Qual a diferença entre pessoas que gostam mais de cachorros ou de gatos?

Publicado em 9.02.2010

gato cachorro

Você simpatiza mais com cachorros ou com gatos? Sabia que essa preferência pode ser um indicador de sua personalidade?

Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Texas fez um estudo com 4500 pessoas. Os participantes deveriam responder a algumas perguntas que mediam suas personalidades em cinco áreas: simpatia, extroversão, facilidade de adaptação, consciência e neurose. Essas áreas foram indicadas em pesquisas anteriores como componentes da maior parte dos traços da personalidade de um indivíduo.

Na pesquisa, os entrevistados também deveriam indicar se gostam mais de gatos, de cachorros, de ambos, ou de nenhum – lembrando que elas não precisavam, necessariamente, possuir o animal de sua preferência.

O resultado mostrou que as pessoas que gostam mais de gatos são mais neuróticas, mas possuem uma maior facilidade de adaptação – são vanguardistas e aceitam idéias novas de forma mais rápida. Já as pessoas que curtem mais os cães tendem a ser mais extrovertidas e simpáticas.

» Cachorro ou gato: Qual é o melhor? (cientificamente falando)

Os pesquisadores acham que esses traços combinam exatamente com a personalidade dos animais que os entrevistados marcaram como de sua preferência. Cachorros são extrovertidos e brincalhões enquanto gatos podem ser mais neuróticos, mas têm facilidade de se adaptar a novas situações.

A descoberta pode ser útil para identificar qual é o melhor animal para cada pessoa e para avanços na terapia de humanos com o uso de animais. No entanto, os cientistas ainda não sabem se as pessoas escolhem animais que são parecidos com elas ou se são os próprios animais que transmitem os traços de sua personalidade para os donos.

Além disso, os cientistas consideram que pessoas que gostam mais de cachorros podem ter um gato ou vice-versa, já que há outras questões que influenciam a escolha de um mascote – espaço disponível, por exemplo. [CNN]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

56 Comentários

    • De preferência ninja

      Thumb up 2
  1. Gato, cachorro, camelo, cavalo, macaco, aranha, cobra, sapo, tartaruga, rato, coelho… Amo os animais, mas, nem todos tbm né!
    Será que tem mais alguém assim e que tbm não seja veterinário neste mundo?

    Thumb up 15
  2. prefiro os gatos q gatos sempre parece um filhote: por ser pequeno
    cachorros costumam sujar a gente por serem maiores e estabanados..mas depende do cachorro é claro..gatos costumam ser mais bonitinhos tb…
    eu gosto de um ser bonito …gatos, mulheres kk

    Thumb up 5
  3. Acho que o que define o comportamento de um cão ou de um gato,é a forma de como o dono o trata,sem atencao o cao fica triste,assim como o gato que por outro lado é mais sentimental dê uma bronca que ele te olha com cara brava kkkk
    Mas prefiro os gatos,tenho 4,uma foi atropelada por uma moto e perdeu o movimento da pata direita traseira,mas ainda anda,ela olha com um olhar de obrigado por cuidar de mim eu olho para ela e ela sempre mia pedindo carinho,ela chama tetê,tenho que cuidar dla sempre,pois ela faz coco sem saber,e xixi tambem,mas os cães e gatos tem as proprias personalidades,eles tambem tem sentimentos,uns caes sao mais agressivos com donos calmos,e gatos mais doces com donos agresivos,tudo por falta de carinho,mas nem todo cao e nem todo gato sao iguais,e a queles que maltratam e matam os caes e gatos deveriam ser dizimados na fracao de um atomo…

