Um simples sorriso faz as mulheres se sentirem melhor com sua aparência

Por , em 17.09.2009

Cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda, descobriram que mulheres infelizes com a sua aparência se sentem melhores depois de serem recebidas com um sorriso. Este aumento na auto-estima faz com que os pesquisadores acreditem que, para muitas mulheres, a confiança na aparência é ligada diretamente à aceitação social.

O estudo foi feito com 57 mulheres com peso normal e com níveis diferentes de satisfação com a aparência. No experimento, 26 mulheres viram fotos de pessoas sorrindo depois de verem a sua própria imagem, e a sua auto-estima aumentou depois disso. As 28 mulheres restantes viram fotos de pessoas com o rosto neutro ou com a expressão mais severa. Para este grupo, a auto-imagem continuou a mesma após o experimento.

“Ao mostrar a essas mulheres fotos delas mesmas seguidas por uma imagem de uma pessoa sorrindo – representando a aprovação social – aumentou muito a satisfação com o próprio corpo e a auto-estima delas”, afirma Carolien Martijn, psicóloga que participou do estudo.

“Este método clássico de condicionamento pode ser um meio útil para aumentar a satisfação de mulheres com o próprio corpo e peso, e pode ser útil também quando feito com pessoas com problemas alimentares”, diz Martijn. [Telegraph]

1 comentário

  • gloria:

    Ser sempre recebido c/ um sorriso faz bem a qualquer pessoa! Quando vamos a um ambiente as pessoas c/ quem temos que tratar estão de cara amarrada, já ficamos” em guarda”a primera resposta , achamos q foi de má vontade,e até grosseria,um sorriso desarma qualquer mal entendido, principalmente se for p/ um mulher acima do peso e infeliz,q se sente preterida ás outras pessoas, a feia, agorda,a idosa,a deficiente e a pobre se sente + feliz se for recebida c/ um sorriso das pessoas contraria ás suas condições.

Deixe seu comentário!