Pesquisa revela por que as mulheres fazem sexo

Publicado em 5.10.2009

casal sexo

Quais são os motivos pelos quais as mulheres fazem sexo? Atração física? Amor? Solidão? Inveja? Tédio? Pelo jeito, as mulheres fazem sexo por todos esses motivos, e vários outros. Além disso, as escolhas não são aleatórias, e podem estar ligadas ao modo em que as mulheres evoluíram.

Os psicólogos Cindy Meston e David Buss, professores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, pesquisaram com mulheres e homens e escreveram o livro “Why women have sex” (“Por que as mulheres fazem sexo”, em tradução livre, sem edição brasileira).

» 6 Maneiras de melhorar a vida sexual da mulher

Os autores realizaram um estudo durante três anos, perguntando a 1006 mulheres de nove países sobre os motivos pelos quais elas fazem sexo – de uma lista de 237 razões, que tinham surgido em um estudo anterior. Aproximadamente 90% das mulheres afirmaram estar em um relacionamento na época da pesquisa, e 93% afirmaram ser predominantemente ou exclusivamente heterossexuais.

De acordo com Buss, homens também foram consultados pela pesquisa, mas as mulheres foram a prioridade do estudo: “Nós consultamos homens como uma forma de contraste, mas queríamos concentrar mais nas mulheres, para que a complexidade da psicologia sexual feminina não se perdesse”, afirma o psicólogo.

Os motivos e fatores

A pesquisa mostrou que as razões pelas quais as mulheres fazem sexo vão desde amor a puro prazer, passando pela curiosidade para curar uma dor de cabeça e até mesmo dar uma levantada na auto-estima. Além disso, de acordo com Meston, muitas garotas de 20 e poucos anos derrubam o estereótipo que mulheres são menos sexuais que os homens. “Muitas das mulheres faziam sexo simplesmente porque queriam a experiência, a aventura, saber como é ficar com homens diferentes”, diz a pesquisadora.

» Mulheres pensam mais em comida que sexo

Existem mais fatores que influenciam o desejo sexual feminino do que o masculino, de acordo com os autores, e as mulheres também levam em consideração estes fatores – personalidade, senso de humor, confiança, status – mais do que os homens levam quando conhecem mulheres.

Além disso, outras coisas são diferentes no desejo feminino e masculino. Um estudo realizado por Meston demonstrou que existe uma forte relação entre a ereção masculina e a excitação que ele afirma sentir. Já nas mulheres, a relação entre a excitação física e a que ela afirma sentir é bastante diferente. Este é o motivo pelo qual medicamentos como o Viagra não funcionam tão bem em mulheres, segundo os psicólogos.

A evolução da sexualidade

Embora homens e mulheres não façam suas escolhas sexuais conscientes das características evolucionárias por trás disso, a evolução tem um papel importante na sexualidade e na escolha de parceiros. A excitação masculina está muito mais relacionada à necessidade evolucionária de espalhar seus genes, enquanto a feminina está mais relacionada a escolhas mais pensadas.

As mulheres, por exemplo, têm que considerar melhor suas escolhas, pois um homem errado pode causar grandes custos, como uma gravidez e a obrigação de criar um filho. Além destes fatores subjetivos, as mulheres também mostram preferência por homens com corpos simétricos, uma marca sutil de status genético. “As mulheres avaliam os homens a partir de vários atributos”, diz Buss.

» Vinho tinto aumenta o desejo sexual da mulher

“O problema adaptativo enfrentado pelas mulheres é que elas têm que encontrar homens férteis, que talvez invista nela, que tenha bons genes que possam ser passados para a frente”, afirma o psicólogo. [CNN]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

20 Comentários

  1. Depois dessas voces realmente acham que mulher gosta de sexo?

    Pelamor….

    Gostar mais de comida que sexo, caiu no meu conceito.

    Pior que é verdade mesmo.

    Thumb up 1
  2. Acredito que com o acesso mais amplo de conhecimento o sexo deixou de ser um tabu. Antes se uma mulher dissesse que gosta de fazer sexo era considerada promiscua. Hoje a ignorância é um pouco menor neste assunto.
    As pessoas de forma geral se adaptaram a ideia de que a mulher é tanto um ser sexual quanto o homem. Ambos necessitam. Afinal sexo é saúde!
    Não deveria ser novidade que as mulheres gostam tanto de sexo quanto os homens e que sentir prazer é sim, tão prazeroso para nós, quanto pra eles.
    A diferença está nas necessidades e nas prioridades de cada um, já que os homens ainda veem o sucesso sexual em quantidade (quanto mais mulher levar pra cama, mas machão ele é), já as mulheres ainda buscam qualidade. E ter qualidade sexual se dá com cumplicidade, coisa que não acontece com tanta facilidade.

