Homeopatia funciona?

Por , em 6.10.2009

homeopatia funciona?
Homeopatia funciona?

Para alguns a homeopatia é eficaz simplesmente por ser o mesmo que dar um remédio de mentirinha para uma doença imaginária.

O blogueiro de ciência Ben Morrish, confiante que tratamentos homeopáticos não são confiáveis, resolveu fazer um teste utilizando o Google Scholar, página de pesquisa por artigos acadêmicos do Google. Ele queria se certificar se sua falta de crença na homeopatia era justa.

O ensaio não abrange um grande número de pesquisas na área da homeopatia, mas os resultados levam a pensar.

Para realizar o experimento, Morrish estabeleceu quatro regras:

  1. Pesquisar testes com produtos homeopáticos no Google Scholar, utilizando um termo de pesquisa neutro – o utilizado foi “homeopathic trials” (testes clínios homeopáticos, em tradução livre)
  2. Observar as conclusões dos dez primeiros resultados mostrados pela ferramenta de busca, independente de quais são os testes
  3. Inserir cada resultado em três categorias gerais:
      • Negativa: nenhuma evidência significativa sobre a eficácia da homeopatia com relação a placebos.
      • Positiva: evidências significativas que a medicina homeopática é mais efetiva que o placebo.
      • Neutra: resultados inconclusivos ou indicações de problemas com os testes, que podem ter prejudicado os resultados.
  4. Depois de classificar os resultados, analisá-los e tirar conclusões sobre as evidências da eficácia da homeopatia.

O teste

Depois de estabelecer as regras, Morrish seguiu os passos da sua pesquisa. Ele descobriu que, das dez pesquisas encontradas, duas tiveram efeitos positivos, quatro tiveram efeitos neutros, e quatro tiveram efeitos negativos. Os estudos acadêmicos encontrados por ele, já divididos por categorias, são os seguintes (os artigos estão em inglês):

Positivos:

  • Esta pesquisa em pequena escala realizada na Nicarágua, utilizando a homeopatia no tratamento de diarréia aguda em crianças.
  • Este estudo, também feito em pequena escala, utiliza a homeopatia no tratamento de otite aguda média, uma espécie de inflamação no ouvido, em crianças.

Negativos:

  • Este estudo que faz uma revisão bibliográfica sobre o uso da arnica em tratamentos homeopáticos.
  • Este outro estudo que também pesquisa os efeitos da arnica, e foi realizado em média escala. O estudo afirma que não há efeitos com a homeopatia.
  • Esta pesquisa, em pequena escala, estuda os efeitos da homeopatia como tratamento secundário para a asma infantil.
  • Outra pesquisa que trata sobre os efeitos da arnica, desta vez no tratamento de machucados e dores.

Neutras:

  • Esta pesquisa, feita com 68 pacientes, que estuda a possibilidade do tratamento homeopático para enxaquecas.
  • Este estudo que analisa o tratamento homeopático para queimaduras causadas no tratamento com radioterapia em pacientes com câncer de mama.
  • Outro estudo analisa a diferença entre um tratamento tradicional e o homeopático para a osteoartrite no joelho.
  • Este último estudo analisa os efeitos que podem prejudicar ou modificar pesquisas com homeopatia.

Conclusões

Analisando estatisticamente os resultados, Morrish afirma continuar com a sua idéia de que a homeopatia não é eficaz. “Com apenas 20% dos resultados mostrando efeitos significantes a favor da homeopatia, acredito que a crença de que este tipo de tratamento é ineficaz não é absurda”, afirma.

De acordo com ele, nos dois casos em que os resultados foram positivos, eles eram apenas estatisticamente maiores, e ambos afirmavam que mais estudos seriam necessários. “Sendo que 40% dos resultados são neutros, acredito que mais pesquisas seriam necessárias para afirmar a eficácia da homeopatia, mas, com as evidências que temos, parece que não é”, diz Morrish.

Outro problema para os 20% positivos é que ambos os estudos foram realizados em pequena escala. O resultado em favor da homeopatia pode ser um simples resultado da falta de amostragem adequada. [Scientific Blogging]

Um dos comentaristas sugeriu este vídeo de um cético explicando sobre a homeopatia, usada por 500 milhões de pessoas pelo mundo. Infelizmente, sem querer, apagamos o comentário, mas segue o vídeo. Pule para 2:50 para ver o segmento sobre homeopatia.

Outro visitante sugeriu este hilário vídeo do plantão médico homeopático:

48 comentários

  • Vitor Kato:

    Busco por evidencias cientificas. Porém a cada pesquisa descobrimos um grande capital para manter toda essa estrutura farmacêutica. Não sou defensor cego da homeopatia, mas posso lhes afirmar que fui tratado de uma séria inflamação no ouvido, fui em diversos médicos, naquela época era Golden Cross, então eu tinha um suporte dos melhores médicos de SP. Me falaram que ficaria surdo devido a cirurgia c/ 30% de audição, e a homeopatia resolveu. Dra Idê me salvou. Como explicar isso ? só a fé ? Não

    • Cesar Grossmann:

      Vitor, só por que você foi curado de algum mal nos ouvidos, não quer dizer que a homeopatia funcione. Existem centenas de “relatos de caso” como o seu, que não dá para verificar, e que não significam absolutamente nada — não dá para verificar, não dá para ver o que aconteceu, nem como foi que funcionou.

