Quer engravidar? Relaxe

Por , em 25.10.2009

Mulheres e casais que tentam há muito tempo ter filhos sem sucesso sempre escutam de amigos e familiares para não se estressarem com o problema – e uma pesquisa realizada recentemente mostra que o conselho básico pode mesmo ajudar na fertilidade.

Alice Domar, diretora de um centro de fertilidade e professora da Universidade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que mulheres que participam de um programa de controle de stress têm maiores chances de engravidar. De acordo com a pesquisadora, as mulheres que realizavam a segunda tentativa com fertilização in vitro e fizeram dez sessões de relaxamento tiveram uma taxa de sucesso no tratamento em 160% do que aquelas que não participaram das sessões.

“Especialistas em saúde reprodutiva sempre se perguntaram quanto ao impacto do stress sobre a fertilidade e como um impedimento à concepção”, afirma Domar. “O estudo mostra que o controle do stress pode ajudar nas taxas de fertilidade, minimizar o stress da fertilização assistida e ajudar a aliviar o fardo emocional das mulheres que têm problemas para engravidar”, explica a especialista.

Domar e sua equipe realizaram a pesquisa com 97 pacientes, que realizaram as sessões de relaxamento mental e corporal ao mesmo tempo em que realizavam tratamentos de fertilização. O programa de relaxamento não teve efeitos sobre as mulheres que tentavam pela primeira vez ter filhos, de acordo com Domar. Com aquelas que tentavam a fertilização artificial pela segunda vez, entretanto, a taxa de sucesso foi de 52%, contra 20% das mulheres que não fizeram parte das sessões de relaxamento.

“Com base neste estudo fica claro que uma abordagem holística da infertilidade tem mais sucesso com os pacientes”, afirma Dale McClure, presidente da Associação Americana de Medicina Reprodutiva.

O estudo realizado pela equipe de Domar não foi o único, entretanto, a apontar a relação entre o sucesso de técnicas de fertilidade e a procura dos casais por processos menos convencionais. Um estudo realizado na Universidade da Califórnia feito com 431 casais que procuraram técnicas de fertilização artificial mostrou que 28% dos casais buscam algum tipo de medicina alternativa. Entretanto, a pesquisa não mostrou nenhum efeito direto entre tratamentos com acupuntura, por exemplo, e o aumento da fertilidade. [Reuters]

21 comentários

  • Cintia Júlio:

    tenho 25 anos tento engravidar a uns 4anos faço tratamento a 1 ano mais com clomid agora passei pra iseminaçaõ estou pedindo a deus meu sonhado positivo

  • tatiana:

    ola meninas tenho 22 anos sou casada a ano e 10 meses tento engravidar a 1 ano e ñ consigo. é um grande sonho meu e do meu marido , ja tive varios alarmes falsos muito triste vc sentir os sintomas fazer o teste e da negativo um tralma tão grande que ja estou quaze desistindo desse meu sonho.sonho que tenho desde meus 16 anospensava que fosse moleza engravida mais na pratica ñ é me ajude porfavor .boa sorte para todas nois .desde ja agradeço

  • roberta:

    ola quero engravidar mas eu tomava remedio e parei ja faz uns dois meses,depois disso minha mestruaçao vem um mes em cada data como eu faço pra saber q estou no meu dia fertil,qual e a mudança no corpo da mulher.quando eu tranzo com meu marido quando ele ejecula dentro de mim sai um pouco pra fora e normal isso eu tranzo um dia sim e um dia nao.me reponda por favor obrigada

  • andreza:

    tenho cisto e quero trata como fasso

    • joana:

      pra andreza,
      vai neste blog:
      euqueroengravidar.blogspot.com
      tem garrafadas pra cura de cistos,miomas e
      até para engravidar,eu tive cistos,fiquei
      boa e engravidei.
      boa sorte linda,vai lá,não fique sofrendo
      atoa não.

  • cassia squariz:

    Ola.
    gostaria de receber, em meu email, dicas sobre como aumentar a chance de engravidar de uma menina, uma vez que ja tenho dois meninos. E se existe algum tratamento, nao invasivo, para isso?
    Att.
    Cassia

  • Patricia:

    Oi gente,to gravida.
    Eu descobri este site:www.wix.com/ritadesouza/euqueroengravidar
    mandei email,achei caro,fiquei com medo,meti a cara e comprei,é cara a garrafada da mulher lá viu,tomei 4,pra tantos problemas que eu tenho achei que ñ iria dar,passei 34 dias tomando e ontem fiz o teste,gente,deu positivo!!!!!!!Eu já chorei,gritei,agradeci a DEUS e tambem a dona RITA,pedi desculpas por pensar que fosse mais um golpe de internet,EU ESTOOU GRAVIDA!!!Eu já vinha tentando a 3 anos,quase me separei por isto,boa sorte pra quem quiser tentar!

    PALMAS-TO

  • Luciana:

    Oi tenho 36 anos e sou casada a 5 anos, meu esposo quer ter um flho, já fiz tratameno2 anos tomei remédios mas até agora nada, fizemos varios exames e o resultado que esta tudo certo conosco, mas até agora nada. por favor me ajude

  • Josiane:

    Sou casada a 6 anos e já faz 4 anos que quero engravidar e não consigo. Já fui em varios medicos fiz muitos exames eu e meu marido, mas não consigo, tem 4 anos que não tomo remedios.
    Gostaria muito de dicas, conselhos pois,não sei mais o que fazer.
    Meu medico chegou passar indux, e nada….

