Encontrada a explosão mais antiga do universo

Por , em 3.11.2009

GRB 090423
GRB 090423

A luz de uma estrela que explodiu há 13 bilhões de anos foi detectada foi um satélite da Nasa, agência estadunidense de exploração espacial. A luz de raios gama da explosão foi observada por vários telescópios para que sua fonte e localização fosse identificada. A iluminação causada pela explosão da estrela viajava pelo universo desde apenas 630 milhões de anos depois do Big Bang.

A explosão da estrela, chamada de GRB 090423, já era esperada por especialistas da área, de acordo com Nial Tanvir, da Universidade de Leicester, no Reino Unido. “Vínhamos procurando por uma explosão como esta há muitos anos, e é claro que esperávamos vê-la um dia, mas foi incrível perceber que este era o momento”, afirma Tanvir.

» O universo chegará ao fim mais cedo do que se pensava

Astrônomos esperam que a observação desta e de outras explosões de raios gama distantes possam ajudar na compreensão da era negra cósmica, quando as primeiras estrelas e galáxias ainda não tinham sido formadas. “Esta explosão nos dá uma visão sobre uma era em que o universo era muito jovem e ainda passava por mudanças drásticas”, afirma Dale Frail, o Observatório Astronômico Nacional dos Estados Unidos.

Os especialistas acreditam que as primeiras estrelas do universo eram mais claras, quentes e mais densas que as que se formaram depois. Apesar da incrível descoberta sobre a explosão da estrela mais antiga do universo, cientistas ainda necessitam analisar mais estrelas antigas para compreender mais esta época da formação das estrelas e do universo. Mas quanto tempo isso deve demorar? “Baseado em experiências anteriores, pode demorar alguns anos antes de haver outra explosão, mas eu não ficaria surpreso se isso acontecesse amanhã”, afirma Tanvir. [Live Science]

4 comentários

  • Maria Arapi:

    por que só a NASA consegue perceber tais fenomenos , nenhum outro centro aeroespacial consegue ver?

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Bom, se a explosão aconteceu a 13 bilhões de anos… então é de se imaginar que o Big Bang aconteceu muito mais tempo que isso… já que a nossa galáxia estaria perto da origem e certamente já teria visto o resultado. Lembro de ter lido um artigo que comenta que o Universo é bem maior que o que imaginamos…

    • Falcone Big:

      Verdade. Por isso, hoje os astrônomos em sua maioria se referem ao universo como universo-visível. Até mesmo quando se fala em sua dimensão e idade.

  • Alberto:

    Em meu entender, existem duas espécies de raios gama, um deles, originados por explosões de corpos celestes e outros por explosões de energia eletromagnéticas do espaço extra universo. Toda vez que ocorrer uma transformação (E=MC² ou M=E/C²), há emissões de raios gama e raios cósmicos. Os raios gama são os mais antigos eventos7 do universo, ou melhor, são eles que orignaram a matéria, isto é transformaram energia em matéria.

Deixe seu comentário!