      A homeopatia é água cara. Se funcionou contigo, poderia ser até óleo de girassol que o efeito seria o mesmo…

  • Elton Renato Bernardes:

    Eu sei que uma simples testemunho não vale como prova, e pode até ser que houve efeito placebo. Mas eu me recordo muito bem que com 14 anos eu tinha crises alérgicas contantes, extremamente alérgico. Fiz tratamento homeopático e nunca mais tive crises alérgicas fortíssimas como costumava. O curioso é que nos casos em pesquisas sobre esse tratamento, a alergia é sempre o problema mais comum em “cura”, ainda sou alérgico, claro, mas não na mesma intensidade. Não posso defender nem discordar do assunto uma vez que sou leigo quanto isso. Mas é definitivamente curioso.

    • Cesar Grossmann:

      Elton, o efeito placebo pode ser a explicação no caso da alergia, já que não sabemos quanto da alergia é fisiológico e quanto é psicossomático.

      Placebo não é um remédio que não funciona, é um remédio que não tem remédio. Em muitos casos de doenças que tem todo o jeito de ser psicossomático, ou de ter um forte componente psicossomático, um placebo pode ser um “santo remédio”.

    • Giuliano Gasparini:

      Elton, olha essa tirinha:

      http://www.lapulgasnob.com/2010/04/evidencia.html

  • Competência médica | Incautos do Ontem:

    […] a sério um tipo de “medicina” que existe desde o século XVIII e não conseguiu nem produzir testes duplo-cegos decentes para mostrar a eficácia dos “medicamentos” comercializados. Exatamente por isso, faço de tudo […]

  • kairen:

    A homeopatia é a mesma coisa de você comprar uma carne e escolher se quer comer ela assada ou quer colocar vários conservantes e produtos quimicos e transformálas em linguiça defumada.

  • DEBORA FERNANDES:

    MEU FILHO MAIS VELHO FEZ TRATAMENTO HOMEOPATICO CONTRA GRIPE QUE ERAM MTO FREQUENTES EM CRIANÇA. FICOU CURADO, FEZ MAIS EFEITO DO QUE QDO USAVA OS OUTROS REMEDIOS. ACHO QUE VAI UM POUCO DA FE DA PESSOA, QUE VAI FICAR CURADA AI RESOLVE.ACHO QUE ATE UM COPO DE AGUA QUE SE BEBE COM FE FAZ EFEITOS. SE A PESSOA ACHA QUE NAO VAI RESOLVER, NAO ADIANTA NADA.

  • Guilherme Pombal:

    Nossa eu adorei os videos. Eu ja sabia a maioria dessas informações, mas foi legal assim mesmo. Principalmente o segundo, que eu mandei para todos os meus conhecidos…o pior eh que eh verdade isso…as pessoas acreditam nessas besteiras absurdas. COmo um negocio que eh diluido em 100 elevado a 30 potencia pode ter algum efeito. Omg. nego tem cabeça soh pra ter cabelo mesmo.

  • Cesar:

    “Falando a Verdade”, não dá para determinar se a homeopatia funciona ou não, baseado apenas em casos. Por que o que funcionou no caso do seu filho pode não ser a homeopatia, mas simplesmente uma mudança hormonal, ou qualquer outra coisa. Não é por que uma coisa parece funcionar para uma pessoa em um determinado momento, que ela vai funcionar para todo mundo o tempo todo.

    É por isto que se fazem os testes de duplo-cego, com grupos de controles e protocolos rígidos.

    Só que infelizmente para a homeopatia, sempre que se faz testes com duplo-cego, com grupos de controle e protocolos rígidos, a homeopatia funciona tão bem quanto o placebo. E o placebo funciona! Tomar uma pílula de farinha achando que é um remédio, ou mesmo ser atendido por um médico atencioso que receita água pura faz com que parte das pessoas melhore. Mas se um produto é tão bom quanto um placebo, tomar ele e tomar uma bolinha de farinha tem o mesmo efeito (desde que não se saiba que é uma bolinha de farinha, ou que ela seja recomendada por uma pessoa que faça um teatrinho, diga hócus-pócus, e outras coisas mais).

    Ficar se rebelando contra os fatos não vai ajudar a entender o que está acontecendo, e os fatos são que algumas pessoas são curadas por bolinha de farinha e água pura.

    Agora atenção que tem muita coisa que é vendida como homeopatia mas que é alopatia em dosagens que só quem faz a diluição sabe. A bem da verdade, tudo que você encontra na farmácia você toma por fé, você acredita que o que está no rótulo descreve o conteúdo. E louco é quem bota a mão no fogo pelos outros.

    • Carla Henriques:

      Coloca-se em dúvida os resultados da homeopatia,pois bem.Eu tinha um problema muito grave ,que demorou muito a ser descoberto chamado urticária nervosa.Fui a vários médicos ,fiz vários tratamentos e nada .Até que um médico que também trata com homeopatia resolveu fazer este tratamento em mim.Hoje não posso dizer que estou curada,pois cura para este problema não tem,porém tem quase um ano que não tenho crise.Podem dizer que foi minha fé ,tudo bem,mas só a fé não cura ,né????

    • Cesar Grossmann:

      Carla, como eu disse antes, não dá para determinar se a homeopatia funciona baseado em relatos de casos. É preciso um estudo controlado, e os estudos controlados mostram que a homeopatia tem a mesma eficácia do placebo.

