Quais são os sintomas da diabetes?

Publicado em 18.09.2009

diabetes sede
Diabetes dá sede

Muitas pessoas desconhecem os sintomas que caracterizam a diabetes e por isso demoram para perceber que há algo errado com seu corpo, que precisa ser tratado antes que as coisas piorem.

Os sintomas da diabetes mais comuns são a sede intensa, urinação frequente, fome frequente, cansaço, perda de peso repentina, demora para curar ferimentos, pele seca, formigamento nos pés e visão borrada. Entretanto, algumas pessoas não chegam a apresentar estes sintomas.

A diabetes é caracterizada pelos altos níveis de açúcar no sangue devido à incapacidade do corpo de produzir a insulina, hormônio responsável pelo processamento do açúcar no corpo humano. Os problemas de saúde causados pela diabetes podem ser graves, mas atualmente os diabéticos têm à disposição várias maneiras de controlar a doença.

» Dieta para diabetes: Qual a melhor?

Quando entra no corpo humano, a insulina se torna glicose, e sem a insulina, esta substância não pode entrar nas células. O acúmulo de glicose no sangue pode levar a complicações como doenças cardíacas, problemas nos rins e pode levar à necessidade de amputação de membros.

Atualmente, mais de 8 milhões de pessoas com menos de 60 anos sofrem com a diabetes. Algumas dessas pessoas têm diabetes do tipo 1, que geralmente ocorre em pessoas com menos de 30 anos. Este tipo da doença é caracterizada pela falta de produção do hormônio.

Quase 90% das pessoas com diabetes nos Estados Unidos têm a doença do tipo 2, mais comum em adultos acima de 40 anos. Este tipo da doença, desenvolvida devido a hábitos e problemas de saúde como a obesidade e o sedentarismo. Pessoas com a diabetes de tipo 2 produzem insulina em quantidades insuficientes ou o hormônio funciona de forma ineficiente.

» Nova vacina poderá reverter diabetes

A diabetes de tipo 2 pode ser evitada com a manutenção de um peso saudável e com o hábito de fazer exercícios regularmente. Para idosos, essas dicas também são eficientes para evitar o desenvolvimento da doença. Já que a diabetes tipo 2 é mais comum entre pessoas com mais de 45 anos, é recomendável que pessoas acima desta idade façam exames para detectar a doença em seu estágio inicial e possam ter uma vida saudável, tratando a falta de insulina. [Live Science]

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

555 Comentários

  1. Bom dia! ha uns meses, sinto quentura na planta do pé, gostaria de saber o que é? Abraço.

    Thumb up 6
  2. rosalina gomes martins tenha ou mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos leves.
    Ao dormir, relaxe e durma bem.. sem preocupar com esses sintomas, assim vc vai melhorar ok?

    Thumb up 10
  3. Procurar um medico é o mais recomendado pra quem tem dúvidas, pois tem tantas doenças que também tem esses sintomas, mas com certeza tirar da alimentação doces, gorduras e praticar exercicios só te proporcionara boa saúde.

    Thumb up 0
  4. ola meu nome e rosalina a um bom tempo eu ando muito indisposta sentido muito suor friu . as vezes fico ate gelada com esse calor que esta fazendo tenho minha cabeça muito atordoadatenho muita dor nas escadeiras no fim da coluna isso sera sintomas de diabete?

    Thumb up 4
  5. olá eu quero que todo mundo que tei diabete fiquem curadas pela vacina e também por deus a MINHA MÃE TAMBÉM TEI E EU QUERO QUE ESSE SONHO SE REALIZER OBRIGADA POR TER LIDO O MEU COMENTÁRIO TCHAU E BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.

    Thumb up 0
  6. olá eu quero que todo mundo que tei diabete fiquem curadas pela vacina e também por deus a MINHA MÃE TAMBÉM TEI E EU QUERO QUE ESSESONHO SE REALIZER OBRIGADA POR TER LIDO O MEU COMENTÁRIO TCHAU E BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.

    Thumb up 0
  7. Pessoal! fique atento aos sinomas de EStRESSE e procure um médico!

    Problemas com a memória
    Mal-estar generalizado
    Formigamento nas extremidades
    Sensação de desgaste físico constante
    Mudança de apetite
    Aparecimento de problemas dermatológicos
    Hipertensão arterial
    Cansaço constante
    Gastrite prolongada
    Tontura
    Sensibilidade emotiva excessiva
    Obsessão com o agente estressor
    Irritabilidade excessiva
    Desejo sexual diminuido

    Thumb up 19
  8. Meu marido tem diabetes dependente de insulina ele tem 34 anos, e toda a familia de le tambem e dependente de insulina ha 2 meses meu cunhado esta perdendo a visao ele e dabetico desde 14 hoje tem 36,mas nao segui corretamente a dieta e tudo mas ,bom infelismente o problema e na retina ja fez de tudo a ultima chance e a cirurgia agora em janeiro para pelo menos manter um pouco de uma visao que ainda lhe resta por isso gente se cuidem,pq pode se chegar aos 100 anos com cautela

    Thumb up 5
  9. SEI QUE POSSO VIVER FELIZ BASTA TER PACIENCIA E NÃO TER MEDO DE SUPERAR MEUS MEDOS E ERROS.
    COM A AJUDA DO MEU DEUS VIVO POSSO VIVER ETERNAMENTE!!!
    SOU NOVA E TENHO MUITO O QUE APRENDER!!!
    NÃO É UMA DOENÇA QUE VAI EMPEDIR DE EU SER FELIZ.

