Existe vida fora do nosso universo?

Por , em 18.01.2010

Muitas pesquisas tentam responder à questão se existe vida fora do nosso planeta. Entretanto, cientistas mais ousados encontraram uma pergunta ainda mais fascinante: será que existe vida fora do nosso universo? A teoria da inflação cósmica foi criada na década de 80 para responder a algumas questões em aberto sobre a estrutura do nosso universo, e teoriza que o nosso é apenas um de inúmeros universos que surgiram a partir do mesmo vácuo primordial.

Embora a teoria do multiverso tenha sido criada há quase 30 anos, ela volta a ser debatida agora que os pesquisadores Alejandro Jenkins e Gilad Perez escreveram um artigo polêmico que discute a hipótese sobre a vida em outros universos. De acordo com os autores, a existência de vida inteligente está diretamente ligada a restrições físicas. “Nossas vidas na Terra e tudo que vemos e conhecemos sobre o universo dependem de um grupo de condições que fazem com que sejamos possíveis”, explica Jenkins, físico da Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos.

» Alien x Predador: As cenas que você nunca viu

“Se as forças fundamentais que modelam a matéria do nosso universo se alterassem, mesmo que só um pouco, é concebível acreditar que os átomos nunca teriam se formado, ou que o carbono, que forma grande parte da vida que conhecemos, não existiria”, diz o pesquisador. “Então como este equilíbrio tão grande existe? Algumas pessoas atribuem isso a Deus, mas isso está fora da alçada da física”, brinca.

De acordo com algumas descobertas recentes sobre a física de alta energia, é plausível que outros universos existam e tenham interações físicas diferentes. Por este motivo, não é surpreendente que justamente o nosso tenha as condições que permitem a vida como a conhecemos, assim como a Terra tem as condições exatas para o desenvolvimento da evolução orgânica. Segundo Jenkins, seu trabalho é analisar os cálculos das forças fundamentais para prever seus efeitos sobre universos alternativos possíveis.

“Se não houvesse força eletromagnética, não haveria átomos e ligações químicas, e sem a gravidade, a matéria não se tornaria planetas, estrelas e galáxias”, afirma o físico. De acordo com Jenkins, o surpreendente sobre a sua pesquisa é que ele e seu parceiro encontraram condições que, embora muito diferentes das do nosso universo, parecem poder permitir a existência de vida – porém, os pesquisadores não sabem afirmar que tipo de vida.

» Telescópio Hubble pode ter encontrado vida extraterrestre

Jenkins brinca que a sua pesquisa tomou proporções maiores depois que um episódio do seriado estadunidense “Family Guy” teve um episódio que falava sobre a viagem a outros universos,embora esta idéia pareça impossível atualmente. “Entretanto, se outros universos realmente existem é uma questão que teria grandes conseqüências sobre a nossa compreensão da física no nosso mundo, e a nossa pesquisa traz importantes questões quanto a este assunto”, diz. [Science Daily, Foto]

43 comentários

  • Carlos Augusto Luz Barros:

    Existem muitos planetas com vida inteligente e nós vamos saber onde estão. É fascinante estas descobertas. Vamos aguardar!!!

  • E.T:

    eu nao acredito nisso por que nao teria como algum ser viver muito longe do sol ou ate mesmo muito perto,se esse ser vivesse muito perto do sol ele torraria ,e se vivesse muito longe essa forma de vida congelava por que aki na terra a temperatura e media esses seres para sobreviver teriao que viver junto com nos a humanidade

    • Mario Estrela Ferreira:

      Acho que o meu amigo tem de ler mais um pouco.

    • Clovis Fialho:

      Não podemos imaginar vida fora da Terra,usando os parametros do nosso planeta, mesmo coisas que acreditamos serem verdades cairam por terra no future, imagine que antes do descobrimentos das Americas, imaginava-se na epoca que o oceano terminava em um precipicio e que existiam monstrous maritimos, na epoca , conseguir marinheiros para explorações era dificilimo.

  • Jair Chappuis:

    Quem pode garantir que a terra não seja a gênese, ou ponto central da vida, ou seja, da terra é que a vida partirá para outros planetas, galáxias e tudo mais existente.

    • Jorge:

      Boa colocação. Como apreciador de Física, Cosmologia defensor da ideia de vida extra-terrestre (orgânica, inorgânica, ou seja como for), não tinha atentado para esse fato de a Terra ser o precursor da vida para outros lugares.

  • Nelson:

    É tudo uma fantochada pois a porcos na lua e em vénus.