      Isto não significa que não existem casos de cura de quem usou o “medicamento” homeopático, apenas que as curas da homeopatia não se devem a algum princípio contido na homeopatia, mas são curas que aconteceriam com qualquer tratamento feito sem medicamento algum, com placebos.

      Sim, por que até placebos tem o seu índice de curas.

  • Falando a verdade…:

    Digam aos animais que a homeopatia não funciona, eles não sabem e ainda assim são curados.

    Digam também ao meu filho, que se curou de uma alergia persistente por vários anos (após tomar homeopáticos), após tratamentos sem sucesso com alopáticos.

    Digam que a homeopatia não funciona à minha vizinha, que curou a sua filha de alergia semelhante (pó, pêlos de animais) com homeopáticos.

    O resto é balela de quem não tem o que fazer.

    E tenho dito…

  • Eugenio:

    Pelo que pude perceber, os adeptos à homeopatia admitem que a homeopatia carece de comprovação científica, não obstante, entendem que não se pode invalidar uma “ciência” só porque não se pode prová-la pelos meios científicos, uma vez que existem inúmeros casos onde a homeopatia foi eficaz e continua sendo até hoje. Em outras palavras, enquanto os “tradicionais” não provarem que a homeopatia não funciona (verdadeira inversão do ônus da prova), nada impede que se faça uso da homeopatia, uma vez que existem inúmeros casos de cura através dela. É o velho argumento de que “o que abunda não prejudica”, ou seja, a homeopatia pode até não dar certo em alguns casos, mas certamente não trará nenhum prejuízo… Será? Essa é a pergunta que não sai da minha cabeça…

    Se formos considerar esse raciocínio verdadeiro, por que não usarmos então livremente magias, técnicas obscuras, médiuns, curandeiros, pajés? Alguém aqui duvida que essas técnicas ocultas já curaram inúmeras pessoas pelo mundo? Qual é, porém, a contrapartida que o uso de magias pode causar em uma vida? Já ouvi muitos relatos tenebrosos de pessoas que “perderam suas almas” em busca de cura física…
    Não acredito que possamos nos valer de qualquer método para obter cura. Onde há obscuridade, há mentira. Se a homeopatia não consegue provar seus métodos, é porque existe alguma mentira, é porque existe obscuridade.

    Mais uma constatação: os adeptos de homeopatia dizem que a alopatia cria pessoas dependentes de remédios. Há, porém, relatos neste próprio site de pessoas que “usam” a homeopatia há mais de 50 anos… Ora, isso não é uma incoerência? A homeopatia não deveria curar as pessoas por completo?

    Agora uma dúvida que eu sempre tive: se a homeopatia é capaz harmonizar uma pessoa por completo, porque as pessoas envelhecem e adquirem doenças provenientes da velhice? Ora, um corpo físico harmônico, é por definição harmônico e não deveria definhar, pois está em harmonia. Isso significa que, efetivamente, a homeopatia nunca será capaz de harmonizar um corpo físico completamente? Se isso for verdade, então sempre estaremos sujeitos a doenças, certo? Então, qual a vantagem da homeopatia em relação à alopatia, se ambas não curam você por completo e sempre estaremos sujeitos a doenças e dependentes dos medicamentos, sejam eles homeopáticos ou alopáticos?

    Por fim, não posso deixar de citar Mateus 15:14, que me parece ser uma frase muito pertinente aos dias de hoje: “Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco.”

  • Nanci Valladão de Mello:

    Eu usei homeopatia para mim e aos meus filhos, foi muito bem aceita por eles, desde criança (efeito placebo em crianças?), hoje estão com 20 e 15 anos são saudavéis, dificilmente adoecem como a maioria de meninos na idade deles hoje adoecem mais por terem tomado alopatia(os antibioticos que o digam)!
    A homeopatia busca a origem da doença, o que causou a mesma,e assim vai tratando o doente e não a doença!
    Trabalhos cientificos,muito bem respeito, porém houve trabalhos cientificos que caiu por terr,pesquisem e saberão quais foram!
    Grata!

    • Evandro Lima:

      Me responda, pq não haveria de ter efeito placebo em crianças?

  • Cesar:

    Felipe Teles, o teste mais simples seria o teste do duplo-cego. É usado para ver se alguma substância tem alguma propriedade como medicamento. Funciona assim, você recruta vários voluntários que tem a mesma queixa. Para metade deles você dá um placebo, e para a outra metade você dá o remédio. Só que nem quem está dando o produto sabe se é o placebo ou não, e nem o paciente, assim não tem o viés da confirmação (o cara achar que melhorou ou que não melhorou por que sabe que está tomando ou não tomando o medicamento). Como nem os assistentes, nem os pacientes sabem quem está tomando a medicação e quem não está, o resultado é neutro: não importa se tem alguém ali que não acredita em placebos.

    Agora, se você está procurando por algum teste específico no qual tenha sido testada a homeopatia, o Google é seu amigo. Foram feitos vários testes para ver se a homeopatia era eficaz, sem se perguntar qual o modo de funcionamento. Ou seja, os testes eram para responder à pergunta: “Funciona?” A resposta foi um sonoro “Não.” em todos os testes.

    Outra coisa interesssante é que se eu te der um vidrinho com um composto homeopático, só que sem a etiqueta, você não tem como descobrir que composto é aquele, a não ser se chutar e acertar. É tudo água pura…

  • Felipe Teles:

    César,

    Como seria um teste rigoroso para a homeopatia? Você pode citar um exemplo?

