Descubra o que causa sensibilidade nos dentes

Publicado em 13.11.2009

boca

O hábito de escovar os dentes com força e o consumo de comidas e bebidas ácidas são os maiores contribuidores para o desenvolvimento de dentes sensíveis. O estudo que afirma isso foi realizado pela Academia de Odontologia dos Estados Unidos, que analisou as respostas de 700 odontólogos sobre questões ligadas à sensibilidade nos dentes.

A sensibilidade nos dentes resulta de uma irritação dos nervos do dente, e é caracterizada por dores agudas e repentinas em um ou mais dentes. Geralmente o problema é evidenciado com o consumo de bebidas ou comidas muito geladas ou muito quentes, ou pela pressão nos dentes. O problema afeta cerca de 40 milhões de adultos só nos Estados Unidos.

» Desvendado o mistério da força dos dentes

Um terço dos dentistas consultados pelo estudo afirmam que comidas e bebidas ácidas são os maiores contribuidores para criar a sensibilidade, e o segundo maior vilão é o hábito de escovar os dentes com muita força. Van B. Hayward, professor de reabilitação oral na faculdade de odontologia da Geórgia (EUA), afirma que a escovação agressiva e o consumo de substâncias ácidas pode desgastar o esmalte dos dentes e afetar as gengivas.

“Quando a camada protetora do esmalte é corroída ou quando a gengiva recua, um tecido mais sensível do dente, chamado dentina, pode ficar exposto”, explica o especialista. “A dentina é conectada ao nervo central do dente, então, quando fica desprotegida, pode ficar vulnerável a sensações intensas, como a dor”, diz Hayward.

Outras coisas que contribuem para a corrosão do esmalte dentário são certas pastas de dente, enxaguantes bucais, produtos para branqueamento do dentes, dentes quebrados ou rachados, bulimia e refluxo. A Academia de Odontologia recomenda alguns cuidados básicos para aliviar dentes sensíveis:

  • Utilizar pastas de dente apropriadas para tratar da sensibilidade
  • Usar escovas de dente com as cerdas macias
  • Ter uma boa higiene bucal: usar fio dental regularmente e escovar os dentes ao menos duas vezes ao dia, por no mínimo dois minutos
  • Segurar a escova de dentes em um ângulo de 45 graus, e escovar delicadamente em movimentos circulares
  • Evitar alimentos e bebidas ácidas, como refrigerantes e alimentos cítricos

» Mito: Bebê com febre é um sinal de dente nascendo

[Fonte: WebMD]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Bubble-chamber-scattered-subatomic-particles
Computadores super velozes um passo mais próximos: partículas quânticas são identificadas

A nova descoberta pe...

Fechar