  • elisabete:

    Preciso de dar uma resposta a ciências que é…
    Será que existe vida no universo para além do que existe na terra??
    responda-m se faz favor..

  • joao Paulo:

    _È mais fácil acreditar em duendes papai noel ou coisa do genero, em qualquer coisa,como explicar que na mesma galáxia que tornou viável a terra repleta de vida, não ter outros planetas próximos com algun tipo de vida seja qual fosse? vão morrer sem assumir a existencia de um criador do universo mesmo que barrem nas limitações de recursos de provarem algo consistente, agora ja falam de mistério da existencia de água próximo das estrelas, se o universo longe delas é absolutamente gelado como teoriza a ciencia e não creio ser outra coisa, então porque queimar o cérebro buscando informações daquilo que ja se tem respostas.

  • Genivaldo:

    É claro que existem inúmeros tipos de habitantes extraterrestes, porem não como nós corpo fisico mais sim étericos e outros que são de energia pura, porem em suma tudo vai para o espíritual em inúmeras dimensões e nós vivemos na 3 dimensão, os cientistas sabem bem disto que a nossa lua tem bases Alien a nossa terra é habitada por eles e toda 3 dimensão são habitados por ambas forças do bem e do mal, o mundo nosso é constantimente observado por ambas partes. A nossa FAB sabe disso e haveria um pandemônio entre os humanos sobre estas verdade até agora mantidas em boa parte em segredos. Queiram ou não, mais começou a contagem regressiva para a verdade que a humanidade conhecerá a força do BEM e a força do MAL. DISSE Jesus na casa do meu Pai há muitas moradas. Estamos vivendo um período ANTICRISTÃO que domina os homens mais, o fim deste período esta já no fim é por isso que os catacrisma da terra já começou e esta velha terra passará e uma nova terra nascerá com uma humanidade transformada totalmente e viveremos em Paz com o próximo e com o nosso Criador Adonai e conheceremos os nossos irmãos do cosmo. Aguardem! Meu abraço fraternal e meu Shalom em Yeshua.

  • Gerson:

    Amanda Soares Rocha. Estuda mais um pouquinho sobre o UNIVERSO.

  • Gerson:

    edj. Concordo plenamente com voce. Com certesa se algum tipo de vida viesse nos visitar, obviamente seriam atacados sem explicações. Não estamos preparados para tal visita. Um abrço.

  • Gerson:

    É óbvio que existe. Se nós somos considerados vermes no espaço. O universo é de uma imensidão incalculável existindo milhões de galaxias, por que só nós seriamos abençoados. Haja visto a inteligência de nós terraquios que até hoje só pensa em guerra. Uma mentalidade que só podemos ser vermes.

  • edj:

    Eu acredito em vida inteligente fora do nosso sistema solar.
    Acredito que essas formas de vida estejam nos observando.
    E porque esse seres não se apresentarão a nos? A resposta é simples. Não estamos preparado e talvez nunca estaremos.
    A ciência é bem intencionada, mas grande parte do que é descoberto, é usado para criar armas e engordar o poder militar.
    Infelizmente essa é a nossa natureza, e não podemos negar isso.
    Por mais calmo e amoroso que um humano possa parecer, lá dentro dele tem um mal escondido, capaz de tudo.

  • César:

    Jandy, a ciência nunca afirmou que no Universo inteiro só tem vida na Terra. O que é fato é que ainda não encontramos vida alienígena, mas só o fato de procurarmos por planetas extrassolares, mandarmos sondas para investigar o solo de Marte e as luas de Júpiter e Saturno, além de ficarmos ouvindo os ruídos espaciais em busca de mensagens, já é uma prova que a ciência acredita que pode haver vida em outros planetas, e vida inteligente.

    O que não dá para dar crédito é nas fotos borradas e vídeos fraudados dos ufólatras, que juram que somos visitados rotineiramente por alienígenas que não fazem mais do que vandalizar plantações de cereais e mutilar gado, além de fazer experiências sexuais em pessoas solitárias.

  • sandros:

    Há vida existente em nosso planeta, eu acredito nisso é sei também que estão ao nosso redor a muito tempo. Não para destruir mas para estudar nossa forma de ver e sentir o mundo em que vivemos. Só nós podemos mudar o mundo apenas nós mesmo mas ninguém.
    Acreditem isso é a verdade absoluta…

  • Jandy:

    Se existem inumeros universos não seria orgulho demais de nossa parte em afirmar que somente na terra existe vida?

