Máquina do Big Bang Bate incrível novo recorde

Por , em 28.12.2009

O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), conhecido como “a máquina do Big Bang”, registrou as primeiras colisões de prótons de alta energia. Físicos esperam que estas colisões ajudem na compreensão do fenômeno conhecido como matéria escura, a anti-matéria e, principalmente, dos eventos que levaram à criação do universo há 15 bilhões de anos.

As colisões registradas aconteceram no dia 22 de dezembro, e foram produzidas por dois feixes de partículas que circulavam em direções opostas a 1,18 trilhões de elétron-volts. O experimento Atlas, um dos quatro detectores de partículas do Colisor, detectou as colisões de prótons.

A energia dos prótons marca um novo recorde mundial de aceleração, e é o primeiro que registra colisões entre os feixes de prótons. Os operadores da máquina planejam mais colisões com energia mais baixa, para que os experimentos possam ser calibrados corretamente e o equipamento fique pronto para mais testes. Pesquisadores acreditam que no próximo ano os feixes possam chegar a 3,5 trilhões de elétron-volts. [MSNBC]

23 comentários

  • Alberto Carvalhal Campos:

    O LHC foi criado inutilmente para a finalidade de descobrir como surgiu o universo. Não sabemos exatamente como tudo começou. E se não aconteceu o big bang? Dizem que o universo surgiu do nada. O nada é energia e o tudo é matéria. Antes de surgir o universo não existia nada. Nem mesmo os prótons. Para que então chocar prótons? Será que foi com a finalidade de descobrir o Boson de Higgs? Até agora não se descobriu nada. Veja na internet: “A quaks like no other”.

    • Cesar Grossmann:

      Não foi criado inutilmente, já que está ajudando a entender como era o Universo pouco tempo depois da Era de Planck. A propósito, no artigo que tu apontou fala que um sujeito está procurando os quarks down, que seriam o resultado do decaimento do bóson de Higgs.

  • victorboy:

    Se algo der errado no Big-Bang poderá incendiar a atmosfera e acabar com a vida na Terra.

  • belle:

    Eu não concordo com máquina do big bang, porque é perigoso para ser fim do mundo…cientistas loucos podem errar e vão destruir o mundo. A vida vai acabar. A maquina do big bang é CRIME.

  • fksdlkfs:

    se cair agua no lhc oq serah q acontece

    • Murilo Mazzolo:

      vai ficar molhada…. kkkkkkk zuera!

  • Reziani:

    Nossa parece-me que a quantidade de energia para um teste no LHc no CeRN é a energia usada em um dia inteiro pela capital do Paraná.

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Interessante… realmente interessante… esse máquina irá realmente ajudar várias descobertas

  • Edil Borja Guedes:

    Imagine só que na próxima experiência esses cientistas coloquem no LHC de um lado o nosso Professor Lula e do outro lado a “bunita” da Dilma e fazer com que eles se encontrem nessa velocidade toda. Puts! ia espalhar M… pra todo lado!!!!

  • clorivaldo:

    Povo preguiçoso quer tudo na mão no mais tem é que sofrer e sofrer
    muito para ver se se toca – quer alguma coisa estude trabalhe e pesquise ….

  • Guilherme Holz:

    O LHC pode ser a peça chave na comprovação de um teoria do tudo, hoje em dia temos duas teorias concomitantes, a teoria especial da relatividade do Einstein que trata de todo o macro-universo e a teoria quântica que trata do universo sub-atômico as duas levaram a grandes avanços na humanidade, o GPS, Microondas e outras milhares de invenções só foram possíveis por causa dessas teorias. Caso achemos uma unica teoria que engloba as duas anteriores podemos finalmente entender tudo que rege o universo como um todo, isso vai possibilitar muitas coisas, vai facilitar coisas como computadores quânticos(milhões de vezes mais rápidos), nano-fabricas(produzir coisas a partir de simples átomos) etc… Portanto não desdenhem, a vida de vocês todos dependem muito desses experimentos que parecem tão sem sentido.

  • Neto quimico:

    A ciência precisa encontrar maneiras mais avançadas de criar energia e baratear deslocamento. A Energia química obtida principalmente da queima gera CO2 e está aquecendo nosso planeta. Energia nuclear e o entendimento da matéria e energia escura poderão ajudar não só na produção de alimentos como no transporte deles de maneira eficiente e barata.

  • Dom:

    Muito interessante essa matéria. Gostaria de saber mais sobre os objetivos e finalidades de tal intento. Não vou criticar nem elogiar o que realmente não conheço porém gostaria de saber qual a aplicação prática possível.

  • jefferson:

    pois é os cientistas deveriam montar no trator ultra moderno criado na industria de ponta para colher a safra que foi irrigada com uma tecnologia moderna permitindo bater o recorde de colheita pois a previsão do tempo feita no instituto de meteorologia disse que seria um ano seco e assim com toda essa tecnologia haveria comida para alimentar os famintos. A verdade é que a matéria esta simplificada (por incrível que pareça) para que o cidadão comum possa entender pois trata-se de um assunto complexo demais.

  • SILVAribeiro:

    Tudo é válido nas pesquisas desde que resolva a carência cada povo existentes na terra

  • dexter:

    bla bla bla

    vai se masturba com seu livro de fisica seu nerd

    a hora q essa maquina explodir o mundo tu vai ve o q um cientista realmente deveria estudar e perde seu tempo

  • Rafael:

    Na boa, odeio quando mostra algo da ciencia e alguem aparece dizendo sobre a fome nomundo e blablabla, como se o cin]entista tivece obrigação de parar o trabalho dele (pesquisar) e doar todo seu tempo e dinheiro obtido para seu trabalho para fundações caridosas. Porque você nao faz isso com seu tempo e salario?
    Mal vejo a hora desta maquina realmente atingir seu apice.

  • LiuZ Scalco:

    Com tantas pessoas no mundo passando fome e ainda me fazem uma besteira de criar um LIXO que não vai servir para nada.

  • paulo lokko:

    esta materia eh muito legal naum sou cientista mas curto muito este assunto leio e viajo num futuro que a ciencia possa inventar uma maquina que abra um buraco que eh segundo einsten uma maquina do tempo kkkk muito lokko

  • MARCOS:

    Até agora não entendi qual a função disso, daqui a pouco vão querer explodir a lua ou outro qualquer.

  • Rafael:

    Um amigo meu bateu o carro nessa velocidade.

  • Campos:

    Não acredito que o LHC confirme a existencia da matéria escura.
    Tenho a impressão de que ela, simplesmente não existe.

  • Cristhian:

    Não me disse muita coisa esta matéria…

Deixe seu comentário!