Casais que lavam louças juntos são mais felizes, diz estudo

Por , em 23.12.2009

Um novo estudo publicado pela Universidade de Ontário, no Canadá, revela que casais que dividem as responsabilidades domésticas são mais felizes e satisfeitas que famílias com outros modelos de divisão de trabalho. A categoria considerada de “papéis divididos” – em que cada parceiro realiza de 40 a 60% do trabalho doméstico sem remuneração – já correspondem a 25% das famílias daquele país. Segundo o estudo, grande parte destas famílias têm mulheres que trabalham fora, ganham bem e são menos religiosas.

Já o modelo de família tradicional, em que os homens realizam o trabalho remunerado e as mulheres realizam o trabalho doméstico não-remunerado, está diminuindo, mas ainda constitui grande parte das famílias. Os pesquisadores sugerem que a divisão de trabalhos domésticos é mais vantajosa para a sociedade, em termos de igualdade de gêneros e a capacidade de participação por adultos no campo de trabalho. O estudo também afirma que o modelo é mais vantajoso pois não deixa a mulher desamparada em caso de separação, divórcio ou morte do parceiro.

» Negação leva a um casamento feliz

Um estudo recente indicou que homens que lavam a louça fazem menos sexo, mas os pesquisadores afirmam que uma política pública poderia ajudar a promover este estilo de vida e modelo familiar. Segundo eles, deveriam ser providenciadas oportunidades iguais de acesso aos estudos e ao mercado de trabalho para homens e mulheres. Além disso, eles afirmam que melhores condições para equilibrar a dedicação ao trabalho e ao lar e políticas de maior envolvimento masculino no trabalho caseiro poderiam ajudar a aumentar o número de famílias que têm este modelo. [Science Daily]

6 comentários

  • Márcio:

    Acredito que faz todo sentido esse estudo realizado . Afinal , os direitos e deveres são iguais . Assim , sendo , quando a cumplicidade é partilhada entre ambos , além de terrminarem as tarefas mais cedo , a mulher não fica sobrecarregada em relação aos serviços domesticos e assim sobra mais tempo para que os dois fiquem mais tempo juntos.
    Mas é importante ressaltar que não adianta ajudar a esposa nos afazeres domésticos e deixar a desejar em outras áreas fundamentais , como o companheirismo , o diálogo , o acordo e o respeito mútuo em relação um ao outro .Até porque não é todo dia que a gente amanhece de bom humor , às vezes por algumas questões como , não ter dormido direito ou ter tido um pesadelo ou coisa semelhante . Mas também , amanhecer mal humorado , não nos dá o direito de agredir verbalmente ou omitir nossas responsabilidades . Cabe nessas horas , respeitar o momento em que um dos dois quer está a sós ou em silêncio quando não está com capacidade psicológica para desabafar no momento .

  • Hedani:

    Um comentário acima fala que a esposa o largou há dez anos mesmo ele fazendo tudo dentro de casa. Mas tudo é unidade, não adianta ajudar em algo, mas ser negligente em outras questões! Certamente deixou a desejar em algo mais importante do que ajudar nas atividades domésticas. Quanto ao estudo eu concordo que melhore a convivência, mas torno a dizer que não se pode deixar de se importar com outras coisas mais importantes, sendo uma delas a reciprocidade de ambos.

  • Elisa:

    Estudo, correto, quando o homem ajuda é mais amado e a mulher mais feliz por saber que ele participa e se importa, resultado, Mto mais amor no casamento!!

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Penso que a casa é do casal e não somente de um… e a divisão é claro que trás o melhor para ambos… para o homem principalmente, porque além de dar o valor as coisas do lar… ainda tem o grande fato que de ele dará maior valor a tudo… aos cuidados e principalmente a se sentir parte… pelo lado da mulher, acabam com as brigas pelo que o homem não faz e o que ela faz… e claro… estar junto sempre é melhor para ambos… tudo se torna legal e romântico.

  • Raton:

    Sempre fiz os serviços domestico com minha mulher;lavava louça, arrumava a casa e até lava a roupa . Moral da estória: ela me largou fazem dez anos, esse estudo é furado.

  • Denilson:

    olha ai porque somos mais felizes….

    Bjs

    Denilson

Deixe seu comentário!