Por que para algumas pessoas é mais difícil largar o vício da cocaína?

Publicado em 21.02.2010

O vício em drogas é um problema sério, mas geralmente pode ser tratado. Ainda assim, nem todas as pessoas conseguem se recuperar da dependência das drogas, e um novo estudo aponta os motivos pelos quais isso acontece em pessoas viciadas na cocaína.

De acordo com o estudo, realizado na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, um nível alto de desejo pela droga, uma personalidade anti-social e histórico de uso de heroína são os fatores mais fortemente ligados à dificuldade para largar a droga. Ana López, autora da pesquisa, afirma que o estudo foi realizado para compreender os fatores ligados aos resultados do tratamento contra o vício, ajudar as pessoas a receber o tratamento correto e reduzir as chances de abandono do tratamento.

O estudo analisa fatores sócio-demográficos e psicológicos dos usuários, além de observar a ocorrência e padrão de uso de outras drogas ou substâncias. A pesquisa foi feita com 38 pacientes – 35 homens e 3 mulheres, com idades médias de 31 anos – que continuavam usando a cocaína, mesmo dois anos após terem solicitado tratamento para largar o vício.

Inacreditáveis propagandas antigas de drogas proibidas

Níveis altos em uma escala de desejo e ansiedade para tomar a droga no início do tratamento, somados a comportamentos anti-sociais e o uso de heroína são alguns dos fatores mais fortes para a recaída. De acordo com a pesquisadora, é crucial avaliar o histórico de consumo e tipo psicológico da pessoa antes de colocá-la em um tratamento específico.

O estudo mostra que a impulsividade e o desejo por novas sensações são fatores envolvidos no abuso de substâncias. “Não é surpreendente que as pessoas que experimentam substâncias como a heroína, que é fortemente rejeitada pela sociedade, tenham maiores níveis de impulsividade e pela procura de prazer, e estas são características de pessoas com um tipo de personalidade anti-social”, explica López.

Os pesquisadores apontam que, contrário ao que se acreditava, a depressão ou ansiedade do paciente durante o início do tratamento não significa que ele terá piores resultados em longo prazo. “Estes sintomas são freqüentemente uma conseqüência do uso da cocaína”, esclarece a pesquisadora. “Quando as pessoas param de usar a droga, os sintomas começam a melhorar”, completa. [Science Daily]

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

131 Comentários

  1. Olá pessoal!! ñ sei o que posso tah falando pra vcs eu e minha amigah carol passamos pela mesma situação o meu é que meu namorado é traficante pois eu ñ sei se ele usa cocaina pois ele é muto agressivo comigo pois eu ja passei pro isso dele sumi e voltar 3 dias sumi fiquei desesperada e preocuopada sem saber onde e ficou só 45 dias preso mais dai ella saiu me iludindo

    Thumb up 0
  2. varios indicam a narcoticos anonimos,mas gente… eu li os 12 passos e ser ateu parece uma doenca ainda pior do que a dependencia quimica, como?! tipo: CHAMA JESUS QUE SARA!
    absurdo

    Thumb up 1
  3. Bom dia eu tenho um namorado que é usuário de drogas já sumiu umas vezes e eu fiquei desesperada a noite inteira quando ele aparece mentinha pra mim falava que saiu mas nunca queria falava o que tinha acontecido de verdade .. chorava muito e dizia pra mim não deixar ele.. ate que essa ultima vez que ele sumiu eu estava cansada pedi pra ele me contar a verdade ele me disse que tava usando droga então caiu minha ficha já sabia que ele tinha usado mas não tinha percebido como ele tava dependendo dela.. Ele chorou muito pediu pra mim não deixar ele a mãe dele também pediu minha ajuda. Eu estou disposta a ajudá-lo pois o amo muito ele decidiu fazer um tratamento mas sem remédio so de conversa com o psicólogo . Ele ta indo pra igreja comigo estamos confiando muito em Deus . Crendo que ele vai melhorar