  • amanda soares rocha:

    foi bastante ruimmmm

  • amanda soares rocha:

    Achei o maximo essa materia !!!!!!!!MTbommmmmmmmmmm

  • Rivane Contreiras:

    Mto Bom

  • Bovidino:

    Se existisse vida ‘inteligente’ na terra, não estaríamos aqui nessa discussão sem fim. Isso que chamamos de ‘religião’ e isso que chamamos de ‘ciência’, nunca fizeram absolutamente nada que dignificasse o homem ou que pelo menos o tornasse mais humano. As ‘religiões’ criaram as ‘guerras santas’ e a divisão entre os irmãos e a ‘ciência’ só criou máquinas, guerras, hipóteses e dúvidas. Os únicos que criaram algo dignificante foram os músicos como Beethoven, Chopin, Schubert e outros. Esses, sem dúvida vieram de outro planeta.

  • Orlando:

    Ivaldo:

    “A pergunta que não quer calar é a seguinte: Se o universo é infinito (e agora com a idéia de que existem mais de um), com bilhões e bilhões de planetas, sistemas solares e outros corpos celestes, PORQUE SOMENTE NA TERRA EXISTE VIDA?”

    Se eles ainda não se comunicaram conosco, isto não implica em sua inexistencia, pois, mesmo tendo a favor da existencia, bilhões de probalidades estatisticas, a vida tem trilhões de niveis de existencia, desde organismos unicelulares até seres que se comunicam com comunicação complexa como nós. E mesmo seres adiantados como nós, estas tecnologias de comunicação enfrentam enormes barreiras, tais com as enormes distancias espaciais que são medidas em anos-luz, interferencia e barreiras monstruosas no caminho da comunicação que fazem bilhões de watts de comunicação como a nossa chegar a niveis debeis nos limites do sistema solar (imagina atingirem anos-luz a frente), problemas tecnologicos e de comunicação, faixas, frequencias e limites de comunicação, “enganos” de comunicação, etc.

    Por pura curiosidade, li um livro “supostamente” (vejam bem: eu escrevi “supostamente”) escrito por um alien, e eles colocaram algo curioso, a de que civilizações em diferentes niveis de evolução não podem interferir DIRETAMENTE em outras, pelo abalo cultural e tecnologico que poderia destruir a civilização inferior e interferir no progresso da superior. Eles tem um “codigo de ética” de comunicação. Isto explicaria os milhões de casos de avistamentos de OVNI´s e eles não aparecerem, ao vivo, no horario nobre da TV. O progresso humano poderia se estagnar, pois ficariamos dependendo tecnologicamente (ou psicologicamente) de seres superiores.

  • Orlando:

    Um planeta reunir as condições de vida como a nossa é quase impossivel, pois bastaria pequenissimas alterações quimicas / fisiologicas e ambientais para a negação da vida.

    Então pergunto:
    Pode existir outras formas de vida (não exatamente como a nossa) em outras partes do universo ?.

    Eu penso que pode existir outras formas de vida com parametros desconhecidos, mesmo ao nosso lado, que não detectamos, pois procuramos vida biologica proteica baseada em carbono, que precisa de oxigenio, etc.
    Pode ser até que elas tentem comunicar conosco mas, pelo nosso egocentrismo, estamos esperando algo parecido com a gente.

    Se existiu agua em Marte, deve ter existido oxigenio. Aonde foi parar estes componentes ?

  • adail:

    eu li o conteudo e algumas das opiniões é tudo muito fascinante.é uma pena pena não trem certeza do que falam por não conhecerem a palavra de Deus se voces lessem saberiam se titubearem que exite sim vida fora deste planeta e de nosso universo.eas condições fisicas que conhecemos para a nossa adaptação não é relevante para servir como referencia para condições à vida fora da terra já que segundo a biblia o homem em sua origem era perfeito e nao era predisposto à morte ou seja não sofria nada com as intepéries da natureza sem levar em conta que ate então não havia chovido sobre a terra bem a questão é que existe vida em planeta s onde nós não sobreviveriamos devido as nossas deficiencias origidas pelo pecado que nada menos que a morte o qu não existe para as outras espécies criadas por Deus.sem mais delongas estudem a biblia para começar livro de jó que reune ciência,astronomia,fisica… emuito mais e então me digam se Deus tem evitado as respostas ou são voces que não estão indo buscar no lugar certo.qualquer dúvida entrem em contato.

  • Cesar:

    Ivaldo, nenhum cientista realmente acredita que só exista vida na Terra. Se fosse assim, por que procurariam micróbios em Marte, e por que se preocupariam com Europa, a lua gelada de Júpiter? E por que procurariam planetas extrasolares se não para ver onde pode haver vida alienígena?

