Mais uma desculpa para comer chocolate

Por , em 18.11.2009

Não se preocupe, pode comer seu chocolate sem culpa. Um novo estudo do Centro de Pesquisas Nestlé, na Suíça, mostra que o consumo diário de chocolate amargo pode ajudar a reduzir o stress. A pesquisa descobriu que pessoas que se classificam como altamente estressadas têm menores níveis dos hormônios ligados ao stress depois de comer chocolate diariamente durante duas semanas.

Os participantes do estudo consumiram 40 gramas de chocolate amargo diariamente. Os médicos que realizaram a pesquisa analisaram amostras de urina e do plasma sanguíneo tiradas no início, no meio e ao fim das duas semanas do estudo. Os hormônios cortisol e catecolaminas, ligados ao stress, foram encontrados em menores quantidades depois do consumo do chocolate.

» Bill Gates investe em chiclete e chocolate para combater a malária

Sunil Kochhar, um dos realizadores do estudo, afirma que o consumo diário de chocolate resultou em modificações significativas no metabolismo dos voluntários, além de acreditar que o consumo mostrou ter “consequências a longo prazo para a saúde humana em apenas duas semanas de tratamento”. “Isto foi observado através da redução dos níveis dos hormônios associados ao stress e a normalização dos sinais do stress metabólico”, afirmam os pesquisadores.

A pesquisa se soma a várias pesquisas que mostram que alguns elementos do chocolate, como os polifenóis, poderosos antioxidantes, podem ter benefícios à saúde. Ainda assim, este estudo foi realizado com um pequeno grupo, de apenas 30 pessoas, e análises mais aprofundadas e com um maior número de participantes são necessárias para confirmar os resultados. Alguém se habilita? [Live Science]

8 comentários

  • teresa Monteiro Melo:

    Não gosto de Chocolate amargo, será que o chocolate recheado vai me fazer mal?

    • Mendes Clay:

      Isso é sério!?

    • André Rodrigues:

      Sim pois um possui um alto teor de gordura

  • Bruno:

    quanto mais amargo o chocolate, melhor pra saúde
    so que quanto mais amargo, maior o preço o.O
    isso que eu acho sacanagem, os chocolates entupidos de açucar, leite e n sei oq sao baratos e os amargos que fazem bem e tem menos coisa sao mais caros? nao é justo isso

  • Paulo:

    Centro de Pesquisas Nestlé… parei.

  • eduardo:

    Vou precisar de muito mais que 40 gramas diárias pra diminuir o meu stress…
    Mas pq amargo?

  • O verdadeiro:

    “… Um novo estudo do Centro de Pesquisas Nestlé…”
    Parei de ler aqui. Nada suspeito, né?

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Puxa… vivo estressado… mas o que será pior? Ficar estressado ou hipertenso?

Deixe seu comentário!