    Thumb up 29
  4. Olá pessoal, nunca experimentei nem um tipo de droga, apesar de ter passado por provações em minha vida que justificariam o uso de qualquer coisa, mas sempre acreditei no poder de Deus. Porém, o destino me surpreendeu, tenho um irmão de 25 anos, casou a pouco tempo, mas há 1 semana descobrimos que ele não só estava usando essa merda como estava devendo para alguns caras na verdade um pouco antes do casamento veio um cara na frente da minha casa cobrar e minha mãe pago. conversamos um monte ele disse que ia parar, mas nada como disse continuou. Mentiu gente, mentiu tanto que não vale a pena repetir essas mentiras aqui. resumindo ontem ele jurou para minha mãe que era a ultima conta que não devia mais nada R$300,00 pagos. Já conversei, falei para ele ir fazer tratamento a mulher dele disse que se ele não parar com isso ela vai largar ele. Gente me ajudem, eu não sei o que fazer. Ele não quer ir para uma clinica, eu tenho medo que ele não consiga se livrar, aparentemente ele esta tranquilo, mas eu não consigo acreditar. Não sei o que fazer… Tenho fé que para Deus nada é impossível.

    Thumb up 8
  5. sou esposa de um usuario de cocaina e maconha não aguento mas as mentiras tenho 23 anos e ele tem 25 anos ja tem um filho de 6 anos quanto eu o conheci reclamava que não tinha familia era rejeitado…pois entao conseguiu uma familia eu abri as portas da minha casa,da minha vida cuido dele do filho dele ja cansei de passar noites em claro ja sofri muito nessa vida não quero sofrer mas não tenho filhos sou independente eu so faço ajudar e ele reconhece tem medo de me perder,mas nesse a poucos minutos pedi que ele escolhece casa,meu carinho,atençao,tudo que ja fiz e estava disposta a fazer ou a cocaina,ele ja tinha usado hoje pois ele lutou e me deu as costa e foi buscar a cocaina tao desejada e jogou fora tudo que vinhamos construindo,enfim estou sofrendo e esse foi um meio que encontrei para desabafar obrigada….

    Thumb up 72
  6. Gente, boa tarde.
    Eu só um cara que nunca usei nada a mais do que o alcoól,mas sai pro forró e lá conheci uma gata,linda,educada,falava bem,começamos a dançar,beber, e claro que rolou um grande beijo.Mas o pior ainda estava pra acontecer,mais ou menos umas dua e meia da manhã, ela me disse que queria algo que eu não podia dar a ela,ai eu perguntei o que era isso que eu não dar-lhe,perguntei se era dinheiro,bebida,carinho,sexo e enfim,perguntei tudo o que estava ao meu alcance,mas ela de repente me disse,”eu cheiro pó”,naquele momento eu não era eu,fiquei imaginando o que eu iria fazer,então de repente eu perguntei se 20,00 reias dava,e ela disse que sim,então dei,ela saiu e voltou dizendo que tinha conseguindo comprar e pediu pra mim ir com ela,então eu vi aquela cena,fiquei triste e ao mesmo forte,pois prometi pra me mesmo que iria ajuda-la.Adorei ela,fizemos sexo,que coisa maravilhosa,mas tem um problema,só consegui o fone dela,mas nada.Venho aqui pedir ajuda à todos vocês.Fiquem com DEUS!

