Existe vida fora do nosso universo?

Publicado em 18.01.2010

vida fora universo

Muitas pesquisas tentam responder à questão se existe vida fora do nosso planeta. Entretanto, cientistas mais ousados encontraram uma pergunta ainda mais fascinante: será que existe vida fora do nosso universo? A teoria da inflação cósmica foi criada na década de 80 para responder a algumas questões em aberto sobre a estrutura do nosso universo, e teoriza que o nosso é apenas um de inúmeros universos que surgiram a partir do mesmo vácuo primordial.

Embora a teoria do multiverso tenha sido criada há quase 30 anos, ela volta a ser debatida agora que os pesquisadores Alejandro Jenkins e Gilad Perez escreveram um artigo polêmico que discute a hipótese sobre a vida em outros universos. De acordo com os autores, a existência de vida inteligente está diretamente ligada a restrições físicas. “Nossas vidas na Terra e tudo que vemos e conhecemos sobre o universo dependem de um grupo de condições que fazem com que sejamos possíveis”, explica Jenkins, físico da Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos.

» Alien x Predador: As cenas que você nunca viu

“Se as forças fundamentais que modelam a matéria do nosso universo se alterassem, mesmo que só um pouco, é concebível acreditar que os átomos nunca teriam se formado, ou que o carbono, que forma grande parte da vida que conhecemos, não existiria”, diz o pesquisador. “Então como este equilíbrio tão grande existe? Algumas pessoas atribuem isso a Deus, mas isso está fora da alçada da física”, brinca.

De acordo com algumas descobertas recentes sobre a física de alta energia, é plausível que outros universos existam e tenham interações físicas diferentes. Por este motivo, não é surpreendente que justamente o nosso tenha as condições que permitem a vida como a conhecemos, assim como a Terra tem as condições exatas para o desenvolvimento da evolução orgânica. Segundo Jenkins, seu trabalho é analisar os cálculos das forças fundamentais para prever seus efeitos sobre universos alternativos possíveis.

“Se não houvesse força eletromagnética, não haveria átomos e ligações químicas, e sem a gravidade, a matéria não se tornaria planetas, estrelas e galáxias”, afirma o físico. De acordo com Jenkins, o surpreendente sobre a sua pesquisa é que ele e seu parceiro encontraram condições que, embora muito diferentes das do nosso universo, parecem poder permitir a existência de vida – porém, os pesquisadores não sabem afirmar que tipo de vida.

» Telescópio Hubble pode ter encontrado vida extraterrestre

Jenkins brinca que a sua pesquisa tomou proporções maiores depois que um episódio do seriado estadunidense “Family Guy” teve um episódio que falava sobre a viagem a outros universos,embora esta idéia pareça impossível atualmente. “Entretanto, se outros universos realmente existem é uma questão que teria grandes conseqüências sobre a nossa compreensão da física no nosso mundo, e a nossa pesquisa traz importantes questões quanto a este assunto”, diz. [Science Daily, Foto]

Autor: Eduardo Martins

1. Existem muitos planetas com vida inteligente e nós vamos saber onde estão. É fascinante estas descobertas. Vamos aguardar!!!

2. eu nao acredito nisso por que nao teria como algum ser viver muito longe do sol ou ate mesmo muito perto,se esse ser vivesse muito perto do sol ele torraria ,e se vivesse muito longe essa forma de vida congelava por que aki na terra a temperatura e media esses seres para sobreviver teriao que viver junto com nos a humanidade

3. Quem pode garantir que a terra não seja a gênese, ou ponto central da vida, ou seja, da terra é que a vida partirá para outros planetas, galáxias e tudo mais existente.

• Boa colocação. Como apreciador de Física, Cosmologia defensor da ideia de vida extra-terrestre (orgânica, inorgânica, ou seja como for), não tinha atentado para esse fato de a Terra ser o precursor da vida para outros lugares.

4. Preciso de dar uma resposta a ciências que é…
    Será que existe vida no universo para além do que existe na terra??
    responda-m se faz favor..

5. _È mais fácil acreditar em duendes papai noel ou coisa do genero, em qualquer coisa,como explicar que na mesma galáxia que tornou viável a terra repleta de vida, não ter outros planetas próximos com algun tipo de vida seja qual fosse? vão morrer sem assumir a existencia de um criador do universo mesmo que barrem nas limitações de recursos de provarem algo consistente, agora ja falam de mistério da existencia de água próximo das estrelas, se o universo longe delas é absolutamente gelado como teoriza a ciencia e não creio ser outra coisa, então porque queimar o cérebro buscando informações daquilo que ja se tem respostas.

