Surpresa! Lost, Simpsons e 24 horas são programas educativos

Por , em 15.09.2009

kate Lost
Kate do Lost

Agora você tem uma brilhante desculpa para varar as noite assistindo seus seriados favoritos: eles são educativos, segundo cientistas.

Pesquisadores de duas Universidades examinaram a habilidade de 170 telespectadores dos Estados Unidos, Holanda e Grécia e chegaram à conclusão de que telespectadores compreendem aspectos políticos e desenvolvem novas idéias a partir de programas televisivos como os seriados “Lost”, “Simpsons” e “24 Horas”, todos exibidos na televisão brasileira.

» Menino de 9 anos sobrevive sozinho na floresta, graças à TV

O estudo realizado pela Universidade de Surrey, na Inglaterra e a Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, foi feito a partir de conversas de 20 minutos feitas pelos pesquisadores com cada participante. A partir do diálogo, os pesquisadores descobriram que 25% dos entrevistados afirmam ter uma melhor compreensão política depois de assistir aos programas, e a mesma quantidade de estadunidenses afirmou que os programas mudaram seu comportamento político.

» Televisão reduz desenvolvimento cerebral e habilidades linguísticas nas crianças

Nove em dez dos participantes afirmaram que já discutiram tópicos dos programas com amigos e a famíllia, o que fez com que analisassem e mudassem suas posturas étnicas e políticas. “Embora programas como Simpsons e Lost nunca tenham sido vistos como educacionais, a diversão e relaxamento que eles dão fazem com que os telespectadores sejam mais abertos a novas ideias”, afirma Tereza Capelos, da Universidade de Surrey. [Telegraph]

12 comentários

  • Hercules Lima:

    Simpsons nunca foi referência para bom comportamento a não ser para psicopatas.

  • John F.:

    hahaha essa eu não sabia

    emgoiania.com

  • Simony Ribeiro:

    eu sabia!!
    por sou tão inteligente! XD

  • Victória:

    Concorda quanto aos simpsons considero uma serie da satira social que mostra os problemas da sociedade e os espoe a debate publico(muitas pessoas não acreditam em mim quanto a este assunto haha)e apesar de não ve lost se ajudou este menino a sobrevive deve fale a pena.Gloria concordo quanto o tele curso e muito interresante.fora muitos outros programas!

  • Vitor:

    Eu aprendí a apreciar melhor a Ana Lucia-Lost. Aquela ilha iria ficar pequena pra nós dois..hahaha

  • Marianna:

    Aqui no Brasil programa educativo é zorra total, pânico e etc.

  • Tatiana:

    Pirei!

    Mais um motivo pra assistir SIMPSONS!! xD

  • julio:

    Sem falar que seriados como o CSI fazem você sacar quem é o assassino antes da polícia. hua hua hua hua

  • Fael:

    uahuahuahuahuahauhauha
    Muito bom. Eu já gostava agora é que eu não vou perder mesmo.
    Muito obrigado pela materia.
    Muito boa mesmo.

  • gloria:

    Para nós brasileiros o programa mais educativo que mostra nossa realidade politica é o tele curso as 6 horas da manhã,horario q ninguem vê,la ensina sobre o tempo da ditadura, das censuras nos meios de comunicação.democracia,impchimam do Color,anistia,Prestes ,comunismo,Vargas , A. I. 5 , eleições diretas revolução de 32 café c/ leite coisas de um tempo que só agora vem á tona, q nas escolas ñ tem interese em ensinar,novelas, filmes e documentarios são usados no tele curso p/ melhor explicar a época de trevas de um passado vergonhosa da politica nacional.Abaixo a politica americana e estrangeira eu moro no Brasil,tenho de conhecer nossa politica ainda q/ seja muito fraquinha!!!!!!

  • daniele:

    Nossa muito legal, eu adoro seriados vou ter mais desculpas para ver todas as temporadas de 24 horas hehehe

  • Gray:

    Bom, mas pode ser o contrário… Pessoas que já têm uma visão política diferente, prefiram esses programas à Big Brother, etc

    Eu sou fã de Os Simpsons, acho que muitas vezes eles têm um humor inteligente, embora escrachado, como em falas do tipo “Que legal, você pode fazer as pessoas infelizes e elas não podem fazer nada. É quase como ser Deus.”.

    Não vejo que esse programa tenha realmente mudado minha cabeça, mas eu passei a assistir mais durante minha adolescência, conforme minha visão do mundo mudava.

Deixe seu comentário!