    Thumb up 17
  7. oi gente, andei lendo alguns comentarios por curiosidade e senti vontade de compartilhar c vcs o q Deus tem feito na minha vida,
    Fui usuária de droga durante alguns anos da minha vida e cheguei ao ponto de tentar me matar, minha vida andava totalmente destruida e eu ja não sabia + o q fazer, eu usava muita cocaina, fumava maconha, cigarro e até crack, além das bebidas alcoólicas. eu andava no fundo do posso completamente e quando eu achei q não tinha mais esperança pra mim, Jesus me estendeu a mão e me alcançou, eu não precisei ir a centro de recuperação nem nada, apenas resolvi participar de um retiro chamado de moriá da igreja batista da lagoinha que durou 4 dias, e lá nesse retiro eu passei a compreender q jesus me amava e q eu ñ precisava viver a vida miseravel q eu vivia pq ele ja tinha pagado um preço por mim na cruz para q eu pudesse desfrutar de uma vida livre e abundante aqui na terra sem precisar de drogas nem de nada a não ser dele. Quando cheguei eu estava completamente transformada, abandonei as drogas, o cigarro, o alcool, as amizades “q é fundamental” etc… E hoje eu tenho vivido de uma maneira totalmente abençoada, Deus restaurou meus laços familiares q ja estavam totalmente destruidos, restaurou minha vida sentimental, hoje estou casada vai fazer 1 ano e meu esposo é cristão também, tenho minha casa e estou esperando um bb! rsrs… O que eu quero deixar c este pequeno resumo da minha historia q ainda esta sendo escrita, é q Deus é poderoso pra fazer infinitamente + do q pedimos ou pensamos, e em uma situação de vicio e preciso q nos refugiemos em Deus, por que ele tem poder para nos libertar completamente, por isso não desistam de lutar pq Jesus é fiel para cumprir as suas promessas na vida de todos os seus filhos, ele tem visto a sua dor, o seu problema, ele quer te ajudar vc só precisa apenas falar c ele e dar o primeiro passo de mudança… Para os familiares de usuarios eu gostaria de dizer q não desistissem dos seus entes, + q orassem e cressem q Jesus pode fazer o milagre, enquanto eu estava nas drogas muitas pessoas inclusive a minha mãe nunca desistiu de mim, ela sempre orava e pedia a Deus q tivesse misericordia da minha vida, e isso foi muito importante. Deus quer transformar a sua vida hoje e ele tem pressa, assim como ele tem feito coisas grandes na minha vida ele pode fazer na sua também! A esperança pra vc!! Espero q um pouco do meu testemunho possa edificar a vida de vcs! -TUDO È PARA GLORIA DE DEUS!!!- Amém.

    Thumb up 84
  8. Oi tenho 22 anos e sou casada ha 5 anos e de 2 anos pra cá meu marido se tornou dependente quimico em cocaina.Da primeira vez que ele usou eu fiquei sabendo,ele tentou negar um bom tempo,eu fui embora mas fiquei com dó e achando que ele ia prescisar de mim para sair dessa mas ele não quer sair dessa sei que ele pode morrer a qualquer momento pois já tem problema de pressão e não cuida disso também.O pior de tudo é que moramos na casa dos pais deles que sabem e fingem que não estão vendo o que está acontecendo aqui.Uma certa vez tentei pedir ajuda para mãe dele que contou para irmã dele que começou a comprar cada vez mais droga para ele eu fiquei indignada com isso parece que ela quer que ele morra que irmã faz isso.Uma vez eu estava nervosa e disse isso para ele,ai ele gritou comigo me xingou porque eu posso questionar a atitude de qualquer pessoa menos a dela pois para ele é Deus no céu e a irmã na terra.Ele me trata muito mal qualquer coisa que eu tento conversar com ele,ele me atira quatro pedras eu confesso ki as vezes também fico nervosa e acabo falando coisas que machucam ele mas eu não to mais aguentando essa situação ele se tornou meu pior pesadelo ele se tornou uma pessoa que não se importa com ninguém.Por favor me ajudem eu axei que ele ia mudar mas sinto que me enganei eu não aguento mais sofrer.

