Prisão de ventre: causas, sintomas e soluções

Por , em 3.11.2009

prisao de ventre
Prisão de ventre

Muitos acreditam que estão com prisão de ventre por não irem diariamente ao banheiro. Porém, a pessoa pode estar com prisão de ventre se estiver apresentado pelo menos dois dos seguintes sintomas em pelo menos 12 semanas (não necessariamente consecutivas) durante o período de um ano: tensões durante a evacuação, sensação de obstrução ou evacuação incompleta, defecações irregulares ou dolorosas e menos de três defecações por semana.

A constipação é uma das queixas gastrintestinais mais comum nos Estados Unidos e acontece com mais freqüência em adultos com mais de 65 anos.

As causas mais comuns da constipação são: insuficiente ingestão de fibras e líquidos, falta de exercícios físicos, medicamentos, idade avançada e uso excessivo de laxante.

Porém, a causa a mais comum da constipação é uma dieta de baixa fibra e cheia de alimentos gordurosos. A textura macia das fibras impede que as fezes sejam duras, secas, dificultando a defecação. A fibra é a parte das frutas, dos vegetais e grãos que o corpo não pode digerir. É importante ressaltar que muitos alimentos refinados e processados que ingerimos tem a sua fibra natural removida.

» Os holandeses preferem banheiro ao invés de sexo e amigos

Os medicamentos que geralmente trazem constipações são os contra dor (especialmente narcóticos), antiácidos que contenham o alumínio e o cálcio, reguladores de pressão sanguínea, drogas, antiespasmódicos, antidepressivos, suplementos ao ferro, diuréticos,  anticonvulsivos e anti mal de parkinson.

A maioria dos pacientes com constipação podem ser tratados com as mudanças na dieta e com a prática de exercícios físicos. A utilização recomendada das fibras é de 20 a 35 gramas por dia.

Outras mudanças que podem ajudar é a ingestão de líquidos, exceto cafeína e álcool, pois se desidratam. Além disso, a vontade de defecar não deve ser ignorada sempre que possível: não deixe para depois.

Para aqueles que fizeram mudanças da dieta e do estilo de vida e ainda continuam com prisão de ventre, os doutores podem recomendar o uso de laxante ou enemas por um tempo limitado. [Live Science]

21 comentários

  • izabela rosa:

    eu tenho prisao de ventre tbm eu queria saber o que posso fazer para melhorar pois nao quero chegar ao limiti que a minha amiga chegou a ter que fazer uma operaçao no entestino quero ser curada muito obrigada pela atençao

  • narcia:

    gomes amigo deve sera prisao de ventre e pode tomar dimiticona ou comer ameixa e muito bom se fosse no estomago poderia ser visicula mais nao e ok se ajudei tomara boa noite

  • GOMES:

    eu sinto uma dor na parte inferior do abdome , no lado esquerdo, esta almenta gradativamnete começou menos intença na sexta feira e hj está mais forte e tem alguns dias q não estou fazendo cocô direito, e já tenho problema de prisão de ventre a anos, será se essa dor intença é devido a prisão de ventre.
    por favor respomdam me assim q poder.
    obrigada

    • lyan:

      eu sinto uma dor na parte inferior do abdome , no lado esquerdo, esta almenta gradativamnete começou a ums 6 meses intença hj está mais forte e sera que esta dor intença é devido a prisão de ventre.
      por favor respomdam me assim q poder.
      obrigada

  • gilmar:

    oi tenho 26 anos sinto uma dor muito icômoda no peito que sobe pro pescosso ja cheguei a pensar que fosse no coração fico pensando monte de coisa pois sou ansioso as vezes fico mais de uma semana sem ir ao banheiro regurlamente qual a resposta pra isso tudo?

  • nilda:

    ñ sinto dor,sinto a barriga endurecer parece uma pedra
    sera prisao de ventre? sa vezes parece q tem uma pelota grande na barriga o q sera?me mande por email obrigada.

  • Thiago:

    PELO AMOR DE DEUS GENTE, BUSQUEM IMEDIATAMENTE UM BOM SEGURO MÉDICO E VÁ SE TRATAR, NÃO FIQUEM AQUI BUSCANDO RECEITAS NÃO POXA

  • geiza zahnd:

    Melhorei bastante depois que inclui fibras na minha dieta, como legumes frutas e iogurte com granola quase todos os dias, tb bebo muita agua, quando vejo que estou com prisão de ventre sempre recorro a sucos e agua, sempre resolve.

  • shirley:

    ola, eu tenho um mal estar horrivel , parece q vou infartar , fico com pes e maos geladas , dor no peito , uma sensacao q nem eu sei explicar. Logo em seguida tenho vontade de ir ao banheiro, sera q td isso ta relacionado com prisao de ventre. Pois ja fui em cardiologista, ja fiz varios exames e nunca aparece nada.

    • mendonça rodrigues:

      estes sintomas que shirley relacionam, é o que eu sinto, até parece que ele está diagnosticando o meu problema. gostaria de saber a solução.

  • COSMO:

    OLHA EU SINTO DOR NO PEITO COM SE FOSSE NO CORAÇAO FICO NERVOSO ANGUSTIADO COM O ESTOMAGO CHEIO O QUE PODE SER

  • ana:

    sinto vontade de defecar mas nao consigo e doi muito qual melhor tratamento? isso acontece com voces?

  • luciana:

    Renan
    Eu uso o arroz Ráris, lentilha, pão integral, macarrão integral, enfim minha vida é toda integral.

  • RENNAN:

    BOM eu fico as vezes 11 dias sem ir eu queria saber,qual e a melhor forma de eu melhora da prisao-de-vntre.

  • raquel gomes da silva:

    a ums dias atraz passei por essas dores horrivel sempre estou sentido esso e muito rui passei no medico e o unico remedio q ele passou foi luftal

  • pepe:

    Tem um medicamento, plantago ovata, natural a base de fibras, muito usado na ASIA existe pó para diluir na agua ou em capsulas, deve se tomar 3 ao dia muito bom, tomei e aprovei, nao como muitos legumes e verduras, achei mais facil. pode usar nao tem efeito colateral, mas sempre procure orientação médica.

    espero ter ajudado

  • Valter:

    Para quem tem o problema, é preciso, realmente, a mudança de alguns hábitos. Ingerir mais frutas e legumes, quantidades menores de outros alimentos, tomar mais água e principalmente fazer exercícios físicos, caminhadas e corridas. Vale a pena. Melhora a auto-estima, a circulação sanguinea, a alegria de viver, fortalece o sistema imunológico. Os exercícios físicos também combatem o stress, a preguiça, o desanimo, etc…etc….

  • KARLA:

    estou de cama, devido a uma dor muito forte nas costas, sinto que é causada por prisão de ventre, pois quando a dor aumenta e eu respiro fundo passa um pouco o desespero da sensação que a dor causa.Pareçe que a dor embola nas costas e começa a andar/ é horrivel. Gostaria de saber qual tratamento é eficaz?

    • Natalia Gomes:

      estou de cama, devido a uma dor muito forte nas costas, sinto que é causada por prisão de ventre, pois quando a dor aumenta e eu respiro fundo passa um pouco o desespero da sensação que a dor causa.Pareçe que a dor embola nas costas e começa a andar/ é horrivel. Gostaria de saber qual tratamento é eficaz? oq tenho q fazer??

  • Lucas:

    Maria, muito bem observado. Também tive essa visão.

  • mari a:

    Na leitura aparece constipação, será que se refrem a obstipação?

Deixe seu comentário!