10 Plantas muito esquisitas do nosso planeta

Por , em 3.09.2009

Como já vimos em outras listas, nosso planeta é cheio de maravilhosas e bizarras surpresas e o reino vegetal não poderia ser diferente. Veja a seguir 10 das plantas mais estranhas já encontradas.

10. Welwitschia Mirabilis: a planta mais resistente

Welwitschia Mirabilis

A planta, nativa da Namíbia do deserto Namibe, na África, é realmente única: ela consiste de apenas duas folhas e um caule com raízes. As folhas continuam a crescer indefinidamente, e o caule engrossa, em vez de ficar mais alto, e pode chegar a dois metros de altura e oito metros de comprimento. A estimativa de vida dessas plantas é de 400 a 1500 anos, e elas podem sobreviver a até cinco anos sem chuva. A planta é utilizada na alimentação e seu nome popular na região, onyanga, significa “cebola do deserto”.

9. Dionaea muscipula

Dionaea muscipula

A dionéia é a planta carnívora mais famosa do mundo devido às suas armadilhas. A planta consegue sentir a presença de quase qualquer animal, desde formigas até aranhas. Ela então coloca as suas presas em posição de ataque e agarra a sua vítima em menos de um segundo. Apesar da sua fama, ela corre risco de extinção. Conheça também a maior planta carnívora do mundo que come até pequenos roedores.

8. A maior flor do mundo

Rafflesia Arnoldii

De todas, existe uma planta exótica específica que é melhor você nunca encontrar. A Rafflesia Arnoldii é extremamente rara e tem 90 centímetros de largura e pode chegar a pesar mais de dez quilos. O problema da planta é que, quando ela está em seu habitat úmido, ela libera um terrível cheiro, sendo até chamada de planta-cadáver pelos nativos da Indonésia. O florescimento da planta é muito raro, e apenas 10 a 20% de suas sementes chegam a ser polinizadas.

7. Desmodium gyrans: a planta dançante

A planta é conhecida como “mato dançante” ou “planta do semáforo”, devido ao movimento que as suas folhas fazem, que se assemelham a um semáforo. A planta tem um crescimento fácil, e dança alegremente mesmo na janela de uma casa.

6. Euphorbia obese: a planta do beisebol

Euphorbia obese

Esta planta “gorducha” é originária da região do sul da África e é protegida por legislações nacionais e internacionais. Ela corre risco de extinção em seu habitat natural, mas cresce com facilidade em cultivos comerciais.

5. Amorphophallus titanum: a flor-cadáver

Amorphophallus titanum

Outra flor que você não gostaria de ter por perto: esta flor, mais alta que humanos, fede terrivelmente e tem uma cor arroxeada que se assemelha a um cadáver. A flor, que também vem da Indonésia, é muito rara, e tem a maior inflorescência do mundo.

4. Baobá: a árvore-garrafa

Baobá

O baobá é o nome comum de oito espécies de árvores nativas de Madagascar, existentes na África e na Austrália. Conhecida como árvore-garrafa, ela não apenas se assemelha a uma, mas também consegue guardar em seu interior até 300 litros de água!

3. Dracaena cinnabari: a árvore do sangue de dragão

Dracaena cinnabari

Esta árvore tem o estranho formato de um guarda-chuva, e foi descoberta e, 1882. A sua coloração avermelhada é considerada como o sangue de dragões de outras gerações, e era muito procurado como medicamento e tintura.

2. Mimosa púdica: a planta tímida

A mimosa é uma planta muito tímida, por assim dizer: suas folham murcham quando são chacoalhadas ou tocadas, e só voltam ao seu estado normal depois de alguns minutos. A espécie é native da América central e do sul. É conhecida em muitos lugares do Brasil como dormer-dorme ou dormideira.

1. Selaginella lepidophylla: a planta da ressurreição

Selaginella lepidophylla

Também conhecida como a rosa de Jericó, esta espécie do deserto tem uma habilidade incrível de sobreviver a secas. Na falta de chuva ou umidade, a planta se enrola em uma bola e se desenrola apenas quando é exposta à umidade.

Bônus: A maior planta carnívora do mundo

Nepenthes attenboroughii

Recentemente foi descoberta esta planta carnívora que tem a capacidade de digerir pequenos animais. Nós já a citamos logo acima, mesmo assim queríamos colocar uma foto para você. Clique aqui para saber mais sobre ela.

[Oddee]