Macarrão instantâneo pode ser muito mais prejudicial à saúde do que se imaginava

Por , em 20.11.2009

Quem tem preguiça, pouco tempo ou nenhuma prática na cozinha conhece bem a facilidade do macarrão instantâneo. Em três minutos, um prato de comida pronto e temperado, sujando apenas uma panela. O problema é que quem é adepto dessa comidinha também já deve ter ouvido falar que o produto faz mal, e uma pesquisa recente mostra que o macarrão pode ser muito mais prejudicial à saúde do que se imaginava.

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) recentemente analisou dez marcas de macarrão instantâneo e chegou a uma conclusão assustadora: o tempero em pó de algumas marcas do produto contém mais sódio do que a quantidade indicada para o consumo em um dia inteiro.

» Alimento orgânico não é mais saudável, confirma estudo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo diário de sal não deve ultrapassar 4 gramas, e o de sódio, 2 gramas. No famoso Miojo, o sódio compõe 16% do produto – 0,8 gramas em cada pacotinho de tempero – isso porque a marca foi a classificada com a menor quantidade de sódio. As marcas Qualitá e Piraquê têm 2,32 gramas de sódio no tempero, que tem 8 gramas no total. A substância é um fator de risco para doenças cardíacas e hipertensão, além de aumentar a pressão arterial.

Outros problemas

Produtos deste tipo abusam do glutamato monossódico, utilizado como realçador de sabor. O glutamato é conhecido como uma substância viciante e pode causar reações adversas no organismo, mas tem o seu uso liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Especialistas já observaram que o uso em excesso do glutamato pode causar enxaquecas, dores de cabeça, náusea, quimação no peito e sudorese, além de outras reações.

» Mulheres pensam mais em comida que sexo

No macarrão da marca Maggi, a Pro Teste descobriu que o glutamato corresponde a quase 23% da formulação do produto. Além do excesso de sódio e glutamato monossódico na fórmula, o macarrão instantâneo tem quantidades enormes de gordura. O Nissin Lamen, por exemplo, tem 16 gramas de gordura em 85 gramas de alimento, quantidade correspondente a 29% da recomendação de consumo diário.

As marcas avaliadas pela Associação foram Adria, Carrefour, Great Value, Maggi, Nissin Lamen, Piraquê, Qualitá, Renata Express, Maggi Lamenitos e Nissin Turma da Mônica. [Anderssauro, R7: 1 e 2, Imagem]

81 comentários

  • Cleber Leão:

    O glutamato monossódico provoca
    mais de cinquenta tipos de doenças,
    inclusive vários tipos de câncer.
    Essa substância, também chamada
    de ajinomoto é adicionada em quase
    todos os alimentos industrializados.

    • Henrique Vertti:

      Mentira.
      Essa substância, é um aminoácido encontrado naturalmente em diversos alimentos (por ex. o tomate e algumas algas). Seu uso é aprovado pelo FDA, OMS e ANVISA, por ser considerado seguro para consumo. No Brasil, um estudo realizado na UNICAMP, pelo professor Félix Reyes, mostrou que essa substância não provocou danos ao organismo de ratos, reafirmando ser segura para consumo.
      Fonte:
      REYES, F.G. Umami e glutamato: Aspectos Químicos, Biológicos e Tecnológicos. Editora Plenitude, pg…

  • Anderson Santos:

    E mais um detalhe importante é que os temperos do sachê são especiarias que foram TRATADOS POR PROCESSO DE IRRADIAÇÃO, podem ler na embalagem de qualquer produto para ver essa informação.

  • Anderson Santos:

    Além do mais o macarrão instantâneo para por um processo de fritura antes para dar esse aspecto de crocância, podem observar que a água dele fica gordurosa.

  • paulo:

    o povo como um todo sempre deparam nesses realçadores de sabores…as delícias orgânicas hoje faz parte do passado e custa caro principalmente em grandes metrópolis q. é o corre corre do dia a dia. de certa forma é um alimento sintético como a carne do boi q. compramos no açouge pois ela já vem com anobalizantas de engorda e etc. etc ….