    Thumb up 5
  3. Concordo com o Marcio, o principal motivo é que a mulher é atarefada demais. eu mesma, amo meu marido, ele é carinhoso bom de cama, mas são raras as vezes que realmente to a fim de uma transa… quase todos os dias estou cansada demais, acordo super cedo, levo crianças pra escola, vou ao trabalho, na hora do almoço é uma correria com almoço e mais criança pra escola, a tarde mais trabalho e pegar filhos na escola, a noite serviço de casa correndo e algum trabalho no computador… quando me deito só quero dormir… nem lembro de sexo! As vezes faço por obrigação mesmo… mas sinceramente não tenho vontade… to pensando em procurar um médico, mas o tempo é corrido pra mulher que é dona de casa, mãe e profissional! Tenho 34 anos e 6 de casada, dois filhos pequenos…

    Thumb up 5
  4. Sou profissional da área da saúde e não sei como não enxergaram ainda, ou não querem admitir!Fico com a segunda hipótese.

    Atendo mais de 300 mulheres por mês em meu consultório e o que mais ouço são queixas á respeito do egoísmo masculino na hora do sexo (inclusive os brasileiros, q/ neste quesito são campeões). Escuto isso de mulheres lindas, com o corpo em plena forma inclusive! Eu acredito que muitos homens por prezarem a troca de parceira e a quantidade, acabam proporcionando péssimas relações á suas parceiras! Sou homem e sei que isso dói nos ouvidos, mas acreditem, é a pura verdade! É claro que nem todos.

    Outra coisa, a mulher, por questões evolutivas e de genes,
    ela se excita com fatores como: segurança, demonstração de força e proteção! É claro que hoje em dia que está na moda aparentar ser a mulher super-poderosa e independente, muitas não admitam, porém EM PÚBLICO! Entre 4 paredes, de forma anônima, meu filho, a realidade se revela! E não adianta os homens taxarem elas de interesseiras, isso é questão inclusive evolutiva, de espécie!

    Um outro aspecto e que está ligado ao anterior, é que a mulher se excita com a proteção e masculinidade do homem, e hoje em dia muitos homens estão deixando á desejar. A mulher trabalha o dia inteiro, chega e ainda tem casa para arrumar, filho para dar assistência, e o cara ainda quer uma super mulher na cama para satisfazê-lo??!!Pára, né meu!

    E por último, coloco o fato dessa sociedade machista, impor o casamento á mulher, quem não arruma marido é a coitada! Bom, o fato é que isso resulta em muuuitas mulheres casadas só para apresentarem um marido para a sociedade, mas não gostam e nem sentem tesão por seus maridos!Isso mesmo, isso é muuito comum!

    Bom, sinto muito se escrevi coisas que incomodam, mas depois de ouvir tantos desabafos, senti-me na obrigação de ajudar expondo a verdade que vc não vai ler em matéria de TV, em revista ou ouvir da própria mulher, por uma série de fatores e interesses em jogo!!!

    Thumb up 33
  5. O sexo é maravilhoso e tem várias vertentes, mas a mais importante delas e você esta a fim, pois a relação tem que ser ganha,ganha para ambas as partes sairem felizes.

    Thumb up 7
  6. assim como dizia o galileu na galiléia, mais vale una unhenta do que uma onorréia, sexo sempre foi e sempre será um objeto de tróca, ninguem quer nada com cara sem dinheiro, se tiver dinheiro pode ser até aleijado.

    Thumb up 8
  7. bom ..o sexo é ótimo quando se faz com amor e carinho ,mais quando é por obrigaçao se torna um tédio entaõ meninas so faça se for por amor além de ser bom é mais prazeroso ..

    Thumb up 10
  8. eu achei muito interessante o comentario do Roney,,,ainda ha uma esperança. q. as vezez parece perdida,, e se de tacha os homens como machista…isso que ele falou é demais … seria poucos q. se comportaria dessa forma… eu posso confirmar isso com certeza…Roney talvez a sua eposa esteja com uma baixa estima .. tente descobrir .. porq. sou mulher e sei q. muitas vezes nos fechamos e nao conseguimos compartilhar o q. sentimos …lute por seu casamento …vale a pena …seja muito feliz sempre…Deus te abençoe muito

    Thumb up 5
  9. Somente Homens fazem sexo por prazer puro e simples. Em se tratando de mulheres, sempre houve e sempre existirão barganhas.

