O universo em um clique

Primeira colisão de partículas do LHC não destruiu o planeta

lhc

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 24.11.2009 as 23:52

Share

Depois de passar 14 meses parado devido a sérios problemas técnicos, o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) voltou a funcionar neste ultimo fim de semana – com sucesso, já que estamos todos vivos. A máquina, que tem como objetivo recriar as condições que resultaram no Big Bang, colidiu dois feixes de partículas com sucesso na tarde da segunda-feira, 23 de novembro.

O teste foi realizado para que os operadores do equipamento pudessem observar a sincronização dos feixes de prótons, além de ser um dos primeiros experimentos com as colisões dos prótons. O LHC tem 27 quilômetros de comprimento e tem vários sensores em toda a sua extensão. Segundo foi divulgado, as colisões foram detectadas em quatro pontos do equipamento, chamados de ATLAS, CMS, ALICE E LHCb.

» 7 Perguntas que tiram o sono dos físicos

Rolf Heuer, diretor geral da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern), afirma que é impressionante que a pesquisa chegou tão longe em tão pouco tempo, mas aponta que ainda é necessária muita pesquisa antes que o programa final do LHC seja colocado em prática. O objetivo final dos cientistas envolvidos no projeto é recriar as condições de energia que levaram à criação do universo há cerca de 13,7 bilhões de anos.

O bom desenvolvimento do equipamento vem em boa hora, já que os problemas técnicos que deixaram o LHC parado durante mais de um ano deixaram especialistas preocupados quanto à sua eficácia. Desde o religamento do sistema, os operadores estão circulando feixes alternadamente nas duas direções, cada um com energia de 450 gigaelétrons-volt. O tempo de vida dos feixes chegou a até 10 horas.

De acordo com a comissão europeia que comanda o funcionamento do equipamento de 10 bilhões de dólares, o próximo passo será aumentar a intensidade dos feixes de prótons e a aceleração dos feixes que passam pelo Colisor. Se tudo correr como o planejado, até o natal o LHC já deverá ter alcançado 1,2 teraelétrons-volts por feixe de prótons, e já terá fornecido informações suficientes para as calibragens do experimento. [Gizmodo]

53 comentários

  1. Temos que considerar que o LHC é um colisor de partículas, não um demonstrador do big bang. Nada tem haver com a criação do universo. Em meu entender o universo não foi criado com um choque entre partículas que não existiam nesta época e muito menos um colisor para fazer este trabalho. Ele realmente foi criado do nada. Veja na internet: “Um universo à partir do nada – Lawrence Krauss”. ‘ ‘

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. cesar /

    Ja que eles falam que vai tem um planeta chamado planeta x ou nibiru
    eles bem que poderia tem ta bota isso numa coisa que podesse
    leva pro espaço e destruir o planeta x
    assim ele nem destruirisse o nosso planeta mas esse cara qui enventou isso e burro então não posso fazer nada^^!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. danhebotelho /

    “Só em 2011 é que eles vão fazer a experiência com velocidade máxima até à colisão dos prótons.”

    E o que acontece qndo chegar na velocidade maxima? Cabum?!
    DEPOIS DISSO NUM EXISTIRA MAIS NOTICIARIO PRA CONFIRMAR QUE FOI TUDO UM SUCESSOO…

    MEDOOO…..

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.