    • Belchior Almeida:

      Carne de boi sintética…

  • leogama:

    Qual a alternativa para macarrão de cozimento rapido?

    • BOND, James:

      Macarrão cabelo de anjo, aquele bem fininho. Fica pronto mais rápido que o instantâneo, além de ser mais gostoso. Só temperar com caldo knorr.

  • Robert:

    quanto alarde por causa de um miojo, sim faz mal em excesso, como todo qualquer alimento em excesso faz mal ate agua demais podem acreditar, então na vida tudo deve haver um equilibrio ok

  • sergio:

    Vocês prestaram atenção que o problema esta no tempéiro e não no macarrão em si ..subtituam o tempero pelo seu ou seja, tempere com seu produtos sem usar o sache de tempero deles…

  • KARINA:

    Amo miojo, tenho 33 anos, como desde os 6 anos… Meu filho de 5 anos gosta muito também. E agora???

    • José Muniz:

      Karina, você é irrecuperável. Porém, seu filho, pode e deve ser salvo. Substitua o macarrão instantâneo por macarrão comum, de preferência, por macarrão integral. Ofereça mais legumes e frutas para o seu filho, e nada de refrigerantes. Quando ele estiver adulto, vai te agradecer. Macarrão instantâneo é coisa de preguiçoso.

    • Washington:

      E agora? É só parar. Acho que ninguém fica literalmente viciado em miojo.

  • solange:

    sempre faço para os meus sobrinhos comerem um de 2 anos e outro de 4 anos faz mal pra eles?

    • Rubia:

      Tadinho deles! Acima está sua resposta…

  • Alisson:

    O nissin miojo é uma verdadeira bomba para a saúde. Ele é frito , por isso essa quantidade absurda de gordura mesmo quando consumido sem o tempero. A melhor solução é comprar a marca nissin miojo light e utilizar pouco tempero. Próxima que forem ao mercado comparem o nissin light com o convencional e irão se espantar com a diferença.
    Uma segunda alternativa seria comprar aqueles pacotes grandes de macarrão instantâneo e fazer um molho caseiro. Por exemplo, azeite de oliva e queijo.
    Abraços.

  • marie berrios:

    como miojo todos os dias com o meu marido. Coloco dois pacotes na panela, adiciono pães de sal com manteiga e vamos que vamos. o que poderá acontecer comigo? por favor me ajude/

    • José Muniz:

      Vocês estão apenas antecipando a morte. Mas antes, com problemas cardíacos ou congêneres.

  • amanda:

    Ja faz um tempo q eu consumo miojo quase que diariamente

    e eu tenho sentido dores de cabeça muito fortes queimação no peito muito enjôo além de muita dor do estomago mais será qeu isso pode estar acontecendo por excesso de miojo gostaria muito de saber …

  • Washington:

    Tenho duas perguntas. Entro aqui muitas vezes. Por que este site demora tanto a abrir, mesmo desabilitando as imagens no navegador?

    E sobre a reportagem, quer dizer que se não usar o tempero, não faz mal?

    “Além do excesso de sódio e glutamato monossódico na fórmula, o macarrão instantâneo tem quantidades enormes de gordura.”

    Sendo assim, não faz mal em mim, pois quase não como alimentos gordurosos e coloco o mínimo do tempero do miojo no prato. Apenas pra dar um leve sabor.

  • Rosi:

    Avida moderna a correria do dia dia nos faz comer mal,mais hipertensos, diabèticos,etc…..aonde vamos parar, saudade de minha vò…………

  • Washington:

    Se o povão toma até álcool que é uma bomba, imagina essas comidas…

  • José Muniz:

    O glutamato monossódico é usado como realçador de sabor em todo alimento industrializado, bem assim, a gordura hidrogenada. As crianças são os principais alvos da indústria alimentícia, pois viciando a criança, esta ficará fidelizada quando adulta.