    O problema maior é que também não dá para afirmar que existe vida fora da Terra. Não se faz uma afirmação baseada apenas em suposições ou em probabilidade. Provavelmente há vida lá fora, mas será que há mesmo? Ninguém sabe. Ainda.

  • Ivaldo:

    A pergunta que não quer calar é a seguinte: Se o universo é infinito (e agora com a idéia de que existem mais de um), com bilhões e bilhões de planetas, sistemas solares e outros corpos celestes, PORQUE SOMENTE NA TERRA EXISTE VIDA?

  • Danibyo:

    Não estou aqui pra defender essa teoria sobre aliens mas, posso dizer que na própria terra existem seres pra lá de estranhos e que se reproduzem e se alimentam de forma incomum!! Sim os estremofitos que vivem nos lugares mais inóspitos de nosso planeta! Talvez existam em algum lugar do cosmos alguem talvez até em forma de esponja ou micróbios vida, fora de nosso sistema solar! Mas também digo que vida inteligente é algo mais improvável! Vai uma pergunta, porque somos os únicos nesse planeta dotados de extrema inteligência, capaz de alterar o meio em que vivemos? Porque somos predadores em potencial desse fragil planeta? Será que Deus nos fez assim ou, será fruto da propria evolução humana!!!

  • Ben:

    – Times (January 26, 2010): We will find ‘twins of Earth’ this year, says astronomer Michel Mayor(Geneva University)…
    – JAPANESE SCIENTISTS EYE MYSTERIOUS “PLANET X”… The researchers at Kobe University (Japan) said… it was only a matter of time before the mysterious “Planet X” was found…
    – Astronomers Discover Earth-Like Planet Outside Solar System… European Southern Observatory working in Chile have found a new planet… Like Earth, the new planet “Gliese 581c” orbits its sun in “the habitable zone.”:
    http://cristiannegureanu.blogspot.com/2010/01/we-will-find-twins-of-earth-this-year.html

  • bruno:

    RAMOM………

    não sei mas acredito que foi o que passou na GLOBO ONTEM….24/01/2010 ( EStou pondo o horario que passa da madrugada tá)

    mas o episódio em comédia é chato!!!!!!!

  • Ramon:

    Desculpem os cientistas de plantão, mas… QUAL É O EPISODIO DE FAMILY GUY QUE TEM ESSA ESTÓRIA??? =D

  • Ruben Zevallos Jr.:

    A natureza tem uma característica de tentar criar a vida, foi isso que os pesquisadores fizeram… Na realidade é tudo uma questão de estatistica… Seja pensando em Deus ou não, neste ou em outros a não existência de vida será uma gande perda de espaço.

    Na minha humilde opinião… A existência já é algo muito louco… Imagine o resto?

  • Orlando:

    O Marcelo perguntou:
    “Como os humanos conseguem acusar alguém de algo que praticam ao mesmo tempo que acusam?”

    Nem todos cientistas são religiosos, assim como nem todos religiosos sõo cientistas.

    As religiões foram responsaveis pela formação psicologica e sociologicas humanas. Sem elas ainda estariamos nas cavernas, seriamos canibais ou coeriamos criancinhas, pois colocaram freios psicologicos nos baixos instintos humanos. As leis humanas sociais vieram das leis religiosas.

  • Existe vida fora do nosso universo? « NOAA:

    […] no nosso mundo, e a nossa pesquisa traz importantes questões quanto a este assunto”, diz. [Science Daily] VN:F [1.8.0_1031]Enviando votoRating: 0.0/10 (0 votes cast)VN:F [1.8.0_1031]Rating: 0 […]

  • Orlando:

    “De acordo com Jenkins, o surpreendente sobre a sua pesquisa é que ele e seu parceiro encontraram condições que, embora muito diferentes das do nosso universo, parecem poder permitir a existência de vida – porém, os pesquisadores não sabem afirmar que tipo de vida.”

    Já encontraram ? heheheheheh

    Tambem acho que tanto as religiões como as ciencias (e porque não a Filosifia ?) tem “culpa no cartorio”. Afinal foram os cientistas que criaram armas atomicas ou transformaram a sensacional invenção do avião em maquinas de guerras.

    Melhor deixarmos a hipocrisia de lado.

  • Marcelo:

    Incrível como sempre que ouço isso (nesse caso leio) esses argumentos, sempre vem o mesmo pensamento:

    “Como os humanos conseguem acusar alguém de algo que praticam ao mesmo tempo que acusam?”