    Abraços!

  • Cesar:

    Felipe, primeiro uma correção. A homeopatia é do século XVII ou XVIII. Ponto. O que é antigo é o uso de princípios fitoterápicos, e não tem NADA a ver com homeopatia. Absolutamente NADA. E se você for olhar, toda a base da mal-afamanda alopatia são os princípios fitoterápicos. A aspirina, o que é, senão um composto semelhante ao encontrado na casca do sabugueiro, só que mais estável? A maioria dos medicamentos tem uma base em uma planta, em parte uma planta conhecida pela tradição de algum povo, mas também plantas que a ciência pesquisou.

    Agora vamos ao seu cidadão ignorante. Acontece que neste país onde tem uma farmácia a cada 20 m, e todo mundo já nasce com diploma de médico, técnico de futebol e presidente da república, é isto mesmo, todo mundo acha que o que eles tem é o mesmo que o compadre deles tem, e que o que eles tomaram vai ajudar. É errado, e neste caso, eu prefiro que o compadre receite homeopatia para o amigo dele, do que remédio de verdade. Pelo menos aquilo é água. Cara, mas é água.

    Segundo, vamos ao “homeopatia cura”. Uma coisa são casos anedóticos, outra coisa são testes rigorosos para ver se uma coisa funciona ou não. A homeopatia tem um monte de casos anedóticos, mas na hora de um teste rigoroso, ela falha. Por que isto? Será que ela só funciona para quem tem fé? Ou será que as pessoas esquecem os casos em que tiveram que tomar uma aspirina com o medicamento homeopático para a homeopatia “funcionar”? Não sei. Casos anedóticos são assim mesmo, não há rigor algum na coleta de dados, você não sabe o que a pessoa tinha, não sabe se homeopatia foi tudo que ela tomou ou não (e muitos tomam um monte de medicamentos sem nem se dar conta). Então é complicado falar em “curar um monte de gente”. A homeopatia, quando submetida a testes rigorosos, falha.

    Tanto é que os homeopatas são treinados a reconhecer doenças de verdade e encaminhar para médicos de verdade.

  • Felipe Teles:

    César,

    Uma situação hipotética: Você é um cidadão com pouco ou nenhum conhecimento cientifico. Em um momento tem uma dor de cabeça e para aliviar toma um analgésico X, mas não sente a dor passar mesmo depois de duas horas. Daí vc toma o analgésico Y e a dor passa em 20 minutos.

    No dia seguinte um amigo também tem uma dor de cabeça e pede uma recomendação de um remédio. Qual você irá instintivamente indicar? O que funcionou, naturalmente.

    Lembre-se: nessa situação você é um cidadão sem conhecimento cientifico, portanto é incapaz de criar teorias (que mesmo que fosse um cientifico não se daria o trabalho de testá-las). Esse é o perfil da grande maioria das pessoas, não?! O que vale nesse caso é o resultado prático.

    A homeopatia como é conhecida hoje, foi concebida no fim do século XVIII, mas o conhecimento não sistematizado vem de tradições com mais de 6 mil anos.

    Agora me respodam: como é que uma técnica pode sobreviver por tanto tempo se não tem efeitos e ainda por cima não pode ser comprovada cientificamente?!

    Você indicaria pra um amigo ou familiar um remédio que não tem efeito?

    Como explicam a crescente popularidade das simples bolinhas de açucar que nada podem fazer no seu organismo?! Como a hemeopatia saiu da Alemanha e ganhou o mundo todo se não pode ajudar ninguém?! COMO?

    Se um placebo pode REALMENTE curar? Por que não usá-lo?

    Enfim, saiam da prisão de intelectualidade e me respondam os fatos PRÁTICOS. ISSO me interessa.

  • Cesar:

    Felipe, se descobre que a depressão foi curada da mesma forma que se descobre que alguém tem depressão, e como é uma coisa em parte da cabeça, tem gente que não topa ser curada por alopatia, exige medicina alternativa. Se o paciente não confia nem acredita no médico e no tratamento, muito provavelmente ele continuará reclamando dos sintomas, reais ou imaginários.

    Sobre tomar anti-depressivos por conta própria, quem o faz, faz por conta e risco. O medicamento é controlado justamente por que pode levar à dependência, além de causar outros efeitos colaterais, que só um médico pode avaliar. Mesmo depois de prescrito o medicamento, é preciso que o médico acompanhe a evolução para ver se a dose está correta, ou se é preciso tentar outro tipo de medicação.

    Sobre por que somos tão doentes, você mesmo deu a resposta: por que o brasileiro acredita mais em passar borra de café em queimadura do que em fazer um tratamento com um médico. Por que todo mundo tem a maldita mania de ficar prescrevendo remédios que deram certo para eles, como se o caso deles fosse exatamente o mesmo do outro. Por que pouca gente é capaz de seguir um tratamento à risca. A tuberculose está se tornando resistente à medicina e só por que os pacientes percebem uma melhora e param de tomar a medicação, deixando vivas ainda as bactérias mais resistentes.

    Sobre florais de bach e homeopatia, sabe por que não tem contraindicação para eles? Por que não existe contraindicação para placebos. E sabe por que o serviço de saúde pública está apelando para a “medicina alternativa”? Por que não tem condições de dar tratamentos médicos de verdade para a população. Assim eles fazem de conta que tratam os pacientes, e os pacientes fazem de conta que estão melhorando, e a saúde, como você mesmo disse, vai de mal a pior, somos um país de gente doente e que não se trata.