  • willians:

    Bom é quando faz mal \,,/

  • Vento:

    Naõ coman esa porcaria , eu fiquei um dia inteiro vomitando , foi pela catidade de gordura que eli tem , meu organismo não posso digerir.

  • nariom:

    muito bom macarrao estatanio eu adoro

    • herguim:

      macarrao estatanio deve fazer mais mal à saúde que o macarrão instantâneo pois talvez contenha Einstênio (Es), Tântalo (Ta) e Titânio… Melhor você comer o “INSTANTÂNEO” mesmo…

  • josy:

    eu adoro esse macarrão e nem ligo para o que dizem por aí!!!

  • leila:

    boa tarde,miojo pra mim é alimento de doente ou preguiçoso,como legumes frutas arroz feijão ,é muito mais saudadav´l

    • Henrique:

      Simplesmente ridícula e preconceituosa sua afirmação.

      Não sou doente, nem sou preguiçoso mas nem por isso deixo de comer meu miojinho.

    • Comedor de miojo KKKKK:

      que horror ‘-‘
      miojo é a melhor coisa do mundo KKKK
      principalmente Cup Noodles *—*
      foda-se se engorda ou não , se faz mal ou não , é bom ‘-‘

  • Miojoo:

    Eu costumo comer macarrão instantaneo as vezes, mas eu não uso o tempero dele, eu jogo no lixo. Costumo colocar apenas molho de tomate e as vezes mussarela ou requeijão, será que ainda assim a massa faz mal a saude ? Eu sei que ela é frita mas continuo com duvidas já que eu não coloco o tempero

    • Elaine Rosa:

      Duvido , que vc não coloca o mais gostoso o tempero , ai que mentira feia ! E então faz mal sim vicia por que eu já viciei e não consegui mais parar e da sim dores de cabeça enormes isso não é mentira PODE ACREDITAR

    • Cristina Felipe:

      Sou viciada em miojo , eu te amo o coisinha boa!

  • Natureba:

    Minha filha gosta de comer miojo cru, minha cunhada disse que dá lombriga. Quando estamos naquela correria é a melhor opção, sempre coloco batatinha e cenoura picadinha bem pequena (cozinha + rápido) e caldo de carne (não uso o tempero do sachê).

    • Henrique:

      Isso de temperar ao seu gosto é muito legal, fica show de bola mesmo.
      Mas isso de que miojo cru dá lombriga é lenda, pode acreditar.

  • Marcelle:

    Assim como o miojo, existem muitos outros alimentos com um alto teor de sodio,ou seja, se o macarrão tem gordura e o tempero tem mto sodio,imagina uma carne cheia de gordura???

  • fabio:

    minha filha tem 6 anos e ate hoje a mae dela so deu nissin miojo para ela,acredite so nissin, inacreditavel. ela nunca pos um pedacinho de carne na boca tenho medo do que o nissim esta fazendo com ela. arroz,feijão, polenta, pure,saladas, legumes….nada disso ela “nunca provou”. e o pior e que ja pedi a guarda dela e o juiz, promotor e conselho tutelar de esteio rs, comdenan ela dizendo que ela tem as coisas para comer não come porque não quer, absurdo quem da a educação alimentar é o responssavel. se alguém ler isso e pelo amor de DEUSpoder me ajudar, POR FAVOR email- mariana_huff@hot mail.com, que deus abençõe a saude dela.

    • Conselheiro:

      quandoa sua mulher nao estiver em casa e só vc e sua filha estiverem, dá algo saudavel pra ela!!!

    • Ana:

      Zebra!Se ele nao tem a guarda da Filha significa q a filha dele mora so com a mãe

  • tamires:

    Olá, minha prima gosta muito de miojo
    ela ja esta aviciada dota noite antes de dormi ela prepara um miojo mas ela coloca verduras e legumes mas agora qui eu sei que miojo faz mal vou diminuir Obrigada>.

  • fABIMZIM:

    para os otarios que pensam de forma irresponsavel continuem assim , SO QUE VAO MORRER AOS POUCOS DE CANCER . nao é mal agouro apenas consequencia.

