDO..

  • everson silva meireles:

    pessoas gordas tem sim a mal capacidade de locomocao por isso elas tem sim menos capacidade do que os magros .

  • lucas:

    eu concordo com essa pesquisa,eu acho que uma pessoa gorda com 20,30 anos nao vai sofrer esses problemas de memorizaçao,mas quando tiver uns 50 anos eu acho que vai ter o racicionio mais lento de um magro de 50 anos que se alimenta bem e faz exercicios…estar em boa forma fisica nao e dificil,e so se esforçar um pouco…

  • Drielle S.:

    Interessante essa matéria, mas ela não está relatando que pessoas obesas são ‘menos inteligente’ que pessoas magras, o assunto são as doenças que ocorrem com a obesidade, e principalmente as degenerativas. ‘Só faltava medir a inteligência da pessoa através de seu peso (risos).

  • melissa:

    … acho que o médico não quis dizer que o obeso é mais burro que uma pessoa magra, mas no meu entender que o cerebro dele poderia ser ainda melhor é não é… dai o valor do q.i. de cada um é muito relativo…. talvez uma pessoa obesa teria capacidade de ser ainda mais inteligente e não o é por esse problema….

  • Drielle:

    Concordo com o 3° comentário. Estudos de longas datas relatam que pessoas obesas sofrem com os ‘efeitos colaterais’ de seu peso. Porém a neurociência não provou que pessoas obesas são menos inteligentes que pessoas magras. Então não é motivo para se preocupar, nunca é tarde para iniciar ou seguir um tratamento.

  • Drielle:

    Agora é possível medir a inteligência da pessoa de acordo com seu IMC? (risos). A pesquisa ficou no ‘vácuo’, como relacionar a obesidade com esses fatores cerebrais? Se hoje em dia é tão dificil fazer a relação com o próprio habito alimentar da pessoa (obesa)…

  • Rafael Higashi:

    O estudo é muito interessante e um alerta, já sabemos, há muito tempo, os efeitos deletérios ao cérebro da inflamação silenciosa, que ocorre com maior freqüência nos obesos. Em relação aos comentários acima, fico decepcionado em saber que muitos pessoas criticam um artigo sem compreender o que foi escrito, o estudo de forma alguma diz que pessoas obesas são menos inteligentes, mas sim que a obesidade é um fator de risco para desenvolver doenças neurodegenerativas como a Doença de Alzheimer, ou seja, um fator de risco entre outros vários fatores.

  • gloria:

    Ñ acho q pessoas gordas são menos inteligentes q as magras,mas,a ciencia e as estatísticas já provaram q ser gordo ñé bom, é tudo mais doloroso para eles,se o magro fosse mais inteligente entào porque a ciencia só avançou tanto agora que a obesidade é uma epidemia mundial? No passado os humanos eram magros e nem por isso eram mais inteligentes…Tanto é que os humanos estão tentando a todo custo conter a obesidade,sabem q a comida é o maior vilão nessa epoca de modernidade.O q está atrapalhando é a ganancia e o desrespeito á vida,quem ganha muito dinheiro c/ comidas engordativas ñ querem perder nada,só ganhar e ganhar,se ñ mudarem de ideais daqui a pouco os q sobreviverem `n comprarão e eles irão á falencia c/suas porcarias.Porque pode-se enganar todo o povo um tempo,uo pode-se enganar um tempo todo o povo ,mas ñ se pode enganar todo opovo todo o tempo.

  • carlos antonio lopes:

    Então eu tenho menos inteligência que o Barack Obama?Sou menos inteligente que a Xuxa?
    Ora!Quanta baboseira se escreve pra encher linguiça na internet!!!!Só que vcs. não imaginam o que vai chover de processo contra médicos que afirmam isso!Não processo meu, que não me dou ao trabalho mas de muita gente que se acha esperta…e muitas vezes o é pois acaba faturando em cima desses retardados que ora promovem a margarina e condenam a manteiga, ora fazem o inverso;ora promovem o ciclamato e ora o condenam como se fosse droga idêntica à morfina!!! Procurem, por favor, veicular informações inteligentes pois essa que vcs. veicularam certamente é saída do cérebro de um….”obeso?!” (verdadeiro espírito de porco!Raá,rá,rá!!!

Deixe seu comentário!