Carro elétrico é criado por ex-governador Jaime Lerner

Por , em 10.11.2009

dock dock
Dock-Dock: O veículo elétrico criado por Jaime Lerner

O ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, irá lançar no próximo dia 17 um novo carro elétrico em Curitiba.

Apesar de ter quatro rodas não é fácil chamar isto de carro, talvez um “quadricíclo para pessoas que não gostam de utilizar as pernas”. Digo isso porque ele chega a 20km/h e o Rafael, que deu a dica deste artigo, fez um trajeto de 20 km a uma velocidade média de 17 km/h sobre sua bicicleta. A vantagem é o pequeno veículo permite você chegar no seu destino sem estar suando como um porco, diferente da bicicleta, e também te deixa manter este estilo de vida sedentário que você gosta.

O nome do veículo é Dock-Dock, e a idéia, supomos, é que ele seja alugado pela cidade por auto-serviço através de algum tipo de cartão pré-pago, ou débito, e seja “largado” na outra estação de locação, perto de onde você precisa estar.

O nome Dock, dá uma conotação de “encaixe”. Não sabemos como o mecanismo funciona, mas a idéia é possivelmente um veículo encaixar no outro para ocupar pouco espaço enquanto parado na sua estação de locação ou na rua. Retira enormes veículos da rua, que geralmente levam apenas uma pessoas mesmo tendo espaço para 5, emite nenhuma poluição e reduz os congestionamentos.

Não são idéias novas, mas esperamos que algum dia dê certo. E se os veículos não forem tão feios como este, será um bônus.

Quer participar do lançamento? Custa só R$ 25.

13 comentários

  • Antonio Carlos:

    Idéia de girico.. o “carro” andando a 20km (velocidade máxima) iria parar todo o trânsito, além disso seria muito perigoso para o motorista uma vez que é todo aberto, uma colisão com outro veículo poderia ter consequencias fatais. Há ainda o problema de assalto e no inverno como seria andar nisso ? e no verão ensolarado a pessoa sairia vermelhinha do carro ja que não tem teto.

    Ou seja.. dificilmente pegaria um carro desse e mesmo se fosse uma idéia positiva, uma bicicleta substitui e é mais barato assim como o segway amaericano.

  • ECPA Urban Planning Initiative » Blog Archive » Cidades Inovadoras / Innovative Cities 2011: Live from Curitiba:

    […] schemes, and historic preservation, from Santiago, Chile to Mazatlán, Mexico.  He also presented Dock-Dock, a one-person electric car that he believes could further revolutionize urban mobility.  With a […]

  • Nelson Gomes de Souza:

    Com a quantidade de grana que ele meteu a mão no Paraná, o que deve ser muito, pois fazer algo de tanto mau gosto so se justifica por torrar o dinheiro ilícito antes de morrer.

    Lugar de corrupto é na cadeia, nao fazenho monstrinhos de 4 rodas, que tal se ele devolvesse o dinheiro para os cofres públicos ?, Não seria mais legal ?

  • Menotti Donato:

    Uma ótima solução para deficientes físicos cadeirantes como eu, só falta um lugar para transportar a cadeira de rodas dobrada.

  • José Pedro Coradini:

    A idéia e muito boa mas é preciso melhorar, como: desenvolver mais velocidade (90 k/h), autonomia (300 km) e conforto isso sim que seria a solução e o que todos esperamos.
    Sem prejudicarmos o planeta.

  • KARLO ANDERSON:

    ESTAMOS CAMINHANDO PARA UMA NOVA ERA DE CARROS ELÉTRICOS, E É CLARO QUE ESSA REPORTAGEM SÓ TEM UM INTUÍTO; FAZER-NOS RIR , A CHEVROLET IRÁ LANÇAR EM 2010, SEGUNDO INFORMAÇÕES DA PRÓPRIA CONCESSIONÁRIA NO SEU SITE, UM SUPER ESPORTIVO CHAMADO “VOLT”, ECONÔMICO, MUITO BONITO, PORÉM CARO, MAS QUE DARÁ GOSTO DE VÊ-LO POR AÍ.
    ISSO SIM, É CARRO ELÉTRICO ESSE AÍ, SERVIRÁ PARA ESTACIONAMENTOS DE SUPERMERCADOS.

  • Tiago:

    Toda iniciativa que colabore com a desoluição mundial é bem vinda parabens pela iniciativa. Principalmente que parte do centro tende a ficar sem veiculos futuramente

  • Richard Fontana:

    Ótima idéia e iniciativa.
    Pena que talvez não se possa ele próprio utilizar este veículo nas rodovias estaduais do Paraná (Anel da Integração e outras), pois e assim o nosso ex-governador Lerner iria sentir no bolso a economia gerada ao transitar com este tipo de veículo ir por água abaixo, em função do absurdo de valores de pedágios cobrados pelas empresas concessionárias que ele mesmo outorgou por contratos à nós paranaenses quando governador. Uma má herança que nós temos que arcar e já distante a quase duas décadas.

  • Paulo Nascimento:

    É, se cair um chuvão, fud** né, rsrsrrs.

  • César:

    Não sei do que se queixam, se o veículo só atinge 20km/h. Na maior parte do dia, a velocidade média nas grandes cidades é menor que isto…

    Outra coisa, se todo o fluxo de veículos estiver “fluindo” a 20km/h, não sei se dá para chamar isto de “congestionamento”.

  • JUMENTO:

    Gostaria de aproveitar e agradecer ao(s) responsável(eis) pelo site por modificarem a forma de deixar comentários. Ficar entrando em “Notícia Passada” para ver se meu comentario havia sido postado ou não, estava ficando um pouco fora. Tá aí… gostei.

  • JUMENTO:

    LENDO:

    “Retira enormes veículos da rua, que geralmente levam apenas uma pessoas mesmo tendo espaço para 5, emite nenhuma poluição e reduz os congestionamentos”.

    PERGUNTO:

    A) Um veículo andando a 20 por hora numa avenida REDUZ O CONGESTIONAMENTO…???.

    B) Alguem ja ficou atraz de um ciclista sem ter como ultrapassa-lo…???

    C) Quando vc ler uma plaquinha dizendo “LINHA VERDE – 45KM POR HORA” e estiver atraz de uma Jeringonça dessas voce tem duas opções: 1 – Torcer para que reprogramem os semaforos… OU 2 – Esqueça que voce lei a tal plaquinha.

    D) Será que se passa neste frutifero e criador cérebro, a ilustre hipótese de substituir os IMENSOS VEICULOS (Fiat Uno, Corsa, Celta e demais do gênero) das ruas da cidade…???

    E CONCLUO:

    Só vai faltar, depois de lançar um veículo deste… criar uma lei que reduz a velocidade máxima dentro de uma cidade a 20KM por hora e multar quem estiver acima disso.

    Bom, partindo de um politico, não duvido que isso possa acontecer afinal… cofre publico tem de ficar gordinho…!!!

    Ah… um PS: Quem conhecer esse ilustre me responda: QUE CARRO ELE USA…???.

    “Olha a Pimenta virando refresco…!!!”

  • AC/DC:

    Vai fazer muito sucesso no jardim de infância…

Deixe seu comentário!