Distrações melhoram a memória

Por , em 3.02.2010

Cientistas sempre souberam que dormir ajuda você a fixar lembranças e memórias (e você também, já que foi essa a desculpa que usou quando seu chefe o pegou cochilando em serviço). Mas, para sua alegria (e para o desespero de seu chefe) foi provado que pequenas distrações também ajudam a melhorar a memória.

Essa descoberta também pode esclarecer porque nos lembramos de alguns fatos com precisão enquanto esquecemos outros talvez tão importantes quanto os anteriores. Para determinar de que forma retemos informação enquanto estamos acordados, cientistas fizeram imagens das partes do cérebro que influenciam nesse processo – o hipocampo e as regiões corticais.

Enquanto isso, os voluntários eram expostos a figuras (sempre um rosto humano seguido de um objeto). Então passavam por um período breve de descanso. Vale lembrar que eles não foram avisados de que sua memória seria testada posteriormente.

Os cientistas descobriram que as áreas estudadas do cérebro continuavam ativas da mesma forma quando as pessoas descansavam e quando estavam “estudando”. Além disso, quanto maior fosse a relação entre o descanso e as imagens, maior era a chance de que os voluntários lembrassem da associação entre o rosto humano e o objeto.

De acordo com os pesquisadores, nosso cérebro está trabalhando enquanto estamos descansando, o que mostra que descansar é uma importante função cognitiva. Que tal usar essa quando seu chefe reclamar que o tempo de seu cafezinho está muito grande? [Telegraph]

1 comentário

  • eduardo:

    Q notícia ótima… vou encaminhar agora para o meu chefe… mas acho q ele não vai gostar muito… kkkkkkkkkkk

    Acho q é verdade mesmo… qnd estou muito concentrado fazendo meu trab meu raciocínio começa a definhar… mas qnd eu levanto pra beber o meu café, ou pra entrar no site Hyperscience (fazendo média, kkkkk), eu geralmente ou lembro de coisas importantes para fazer relativo ao trabalho, ou tenho um insight de como melhorá-lo…

    Bom, só pela minha experiência na internet, já vi notícias muito boas sobre esse assunto… já vi que dormir faz bem pra memória… que navegar na internet deixa mais esperto… que jogar video game aumenta a massa cerebral… e agora, o que mais falta descobrir? podiam relacionar o salário com a capacidade mental do funcionário… qnt maior o salário, maior o poder do cérebro, então, maior o desempenho no trabalho… consequentemente, mais lucro pra empresa… podiam mesmo…

Deixe seu comentário!