  • Aline:

    “Não há maior prova de ignorância do que acreditar que o inexplicável é impossível.” (S. Bilard)

  • Felipe Teles:

    Uma coisa é certa: 100% dos radicais são completos idiotas.

    Se alguém acha que a homeopatia não cura NINGUÉM, então me prove que a alopatia pode curar a TODOS: aí sim tomarei uma posição definida sobre esse assunto. Em alguém eu tenho que confiar não é mesmo?!

    Sou experimentalista: tento não ter preconceito de nada, o que aparecer eu testo. Tomei vários alopáticos contra uma depressão e serviram muito bem para ESTABILIZAR ela. Se curou?! Jamais!

    Mas olha só! Isso não é ótimo para os capitalistas que controlam essa industria farmaceutica putrida que nos domina?!
    Milhões de pessoas dependem da paroxetina para ter coragem de sair do quarto e ir trabalhar para não morrer de fome. E ainda dizem que essas drogas não criam dependencia, né?! Pergunte a qualquer um que se atreveu a largar um anti-depressivo por conta própria.

    Alguem poderia me apresentar o índice de cura REAL por anti-depressivos?! Como se TESTA sentimentos?! Por questionários? Mapeamento de impulsos cerebrais? Quando alguém conseguir isso todos vão saber: isso dá um belo Nobel!

    Não entendo como tem gente que sai por aí contestando a tudo e a todos tendo como apoio essa nossa ciência tão limitada. Isso é sentar no rabo pra falar do outro.

    Um belo dia conheci os florais de bach e o yoga. Me curou? SIM!
    Vai te curar e o resto do mundo? Sei lá! Mas não deixo de dizer a ninguém sobre o meu caso. E assim vai se fazendo a propaganda boca-a-boca e não tem pirracinha cético-cartesiana que consiga parar esse tipo de divulgação.
    E olha que tá espalhando, hein! Se até o sistema de saúde público já adotou a tal “medicina alternativa”!!

    O mundo está doente e descrente: se a medicina convencional está certa, porque não nos cura? Porque não estamos felizes e sadios?!
    Essa é a resposta que vcs senhores céticos, deviam se empenhar em responder antes de questionar qualquer coisa que fuja à gama de verdades que estão sempre professando!

    Senhores, a verdade é um mosaico. E maioria das pessoas está olhando só pra um ladrilho pensando ver toda a obra.

    • Giuliano Gasparini:

      caro Teles,
      Você vincula muito erradamente a (in)eficiência da homeopatia à implementação do sistema médico atual. É uma barbaridade sem limites, pois torna o assunto um verdadeiro maniqueísmo, uma espécie de fascismo.
      Acomode-se e admita a si: estamos debatendo HOMEOPATIA. E ela não funciona.

  • Cesar:

    Maria Lucia, testemunhos pessoais não servem para a ciência. Para a ciência o que vale são os testes rigorosos, com controles e publicados em revistas científicas, para crítica por parte de outros cientistas. E a homeopatia não passou em nenhum teste rigoroso.

    Você fala que tem usado a homeopatia para tratar tua família, mas tratar o quê? Existem muitas doenças que sofrem remissão (cura) espontânea, sem precisar mais do que os cuidados com o fortalecimento da saúde do paciente – e isto já era sabido por Hipócrates, considerado pai da medicina, mais de dois mil anos atrás.

    Outra coisa, o Robson falou da homeopatia. Você criticou o Robson. Na verdade, atacou-o. Você até pode desqualificar a opinião do Robson, chamando-o de mal-educado e outras coisas (você realmente atacou o rapaz), mas desqualificar o Robson ou a opinão dele não vai fazer com que a homeopatia passe a ser real. Homeopatia é água cara. Se existe alguma cura dentro da homeopatia, com certeza não é pelo que alegam os homeopatas. Não existe o efeito de dinamização, a água tem uma memória que dura apenas uma fração de segundos, tão curta que nem conta, e uma solução homeopática consiste basicamente em água. E água bem cara.

    Acho que os cuidados que o médico homeopata dispensa ao paciente, sua atenção e cuidado, além da fé do paciente no médico, é que devem fazer efeito. Da mesma forma, o cuidado da mãe com o filho com certeza deve fortalecer o sistema imunológico e ajudar a combater boa parte das doenças. Em outras palavras, o que faz a homeopatia funcionar não é a homeopatia, mas o ritual em torno de sua administração, e a relação de confiança entre médico e paciente. E estas coisas já foram documentadas em outros tratamentos, como o da falsa acupuntura, que fez mais efeito que a acupuntura verdadeira: ritual e relação de confiança.

  • Maria Lucia Gonçalves:

    Tentar gerar o descrédito, em relação a algo que vc. não conhece me pareceu o seu objetivo. Quem te contratou para falar sobre o que vc. não sabe e criar falsos dados de pesquisa? Me pareceu apenas alguém usado, para diminuir o credito de uma terapia que funciona há mais de 200 anos. E que por ser realmente eficaz, incomoda muito a industria farmacêutica em geral. Eu a utilizo há mais de 50 anos, assim como toda a minha familia. com resultados, rapidos, eficazes e sem efeitos colaterais. Você me pareceu apenas uma pessoa que ataca o que desconhece, demonstrando sua ignorancia e irresponsabilidade. Sugiro que evite este tipo de postura, pois isso deprecia qualquer ser humano com um minimo de dignidade.