6. É claro que existem inúmeros tipos de habitantes extraterrestes, porem não como nós corpo fisico mais sim étericos e outros que são de energia pura, porem em suma tudo vai para o espíritual em inúmeras dimensões e nós vivemos na 3 dimensão, os cientistas sabem bem disto que a nossa lua tem bases Alien a nossa terra é habitada por eles e toda 3 dimensão são habitados por ambas forças do bem e do mal, o mundo nosso é constantimente observado por ambas partes. A nossa FAB sabe disso e haveria um pandemônio entre os humanos sobre estas verdade até agora mantidas em boa parte em segredos. Queiram ou não, mais começou a contagem regressiva para a verdade que a humanidade conhecerá a força do BEM e a força do MAL. DISSE Jesus na casa do meu Pai há muitas moradas. Estamos vivendo um período ANTICRISTÃO que domina os homens mais, o fim deste período esta já no fim é por isso que os catacrisma da terra já começou e esta velha terra passará e uma nova terra nascerá com uma humanidade transformada totalmente e viveremos em Paz com o próximo e com o nosso Criador Adonai e conheceremos os nossos irmãos do cosmo. Aguardem! Meu abraço fraternal e meu Shalom em Yeshua.

7. edj. Concordo plenamente com voce. Com certesa se algum tipo de vida viesse nos visitar, obviamente seriam atacados sem explicações. Não estamos preparados para tal visita. Um abrço.

8. É óbvio que existe. Se nós somos considerados vermes no espaço. O universo é de uma imensidão incalculável existindo milhões de galaxias, por que só nós seriamos abençoados. Haja visto a inteligência de nós terraquios que até hoje só pensa em guerra. Uma mentalidade que só podemos ser vermes.

9. Eu acredito em vida inteligente fora do nosso sistema solar.
    Acredito que essas formas de vida estejam nos observando.
    E porque esse seres não se apresentarão a nos? A resposta é simples. Não estamos preparado e talvez nunca estaremos.
    A ciência é bem intencionada, mas grande parte do que é descoberto, é usado para criar armas e engordar o poder militar.
    Infelizmente essa é a nossa natureza, e não podemos negar isso.
    Por mais calmo e amoroso que um humano possa parecer, lá dentro dele tem um mal escondido, capaz de tudo.

10. Jandy, a ciência nunca afirmou que no Universo inteiro só tem vida na Terra. O que é fato é que ainda não encontramos vida alienígena, mas só o fato de procurarmos por planetas extrassolares, mandarmos sondas para investigar o solo de Marte e as luas de Júpiter e Saturno, além de ficarmos ouvindo os ruídos espaciais em busca de mensagens, já é uma prova que a ciência acredita que pode haver vida em outros planetas, e vida inteligente.

O que não dá para dar crédito é nas fotos borradas e vídeos fraudados dos ufólatras, que juram que somos visitados rotineiramente por alienígenas que não fazem mais do que vandalizar plantações de cereais e mutilar gado, além de fazer experiências sexuais em pessoas solitárias.

11. Há vida existente em nosso planeta, eu acredito nisso é sei também que estão ao nosso redor a muito tempo. Não para destruir mas para estudar nossa forma de ver e sentir o mundo em que vivemos. Só nós podemos mudar o mundo apenas nós mesmo mas ninguém.
    Acreditem isso é a verdade absoluta…

12. Se existem inumeros universos não seria orgulho demais de nossa parte em afirmar que somente na terra existe vida?

13. Se existisse vida ‘inteligente’ na terra, não estaríamos aqui nessa discussão sem fim. Isso que chamamos de ‘religião’ e isso que chamamos de ‘ciência’, nunca fizeram absolutamente nada que dignificasse o homem ou que pelo menos o tornasse mais humano. As ‘religiões’ criaram as ‘guerras santas’ e a divisão entre os irmãos e a ‘ciência’ só criou máquinas, guerras, hipóteses e dúvidas. Os únicos que criaram algo dignificante foram os músicos como Beethoven, Chopin, Schubert e outros. Esses, sem dúvida vieram de outro planeta.

14. Ivaldo:

“A pergunta que não quer calar é a seguinte: Se o universo é infinito (e agora com a idéia de que existem mais de um), com bilhões e bilhões de planetas, sistemas solares e outros corpos celestes, PORQUE SOMENTE NA TERRA EXISTE VIDA?”

Se eles ainda não se comunicaram conosco, isto não implica em sua inexistencia, pois, mesmo tendo a favor da existencia, bilhões de probalidades estatisticas, a vida tem trilhões de niveis de existencia, desde organismos unicelulares até seres que se comunicam com comunicação complexa como nós. E mesmo seres adiantados como nós, estas tecnologias de comunicação enfrentam enormes barreiras, tais com as enormes distancias espaciais que são medidas em anos-luz, interferencia e barreiras monstruosas no caminho da comunicação que fazem bilhões de watts de comunicação como a nossa chegar a niveis debeis nos limites do sistema solar (imagina atingirem anos-luz a frente), problemas tecnologicos e de comunicação, faixas, frequencias e limites de comunicação, “enganos” de comunicação, etc.

Por pura curiosidade, li um livro “supostamente” (vejam bem: eu escrevi “supostamente”) escrito por um alien, e eles colocaram algo curioso, a de que civilizações em diferentes niveis de evolução não podem interferir DIRETAMENTE em outras, pelo abalo cultural e tecnologico que poderia destruir a civilização inferior e interferir no progresso da superior. Eles tem um “codigo de ética” de comunicação. Isto explicaria os milhões de casos de avistamentos de OVNI´s e eles não aparecerem, ao vivo, no horario nobre da TV. O progresso humano poderia se estagnar, pois ficariamos dependendo tecnologicamente (ou psicologicamente) de seres superiores.

relaxando-grande