Cientistas descobrem gene do cabelo cacheado

Publicado em 9.12.2009

Um estudo realizado no Instituto de Pesquisas Médicas de Queesland, na Austrália, conseguiu identificar o gene que deixa os cabelos encaracolados. De acordo com os pesquisadores, a descoberta pode ser utilizada na criação de pílulas com efeito de alisamento capilar, além de descobrir, ainda no útero da mãe, se um bebê terá cabelo liso ou cacheado. Além disso, a nova informação também irá permitir que investigadores utilizem o DNA de suspeitos para criar perfis físicos mais próximos à realidade.

A pesquisa identificou o gene trico-hialina como o responsável pela criação de ondas nos cabelos. Embora cientistas já soubessem que a tricô-hialina tem um papel no desenvolvimento do folículo capilar, ainda não se sabia sobre seu papel sobre os cachos. O pesquisador Nick Martin afirma que variações neste gene determinam se o cabelo será liso ou enrolado.

» Calvície feminina: Qual é a causa? Há solução?

Para realizar esta descoberta, Martin e a pesquisadora Sarah Medland procuraram por variações genéticas responsáveis por enrolar os cabelos de ascendentes europeus. Estudos sugerem que 45% da população europeia tem cabelo liso, 40% têm cabelo ondulado e apenas 15% têm o cabelo cacheado. Outras pesquisas mostram que as chances de herdar o cabelo cacheado é de 90%.

Os pesquisadores que participaram do estudo analisaram dados coletados em um estudo feito com 5 mil gêmeos na Austrália durante 30 anos. “Estudamos um grande número de informações com uma faixa de características muito diversa”, afirma Martin. Comparando mapas dos genomas dos genes, os pesquisadores perceberam variações na trico-hialina nos irmãos com cabelos cacheados e naqueles com cabelos lisos.

“Este gene já é bem conhecidos por mais de duas décadas por ter um papel na produção dos cabelos e por ficar na bainha próxima às raízes dos cabelos”, diz Martin. Acredita-se que uma variação causada pela trico-hialina crie uma mudança nos aminoácidos do cabelo, fazendo com que ele se torne liso ou enrolado.

“Potencialmente agora seja possível criar tratamentos que deixem o cabelos mais liso, como uma alternativa aos alisamentos já existentes”, afirma o pesquisador. Ele também afirma que a ideia começará a ser discutida em janeiro de 2010 com uma empresa de cosméticos.

» Calvície: Os tratamentos do futuro

De acordo com Martin, a aplicação mais urgente desta descoberta será no campo da ciência forense: “Será possível refinar as possibilidades de fotos de suspeitos a partir do DNA deixado na cena do crime, que irá mostrar se o criminoso tem cabelo liso ou enrolado”, afirma. “Já é possível saber a cor dos cabelos, pele e olhos, então isto seria usado para refinar ainda mais a imagem do suspeito”, diz o pesquisador. [Telegraph]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

10 Comentários

  1. olha TONHÂO, discordo plenamente com vc com essa teoria de devem existir pessoas inferiores para a sobrevivência, se DEUS deu inteligencia para o homem mudar de pior para melhor que isso aconteça! agora vem gente me dizer que isso não tem importância, que deveriam trabalhar na cura de doênças, olha, cientista cuidando de doênças já tem demais, por que não favorecer à estética e higiene com o cabelo liso? isso é coisa que só quem tem cabelo crespo entende, quando acorda com o cabelo cheio de lãs, e pra pentear a dor que é, sem falar que não pode descuidar nem um pouco do cabelo que já fica parecendo com o bozo, ah vá pertubar outro, se o homem pode fazer essa melhoria para a estética, higiene e conforto de todos, que o faça!

