Carros sem motoristas que dirigem melhor do que você

Por , em 25.01.2010

Não é mais uma invencionice da ficção científica, nem uma animação da Pixar. Conheça o “Boss” um carro que dirige a si mesmo, programado para acertar 100% do teste prático do Detran.

Ou seja, o carro não só dirige a si mesmo, mas sabe todas as regras do trânsito, conhece todos os destinos e, provavelmente, é mais educado do que a maioria das pessoas com uma carteira de motorista. Mas a pergunta é: você confiaria sua vida a um carro?

O fato é que o Boss é um melhor motorista do que você. Construído para uma competição interna do Pentágono, ele conseguiu passar por um ambiente urbano simulado sem nenhum arranhão na pintura sequer.

Mas o Boss está sendo constante aprimorado com verba da National Science Foundation e instituições privadas dos EUA. A previsão para que o Boss e similares estejam nas ruas é de dez anos. O modelo é equipado com inúmeras câmeras, radares e lasers, que monitoram o ambiente constantemente, enviando a informação para o “cérebro” do carro, que faz desvios, curvas, diminui a velocidade, etc.

De acordo com os inventores da maravilha automotiva, o verdadeiro motivo para a criação é a segurança. Com motoristas “automatizados”, os acidentes de trânsito causados por descuido seriam praticamente inexistentes. Não haveria mais casos de motoristas adormecidos, bêbados ou falando ao celular. E, para os passageiros, seria possível se distrair e aproveitar melhor o percurso.

Aparentemente, o dia em que você pode dormir “ao volante” sem se preocupar está próximo. Resta saber quanto vai custar a belezinha. [NSF]

13 comentários

  • Gustavo Rov:

    Pode até ser melhor que a maioria dos motoristas, mas ainda é um computador, com processador e tudo.

    Pintou um vírus aí, ferrou tudo…

  • franbogado:

    ideias toscas para uma epoca turva

  • fernando:

    a tecnologia colocando todas as grandes tradições do mundo no chinelo e dexando a vida menos divertida

  • Fagner Moresqui:

    Esse carro é massa eu vi ele no programa american choppers

  • Josué Cavalcanti:

    Adeus empregos de taxista.

  • marcus:

    Agora posso voltar pra casa bebado ehehehehe

  • Noberto:

    A gora posso voltar pra casa dormindo, meu carro me levará.

  • flamarion:

    Por um lado sera bom, para evitar os apressadinhos do transito.
    Acrdito eu que ele obedrecerá todas as regras do trânsito.
    Flamarion.

    • Emerson Brito:

      Como todo e qualquer computador, acredito que ele possa ser desligado e o motorista que esteja apressado, numa emergência, por exemplo, possa dirigir mais rápido.

  • Gray:

    Bruno,

    Está tudo em cima do carro pq ele é feito baseado em um carro comum, e com peças que não foram desenhada para automóveis…

    Quando fizerem um carro projetado do zero para esta tecnologia, o resultado será bem melhor…

    E embora os primeiros veículos terão opção de automático e manual, acho que depois de alguns anos o banco dianteiro será igual ao traseiro, para ter mais espaço

  • eduardo:

    No dia q eu tiver um carro desses e a minha mulher de carona, como sempre, e acontecer alguma coisa q a deixe falando pelos cotovelos, eu irei atribuir a culpa ao carro… kkkkkkkkkkkkk……..

    Imaginem a junção dessa tecnologia com a bio-neuro-eletrônica…. acho que ainda construiremos um autobot… ou um deceptcom, kem sabe?…..

  • Bruno:

    o__O” sinistro isso
    mas o problema é que tem muitas coisas em cima dele… os caras tem que arranjar um jeito de botar tudo pra dentro do carro

    • Newbie:

      Isso não é permanente, é protótipo sendo que há outros carros, os engenheiros costumam baratear o máximo possível, não pretendendo utilizar esse modelo de veiculo.

Deixe seu comentário!