Por que o tubarão-martelo ganhou o seu martelo?

Por , em 15.12.2009

Esta é uma das criações evolucionárias mais bizarras: um tubarão com a cabeça com um formato parecido com um martelo. Pesquisadores se perguntavam o porquê do formato estranho, mas um novo estudo sugere que o tubarão-martelo possa ter evoluído com a sua estranha cabeça para aumentar a sua visão, além de melhorar a sua habilidade como caçador.

Em 1942, o pesquisador de tubarões Gordon Walls sugeriu que a posição dos olhos do tubarão fazia com que ele não tivesse uma visão binocular – em que os dois olhos funcionam juntamente. Ainda assim, outros pesquisadores afirmavam o exato oposto, dizendo que o animal teria uma visão extraordinária.

Agora, o tubarão-martelo recebeu um exame minucioso dos olhos, e os pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, estabeleceram que os tubarões com as cabeças mais largas têm uma melhor visão binocular, melhor para localizar presas que se movem rapidamente. A pesquisa também mostrou que estes tubarões, assim como alguns outros, têm uma visão de 360 graus, que permite que eles enxerguem presas acima e abaixo deles.

» Tubarões brancos caçam como Hannibal Lecter

Michelle McComb e outros pesquisadores da Universidade analisaram a visão de três espécies de tubarão-martelo, além de outras duas espécies de tubarões. Os pesquisadores implantaram eletrodos nos olhos dos tubarões, que permitiram que eles observassem o campo de visão de cada espécie. “Para nossa surpresa, descobrimos que a sobreposição da visão binocular era melhor conforme a cabeça ficava maior”, afirma McComb.

A sobreposição ajuda o tubarão-martelo a perceber melhor a profundidade enquanto caçam, explica Demian Chapman, do Instituto de Conservação do Oceano da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. “Já vi tubarões-martelo caçando arraias, que são muito rápidas e ágeis, então se o tubarão quer caçar uma, tem que manter os olhos no animal”, diz. [New Scientist]

• paulo:

Os cientistas sempre evoluindo em suas pesquisas,mas demorando muito para descobrir tudo do comportamento e peculiaridade dos animais.Sempre entendi que o tubarão martelo tinha a visão mais aguçada que os outros,pois há uma rede de músculos que fazem os olhos girarem 360 graus,o que facilita a visão de suas presas,sendo ele mais lento na locomoção a natureza deu-lhe esse atributo a mais. Não precisa ser cientista no assunto para perceber,é só ter maior sensode observação.Agradeço o envio do H science,a ciencia sempre em primeiro lugar, adoro ciencia.

• ItaloXM:

Já deu pra notar que o Gabriel é meio lento no raciocínio (sem ofensas),mas qualquer um percebe só de olhar! Compara ele com o camaleão…certo que eles são bem diferentes, mas o esquema dos olhos é quase o mesmo, visão binocular.
    E os cientistas sempre tentam comprovar o qe ja está na cara de todo mundo quando não têm mais nada pra fazer.
    É tanto que cientistas ainda pesquisam se o CO2 faz mesmo mal pra atmosfera…simples, deixe 3 cientistas presos numa camara com apenas gás carbono e temos a resposta!

Eu discordo em parte!
    Tudo bem q se pode observar esse tipo de coisa com uma certa facilidade,mas,como vc faria para provar q realmente eh assim q funciona???

Esse q eh o problema,e eh isso q os cientistas tem q fazer!
    Pq observação por observação,todo mundo tem a sua! ; )