850 Novas criaturas pálidas, a maioria cega, são descobertas na Austrália

Por , em 29.09.2009

Cientistas descobriram 850 novas espécies vivendo na água subterrânea e em cavernas e micro-cavernas do Outback australiano. Os pesquisadores acreditam que esses insetos, crustáceos, aranhas e vermes sejam apenas um quinto das espécies ainda desconhecidas na região. Duas espécies de peixes e duas de enguias, quase todos cegos, também foram descobertas.

“Descobrimos que não é necessário procurar nas profundidades do oceano por novas espécies”, afirma Andy Austin, biólogo da Universidade de Adelaide, na Austrália.

Um pseudoescorpião

Quase metade das espécies encontradas nas cavernas eram aracnídeos, e mais de metade daqueles encontrados nas águas eram de pequenos crustáceos. “Quase todos são cegos, alguns não têm olhos e muitos não têm pigmentos, e são pálidos ou brancos”, afirma Austin. Além disso, de acordo com o pesquisador, os animais são sensíveis: “Os insetos das cavernas têm longos membros e antenas para sentir vibrações, já que não enxergam no escuro do oceano”.

nova espécie
Um crustáceo que possui presas

As novas espécies foram descobertas durante expedições realizadas durante quatro anos a águas subterrâneas e cavernas nas áreas mais áridas da Austrália. Os pesquisadores acreditam que essas espécies se esconderam no subterrâneo há muito tempo, devido a mudanças climáticas que transformaram áreas férteis em um ambiente árido.

Um anfípoda: crustáceo similar ao camarão

De acordo com Austin, a pesquisa cobriu apenas 10% das áreas que podem ter espécies deste tipo, e o objetivo dos estudiosos é expandir a pesquisa, para descobrir mais espécies novas nestas áreas. [Live Science]

Um anfípoda: crustáceo similar ao camarão

nova espécie
Um novo peixe cego chamado de Cape Range Blind Fish (Milyeringa veritas)

• Arlynny Lynny:

Eta Deus poderoso!!! só vejo isso poder criador de Deus.

• Andreia:

realmente, também acho que está muito confusa a imagem da Anfípoda e não tem nada a ver com o assunto que estamos a referir!

• Biba:

De fato há uma confusão na foto do segundo “anfípoda”, este nem crustáceo é. Outra coisa, anfípodas não são similares aos camarões. Camarões são mais próximos de lagostas e caranguejos, pois pertencem à superordem eucarida, enquanto que os anfípodas estão dentro da superordem peracarida. Gostaria de saber também se vocês possuem o paper do artigo para que eu possa dar uma lida

• marcia:

acho que há confusão na foto do segundo “anfípoda”…

• BossGrave:

biriga, não existem perguntas idiotas, apenas pessoas.

• Thomas Vodka:

Biriga FAIL… haha

Bela admin. Coloque esse Biriga no seu devido lugar. Na Austrália!

• Waldecir Vicente:

Hahaha, o Anfípoda tá mais para barata do que para camarão.

• josué:

auehuhuaehuahaeuhuaehau
    vcs são engraçados…

• Neto:

Imagina se eles fossem colocar todos aqui ? Putz… ia ser página a bessa.

• Bruno FV:

cade os outros 844??? ² hAuhiaSUhISuHIShUASI

• AC/DC:

kkkkkkkkkkkkkk

• biriga:

cade os outros 844???

• admin:

Biriga, estão lá na Austrália.