    Thumb up 6
  10. Maria

    Olá bom dia!! Meu nome é Maria, eu não tenho todos esses sintomas de diabete, só que a noite a boca e minha garganta fica muito seca a ponto de arder e tenho que ficar tomando agua todas as noites, sinto tontura durante o dia e muito cansaço e sono, surdez e a vista fica meio imbaçada mais são poucas das vezes que isso acontece, seria isso diabete ou apenas sistema nervoso? Gostaria de uma aguda obrigada!

    Thumb up 8
  11. Márcia João Cardoso esses são sim os sintomas de diabetes mas vá ao medico p/ diagnosticar.

    Além de cansaço físico, falta de ar, muito sono e urina em esxesso, há outros sintomas tais como: muita fome, dores formigamento e dormência nas pernas pés e mãos, visão embaçada convulsões e coceira genital em casos de mulheres.

    Também há sinais como: emagrecimento sem esplicacão, e até formigas em roupas ou urinas (chamado de suor e urina doce em que a pessoa tem excesso de glicose no sangue)

    Thumb up 16
  12. Oi,EU sou a Márcia sou angolana gostaria de saber se os sintómas da diabete podem ser:canÇanso fisico,perca de ar,beber muita água,urinar muito e muito sono.

    Thumb up 6
  13. Igor não precisa se preocupar porque assim não vai adiantar ok? Não adianta mesmo! Deixe a vida correr, mas sem doces! Só isso!
    Pessoas que praticam exercícios físicos e se alimentam bem se sentem melhor! O alívio é garantido quando a pessoa está em sí mesma, vivendo com serenidade, sem nervosismo e ansiedade que sempre resulta em sofrimentos..

    E repito a dizer que, pessoas podem piorar psicologicamente com sintomas de stress como sede, perda de peso e fadiga que também são os mesmos de diabetes dos dois tipos. Mas vá ao médico sem pensar em desastres, prq nós temos que viver como animais! é existir pra viver!

    Thumb up 10
  14. Acho que tenho diabetes porque como muito doce e não consigo para di come-los sinto muitas dores na barriga vai fazer 4 dias e meus ferimentos demoram para cicatrizar tenho 14 anos e fico com medo todas as vezes que penso na diabetes acho qui vou morrer bem cedo adeus

    Thumb up 3
  15. eu me chamo milena tenho 12 anos e tenho uma grande chance de ter diabete pois minha avo meus tios e meu pai tem e eu ja tenho alguns sinomas como por exemplo o cansaço a sede frequente fome os meus pes formigam toda hora acordo com a boca seca e um dia eu acordeu me cosando derrepente eu fiquei tudo empipocada paresendo arrepio um dia estourou uma pelotinha na minha perna e eu fui falar pra minha mae ela me disse que era cabeça de prego mas ta demorando pra estourar a 7 cabeça de prego o meu pai esta preocupado ele falou que quando ele descobriu estava com diabete estourou um monte de pelotinhas nele e agora ele fica mandando minha mae me levar no medico mas minha mae nao pode …agora eles compraram um bar mercearia cheio de doces e eu tenho que ficar esperta por que eu ja estou pesando uns 68 70k se eu nao fazer uma dieta é capaz de pegar diabete se eu ja nao tiver obrigada pela a atençao e me responda por favor

    Thumb up 4
  16. oi minha mãe e minha avó também tei diabete e meu maior sonho é que elas fiquem logo curadas por deus e PELA FORÇA DE VONTADE E TAMBÉM DA FÉ DELAS ESPERO QUE VOÇES GOSTEM DO MEU COMENTÁRIO UM ABRAÇOS E BEIJOS PARA TODOS.TCHAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    Thumb up 4
  17. Gente não acham que cançaço físico, desanimo e fraqueza é sinal q/ vc tem essa doença. Pois pode ser apenas estresse, no entanto muitas pessoas deprime mais com esse sintomas achando q tem diabetes, mas a melhor coisa a fazer é procurar um médico!

    Thumb up 22

Envie um comentário

Leia o post anterior:
boeing-787 (1)
Conheça o novo Boeing 787 Dreamliner

O revolucionário veí...

Fechar