  • Ruben Zevallos Jr.:

    A Homeopatia está baseada na alteração molecular da água, coisa que está mais ligado a física quântica que a física comum… o estudo do quantum tem mostrado que existem coisas que desconhecemos, onde a simples observação modifica o resultado as análises… então o que comenta no outro artigo deste mesmo site, que a primeira diluição faz com que a água adquira características do principio ativo e durante as diluições essas características são copiadas, mas não o principio ativo.

    Conheço alguns médicos homeopadas e todos são claros que os resultados são reais e que realmente existem paciêntes que não tem o mesmo resultado, mas como um deles falou, mas quando você vai ver, o problema foi erro na anamnese, pois aquela queixa tinha outra origem e uma vez detectado, se faz o medicamento correto e com isso o paciênte desaparece.

    Sobre o caso da filha do homeopata… sabe-se que a homeopatia demora os resultados… então ele deveria realmente ter usado a alopatia para atenuar ou até curar mais rapidamente… foi um erro…

    • Giuliano Gasparini:

      Bruno. Eu entendo de física Quântica. Você poderia me fornecer de que maneira ela corrobora essa picaretagem? Realmente desconheço os fundamentos de sua alegação.

      Favor ser bem didático, mostrando as deduções a partir da eq de Schroedinger. Que tenho certeza, você conhece. Claro, podes usar a notação matricial de Heisenberg também.

      Tenho certeza de que não responderá e portanto essa minha mensagem serve como retórica à absurda associação entre mecânica quântica e essas picaretagens.

  • Robson:

    homeopatia é uma fraude!!! sempre foi e sempre será.

  • marta araujo:

    Na primeira vez que usei a homeopatia, duvidei da sua eficácia, só usei porque minha irmã insistiu muito.Minha filha tem bronquite, e sempre precisou de medicamentos fortes, então usei só pra provar que não funcionava, e pra ela não falar mais sobre o assunto, só que em 2 dias minha filha melhorou como eu nunca tinha visto, e passou varios meses sem crise, sendo que todos os meses, desde os 2 meses de idade ela tinha crise.Então como se pode dizer que é porque eu acreditei, sendo que eu nem acreditava!Aí vai um alerta, não tem tratamento melhor!!!!!

  • Antonio:

    Sinceramente, olhando pelo lado prático e lógico, não se pode levar a sério uma teoria que foi formulata a 200 anos atrás e diz que a substância que causa o sintomas numa pessoa sadia serve para curar uma pessoa doente, não dá pras engolir. Segundo a homeopatia uma gota de cafeína diluida em 1 bilhão de litros de água cura a insônia? Eu sou mente aberta aceito qualquer nova teoria que possa ser conprovada com testes ciêntificamente controlados, coisa que até hoje a homeopatia não provou. Essa não dá pra acreditar.

  • Maria Isabel Carretto:

    Doctor a homeopatia funciona maravillosamente bien en la cura das doenças de pele y fungicas.Meus filhios a usaram e foi o unico que resolveu o problema deles.Eu a esto usando contra fungos das unhas y esto sarando.obrigada pela sua atençao grata Isabela

  • Cesar:

    André, horóscopo funciona tão bem quanto homeopatia. Um relógio parado com certeza está certo duas vezes por dia.

  • André:

    Homeopatia funciona sim, funcionou pra mim e para o meu filho, funcionou para todos os meus sobrinhos, todos os sete sobrinhos. Respeitem o que funciona e se quiser sigam em frente só com a Alopatia.
    Eu tomei todos os medicamentos religiosamente e que eram sete no total e todos tinham gosto diferente, os meu sintomas desapareceram em dias, nunca mais tive refluxo,laringite, faringite, tosse, resfriado e principalmente me curei de uma hernia estomacal que ja tinha até data de cirurgia marcada. Existe muito mais coisas que funcionam neste planeta do que somente as redes de farmácias milionárias, laboratórios bilionários e cirurgiões que fazem de tudo para submeter urgentemente você a uma cirurgia. Respeitem o que funciona. Respeitem a Homeopatia.

    • Giuliano Gasparini:

      Respeite a lógica, André.

      Se seus remédios tinham gostos diferentes, então NÃO era homeopatia, que é água pura.

      Ninguém aqui está defendendo de forma maniqueístia as indústrias farmacêuticas. Estamos denunciando que essa sandice não funciona.

      Se funcionou “pra ti”, porque não funciona em testes rigorosos e controlados? Não vale alegar conspiração!

  • Cesar:

    Nenhum artigo em revista especializada…

    Homeopatia é água cara, e o fato de que no Brasil dá para consultar um homeopata com CRM só mostra o quanto está podre a estrutura de saúde neste país. Mais um pouco e vão aceitar terapia de regressão e hipnose para curar osso quebrado.

    Uma perguntinha aos sabichões da homeopatia: se você tirar o rótulo de um vidrinho de remédio homeopático, tem como descobrir qual remédio homeopático tem lá dentro? Na Inglaterra chegaram à conclusão que só com o rótulo para saber o que tem dentro. E se alguém colocar água destilada com rótulo de arnica, nenhum homeopata do mundo vai conseguir saber a diferença.

    Isto tudo é hocus-pocus. Deveria ser defenestrada da saúde pública do Brasil esta excrescência pseudo-científica. É uma fraude contra a saúde pública, e tem o aval do Ministério da Saúde.