  • carol:

    poxa adoooooooro miojo a noite mesmo quando chego do trabalho cansada é muito bom.Nao sabia que fazia mal a saúde foi bom saber agora vou reduzir e descartar o pacotinho bigadu pela informaçao.

  • Isabella:

    Eu acho que o miojo é muito bom e por isso pra mim ele nao faz mal kkkk’
    por mais que ele pode causar uma doença nao significa que agente vai morrer nao é
    entao minha opiniao é COMER, COMER
    kkkkkk

  • Michele:

    O povo desenganado, o miojo não deveria existir, para quem pensa que a massa do miojo não faz mal, está “miojomente” enganada, pois ela é frita, é uma massa frita, por isso que ela é pré-pronta…
    Bjs e boa saúde para todos…

  • Henrique:

    Cara,

    Miojo é uma delícia.
    O Tempero é uma delícia, e TUDO em excesso faz mal.

    Só me respondam uma coisa…
    Precisa de pesquisa quando se tem a |Tabela de Informação Nutricional|?

    *PS:
    Para os que querem comer sem culpa, é só não colocar o Tempero ou comer cru ou você mesmo temperar à gosto.
    É provado, a massa do Miojo não é maléfica, apenas o tempero. =P

  • LAURA:

    É SÓ TEMPERAR DO SEU JEITO, E DESCARTAR O PACOTINHO DE TEMPERO.
    EU USO SEMPRE, MAS COLOCO ALHO, SAL, MOLHO DE TOMATE E AZEITE NO COZIMENTO.
    SEMPRE DESCARTO O PACOTINHO DE TEMPERO.

  • Herberth:

    Eu só digo uma coisa ..
    Esse negócio é ruim mas é bom.

  • Lorena:

    É sempre bom saber que muitas são as pessoas que além de preocupar com a propria saúde passa a informação adiante. Macarrão instantaneo é muito, muito bom… adoro de montão e além disso sempre que estou muito aterefada faço para minha filha de 1 aninho. Olha só o perigo para a saude de ambas. Nem sempre o bom sabor traz saúde!!! Valeuuuu!!!!

  • Sammy:

    Minha mãe nem compra mais.. mas ás vezes eu compro.sei que é prejudicial,mas eu vou morrer do mesmo jeito.

  • Sergio:

    Essa obsessão doentia por uma vida saudável já está enchendo a paciência.

  • Léo Davi:

    Pois é…então passe o resto de sua vida não se preocupando com esses pequenos detalhes, pois, caso vc não seja “atropelado” ou acidentalmente aconteça alguma outra coisa, você morrerá de infarto aos 40 anos devido à sua obesidade e diabete.

    Alessandra, muito obrigado pela sua informação.

    Obs.: Referência acima é para os que comentaram pouco ligado para essa informações importantíssima. Viver uma vida saudável sem esperar por um atropelamento é inteligentemente viável para poder se chegar até uma idade avançada…e sem problemas.

  • Chummyreys”:

    Noossa, que horror, eu como todo dia! É minha janta.
    Tenho que parar de comer imediatamente..
    Obrigada pelo aviso!!
    Xau.

  • Simone_RJ:

    Gostei muito! Afinal, adquirir conhecimento é muito bom. Ainda mais quando se refere à saúde. Parabéns!

  • phelipe:

    eu sei disso e é por isso que minha receita desta pratica e deliciosa refeiçao e diferente da tradicional e fica com um gosto mais leve e saudavel
    eu coloco agua na panela já com o tempero apos ferver coloco o macarrao depois retiro o macarrao com um poco do tempero com a agua e fica muito bom mais 90% do tempero eu jogo fora junto com o resto da agua !!!

  • Elis:

    bom, que o miojo faz mal à saúde por conter todas essas substancias industrializadas tudo bem, mas, eu nao abro mão de um de vez em qndo é claro nada em exagero, hum nada como um em um dia frio ao chegar em casa e tomar principalmente o caldinho.

    abraços a todos.