    Thumb up 7
  10. Sexo é bom… com quem se ama melhor ainda… o problema é deixar a “rotina” virar desculpa… e isso acontece… e o triste é que acontece mesmo… então os casais acham que a grama do vizinho e mais verde… e esquecem que a sua já pareceu verde… e acabam mudando de relacionamento como se muda de roupa… e infelizmente isso não funciona… o certo é manter o diálogo e buscar meios para evitar a rotina… o sexo é bom… muito bom não importa o motivo.

    Thumb up 12
  11. Agredido que nem todas a mulheres fazem sexo por amor. é claro que nem todas mas outras fazem por necessidades financeiras.

    Thumb up 9
  12. Excelente o livro e o assunto que aborda, bom para esclarecer dúvidas de muitos dos homens que precisam melhorar o aprendizado do universo feminino.
    Eu mesmo concordo plenamente com vc marcio. Também procuro satisfazer minha esposa da melhor forma possível, mas sempre ouço reclamação da parte dela, por achar que eu durmo tão logo acabe…. E na verdade não é bem assim, ela é que se acanha não sei porque, e se tranca, sem querer conversar. Parece que faz (me refiro a situação que vivo), por pura “obrigação” e na verdade não é bem assim. Fico triste por isso, mas ela não sabe o quanto eu ficaria feliz em ver um sorriso em seu rosto nos momentos de nossa intimidade. Coisas dessa natureza podem sim destruir um casamento, já quase acabou com o meu. Já vou fazer 10 anos de casado este ano e já fiquei um ano sem sexo por causa de uma greve de sexo. É um tanto difícil contornar uma situação assim.
    Seria muito bom que fosse formado um forum para trocar experiências de conhecimentos sobre isso…. Porque com certeza, um poderia ajudar o outro, ou de uma forma, ou de outra…
    atos.fatos@ig.com.br

    Thumb up 8
  13. Mas os evolutistas acreditam q as mulheres estão a procura do status, e o homem da saúde.
    Fato.
    Num da pra generalizar, mas tenho certeza quase absoluta (tipo 90% de certeza absoluta ok) =) que uns 84% das mulheres querem é grana!

    Thumb up 11
  14. Eu simplismente acho que as pessoas complicam muito as coisas , tanto homens quanto mulheres sentem tesão , mas como sempre a educação recebida dos pais , por vezes tão cheias de tabus e etc’s , acaba fazendo estas distorções que vemos. É mais simples se pararmos de tentar adivinhar o que o outro pensa e gosta , basta conversar , abrir o jogo , quando um homem e uma mulher resolvem fazer sexo , ou amor , ou ambos , estão estabelecendo uma PARCERIA e , uma PARCERIA só da certo quando AMBOS entram em comum acordo.
    Parem tambem de olhar para o proprio umbigo , ponham-se no lugar do outro aprendam a pensar no prazer da / do parceira(o) . Pensar no próximo é um princípio cristão que dá certo em todos os aspectos da vida , principalmente no amor e no sexo.
    Eu falo isso por experiência própria , quando eu aprendi a fazer sexo tântrico aonde passei a ter o meu orgasmo somente depois do da mulher ganhei uma excelente , formidavel e amorosa parceira que passou a se preocupar com o meu prazer , foi como uma mágica nova , uma nova vida , um renascer das cinzas.
    É SÓ ISSO .

    Thumb up 9
  15. É isso aí Sandra tenho algumas amigas que se acomodaram e algumas já perderam o marido eu simplesmente não entendo como se gosta de alguém e não sente tesão por esse alguém isso não existe.
    As mulheres de hoje tem tido tanta ambição para crescer, melhorar de vida, status, uma competição só no trabalho, não que isso seja errado eu mesma faço isso, mas nem por isso deixei de ser mulher e ter desejos pelo meu marido. Tenho 30 anos gosto e gosto mesmo meu marido não tem do que reclamar. Sou enfermeira, medica, professora, policial, estudante de colegial tudo que ele quiser. As mulheres precisam acordar pra luta isso sim.

    Thumb up 11
  16. Tenho 27 anos e sou casada a 4 meu marido tem 33, olha é muito fácil cair na rotina sim eu simplesmente não aceitei fui ao médico, o primeiro falou que era normal conversei com meu marido e ele falou pra ir em outro. Dessa vez fiz diferente disse que andava muito cansada por causa do trabalho o que não era mentira e que isso estava atrapalhando minha vida sexual com meu marido. Eu fui perceber quando conversei com algumas amigas algumas faziam apenas uma vez por semana e a outras até 5 por mês e embora elas parecessem bem notei que uma já esta se divorciando então passei a pesquisar e vi que isso não era tão normal assim. Sabe hoje minha vida é outra completamente diferente. Sou mais calma, penso com mais clareza …
    Caro amigo Márcio não aceita isso não, fala pra ela procurar um médico e não aceitar a desculpa de que isso é normal. Deus criou 2 seres para viverem juntos como pode um gostar e o outro nem tanto. Sabe o que é muito fácil. Algumas amigas minhas fazem que é culpar o marido dizendo que ele é meio tarado. Se isso fosse problema dos homens minhas amigas isso seria um problema em 100%, porque todos são assim, e como explicar que algumas gostam e outras não. Ela tem o direito de não querer assim como eu, só que eu quis mudar e não aceitei, se ela não quiser meu amigo ou você aceita ou pula fora. Tenta conversar com ela direitinho.