    Thumb up 29
    • Olá amiga,
      Eu já usei cocaína, já fui alcoolatra e fumante e hoje estou livre de tudo. O conselho que eu dou para você é o seguinte: não crie expectativas e não acredite em tudo o que um viciado disser.
      Não trate ele como um coitadinho também. Também não leve em consideração tudo o que ele disser quando estiver em abstinência, um dos sintomas de abstinencia de coca é a paranóia, insegurança e a irritação. Nessa situação ele já é um doente. Largar o vício depende DELE e só da vontade dele, não importa o que voce tente, não vai adiantar nada se ele não querer.
      Se voce quer ajudá-lo voce tem que ser FRIA. Mostre que não irá acreditar em papo furado, não q esteja acusando, mas q voce precisa de muito mais do q só palavras. Não de nada para , “não dá boi”, essa é a melhor maneira de voce ajudar seu conjuge. Voce precisa punir ele, a cada pisada de bola, voce se distancia . Saia , va para um shopping ,e mostre q vc pode ser feliz sem ele. Se ele realmente te amar e ter amor propio, ele vai parar com isso.
      abcs

      Thumb up 123
    • estou na mesma situacao que voce,se quiser me enviar um email podemos trocar ideias.

      Thumb up 10
  9. Não sou usuária..graças a Deus, vi pessoas, amigos meus próximos a mim usarem e nunca quis…porque sabia q era caminho sem volta, nunca precisei provar nada pra ninguém, nunca me deixei embalar. Burrice de quem deixa acontecer isso.
    Por causa desta mesma burrice dos outros a gente é quem paga, pois somos esposa (o), namorada (o), mãe (pai), irmã (ão) de alguém que é adicto. E sofremos muito.
    Eu sou ex esposa de um usuário, fui enganada, maltratada, humilhada, e fiquei marcada pra sempre. A 10 meses larguei dele, graças a Deus não tive filhos, mas até hj ele me inferniza querendo voltar, me liga de madrugada querendo dinheiro, grita na frente da minha casa até eu sair forçada, liga no meu serviço 30 x no dia, vem no meu curso atras de mim, no trabalho,ja me xingou até de biscate e meu patrão ouviu.
    Sofro um inferno por causa dele até hj…e tudo porque ele quer dinheiro pra usar droga, eu não dou…. eu ignoro ele..mas ele não cansa…. não queria chamar a policia porque isso poderia acabar coma vida dele..e deixa-lo com mais raiva de mim.. e eu também tenho q pensar na minha familia..pois sofrem junto comigo… e temem por mim….
    Agora pergunto a vcs usuários que não tem força, se muita gente consegue sair dessa vida por força de vontade e amor aos familiares, pq vcs não fazem o mesmo?.
    É difícil mas cadê a coragem? cadê o amor que diz sentirem pela familia? namorada (o) Esposa (o)?????

    Thumb up 62
    • Lamento Pelo que está passando, Vou me casar em novembro, minha noiva é linda, tenho um ótimo emprego em uma muiti-nacional, Eu Deixei o Álcool ha meses, ( passei apenas a beber em comemorações ) antes era todo fds assim como a cocaina.
      Hoje tenho uma situação diferente procuro a droga apenas qndo estou inseguro ou quando estou com problemas.
      Mais procuro ajuda em Deus para que eu evite comprar a droga qndo eu tenho vontade tenho certeza que ele me dá sinais mais nem sempre eu não os cumpro.
      Para os parentes que sabem que tem usuários na familia, essas pessoas precisam de apoio, pois a cocaína o vicio é conseguencia de uma escolha por diversão + alcool, Procurem viajar ficar proximo “businar” no ouvido relatando a importancia de deus e do amor de vocês.

      MInha noiva não sabe do meu uso (a cada 15 dias no minimo) mais vejo que eu, me irrito facilmente, não percebo que estou gritando, não tenho paciencia com situações intrigas e tals, e há paranoia do naiz estar escorrenco (varias veses passar a mão no nariz e ir açoa-lo.

      Fiquem com deus, Tudo dará certo quando seguimos no caminho certo.