  • TATYANE BARBOSA AJALA:

    OI TENHO 27 ANOS , ESTOU TENTANDO ENGRAVIDAR A9 ANOS E Ñ CONSIGO FUI OA MEDICO FIZ UM MONTE DE EXAMES E NADA O QUE ESTA ACONTECENDO COMIGO ,.,.ME AJUDEM POR FAVOR ESTOU DESESPERADA

    • aparecida:

      eu tambem não podia engravidar,casada a 6anos fiz varios tratamentos e nada.ate que uma amiga me indicou uma garrafada,
      engravidei apos 3meses e a BRUNA ta completando hoje 30dias de vida,ja chorei tanto de felicidades.vi seu apelo e resolvi passar pra vc porque eu e duas outras amigas ja tinham engravidado tambem…

      é tudo com sigilo absoluto,recebi tudo pelo correio,enfim sou hoje sou a mãe + feliz do mundo e prometi q se conseguisse repassaria o contato. E vc é a primeira.
      http://www.wix.com/ritadesouza/euqueroengravidar

  • patricia:

    sou casada a 3 anos e nao comsigo em gravidar namorei 10 anos e casei a 3 anos quero fazer uma fertilizaçao para ver se em gravido de gemeos quero uma menina e um menino como faço isso??

  • felipe:

    quando eu engravidei minha namorada eu enfiei minha rola na bucata dela e ela chupou minha rola hoje temos 1 menino que ja comeu uma menina com a rola dele pica

  • mariane:

    sou casada a 1ano e namoro om o mesmo 2 anos, tenho 16 anos e quero engravidar.faz uns cinco meses que nao tomo remedio. tenho possibilidade de engravidar endo q p irmao do meu marido teve um problema de inferilidade mas fez tratamento e agora é pai de gemeas.tem possibilidade do meu marido ter o mesmo problema do irmao

    desde ja obrigada…

  • PATY:

    Tenho 27 anos e estou com muita vontade de engravidar, fiz todos os exames necessarios com minha GO mas está demorando demais, gostaria de saber o que eu faço, já estou desesperada por não conseguir… alguém me ajude?

  • kamila:

    tomei injeçao 3 anos e não consigo engravida po de me explica

  • sophia victória:

    oi, eu sou a sophia de guarulhos rj, tenhu 26 anos e tenhu um casal de filhos lindos, dos meus dois filhos eu estava com cisto no ovário esquerdo que de tão grande afetou minha fertilidade; e nessa época msm eu tive meu primeiro filho: walber que hj tem 2 aninhos,e a poucoi tempo tive minha filha: aghata victória ki tem 3meses,
    os médicos diziam ki eu naum conseguiria engravidar naquela época por causa do tamanho do meu cisto que meu nóvel de fertilidade estava muito baixo e tal…; perdi totalmente as minhas esperanças… então esquecii esse assunto, nem tentava mais engravidar, mas msm assim ..tinha minhs relação sexual com meu esposo(sem camisinha), naum fiz tratamento contra o cisto nem nada esperei que deus desse a ordem deeu engravidar, até ki um dia.. eu estava passando mal e tal, estava vomitando, naum podia sentir cheiro de nada que botava tudu o que comia pra fora… até que meu esposo e eu fomos ao médico, chegando no ´médico ele passou um exame de sangue pra mim fazer eu fiz e deu que eu estav gravida já de dois meses ( do walber) e depois foi tudoo as mil maravilhas ..
    meu sonho de ser mãe realizadooo, minha familia construida ee tudo tava muito bom.
    e da aghata já foi diferente pq depois ki eu tive o walber eu fiz o tratamento contra o cisto,até fiz uma cirurgia pra tirar o cisto.. e depois de um ano eu engravidei da aghata já pra fechar o pacote.. (É MUITO BOM TER FILHOS , O RUIM É O TRABALHO QUE ELES DÃO!!!) RSRSRSSRS se não fosse pelo trabalho eu teria outrooosss filhos, amei ser mãe…

    então naum fique nervosa: bruna rafaela,risia ana e thais
    tudo é no tempo de deus!!! esperem pacientes que a hora de vcs vai chegar.. e vou te contar …. ser mãe é melhor do que eu esperava!!! s2s2

    amo muito meus dois filhos!! walber e agatha, amor de mãmãe!!

  • -risia ana:

    oi eu tenho 21 anos e estou tentando engravidar a 5anos e o meu medico me disse que eo podia engravidar o que eu fasso

  • micettina:

    Quero saber , exatamente os dias melhores pra engravidar de uma menina.. estou louca pra engravidar e eu e meu marido queriamos uma menina.

  • taizinha:

    tomava redio a treze anos e agora resolvir engravidar sera que e possivel, ou tenho que fazer algum tratamento me ajude quero muito ter uma menina pois ja tenho um menino.
    bjs a tds…

  • bruna rafaela:

    quero engravidar mas nao consigo, eu tenho hum cisto no ovario mas sera que isso tem alguma coisa a ver… quero ajuda meu marido sempre pede hum filhinho e eu fico sem graça com isso…

Deixe seu comentário!