O universo em um clique

Mais uma desculpa para comer chocolate

chocolate

Não se preocupe, pode comer seu chocolate sem culpa. Um novo estudo do Centro de Pesquisas Nestlé, na Suíça, mostra que o consumo diário de chocolate amargo pode ajudar a reduzir o stress. A pesquisa descobriu que pessoas que se classificam como altamente estressadas têm menores níveis dos hormônios ligados ao stress depois de comer chocolate diariamente durante duas semanas.

Os participantes do estudo consumiram 40 gramas de chocolate amargo diariamente. Os médicos que realizaram a pesquisa analisaram amostras de urina e do plasma sanguíneo tiradas no início, no meio e ao fim das duas semanas do estudo. Os hormônios cortisol e catecolaminas, ligados ao stress, foram encontrados em menores quantidades depois do consumo do chocolate.

» Bill Gates investe em chiclete e chocolate para combater a malária

Sunil Kochhar, um dos realizadores do estudo, afirma que o consumo diário de chocolate resultou em modificações significativas no metabolismo dos voluntários, além de acreditar que o consumo mostrou ter “consequências a longo prazo para a saúde humana em apenas duas semanas de tratamento”. “Isto foi observado através da redução dos níveis dos hormônios associados ao stress e a normalização dos sinais do stress metabólico”, afirmam os pesquisadores.

A pesquisa se soma a várias pesquisas que mostram que alguns elementos do chocolate, como os polifenóis, poderosos antioxidantes, podem ter benefícios à saúde. Ainda assim, este estudo foi realizado com um pequeno grupo, de apenas 30 pessoas, e análises mais aprofundadas e com um maior número de participantes são necessárias para confirmar os resultados. Alguém se habilita? [Live Science]

8 comentários

  1. teresa Monteiro Melo /

    Não gosto de Chocolate amargo, será que o chocolate recheado vai me fazer mal?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Eduardo /

    Eu até acredito que seja verdade. Mas por uma questão de princípios, não posso levar um estudo desses à sério. Eu talvez seja um dos únicos seres humanos que compreendeu e aprendeu a lição dos “óleos vegetais”.
    A indústria de óleos vegetais produziu pesquisas durante décadas para forçar a substituição da gordura animal (banha de porco) pela gordura vegetal, sob a argumentação de que eram mais saudáveis. As pessoas consumiram durantes décadas essas gorduras vegetais juntamente com a famosa gordura trans. A indústria sempre soube da gordura trans mas somente passou a divulgar seus malefícios à saúdo quando já possuia know how e viabilidade econômica para separar a gordura trans das demais formas menos nocivas.
    Do dia pra noite a gordura trans passou a ser conhecida como a pior forma de gordura, e é produzida exclusivamente no processo de hidrogenação. E ninguém parou para questionar em nenhum momento o fato da indústria de alimentos ter iludido a humanindade durante esses 50 anos e ter matado possivelmente dezenas de milhões de seres humanos por doenças cardíacas.
    As pesquisas e suas conclusões são direcionais para onde se queira. Basta criatividade e estatística.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  3. quanto mais amargo o chocolate, melhor pra saúde
    so que quanto mais amargo, maior o preço o.O
    isso que eu acho sacanagem, os chocolates entupidos de açucar, leite e n sei oq sao baratos e os amargos que fazem bem e tem menos coisa sao mais caros? nao é justo isso

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  4. Paulo /

    Centro de Pesquisas Nestlé… parei.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  5. eduardo /

    Vou precisar de muito mais que 40 gramas diárias pra diminuir o meu stress…
    Mas pq amargo?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  6. O verdadeiro /

    “… Um novo estudo do Centro de Pesquisas Nestlé…”
    Parei de ler aqui. Nada suspeito, né?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  7. Puxa… vivo estressado… mas o que será pior? Ficar estressado ou hipertenso?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.

Comente usando seu Facebook