Como parar com as manias nervosas

Por , em 24.01.2010

Você sabe que não devia roer as unhas, mas é automático. Da mesma forma que você sabe que espremer todas as espinhas que aparecem no seu rosto faz com que você pareça um cone de sinalização. Ou então quando você tem perfeita consciência que mascar a ponta da caneta é algo nojento, mas, como ninguém está vendo, você vai com tudo.

Mas porque acabamos adotando esses comportamentos que, além de serem prejudiciais, são feios pra caramba?

Confira aqui algumas informações sobre alguns desses hábitos e, mais importante ainda, as maneiras de se livrar deles:

Roer as unhas

E nem adianta usar a desculpa que você estava só “tirando uma cutícula” se suas unhas são meros toquinhos nas pontas de seus dedos. Esse hábito afeta um terço das crianças, 44% dos adolescentes e 19% dos adultos. De acordo com os especialistas, esse hábito vem da infância e pode surgir da vontade de copiar alguém que tem a mesma mania. Mas se você gosta de um lanchinho feito de unhas, saiba que elas podem transmitir germes (que ficam sob as unhas) e que, socialmente, você pode ser menosprezado pelo hábito, já que você fica parecendo nervoso constantemente.

Para deixar de roer as unhas você deve manter as mãos no bolso cada vez que sentir vontade de roer ou então usar aqueles esmaltes com gosto ruim. Outra dica é deixar as mãos ocupadas, seja apertando uma daquelas bolinhas terapêuticas ou então fazendo tricô, por exemplo.

Chupar o dedo

Outro hábito feio herdado diretamente da infância. Bebês nascem com o impulso de sugar tudo o que colocam na boca, afinal é assim que eles se alimentam. Apesar da maioria das crianças largarem essa mania, algumas continuam a cultivar o hábito. O problema é que, além de colocar sujeira na boca você acaba prejudicando a maneira com que seus dentes crescem. As dicas para parar com isso são, basicamente, as mesmas do que para parar de roer unhas, sempre lembrando que é importante ter auto-controle suficiente para perceber quando você está colocando a mão na boca e “parar no meio do caminho”.

Comer demais

Pessoas comem demais por inúmeras razões. Pode ser por ansiedade, frustração ou apenas por não ter nada melhor para fazer. Inconscientemente, algumas pessoas podem até estar se “auto-medicando” com comida, já que alguns alimentos (o chocolate, por exemplo) possuem substâncias relaxantes. Comer demais, além da obesidade, pode causar problemas como colesterol alto e hipertensão. Para se controlar nos lanchinhos fora de horário você pode seguir estas 50 simples dicas e ter força de vontade para fechar a boca. [Live Science]

12 comentários

  • Emillyh Monteiro:

    Tenho 12 anos roo a unha minha irma tem uma uma linda quero deixar a unha igual a dela … esmaltes com gosto pimenta er etc Nao Adianta Sempre Tento Parar Mais Quando Ela Chega Ate Serto Ponto Eu Vouto A Comer …. Meus Pais Falan Ate Que Eu To Fikando Loka Mais Eu Tambem Axxo Que Eu Como A Unha Pork Meu Pai Er Minha Mae So Da Atencao Para Meus Irmaos Er Eu Sempre Fiko Isolada Dentro De Casa Comendo A Unha Pelo Amoor De Deus Alguem Me Ajuda Com Alguma Dica !!! :'(

    • Teca:

      É horrível isso, eu bem sei. Até o início do ano passado eu ainda sofria com essa mania terrível. Demorei um tanto mais que 6 meses para conseguir parar, apesar de ter tido “recaídas”.

      Acabei por começar a pintar a unha para não roer. Quando eu sentia vontade de roer, eu trocava isso por descascar o esmalte .-. Aos poucos, fui parando de roer. O problema é que você começa a ter a mania de ficar sempre descascando o esmalte, mas essa mania é mais fácil de conter e aos poucos e com muita persistência, você consegue. 😀

  • maggi adriano:

    eu não sei porque e que tenho a mania que quando chego a casa meto me logo á janela e começo a roer as unhas sinseramente não sei porque

  • maria:

    eu não sei porque e que tenho a mania que quando chego a casa meto me logo á janela e começo a roer as unhas sinseramente não sei porque

  • Andressa:

    Eu mordo tbm os cantos dos dedos …as pelezinhas… Fica feio … Nao gosto desse abito mas qndo vejo ja mordi ou ainda estou ! qria MTO saber se isso é uma doença e se é qual o nome e como para com isso … Peço que respondam …

  • Gabriel:

    Eu também tenho o hábito de moder o canto da boca oque me causa muitas afitas…Costumava tirar apele dos dedos(que envolve a unha)mas parei…

    • aline:

      exatamente o q eu faço
      como vc parou??

  • Renata:

    Gostei muito das dicas. Tenho esse hábito orrivel, acho muito feio e quero parar, pq as vezer de tanto roer, não tem mais e sanga. Vou praticar as dicas.

  • tharianny:

    eu tenho estee vicio e orivel .eu nem vejo mais unhaas so dedos.tenho vergonha da minha mao.querro muito parar com esse vicil vo praticar todas ass dicas.
    obg..

  • Stefany:

    Minha nervosa é roer as unhas as vezes consigo me conter mas quando estou muito nervosa não consigo me conter!

  • Rafael:

    Eu mordo o canto da boca 😀

  • Mateus:

    Eu tenho o hábito de tirar a pele dos dedos(só a pele q fika do lado da unha) é um vicio mas as vezes sangra e dói…

Deixe seu comentário!