  • silviocb:

    Realmente é impressionante a disposição de alguns conservadores em querer garantir a sustentação de suas teorias por medo do “novo”. Realmente eles devem achar fascinante a destruição de milhares de animais para estudos científicos para descoberta de medicamentos alopáticos. Isso não é comentado. Isso não é mostrado. Ainda bem que a cultura está crescendo e milhões de pessoas bem informadas não se deixam levar por esse tipo de conversa. A maioria das questões tratadas na mídia são tendenciosas. Infelizmente é utilizada por grandes empresas para promover comercialmente determinada tendência ou produto.
    Fiquemos espertos. O mundo está mudando. As pessoas estão evoluindo. O senso moral e a atitude em buscar meios de tratamentos naturais é prova de preocupação com o meio ambiente e consigo mesmo, dando mais qualidade de vida e saúde, não apenas material mas espiritual também.

    • Giuliano Gasparini:

      Homeopatia não é natural.
      Não se basia em qualquer fenomenologia presente na Natureza, mas em dogmas esotéricos do tipo “semelhante cura semelhante” e “memória da água”. Jamais tais fenômenos foram demonstrados e no entanto, homeopatas INSISTEM que devamos ficar com nossa mente aberta. Aberta a que? A essa quantidade de asneiras metafísicas típicas das pseudo-ciências?

      O medo do novo jamais caracterizou a ciência, que a cada geração forma céticos ao estabelecido. Jovens loucos para desbancar o anterior. Pequenas revoluções se sucedem todos os dias, nos tornando mais conhecedores do mundo natural à nossa volta. Mas e a hoeopatia? O que há ali de novo? Ou é só um elemento auto-referente de seu discurso? “Oh, somos a novidade”.

      A homeopatia se sustenta apenas por sua retórica altamente desejosa. Pessoas a aceitam porque gostariam que ela fosse verdade. Mas não é. É um simples delírio coletivo de pessoas ideologizadas.

  • Bruno:

    Leleo, tudo bem que aqui é um apanhado de artigos, agora quando ele avalia em % de eficiencia dos artigos cientificos e quer generalizar para uma ciência inteira o resultado de apenas 10 artigos, isso é simplesmente ridiculo, claro que se ele quer utilizar numeros para avaliar a eficiencia da homeopatia a amostragem é ridicula SIM, e não exise uma estatistica no comentario dele.
    Lembrando que não se usa amostragem apenas no caso dele avaliar TODOS os artigos existentes na área.

  • Bruno:

    Pra começar a amostragem do trabalho apresentado pela matéria é ridícula, se mostra completamente tendenciosa como o próprio artigo cita, “ O blogueiro da ciência Bem Morrish, confiantes que tratamentos homeopáticos NÃO são confiáveis, resolveu fazer um teste…”

    A homeopatia é uma especialidade médica, ou seja, é vista pelo conselho de medicina como uma especialidade, É RECONHECIDA!

    Sempre o mesmo argumento sobre efeito placebo e tal…

    Pesquisando sobre trabalhos científicos na internet encontrei artigos muito interessantes sobre a homeopatia, artigos que eliminam a possibilidade de efeito placebo completamente.

    Alguns devem estar me questionando (impossível acabar com o efeito placebo, ridículo esse cara, ele não sabe do q esta falando!)

    Agora eu pergunto, existe efeito placebo em plantas? A planta tem consciência de que esta recebendo um medicamento para melhorar? Pois é, existem vários trabalhos com homeopatia em plantas, aqui vão alguns

    Revista da UNESP, tem alguns artigos nesta edição
    http://www.ibb.unesp.br/servicos/publicacoes/rbpm/HTML/sumarios_v7_n3_2005.htm
    Revista da universidade estadual de Maringá (inglês)
    http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciAgron/article/view/6642

    Em alguns artigos aqui citados ocorrem alterações no metabolismo secundário das plantas, produzindo alguns compostos, agora será isso efeito placebo? Claro que não! A planta não tem idéia de que estão aplicando alguma coisa para ela melhorar, ou alterar seu metabolismo, que gera um alto gasto energético para ela.
    Já que a homeopatia é ultra diluída porque a planta não a reconhece como simplesmente água?

    Nem tudo tem explicação ainda, mas é fundamental manter a mente aberta para o novo.
    Vamos nos livrar das amarras que existem sobre nossa visão do mundo, coisas novas e contrarias ao que estamos acostumados virão, quer você queira ou não.

    Grande abraço a todos.

  • leleo:

    Aqui não fora realizado nenhuma pesquisa científica e sim uma compilação de pesquisas, logo não há de se falar em amostragem, pois esta fica por conta das pesquisas realizadas, utilizadas no artigo.
    A grande falha no referido texto foi a não validação das pesquisas utilizadas, o que, me parece seguindo o texto, diminuiria a quantidade de positivos.
    A homeopatia se baseia não só nos princípios ativos das substâncias naturais, como também em ritos e comprovações empíricas, o que a similiariza à pajelança.
    Sendo essa afirmação verdade, conclui-se que os pajés são capazes de curar grandes enfermidades, gerando um grande problema, visto que os usos terapêuticos das substâncias variam de tribo para tribo, mesmo estas estando dentro do mesmo eco sistema.
    Sem contarmos que as quantidades de substância ativa são extremamente inferiores as dos medicamentos comuns, como exemplo a quantidade de vitamina C em um Cebion é 500 vezes maior que uma laranja.
    Tratar homeopatia como religião é relegar a mesma ao mundo da ignorância, sem chance de estudo.
    Lembro ainda que os placebos “funcionam” em cerca de 30% dos pacientes submetidos a eles, isto em medicamentos comprovadamente eficazes.
    Logo, sem comprovação científica válida: café cura câncer e hemorróidas causam aftas.