    Não odeiem a religião (nem tampouco seus adéptos). Há pessoas ignorantes (esse é o termo certo, e não “fanático”) em todas as área, inclusive a ciência. Porque vocês não culpam Aristóteles, que foi um grande gênio sem sombra de dúvida, por ser um adépto da Abiogenese de forma tão errônea.

    Meus caros, se não temos as respostas hoje, é porque não conseguimos. Se a Ogreja Católica (organização que também não defendo) foi um atraso e por isso não temos respostas, o que os faz acreditar que livros impressos hoje existiriam ou que teríamos ainda acesso as pesquisas realizadas na era pré-cristã.

    E de fato, me perco pensando na relação Deus e o universo…mas geralmente paro, não por acreditar em Deus (que pra mim é instigador e não o contrário), mas porque fico com dor de cabeça. Esse sim é o motivo real do porque não temos essas respostas: São poucos que conseguem pensar tanto e não desistirem.

  • benq:

    ezio jose nao é apenas as religioes cristas

    mas sim as abraamicas como o cristianismo, judaismo e o islamismo

    grande cancer da humanidade

  • Ezio José:

    Se não fossem as religiões, principalmente a Cristã, o Homem já teria todas estas perguntas respondidas. Acontence que quando deixamos de buscar Deus em nosso Templo (corpo), passamos a vida inteira nos deparando com questionamentos sem respostas que finalizam na responsabilidade de Deus.
    Antes foram e ainda é a Igreja Católica que é seguida hoje pelo Cristianismo Protestante. Não podemos fugir deste assunto, pois, quando deparamos com os inúmeros e incontáveis fanáticos eles dizem que qualquer situação má é obra de Satanás. Vivem nos templos evangélicos pedindo e orando para que alguém seja beneficiado e que outros sejam prejudicados em dterimentos dos seus leitos. Isto é só um exemplo.
    A Igreja Católica barrou a ciência com a Santa Inquisição. Hoje poderíamos estar muito além se não fossem os impecilhos religiosos retógrados. Continuaremos assim por muito tempo até que a humanidade seja despertada para a Verdade e encontre em seu Legítimo Templo o VERDADEIRO DEUS que lhe responderá todas dúvidas relacionadas em todos questionamentos.

    • Juliano de Jesus:

      “Vivem nos templos evangélicos pedindo e orando para que alguém seja beneficiado e que outros sejam prejudicados” hahahaha eu acho que vc deve ter visitado um terreiro de candomblé… só lá as pessoas fazem trabalhos para que outros sejam prejudicados! se liga!

  • Bovidino:

    A existência de vários universos e universos paralelos já está mais do que evidente e comprovada.
    Quanto à existência de “vida inteligente”, se existir, certamente deve ser em outro planeta e em outro universo.

  • Bruno FV:

    Eu fico viajando no seguinte:

    “Será que existe mais de um Universo? Onde estará nosso Universo
    ?”

  • Luan:

    Incrível como family guy é inspirador! Hahaha

  • Marcus:

    “De acordo com os autores, a existência de vida inteligente está diretamente ligada a restrições físicas”, você quer dizer a vida inteligente como a que conhecemos, esse episódio de family guy eh muiotp foda

  • Cesar:

    A pergunta é interessantíssima, e leva a questionar alguns valores que a ciência tornou nebulosos. Por exemplo, o que é vida? Quando tudo o que conhecíamos crescia e dava sementes, ou crescia e se reproduzia acasalando e colocando ovos, era fácil responder, mas hoje sabemos de muito mais coisas que realmente desafiam o nosso conceito de vida. Por exemplo, um príon (mal da vaca louca) é capaz até de evoluir, mas constitui vida? Um vírus pode ser cristalizado, uma característica do “reino mineral”, mas por isto ele não é vivo? Finalmente, toda a vida que conhecemos depende do carbono e, neste Universo, parece o tipo de vida mais viável, já que água, oxigênio, fósforo, enxofre e carbono são elementos muito comuns, mas será que isto vale para todos os planetas deste Universo? E em planetas com outras características físicas, outros valores para as constantes fundamentais, será que não é possível uma forma radical de vida?

    Existem muitas perguntas, e este é um ramo fascinante de pesquisa da ciência moderna. Eu aguardo ansiosamente pelas próximas descobertas, para ver o que será destruído do nosso conhecimento atual, o que será confirmado, e qual conhecimento novo surgirá.

Deixe seu comentário!