  • Fernando:

    Um macarrão instantaneo com molho de tomate, Queijo ralado e uma taça de vinho tinto bordo artesanal!!!! Não tem coisa melhor!!Sempre jogo o tempero da embalagem no Lixo. A propósito o vinho tem antioxidante ( combate os radicais livres) e facilita a digestão!

  • Junior:

    Passa a vida se preocupando com alimentaçao, depois morre atropelado por um carro. Melhor aproveitar a vida e oque ela tem a oferecer. ^^

  • lucia:

    poxxa que pena é o q eumais gosto de comer e agora naum posso +!!!

  • ANDERSON:

    Bem… Como quando me dá vontade e quando estou sem grana.
    O bom da vida é comer e ir ao banheiro… isto significa que minha saúde anda muito bem.
    Grato.

  • Carla Lizzie:

    Pelo visto é o TEMPERO e não o macarrão que faz mal a saúde.

  • Natália:

    Olha eu queriia saber se é perigoso comeer e morrer ?

  • Gabriel:

    eu nao acredito muito nisso!!! se fizesse realmente mal a saude do jeito que falam, vaaaarias pessoas teriam morrido, a quanto tempo as pessoas comem miojo e ate hoje eu nunca fiquei sabendo de uma pessoa que realmente passou mal por comer miojo…..deve fazer se voce esquecer da comida e comer só miojo, por exemplo…comer no almoço e na janta todos os dias……e o que faz mal, se faz mal mesmo no miojo é o tempero, o macarrao é apenas macarrao…..e tambem se a gente for dar atenção pro que faz mal, é melhor a gente passar a tomar só agua.

  • ISAURA:

    Também agradeço a quem se esforçou em prol desta matéria. Todo conhecimento é proveitoso. Ainda mais, com crianças que parecem viciar no tal “miojo”.

  • Naglia:

    Muito obrigada!!!

    Estava procurando, realmente algo sobre o macarrao instantaneo,
    valeu mesmo a reportagem…

    Achei super legal….

  • franbogado:

    A agua mineral faz mal,
    O macarrãozinho pronto faz mal,
    O sol faz mal,

    A chuva faz mal,
    O celular faz mal,
    A musica faz mal,

    Resumindo: “Viver faz mal”!

  • Jee:

    Penso que o macarrão em si não faz mal a saúde. O tempero pronto sim, pois contem muito sal e gordura, como já foi citado. Agora cabe a cada um escolher o que faz bem ou não a sua saúde. Cada cabeça uma sentença :]

  • Valter:

    Todo o alimento é bom para nutrir. Pôr-se em movimento é a resposta. Exercícios físico, principalmente corridas. No suar, o corpo expeli todo o indesejado num maravilhoso banho interno. Confie e interaja com seu corpo, sinta-se e alimente-se com todas as cores sem medo ou preocupação e muitos anos serão acrescentados à sua Vida.

  • franbogado:

    E o que é que não faz mal por asmodeus?
    Essas são jogadas de marketing e comercio, nada mais que isso!

    Todos sabemos que componentes quimicos/industriais como o glutamato monossódico não são bons para a saude, mas sem ele a comida pronta fica sem gosto!

    Então arranjem uma outra substância igualmente útil mas que seja benéfica em vez de ficar a condenar as que servem para seu determinado fim!

  • Onofre Vieira:

    Sou Hipertenso, como tudo sem sal, mas, adoro massas, quando como Miojo, eu faço o molho ao meu gosto. Assim acho que da para comer sem culpa.

  • Daniela Segredo:

    Acho que isso não é muito verdadeiro,pois se fizesse mal,teria muitas pessoas doentes e o consumo do macarrão diminuiria.

  • Clarice:

    Iodo em excesso também faz mal.

  • luci canali:

    O grande lance é o equilibrio.Devemos comer saudávelmente no dia a dia frutas, verduras, legumes, cereais etc etc . Mas meu amigo um miojinho de vez em quando não mata ninguém. Porque ninguém com bom gosto para comer, não ingere esta massinha fajuta por mais que dois dias.