  • Marcos:

    Leonardo, vc está equivocado,
    .
    Em ciências: “o ônus da prova cabe a quem afirma algo”.
    .
    Por exemplo, alguem diz q existem gnomos em marte, e depois diz para quem é cético:”provem q não existe”. Isso não faz sentido, se ele diz q existe, mostre as evidências que teve para fazer tal afirmação. Assim o cético, tbm verifica. (Isso vale para quem diz q exista deus, deuses e espiritos).
    .
    Quem propoe um novo tratamento médico necessita demonstrar quais evidências possui e que o motivaram a propo-lo como tratamento. Se a homeopatia possui trabalhos q mostram q ela possui efeitos semelhantes ao placebo (Pilula com farinha), é suficiente para afirmar q la não funciona, não tem efeito terapeutico…
    .
    Então, repetindo: “Homeopatia NÃO POSSUI evidências q justifiquem seu uso na medicina.” (A não ser como placebo)
    .
    Pessoas podem estar desperdiçando tempo e dinheiro, e atrasando tratamentos que jah possuem evidências e resultados sólidos.
    .
    Qalquer duvida, manda…
    .

  • Leonardo:

    Marcos segundo você “Homeopatia NÃO POSSUI evidências q justifiquem seu uso na medicina.” Mas como você poderia nos provar isso? Em seu texto você cita que a Ariel Nahum “NÃO POSSUI EVIDÊNCIAS COM AMOSTRAGEM SUFICIENTES PARA SUSTENTA-LA” mas você também não apresenta nenhum argumento que consiga provar que você está correto por tanto se a homeopatia não possui evidências que justifiquem o seu uso também não possui evidências que não o justifiquem. Se você algum dia tiver estudos suficientes para provar a inutilidade da homeopatia apresente-os para todos nós mais não venha criticar quem não conseguiu provar o que falava se você também não consegue provar o que diz. Eu particularmente nem tenho certeza que a homeopatia funciona e nem que não funciona pois não achei estudos suficientes para chegar a uma conclusão portanto não comento o que não posso provar.

  • Talitha:

    “Casal é condenado por homicídio por tratar bebê com homeopatia”
    O bebê desse casal morreu de septicemia e desnutrição, consequencias de um eczema não tratado com a medicina convencional.
    O pai do bebê era “medico homeopata” e se recusou a usar o tratamento adequado, cuidando de sua filha somente com homeopatia.
    —–
    Triste a ignorancia que certas pessoas tem sobre suas verdades.
    Não acredito nessa “ciencia” ja experimentei e não gostei, não vi nenhum resultado, simplesmente não aconteceu nada.
    Acredito que possa sim ser utilizado como aliado a medicina convencional para contribuir com um efeito placebo, mas jamais deve substitui-la.

  • Marcos:

    “Qualquer um que saiba o mínimo de estatística pode alegar que a amostragem desse cara é ridícula. Uma amostra de dez pessoas entre milhões que usam a homeopatia é insuficiente.”

    ENTÃO? ELA TAMBÉM NÃO POSSUI EVIDÊNCIAS COM AMOSTRAGEM SUFICIENTES PARA SUSTENTA-LA.

    Em medicina condutas devem estar fundamentadas em evidências cientificas, comparando 2 grupos (uma q usa outro não) por um periodo de tempo e conferindo a porcentagem dos resulTados em cada lado.

    Homeopatia NÃO POSSUI evidências q justifiquem seu uso na medicina.

    http://www.youtube.com/watch?v=gRxk-UuQUqc

  • Ariel Nahum:

    Fala sério…

    Qualquer um que saiba o mínimo de estatística pode alegar que a amostragem desse cara é ridícula. Uma amostra de dez pessoas entre milhões que usam a homeopatia é insuficiente. Talvez uma pesquisa mais elaborada e em diversos meios de comunicação fosse mais “considerável”. Além disso, homeopatia não tem efeitos necessários em TODAS as doenças. Pq ele não perguntou pro Google sua opinião? ¬¬

    E, antes que me perguntem, Não, eu não sou homeopata =D

    • Giuliano Gasparini:

      Ariel.
      Estamos falando de pesquisa científica e não de pesquisa de opinião.

  • Bruno:

    Não concordo com esta conclusão sobre esta ciência.

    Como pode recolher como amostra apenas 10 trabalhos e concluir desta forma? Como esta amostra seria representativa sobre a homeopatia?
    Totalmente inadequado…

    Se avaliarmos trabalhos científicos em qualquer área observaremos resultados positivos, negativos e neutros, isso tudo depende do método estatístico, condução do experimento e modelo adotado.

    Gostaria de informar que a homeopatia é utilizada em diversas áreas, na medicina, na veterinária e até em plantas com resultados estatísticos significativos.
    Como justificas o efeito destes medicamentos homeopáticos em plantas alegando efeito placebo? As plantas não pensam, e assim não ocorre o efeito placebo, isso é fato!

    Apenas mais um desacreditando aquilo que não entende, pois não tem uma mente aberta para aceitar fatos que fogem dos paradigmas atuais.

Deixe seu comentário!