    Thumb up 8
  4. Não concordo, pois assim eu seria bipolar kkkk
    Meus gatinhos e cachorro da família possuem personalidades diferentes. Meu gato Kirara de 3 anos é anti-social, só chega perto de alguém depois de vê-la umas três vezes, não gosta de colo e agarração, carinho, só da minha mãe e eu… o cão Rango de 1 ano e pouco da minha irmã, é ciumento, sociável, brincalhão ^^ e adora gatinhos pequenos (pois quando crescem não dão atenção a ele ^^)… a gata da minha irmã, Pipoca de 1 ano, é revoltada com as pessoas e animais que não conhece, gosta de colo e adora brincar de forma meio violenta com o Rango. O gatinho Pikachu da minha mana de alguns meses, é muito sociável(muito mesmo), e adora colo e de brincar com todos os animais e pessoas que aparecerem e a Jujuba que é irmã do Pikachu, é muito introvertida e detesta carinho e qualquer toque a deixa muito medrosa!

    Thumb up 12
  5. Mas será possível que só tem pesquisas ridículas envolvendo gatos?? Oora, M****!!

    Thumb up 17
  6. Pela Lei da Natureza, que é o mesmo que Lei de Deus, se queremos evoluir temos que amar a todos os animais. Os bonitinhos e os feios também. Até àqueles que achamos que são ruins ou nojentos, ora, se eles existem, é porque são necessários para sua e nossa evolução. Não quero dizer comisso que temos que levar todos para casa
    Exemplo: gosto muito das mulheres, são maravilhosas, mas, só me casei com uma.

    Thumb up 16
  7. Se uma pessoa gosta de gatos, eu sei duas coisas a respeito dela:
    1 é gente boa
    2 tem um profundo senso de respeito, inclusive por pessoas em posições mais desfavorecidas.
    Gatos não tem donos, tem amigos. E é impossivel ter um amigo felino sem tratar ele com muita atenção e respeito.
    Já os cães sãp subservientes por natureza, e podem ser perfeitos para pessoas dominadoras.
    Óbvio, a mioria dos “cachorreiros” não são más pessoas, e nem todas as pessoas legais e respeitosas são “gateiras”.

    Thumb up 102
  8. Eu Amo gatos de forma unanime porque eu sou muito tranquila pra ter que criar um cachorro..Gatos combinam mais comigo no Geral… cachorro é muito abusado, eu gosto deles mas gosto mais do,do vizinho! haushauhsaus falo todo dia com ele mas pra criar, eu ia passar raiva….rsrsrsrs… acho que gostando ou não o importante é não maltratar NENHUMA ESPÉCIE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 29
  9. Sempre preferi gatos porque a natureza misantropa deles sempre combinou com a minha, eu, assim como gatos, só me dou bem com que conquista a minha confiança.
    Agora é claro que já vi uns gatinhos de rua que têm alma de cachorro, não podem ver uma pessoa que vão lá abanar o rabinho, hehe, no campo de santana (centro do Rio de Janeiro) é cheio desses gatinhos.

    Thumb up 39
  10. amo os dois mais prefiro cachorros , sou muito engraçada, brincalhona e amorosa , por isso tenho cachorros e gatos pq os dois tem as qualidades que eu amo, pra mim animais são melhores que pessoas !!!!com toda certeza!!!!!!!!!!!

    Thumb up 41
  11. Eu acredito que os animais passam um pouco da personalidade para os donos e vice-versa.Quando há uma intimidade, uma confiança, um se torna metade personalidade do outro, é como se misturasse tudo e dividisse em dois. Eu tenho uma gata que age de uma forma que ninguém acredita. Com o passar do tempo ela aprendeu a se comunicar comigo (bem como se eu fosse uma criatura irracional e ela fosse minha dona)e so com o entendimento dela eu consegui me comunicar com ela também. Minha mãe diz que ver eu e ela juntas parece a mesma pessoa uma do lado da outra, so que uma ta em forma de gato e a outra na forma humana..rs

    Thumb up 34

Envie um comentário

Leia o post anterior:
maior camera digital mundo
Conheça a câmera digital de 570 megapixel

Uma câmera enorme es...

Fechar