    Thumb up 13
  2. KKKKK …DNA …KK EU OUÇO TANTA COISA Estupida das pessouas que as vezes sinto vontade de vomitar … É Isso mesmo senhores amantes da ciencia SRS.cientistas parem de pesquisar , parem de fazer descobertas respeitem as caracteristicas Humanas que aii todos vc s vão pro inferno caso a ciençia pause a busca por conheçimento … vcs amam mesmo e respeitam a naturalidade ? então que tal a Síndrome de Down uma doença genetica causada por genes mutantes … que causa toda a deformação , os genetisistas de todo o mundo estão estudando todas as caracteristica do dna Humano para evitar tragedias como essas e aiu vem pessouas ridiculas duzerem que devemos respeitar as leis naturais isso mesmo respeitem e nasçam que sindromes quem em alguns casos nem permite a vitima se mover parem de estupidez …se essas pilulas não sairem logo vou pra australia compra las … e eu não estou nem ai se mnmeu bis avo se pareçia com o framnkestein … não é por esse simplis fato que devo ser igual a ele … a ciencia ja mudou o mundo temos que acompanha-la… ao inves de ter ideias idotas em relação a ela … se não fosse a ciencia … o mundo estaria no topo da perdição e os seres humanos seriam tão inferiores que daria nojo .

    Thumb up 5
  3. Gente, a cada dia que se passa o ser humano vai se tornando mais intolerante com a diversidade que caracteriza toda espécie de ser vivo. Afirmo com exatidão, já que sou bacharel em Ciências Biológicas pela UFPB, e posso afirmar, sem nenhum receio, que a diversidade de uma espécie é fundamental para a mesma sobreviver.
    Se acontece, uma situação em que, por exemplos os altos, levam desvantagem adaptativa, é preciso que existam pessoas baixas para a espécie poder sobreviver. Do mesmo jeito ocorre com situações em que negros, brancos, gordos, magros, etc, são mais adaptados em uma situação do que em outra.
    Essa tendência de querer igualar o biotipo de todos é uma atitude antinatural, vai de contrário às leis naturais.
    Precisamos valorizar e respeitar as diferenças. Tenho pele morena,olhos bem castanhos, corpo peludo, 1,76m, 104kg, o cabelo altamente cacheado, porém isso não me faz de jeito nenhum biologicamente inferior a quem tem outras características, seja quem for.
    Cabelo cacheado ou crespo, como o cabelo de pessoas negras, nunca foi doença, nem nunca será. São somente características que compõem a variedade de tipos físicos humanos.

    Thumb up 23
  4. COMO ASSIM TRATAMENTO?!
    CABELO CACHEADO É DOENÇA AGORA?

    Ao inferno tds vcs,cabelo liso sem graça!

    Thumb up 13
  5. Duvido!!! que isso venha ser usado na pratica, visto que a industria de produtos para tratar cabelos lucra trilohoes em funcao das pessoas que buscam um cabelo mas liso. O cientista que descobrir essa possibilidade se nao aceitar alguns bilhoes por sua descoberta e ficar na sua, pode crer que amanhecera’ em uma vala com a boca cheia de formiga…rsrsrsrs

    Thumb up 4
  6. luiz onde é que tu viu mudar caracteristicas de bebes?Sério a unica coisa relacionada a bebes no textos é descobrir se eles vão ter cabelo liso ou cacheado.

    Thumb up 0
  7. Tento imaginar a cena que se desenrolará daqui a alguns anos: A mulher grávida tomando pílulas para encaracolar o cabelo do feto depois que ele nascer, gotas de esvedeamento de olhos, para que o neném nasça com olhos verdes. Tabletes sabor laranja para um bronzeado lindo para quando o neném nascer e porque não as pílulas de altura, afinal o mundo é dos mais altos.
    Até quando bilhões de dólares continuarão a ser gastos com guerras e com produtos de beleza? E a fome gente…o que está sendo feito para erradicar esse mal ?

    Thumb up 10

Envie um comentário

Leia o post anterior:
google-logo-g
Google cria busca em tempo real

O novo formato de bu...

Fechar