O primeiro vírus de computador da história

Por , em 24.11.2009

Se você já teve problemas com vírus no seu computador e teve que gastar uma nota preta em antivírus e em soluções para a máquina, ninguém vai julgá-lo por querer xingar Fred Cohen, o criados do primeiro vírus de computadores, há 26 anos.

Porém, não vamos nos precipitar: embora Cohen tenha sido pioneiro na criação do vírus de computador, suas pesquisas também levaram à criação da defesa contra os problemas encontrados pelas máquinas nos anos futuros. Quando era estudante na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, percebeu que a criação de outra Universidade – o famoso Cavalo de Tróia – poderia ser alterado para auto-replicar.

» Por que seu computador trava?

“Eu estava assistindo a uma aula e de repente eu percebi que o Cavalo de Tróia poderia se copiar em outros programas, infectando todos, então qualquer pessoa que rodasse esses programas ficaria infectada e assim por diante”, diz o especialista em segurança de computadores. Na época, ele discutiu a sua ideia com Len Adleman, outro especialista da mesma universidade. “Fred me disse que tinha um novo tipo de ameaça à segurança dos computadores, e descreveu para mim o que nós agora chamamos de vírus”, afirma Adleman.

Segundo ele, Cohen quis um computador emprestado para realizar experimentos e ver como a ideia funcionaria – e funcionou muito bem. “Passei os próximos seis anos da minha via tentando encontrar maneiras para proteger o computador dos vírus e entendendo os limites do que poderia ser feito com eles”, diz.

Dilema ético

Armada com sua descoberta, a dupla teve um sério dilema ético: aquilo tinha potencial para ter um enorme impacto negativo sobre o mundo da computação. Porém, como acadêmicos, eles tinham a obrigação de divulgar as novidades ou a vulnerabilidade deveria ser mantida em segredo? Adleman e Cohen seguiram em frente e publicaram o estudo: “Nós imaginamos que, se contássemos às pessoas sobre o risco do vírus, elas poderiam se proteger”, afirma Adleman.

» Primeiro computador quântico programável universal é revelado

Porém, mesmo com a publicação do estudo, os pesquisadores não divulgaram os códigos que Fred havia encontrado, que possibilitariam que qualquer pessoa criasse ameaças para os computadores. “Os vírus iam se espalhar de um jeito ou de outro, mas a questão era se isso iria acontecer depois que todos soubessem como lidar com eles ou antes disso, o que seria um problema sério”, afirma Cohen.

O pesquisador afirma que já faz algum tempo que soluções efetivas para o problema não são buscadas: “Existem negócios para ganhar dinheiro em cima da cura de vírus que já existem, mas não para os que podem surgir”, explica. [BBC]

13 comentários

  • Thamiris Medeiros:

    Pra mim,gastar uma nota em antivirus e essas coisas e burrice
    o proprio antivirus e voce.
    Voce pode deletar arquivos que nao prestam mais e desinstalar alguns que estejam dando erros,so isso.
    Ah,e arrumar algumas coisas do seu navegador tambem.

  • Bruno Juncklaus ([email protected]):

    @websurffer

    cara o inventor do avião foi um estadunidense =\

    poucos anos antes de o 14-bits conseguir sair do chão um estadunidense (que eu não lembro o nome. tem uma matéria na revista super interessante do mes passado, assim como a banana que NÃO é brasileira!!) já tinha saído do chão com seu aviãozinho =\

  • Gabriel:

    Virus e Malwares deixou ser Dor Cabeça pelo menos para mim depois da criação do UAC {Vista e Seven, principalmente o Vista}, e o uso correto de prívilégios das contas do Windows {Outros Windows NT’s como o Win2000 e o Windows XP}, e um antimalware básico pra saber se tal coisa é um malware.

    “Quem Roda tudo no Administrador ou/com Privilégios de Administrador acaba Formatanto a maquina,
    infelizmente, só usuários de Linux sabem disso.”

    Parece até que o povo ainda vive na epoca dos S.O’s de Núcleo monolítio, malwares já era para ser coisa do passado deste que inventaram S.O’s de Núcleo Hibridos {Como Windows NT e seus decendentes. }

    é Usuário de Windows é preguiçoso, afinal o custo da preguiça de responder o UAC {quem desabilita o UAC}, é um computador ferrado, que exigirá um tempo maior para coloca-lo em ordem de novo.

    Ai ai, Aposto que quase ninguem usava o “Executa Como” do WinXP {Fica a Dica para XPUsers}….

  • Victor:

    Ageitem o “R” da palavra “criador” no 1 parágrafo… Tá criados.

  • Renan:

    Bah… querem muito aparecer, mas é uma barbaridade. Quem é antigo, lembra do vírus “Leandro e kelly”, acho que era isso. Detonou metade dos computadores Brasileiros, ahahiaehaehae. Foi sensacional.

  • Bruno FV:

    Eu pensei que um vírus tava crescendo na placa mãe de um PC qualquer aí HUSihHUShaHUSihuas

  • julio:

    Se vc não quer dinheiro com antivírus é fácil: instale o Linux em seu computador. No Brasil uma ótima distribuição é o Biglinux (www.biglinux.com.br) que é baseada no (k)ubuntu.

  • Links da Semana – II:

    […] Você sabia? O primeiro vírus de computador da história […]

  • Jefferson Oliveira:

    Tailla Fiorenza Munaretto…

    Você ainda diz que o que eles fizeram não foi útil?

    Nossa!

  • websurffer:

    O povo dos EUA gosta de aparecer mesmo. Cambada de ***, é como no caso da invenção do avião, mesma coisa. O primeiro vírus de computador surgiu foi na Bulgária.

    Eles nem tinham sequer idéia do que era vírus de computador.

  • costa:

    E viva a Sony, a pioneira dos rootkits!

  • loe:

    Mas Virus é uma coisa útil, afinal movimenta a economia, faz valer a competência de um profissional de TI, e o melhor de tudo, É DIVERTIDO!

  • Tailla Fiorenza Munaretto:

    Uns ganham dinheiro fabricando virus, outros precisam gastar pra combatê-los e tb, claro, ganham dinheiro com isso. Esse povo devia usar a criatividade pra fazer coisa útil.

Deixe seu comentário!