      Thumb up 24
  10. oi me chamo mariana e estou completamente presisando d ajuda meu mari e um adqto usa cocaina e nao consegue largar ja se enternou mas nao adiantou, nao sei como ajudelo me sinto impotemte em vendo ele se destuindo pois e trabalhador e um´´ bom pái´ mas minha filha ja esta semtindo ele some depois aparece me pedindo perdao e compreençao estou sofrendo muito pois nao consigo tomar uma desisao, nao sei oq faço; vcs podem me ajudar?estou sem chao sem força e me semtindo as piores das pessoas.penso em largalo mas o amo d+ e dentro d mim esiste uma vos dizendo q vai passar ele so precisa deixar Deus entrar em seu caraçao.hoje ele sumiu e ainda nao tenho noticias me ajudem quem puder estou a base d remedios mas tenho q ser forte pela minha filha ela ja meio q entendee nao sei como, passar isso a ela sem lhe causar um trauma.obrigado quem puder me ajudar estou pronta a receber ajuda.abraços atodos orem por mim.

    Thumb up 24
    • Oi mariana sei como e dificil o q VC esta Passando. Sou ex usuario de cocaina. Fiz muita gentle sofrer. Estou em um programa aqui em new york que chama cocaine anonimo. Tem em todo o mundo. Na maioria das cidades. Ele ajuda o dependente quimico e as pessoas involvidas com ele tb. Nao desista. Seu marido esta doente. E uma doenca isso e tem cura. So procurar no lugar certo

      Thumb up 24
    • oi mari meu nome e pamella, sei muito bem oque vc esta passando so que infelismente meu marido faleceu, sei que não e facil mais nesse momento dficil acho que vc deve fazer oque eu não fiz poem um medo nele fala pra ela se ele não larga essa bosta vc vai embora pra sempree e vai esquecer que ele existe se ele realmente te ama acho que vai tentar fazer isso por vc descupa fala com essas palavras e dificil pra ele sim, mais pra nois tambem e pior, por que depois que morre quem vai se sofre para sempre vc não ele beijos gata boa sorte de coração..

      Thumb up 6
  11. sou pai de um viciado em cocaína e não sei o que fazer para tirar meu filho deste vicio. Por isso que peço dicas para tirar meu filho deste mundo das drogas.

    Thumb up 12
    • Ola. Primeiro passo seu filho tem q dar? Tem q querer . Depois procure um narcoticos anonimos. Que ajudar o senhor a entender a doenca do seu filho e a curar seu filho. Nao tenha vergonha de ir. o dependente quimico e um doente

      Thumb up 10
  12. Cansado dessa vida, cansado da cocaína, cansado da noite. Tudo ocorre muito rápido, não me sinto mais culpado por usar a droga. Quero parar, minha vida não se organiza, mas como li em um comentário acima, temos que evitar pessoas e hábitos que nos levem ao uso e esquecer o álcool, muito triste pq é duro vc saber que isso tá acabando com vc, e não conseguir parar. Tenho uma ótima família, não tenho problemas que me levem a isso, por que não paro ? mas vou parar fiquei anos sem usar …. a real mudança de hábitos essa é a meta. Grato pelo espaço para desabafo, é bom externar nossas angustias.

    Thumb up 25
  13. Bianca, venho a vc pq preciso muito d sua ajuda,como vi em todos estes comentarios ha muitos casos parecidos com o meu,e como todos nao sei como fazer para lhe dar com tal situaçao.nunca chegeui nem se quer a ver qualquer tipo d droga,mais tenho uma pessoa muito querida em minha vida q por problemas pessoais q ha tempos tenta superar esta começando a entrar para este mundo d ilusao, nao sei oq fazer,como agir, como falar, qro muiro ajuda-lo.Pq este problema toma conta d minha vida tbm! se poder me ajuda ficarei grata.Qro saber oq posso fazer por ele. e sei q atraves primeiramente d Deus e depois d vc, pessoa q Deus me fez procurar p ajudar. obg

    Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
sintetizador voz
Novo dispositino permite falar com a mente

Michael Callahan cri...

Fechar