    Thumb up 10
  17. Concordo em partes com Wilson. Acredito que não se pode generalizar, pois existem mulheres as quais devemos respeito.
    Agora já achei que você Cleonice Gs demonstrou um pouco de hostilidade quando se referiu ao terminar e dormir, mais um pouco me pareceu pessoal. (me perdoe pelo meu comentário). Cleonice acredito que você não tenha o conhecimento de algumas coisa de uma olhada nisto espero ter ajudado http://hypescience.com/porque-o-homem-dorme-depois-do-sexo/
    Não estou aqui defendendo os homens broncos que não se preocupam com sua parceira quero que isso fique bem claro.
    Olha tiro por mim não estou falando de outro, sou carinhoso com minha esposa, procuro sempre satisfaze-la durante a relação, procuro fazer com que em todas as vezes ela se satisfaça em primeiro lugar, estou sempre lendo em busca de algo para que a relação seja melhor para ela ou ambos, mas nem por isso ela passa a se interessa mais por sexo ou por mim. Geralmente quando algo vem da arte dela é porque estamos brigados e ela quer fazer as pazes. Infelizmente na maioria das vezes eu aceito para que ela não se magoe. Sei que isso não é saudável para o relacionamento mas …
    Há um pensamento por grande parte das mulheres que homem não faze sexo por obrigação, mas isso é um verdadeiro engano.
    Nos dias atuais uma grande parte das mulheres tem trabalhado para sustentar ou ajudar a sustentar seus lares, infelizmente isso tem sido uma das principais causas do desinteirice. Tendo em vista que isso tem trazido grandes desgastes físicos e mentais como fadiga, estresse, etc. Lembrando é claro que muitas alem de trabalharem fora são donas de casa e algumas também são mães.
    O problema é que como isso não as preocupa e não está fazendo falta devido a toda essa situação, uma grande parte não procura um acompanhamento médio, até que seus relacionamentos estejam em grande crise. Prova disso é que homens que tem trabalhos muito pesados tendem a terem o mesmo problema, embora em menor escala já que o hormônio necessário para a libido feminina nos homens há em grandes proporções.

    Thumb up 5
  18. Gostei da matéria sobre sexo.Eu acho q teria q fzer um estudo profundo sobre a sexualidade feminina pois vejo mtas mulheres q figem ter sexo só p não admitir q não sente nada pelo parceiro e vice versa. Mulheres precisanm de carinho especial antes de ter sexo e os homens acham que é só chegar e descarregar e vire pro canto roncou.As mulheres continuam acordadapensando pq este cara não podeia ser carinho antes pois assim chegaria ao orgasmo juntos. Mas os homens não estão nem ai. Eles pensam q tem umamulherbonita em casa, roupa lavada, comida o resto e besteira. Mtos brigam antes de i dormir. A mulher fica com raiva e não consegue, eles chegam como se nada tivesseacontecido e sem carinho nem nada madaver. Tenho mta pena das adolescentes q estão chegando e olha só se o cara é bonito ese tem grana e aceita o que eles querem. Só qnão pensam q casamento é um futuro. tenho 2 rapazes adolescentes e morro de medo de não dá certo na hora do namoro pois na m8inha família são mos adolescentes homem e mulheres sem saber qual vai ser o futuro pois tem mtas gatas voluvel por ai mas na hora de assumir uma responsabilidade a conversa muda e se continuar assim não terá gene para aspróximas gerações. Por favor não divulgue meu nome não caso quiser coloque o pseudônimo: Preocupação c futuro.Mas vale a pena destrinchar mais esta idéia pois está mto crítico os dias atuais nesta área.

    Thumb up 2
  19. Sem querer ofender,acho que hoje a “maioria”das mulheres fazem sexo por dinheiro,posição social e garantia de futuro!Por amor é muito dificil de encontrar mulheres dispostas a fazer sexo!

    Thumb up 9

Trackbacks/Pingbacks

  1. Porque as mulheres fazem sexo? | Mulherzinhas - [...] Unidos, que pesquisaram com mulheres e homens e escreveram o livro “Why women have sex” (“Por que as mulheres …

Envie um comentário