  • JUMENTO:

    Um dia um amigo me disse:

    “QUANDO VOCE VER UMA NOTICIA OU MATERIA DIZENDO QUE UM DETERMINADO PRODUTO FAZ BEM A SAUDE… PROCURE EM ALGUM OUTRO NOTICIARIO QUE VOCE VERÁ QUE ALGUM PAÍS PRECISA ESCOAR SEUS ESTOQUES DA MATERIA-PRIMA QUE O COMPOE”.

    E isso vale para o oposto também.

    Exemplo: SOJA

    Quando nossa produção de soja está acima das expectativas e a exportação está baixa (valores e barreiras), alguem lança uma noticia dizendo que a soja é benéfica pra saúde e a consequencia…??? —> Consumo em massa em dias depois… e QUE BELEZA… escoa-se a produção.

    Se o oposto acontece, aparece uma noticia dizendo dos males que a soja causa e a consequencia…??? QUE BELEZA DE NOVO… sobra produto para exportação.

    Será que tá precisando sobrar Macarrão Instantâneo…??? ou algum outro produto que atenda da mesma forma precisa ser estimulado para consumo…???

    Além do mais, pesquisas com produtos do mercado que tem quantidades de sal, etc. tem muitas e é fácil somar quando se tem material em maos; ainda não vi uma pesquisa do consumo caseiro per-capita. Quanto(s) pacotinhos de sal cada familia consome em 1 mês? Não tem como saber… agora, soma esta estimativa macro aos produtos que voce tem acesso a informação…!!!. De-repente temos um consumo de cerca de 50 gramas de sal por dia.

    Em contra-partida… o sal contém IODO (que até agora parece benéfico) e foi a forma encontrada para que possamos consumi-lo indiretamente para evitar outros males. Caramba…!!! Nem sei o que como mais… acho que vou viver de Luz como a Australiana JASMUHEEN.

  • Stingray:

    Wesurffer vai surfando e comendo as suas porcarias só faz um favor quando vc estiver com o seu câncer manda uma mensagem para a gente ……valeu!!!!!!

  • wesurffer:

    Isso é besteira tamanha!
    Esse é o tipo de pesquisa inútil. A ciências médicas apesar do milhares de anos que ela possui, é muito primitiva. Hoje eles dizem isso, amanhã já mudam o discurso. Nada é certo quando se trata de alimentação. Eu não vou deixar de comer o macarrãozinho com muitoooo tempero por causa de uma pesquisa imbecil como esta.

  • leandro:

    a melhor comida é a natural, a processada com aditivos quimicos, industriais, como essas coisas artificias tipo macarrão, sao desnecessárias, a pessoa que não dispõe tempo para se alimentar bem é escrava da situação. E sempre há uma saída para preparar uma boa comida. A maioria das pessoas hoje se alimenta mal, e nao liga pra isso. Não da valor a vida.

  • Alberto:

    Não é só mulheres que pensam mais em comida que sexo. Muitos homens tambem. Tudo depende de vários fatores: Estresse, preocupações, responsabilidades, etc. As mulheres por exemplo, são mais propensas a isto, visto que elas necessitam de mais alimento que os homens, porque procriam. Este assunto precisa de mais pesquisas.

  • Cla:

    Além disso, o macarrão do miojo já é salgado

  • Cla:

    Sopas, hot pocket, comidas prontas ou semi prontas no geral tem alto teor de sódio. Algumas sopas light já vem com menos sódio, e normalmente 0% de gordura, mas são raras. Mas convenhamos que dá pra notar que não pode fazer bem coisas tão salgadas como miojo com um pacotinho inteiro de tempero. Eu costumo comer com algo em torno de metade do pacotinho. Não é bom, mas é melhor, inclusive o gosto.

  • César:

    E os “Cup Noodles”?

Comentários fechados

Os comentários deste post foram encerrados.